Skip to content

Inglaterra e Escócia

Reino Unido

QUANDO FUI

Para aproveitar o feriado do dia do Trabalho, a temperatura mais amena e agradável da primavera e o preço mais em conta da libra decidi ir conhecer melhor o Reino Unido.

Como queria uma viagem que fosse mais completa e que não ficasse somente por Londres resolvi pegar uma excursão por várias cidades da Inglaterra e da Escócia. Apesar de preferir fazer os passeios por conta própria, o custo-benefício da excussão na época compensava bastante e o roteiro era bem interessante.

Então no dia 28 de abril peguei o voo da TAP que saiu de Brasília as 16:45 e chegou em Lisboa as 6 da manhã. Logo em seguida a pegamos o voo das 7:50 para Londres e teríamos que ter pousado no aeroporto de Heatrow às 10:30 da manhã.

Porém houve um atraso de 2 horas para o voo partir de Brasília e mais duas horas de atraso para o voo sair de Lisboa para Londres. Com essas 4 horas de atraso perdemos o traslado que estava incluído no pacote terrestre. Após algumas caras ligações para o Brasil pegamos um táxi para o hotel. O valor de um taxi do aeroporto de Heatrow para o centro de Londres é exorbitante, na época paguei 75 libras, que foi devidamente estornada no meu retorno.

Mas fica a dica então, taxi só numa emergência ou se for para ser dividido por várias pessoas. Se não for o caso pegue o metrô usando a Piccadilly Line que custa cerca de 6 libras.

ONDE FIQUEI

Durante a viagem fiquei hospedado em 5 hotéis, foram eles:

Royal National (3 estrelas) em Londres – de todos os hotéis foi o de quarto menor e menos confortável, porém tinha uma ótima localização bem perto da estação Russell Square, do shopping Brunswick Centre que tem alguns restaurantes e um ótimo supermercado e do Museu Britânico. Outro inconveniente é que por ser um hotel enorme costuma estar lotado com vários grupos de excursão. O café da manhã incluído não valia a pena, muito fraquinho. Nesta mesma região e bem mais perto do shopping deixo a recomendação do excelente Holiday Inn Londres – Bloomsbury.

The Yorkshire (3 estrelas) em Harrogate – definitivamente um dos hotéis mais aconchegantes e elegantes que já me hospedei. Desde o belo saguão de entrada até os quartos amplos e confortáveis não houve o que reclamar do hotel, a não ser o fato de ter ficado lá somente por uma noite. Apesar da fachada ser antiga os quartos são modernos e muito bem arrumados. O hotel possui um restaurante, e tivemos um jantar incluído que bom.

  • Para outras opções de hotel em Harrogate, clique aqui.

Holiday Inn Express Edinburgh City Centre (3 estrelas) em Edimburgo – hotel moderno, com quartos amplos muito limpo e bom wi-fi. Ótima localização, distante apenas uns 10-15 min de caminhada até as atrações da cidade. Perto também da estação Edinburgh Waverley. Logo na saída do hotel você encontra o teatro Edinburgh Playhouse e logo do lado os restaurantes e cinemas do OMNI Centre.

Jurys Inn (3 estrelas) em Glasgow – Hotel no estilo do Holiday Inn, moderno, quartos amplos, bom wi-fi, a localização não é das melhores olhando do lado turístico, porém está perto de 3 grandes estações a Glascow Central, a da Queen Street e da Argyle Street fazendo a locomoção bem fácil para quem quer passear pela cidade ou simplesmente para quem está só de passagem pela cidade.

  • Para outras opções de hotel em Glasgow, clique aqui.

Marriott City Centre (4 estrelas) em Liverpool – Excelente hotel, muito confortável, com quartos excelentes, bom wi-fi, bem no centro da cidade e a poucos metros das atrações turísticas da cidade. Além disso o hotel tem uma piscina interna e está colado ao Queen Square Centre e a estação Liverpool Lime Street.

  • Para outras opções de hotel em Liverpool, clique aqui.



Booking.com

O QUE COMI

Como a viagem foi mais longa e por ter se tratado de uma excursão, falarei somente dos lugares que realmente valeram a pena parar para fazer uma refeição. Infelizmente durante a excursão com o tempo meio corrido para visitar tantos lugares a gente acaba por decidir fazer uma refeição rápida ou invés de perder o tempo esperando em um restaurante.

Em Londres, logo no primeiro dia jantamos no Carluccio’s, um excelente restaurante italiano, com ótimas massas, que fica no The Brunswick Centre um pequeno centro comercial bem próximo ao hotel. Nele existe uma enorme variedade de restaurantes, então fazer uma refeição de verdade por ali não é problema. Mas se você quer algo mais econômico não faltam opções nas redondezas, inclusive no próprio centro comercial existe um supermercado com uma rotisseria e padaria que quebram bem o galho na hora da fome.

Já no segundo dia, como estava indo em direção a estação Victoria para pegar o ônibus para visitar o Warner Bros Studio, decidi ir a um restaurante próximo a ela. O escolhido foi o BBar. Além dele oferecer ótimos sanduíches e hambúrgueres, ele tem pratos com frangos inteiros na faixa de 17 libras. Já na volta do passeio, como era mais tarde da noite, o jantar foi uma pizza mesmo no Pizza Hut da Baker Street.

A partir do terceiro dia começou a excursão pelo Reino Unido. No primeiro dia (01/05) o almoço foi em Cambridge em um dos restaurantes próximos a Market Square, fizemos um lanche no Starbucks em York, e o jantar que fazia parte da excursão foi no hotel Yorkshire em Harrogate. Apesar do hotel ser muito bom, o jantar não foi dos melhores, talvez por termos chegados mais tarde a noite ou por se tratar de um jantar para uma excursão inteira.

No dia seguinte, (02/05) o almoço foi em Jedburgh, uma cidade escocesa que fica na A68 no caminho para Edimburgo em uma pequena lojinha para turistas, a Abbey Bridge Tollhouse. A loja serve sanduíches, bolos e quiches bem gostosos. Já a noite, em Edimburgo jantamos no Frankie & Benny’s do OMNI Centre. Esse shopping tem outras opções de restaurantes, cinema e fica do outro lado da rua do hotel que fiquei na cidade

E no dia seguinte (03/05) antes de continuarmos a viagem, almoçamos no Hard Rock Cafe Edinburgh, fizemos um lanche no meio do caminho e o jantamos logo depois que chegamos em Glasgow.

O almoço no dia seguinte (04/05) foi feito em uma parada da excursão na cidade de Ambleside, no Distrito do Lagos, onde comemos um autêntico peixe com fritas inglês no Ambleside Fish & Chips, já o jantar foi na cidade de Liverpool.

No dia (05/05) almoçamos em Stratford-upon-Avon, com um lanche em Oxford a tarde e o jantar já de volta em Londres. Dia (06/06) almoço no Convent Garden e o jantar no The Moon Under Water , um simpatico pub na Leicester Square com excelente comida a preços convidativos.

No dia (07/05) o almoço foi feito no PizzaExpress que fica próximo ao Shakespeare Globe. Já o jantar foi no Angus Steakhouse  uma excelente casa de carnes apesar do preço salgado.


Seguros Promo


Viaje Conectado

O QUE FIZ

Primeiro Dia (29/04) – Domingo

Russell Square – Russell Square é uma pequena praça de jardim em Bloomsbury, no bairro londrino de Camden. A praça é bem simpática e movimentada por universitários, pois fica perto dos principais edifícios da Universidade de Londres e do Museu Britânico. Além disso, estava bem próxima do hotel em que fiquei hospedado.  

The Brunswick Centre – O shopping foi um achado, bem próximo ao hotel e a estação de metrô Russell Square, ele tem uma ótima seleção de restaurantes e um supermercado Waitrose que vende comida para levar também.

Segundo Dia (30/04) – Segunda-Feira

Big Ben e o Parlamento Britânico – Você não pode ir a Londres e não visitar os dois maiores ícones turísticos da cidade. Eles ficam colados um no outro logo na saída da estação de metrô de Westminster.

Saint James Park – É o mais antigo dos parques Reais de Londres e possui cerca de 23 hectares. O parque fica próximo ao Palácio de Buckingham, e bem perto dele nos tivemos a sorte de poder assistir a famosa a troca da guarda Real, que é realmente imperdível.

Palácio de Buckinghamé a residência oficial e principal local de trabalho da Rainha, a monarca do Reino Unido em Londres. Além de ser espetacular de fora, é possível visitar o seu interior em dias específicos. Em 2019, os salões estarão abertos no período: de 20 de julho a 29 de setembro de 2019 e você pode comprar os ingressos neste link.

Victoria Station e Warner Bros. StudiosEssa viagem pelo Reino Unido teve uma temática de Harry Potter, além de visitarmos algumas das locações do filme por Londres e Oxford, aproveitamos para conhecer os estúdios da Warner, para isso pegamos uma excursão diária que sai da estação de Victoria e fica das 9:30 as 14:00 pelo estúdio, e o preço para 2 pessoas ficou em 93 libras na época.

Terceiro Dia (01/05) – Terça-Feira

Cambridge – é uma antiga cidade universitária no Reino Unido, na região leste do país e situa-se a aproximadamente 80 quilômetros de Londres. Nossa primeira parada nessa viagem pelo interior do país foi na Universidade de Cambridge (onde visitamos o Queens’ College, o Corpus Christi’s College, o St Catharine’s College e o King’s College). Além deles, conhecemos também a Ponte Matemática, a Igreja de St. Botolph, o Corpus Clock, a Grande Igreja de St Mary, a Casa do Senado e a Cambridge Market Square.

York – é uma cidade histórica murada na confluência dos rios Ouse e Foss em North Yorkshire, na Inglaterra. É uma tradicional cidade do condado de Yorkshire, a qual dá o seu nome. A cidade foi fundada pelos romanos como Eboraco no ano 71. Na cidade, que foi nossa segunda parada, podemos conhecer a famosa Catedral de York, as Igrejas de St Wilfrid’s e St Michael le Belfrey, a Galeria de Arte de York, O Memorial de Guerra da África do Sul, o The De Grey Rooms, o Parque Deliveroo e o Memorial Gardens.

Harrogate – foi a terceira e última cidade do dia, chegamos no final da tarde, conhecemos o Memorial de Guerra Cenotaph e o The Montpellier Quarter (onde ficam o Betty’s Cafe & Tearooms e onde é realizado no final de ano o Mercado de Natal da cidade). Não deu para conhecer melhor a cidade pois partimos logo cedo para Durham no dia seguinte.

Quarto Dia (02/05) – Quarta-Feira

Durham – é uma pequena cidade localizada no Nordeste da Inglaterra, e foi nossa primeira parada do dia. A cidade é bastante conhecida por sua catedral e castelo normandos, além de ser a sede da Universidade de Durham. Passamos pela Framwellgate Bridge e atravessamos o Durham Market place até o alto do morro onde ficam o Durham Museum and Heritage Centre, a extraordinária Catedral de Durham e o Castelo de Durham, além do Museu de Arqueologia. 

Jedburgh – a segunda parada do dia foi só para almoçar e conhecer a Abadia de Jedburgh. Esta abadia agostiniana foi fundada no século XII, e agora se encontra parcialmente em ruínas. Ela está situada na cidade de Jedburgh, na fronteira escocesa, a 16 km ao norte da fronteira com a Inglaterra.

Edimburgo – está situada na margem sul do estuário do rio Forth (Firth of Forth) e é a sede do parlamento escocês desde 1999. A cidade é mais conhecida pelo Castelo de Edimburgo, que foi construído sobre uma rocha de origem vulcânica. Edimburgo é um importante centro econômico e cultural. A cidade é famosa também pelo Festival de Edimburgo que acontece durante três semanas no mês de agosto e ainda por possuir uma das mais prestigiadas universidades da Europa, a Universidade de Edimburgo. Chegamos na cidade logo após o almoço e fomos conhecer a North Bridge, a Catedral de Santo Egídio e a Mercat Cross, o Palácio  Holyroodhouse , o Edifício do Parlamento Escocês e o Parque Holyrood. No dia seguinte fomos no Monumento de Scott, passamos pela The Royal Scottish Academy e a Galeria Nacional da Escócia e subimos até o Castelo de Edimburgo. Tiramos fotos vestidos de escoceses no Tartan Weaving Mill and Experience e terminamos o dia passeando pelo Princes Street Gardens

Quinto Dia (03/05) – Quinta-Feira

Stirling e Trossachs – nesse dia paramos em uma pequena fazenda em Stirling para ver as ovelhas e o charmoso boi peludo da escócia. Demos uma volta maior no caminho para Glasgow, a fim de passar pela Destilaria de Glengoyne para conhecer como se faz o famoso Whisky Escocês. Logo em seguida, passamos pelo Parque Nacional de Trossachs e o Lago Lomond para apreciar as incríveis paisagens do lugar.

Glasgow – Chegamos a cidade no final do dia, pois a visita a destilaria foi bem demorada. Não tivemos tempo de conhecer nada, foi só jantar e dormir para sairmos logo cedo para a próxima cidade.

Sexto Dia (04/05) – Sexta-Feira

Parque Nacional do Distrito Dos Lagos – logo ao final da manhã alcançamos o Lago Windermere e paramos para almoçar na encantadora e bucólica cidade de Ambleside que fica as margens do lago.

Chester – é cortada pelo rio Dee e fica localizada a cerca de 300 km a noroeste de Londres e próxima à divisa com o País de Gales. A cidade foi fundada como um forte romano sob o nome de Deva Victrix, no ano 79 d.C. e é uma das cidades muradas mais bem preservadas da Grã-Bretanha. Suas principais atrações são a Catedral de Chester, o Eastgate Clock e a rua comercial de Chester Cross.

Liverpool – Chegamos a cidade ao final da tarde, com tempo suficiente para visitar o Cavern Club , local onde nasceram os Beatles, e e a estátua de John Lennon, o Memorial do Titanic, o Centro Comercial de Queen Square e o St George’s Hall, a prefeitura da cidade.

Sétimo Dia (05/05) – Sábado

Stratford-Upon-Avon – é uma cidade da Inglaterra situada ao sul de Birmingham e ficou mundialmente conhecida por ser o lugar de nascimento de William Shakespeare. Neste último dia no retorno para Londres paramos nas cidades onde o dramaturgo William Shakespeare nasceu, fomos conhecer a sua casa, a Royal Shakespeare Company e a Henley Street uma das principais ruas do centro da cidade. Ela é um calçadão de pedestres com lojinhas, restaurantes e atrações turísticas. Uma das marcas registradas do início desta rua é a estátua de bronze de um “bobo da corte”.

Oxford – é uma cidade do condado de Oxfordshire, e fica às margens do rio Tâmisa, que aí é chamado de rio Ísis. A cidade dos “Dreaming Spires”, é famosa mundialmente pela sua universidade que é a mais antiga das universidades de língua inglesa e considerado uma das 10 melhores universidades do mundo.

Recentemente, seus “colleges” e a Catedral de Christ Church serviram de cenário para filmagens de alguns filmes de Harry Potter.  Oxford também foi berço de livros importantes e famosos na literatura mundial, como Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien, e muitos outros. O pub The Eagle and The Child era até um dos lugares preferidos de Tolkien.

Londres – O retorno a capital foi no início da noite a tempo de podermos assistir a um incrível concerto de músicas tema de filmes realizado pela Royal Orchestra no Royal Albert Hall e no caminho de volta para o hotel paramos para conhecer a famosa Piccadilly Circus, a Times Square da cidade de Londres.

Oitavo, Nono e Décimo Dia (06/05 a 08/05) – Domindo, Segunda-Feira e Terça-Feira

Os últimos três dias em Londres aproveitamos para conhecer algumas das locações dos filmes de Harry Potter na cidade como a St Pancras International Station, a Millenium Bridge, a Catedral de São Paulo e a Trafalgar Square.

Além disso, aproveitamos para conhecer o British Museum, passear pelo Covent Garden, vistamos o museu de cera Madame Tussauds London e o Museu Sherlock Holmes. No último dia fomos caminhando desde a London Eye, até a Tower Bridge, passando pelo o museu de arte moderna TATE, o teatro Shakespeare’s Globe e a Prefeitura de Londres.

 

ROTEIRO