Conheça nesse post o norte da Itália através das lentes do encantador filme “Me chame pelo seu nome”.
O filme “Call Me by Your Name” conta uma história exuberante sobre a então paixão e os perigos do primeiro amor entre Elio, de 17 anos, e o estagiário de seu pai, Oliver, de 24 anos. O filme foi nomeado para vários Oscars em 2017, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Ator. Mas ganhou somente o de Melhor Roteiro Adaptado. Porém, a estrela mais subestimada do filme são os lindos cenários do norte da Itália.
A história se passa ao longo de um verão memorável em 1983 e filmada inteiramente no local. O diretor Luca Guadagnino tratou os cenários do norte da Itália, desde a pequena cidade onde a história é focada bem como uma comunidade próxima à beira do lago, como personagens tangíveis repletos de emoções vivas.
O romance original de André Aciman foi ambientado na costa, mas o diretor preferiu mudar a locação para a Lombardia. Principalmente na cidade de Crema, a uma hora de Milão. Pois ficava perto de onde ele mora.
Tudo começa em Milão
Embora não esteja diretamente presente no filme, o centro de moda e design da Itália em Milão está situado bem no meio do universo italiano “Me Chame Pelo Seu Nome”, com os vários locais do filme a uma curta distância. Graças ao seu aeroporto internacional, faça da cidade sua base para visitar as locações do filme. Aliás, para saber um pouco mais sobre Milão, leia esse post sobre minha viagem a essa linda cidade.
Booking.comA essência da Itália em Moscazzano
Boa parte da história se desenrola na casa da família de Elio, uma típica vila italiana cercada por jardins e mesas ao ar livre para assim fazer as refeições. A propriedade usada para as gravações se chama Vila Albergoni. Essa belíssima villa aliás, tem dois hectares e data do século 16, e até o ano de 2018 estava à venda, por cerca de € 1,7 milhão.
A Vila Albergoni fica nos arredores de Crema na cidade de Moscazzano. Segundo o diretor Luca Guadagnino, a cidadezinha foi escolhida por “ser principalmente italiana, sem passar uma ideia pré-concebida de Itália”. A vila é uma propriedade privada, e estava na verdade abandonada. Guadagnino queria comprar a casa, mas não teve grana para isso durante as filmagens. Então ele resolveu fazer o filme nela, restaurando as partes mais degradadas e decorando-a completamente com móveis bem como objetos da casa de seus pais e de antiquários de Milão.
O pitoresco charme de Crema
Entre em um carro para uma viagem fácil de 90 minutos de Milão até Crema, a cidade onde grande parte do filme acontece. É nela que os pais de Elio, o professor Perlman e sua esposa Annella, residem em uma ensolarada vila italiana do século XVII que serve assim como cenário perfeito para um romance que irá florescer. A cidade pode ser conhecida de bicicletas como Elio e Oliver andaram pelas ruas sonolentas de Crema. Além disso, alinhada com edifícios que datam de centenas de anos, você irá encontrar Il duomo di Crema (Catedral de Crema), construída de maneira complexa , concluída em 1340.
Após o passeio, jante no Il Nuovo Ridottino, que é tão conhecido não apenas por sua localização (em um antigo palácio apelidado de Palazzo Crivelli) como quanto por sua comida esplendorosa. Não deixe de pedir o Tortelli Cremaschi, um prato famoso de Crema. O prato é então descrito como um tipo de tortellini doce, conforme descrito em uma cena do filme durante a sua preparação. As principais atrações locais são por exemplo, o Santuario di Santa Maria della Croce e o Arco de Torrazzo. Esse último, situado na Piazza Duomo, serviu de pano de fundo para uma conversa entre Elio e Oliver à mesa.
Como chegar: A cidade fica a uma hora de carro de Milão e portanto leva-se o mesmo tempo para chegar até lá de trem. Da estação Milano Centrale, é preciso viajar até Treviglio e ali fazer a conexão até Crema. Para opções de hospedagem em Crema, clique neste link.
A pacífica comunidade de Pandino
Uma das cenas mais memoráveis do filme acontece na praça central de Pandino, que se encontra a 30 quilômetros a leste de Milão. É aqui, que enquanto conduzem suas bicicletas em torno de um memorial dedicado à Primeira Guerra Mundial na Piazza Vittorio Emanuele II , Elio cria coragem para finalmente falar sobre os sentimentos por Oliver. (“Se você soubesse o pouco que sei sobre as coisas que importam.”). Já as demais cenas de bicicleta foram gravadas em estradas ladeadas de árvores que levam para cidades vizinhas como Moscazzano e Montodine.
Igualmente descontraída e pitoresca, Pandino também é o lar de uma maravilha arquitetônica do século XIV, conhecida como Castelo Visconti . Embora os visitantes sejam permitidos a entrar para conhecer a propriedade, dar uma olhada em seu interior só pode ser obtida com hora marcada.
Como chegar: Aliás, para quem está motorizado, uma boa ideia é visitar Crema e depois passar por Montodine e Moscazzano no caminho para Pandino. Em seguida, ao final do dia, Milão estará a menos de uma hora de distância. Sem carro, a logística é um pouco mais complicada. Do centro de Milão, é preciso pegar o metrô linha amarela até a estação San Donato, de onde saem os ônibus para Pandino.
A impressionante história do lago de Garda
Em um momento chave durante o início do relacionamento de Elio e Oliver, os dois acompanham o pai de Elio, o professor Pearlman, até o fundo das Dolomitas para conferir uma descoberta arqueológica no lago di Garda, que aliás é o maior lago da Itália. Localizado a aproximadamente uma hora e meia de carro de Milão e Crema, o Lago Garda é o lar de Grotte di Catullo, que de acordo com historiadores são remanescentes antigos de uma vila romana do século I de alta classe com vistas impressionantes da área ao redor do lago.
As paisagens medievais de Sirmione
Provavelmente a locação mais bonita do filme fica em Sirmione, que nada mais é do que um braço de terra que se estende sobre o Lago di Garda. A cidade guarda praias de água cristalina, casas coloridas e o medieval Castello Scaligero. Mas o que levou Elio e Oliver até lá foram as chamadas Grotte di Catullo. Acessível a partir da cidade de Sirmione, a ampla propriedade de Grotte di Catullo, que também possui um museu, é o local onde ficam as ruínas do que sobrou de uma cidade romana do começo do milênio. Além disso, também vale a pena visitar a cidade pela sua vista única do Lago de Garda, seus banhos termais e seu encantador centro medieval.
Como chegar: As duas estações de trem mais próximas são Desenzano e Peschiera del Garda e de cada uma delas saem ônibus para Sirmione. De carro, são duas horas desde Milão. Para opções de hospedagem em Sirmione, clique aqui.
As belezas naturais de Bergamo
Já no final do filme, Elio e Oliver viajam para Bergamo, uma cidade medieval aos pés dos Alpes. A província de Bérgamo está localizada a cerca de 32 km de Milão (ao sul) e da Suíça (ao norte) e é conhecida por sua beleza natural mais selvagem.
Durante as cenas dos dois bêbados, dá para reconhecer atrações locais como a Basilica di Santa Maria Maggiore e o Duomo di Bergamo. Mas é preciso se afastar do centro para conhecer a Cataratas Serio que, com 315 metros de altura, é a maior cachoeira da Itália e a segunda maior da Europa. O lugar é deslumbrante, mas perigoso. A equipe de filmagem teve liberação para filmar tão perto por apenas 30 minutos por questões de segurança. A trilha parte da vila de Valbondione.
Como chegar: De carro ou de trem, o trajeto entre Milão e Bergamo leva pouco mais de uma hora. Para opções de hospedagem em Bergamo, clique aqui.