Se você assiste Netflix certamente já deve conhecer a série Dark e suas locações cheias de segredos. Como em Stranger Things, a cidade onde tudo acontece nesta série é uma parte enorme do mistério da série. Mas Winden, a cidade onde a maioria das locações de Dark se encontra, não é real. Mas você pode encontrar alguns pequenos pedaços dela espalhados por Berlim e nos seus arredores.
A história em Dark começa com um adolescente desaparecido e com uma série de eventos inexplicáveis que paira sobre quatro famílias da cidade de Winden. Dentre as locações que fazer parte da série, temos uma usina nuclear cheia de segredos, florestas que não são o que parecem, uma caverna subterrânea que pode ser a fonte de todo o mistério bem como uma cidade pequena onde todos se conhecem e estão conectados de alguma forma.
ONDE FOI FILMADA A SÉRIE DARK DA NETFLIX?
De acordo com os criadores da série, Baran bo Odarn e Jantje Friese, Winden não é uma cidade real. Além disso, todas as filmagens para a série foram propositadamente organizadas para que esta cidade fictícia não parecesse uma cidade do norte da Alemanha ou uma vila da Baviera.
A ideia deles era transformar Winden em um lugar que pudesse estar em todo lugar e em qualquer lugar ao mesmo tempo. Portanto, eles foram a Berlim e exploraram as áreas que ficam ao redor da cidade, procurando o visual da cidade que se encaixaria bem em tudo sobre a história de Dark.
Aliás, tudo em Dark tem um significado, inclusive o nome da cidade, que em alemão quer dizer “torção” ou “espiral”, que faz sentido nessa história sinuosa, cheia de reviravoltas e até retrocessos.
Quando você sai de Berlim e vai em direção ao bairro chique de Grünewald, que inclui a enorme floresta de mesmo nome assim como uma área residencial com casas de campo e hotéis elegantes, as paisagens mudam completamente em relação a Berlim. A floresta de Grünewald, que é parte integrante na série, tem árvores longas e retas que criam um tipo de floresta assustadora e misteriosa, quase como nos contos de fadas.
Booking.comONDE FICA A IGREJA SEDE DO SIC MUNDUS?
No episódio 5, quando o misterioso estranho se senta para conversar com Jonas, há uma igreja em segundo plano, já que Jonas está lá para ver onde seu pai está enterrado. Sobre a localização desta igreja em Dark, você encontra o caminho até ela nos vídeos do Canal Alemanizando no YouTube. Você irá encontrá-la então dentro do cemitério de Südwestkirchhof Stahnsdorf. Este é o cemitério que costumava conectar a cidade de Wannsee pela ferrovia abandonada que aparece algumas vezes na série.
O cemitério é o segundo maior da Alemanha e está no meio de uma linda floresta, o que torna assim a experiência de passear por ele bastante agradável. Além disso, existem algumas tumbas históricas na cidade, incluindo a de Friedrich Wilhelm Murnau, que dirigiu o filme Nosferatu.
A capela do cemitério de Südwestkirchhof Stahnsdorf foi construída entre os anos de 1908 e 1911. A igreja tem um estilo norueguês sendo toda feita de madeira. No interior, a decoração de madeira juntamente com as janelas de vidro Art Nouveau se completam com um órgão original de Wilhelm Sauer.
Como chegar até o cemitério Südwestkirchhof Stahnsdorf
A viagem a Stahnsdorf não é tão simples, mas visitar o cemitério e à igreja certamente valerão a pena. Mesmo se você não for um fã da série Dark, a região é muito bonita e, sem dúvida, deve ser explorada. A viagem até o cemitério leva cerca de uma hora saindo de Berlim usando uma combinação de trem e ônibus. Saindo da Estação Central de Berlim pegue o trem RE3 até a estação de Ludwigsfelde, Bahnhof (4 paradas). Em seguida pegue o ônibus 601 na Teltow, Bahnhof até S. Potsdam Hbf (20 paradas) para só então ir a pé da Stahnsdorf, Heinrich-Zille-Str.
por cerca de 18 min, 1,4 km até o cemitério Südwestkirchhof Stahnsdorf.
A ESCOLA ONDE TUDO COMEÇA NA SÉRIE DARK
A maior parte da ação em Dark acontece em torno ou na escola onde a maioria dos adolescentes da série estuda. De acordo com o vídeo sobre a série que o Canal Alemanizando fez, a Reinfelder Schule é bem fácil de encontrar.
A escola se chama Reinfelder-Schule, e você pode encontrá-la no bairro de Berlim-Charlottenburg-Wilmersdorf. Você só precisa então pegar um trem para S Messe Süd e caminhar alguns quarteirões, e é isso. A escola é toda construída por blocos feito de concreto com detalhes em amarelo nas portas e janelas, assim como na série. O melhor dia para ir visitar a área é durante o final de semana, quando a escola está vazia sendo possível tirar muitas fotos.
A PONTE E OS TRILHOS DA SÉRIE DARK
O ano é 2019 e há um adolescente desaparecido em Winden. Erik Obendorf é o adolescente que vendia maconha para algumas crianças da escola e ninguém parece saber onde ele esta. Alguns dos estudantes decidem então montar um grupo para procurar o estoque de drogas de Erik. Eles então seguem alguns trilhos de trem que levam mais fundo na floresta, enquanto procuram uma caverna.
Então, eles entram na caverna procurando pelas drogas escondidas, mas há sons estranhos e suas lanternas começam a tremeluzir, o que assustam a todos, fazendo com que corram em direções diferentes. Quando eles se reúnem novamente, Mikkel Nielsen, uma das crianças, está desaparecido.
Tudo isso acontece no mesmo lugar no meio da Floresta de Düppeler. Os trilhos do trem fazem parte de uma ferrovia abandonada que levava então a um dos cemitérios mais importantes da Alemanha, o Südwestkirchhof Stahnsdorf. Conhecida como Friedhofsbahn, a ferrovia costumava conectar Wannsee a Stahnsdorf até 1952, quando o último trem chegou a essa cidade.
A ponte que tem vista para os trilhos de trem abandonados, está em uma rota para caminhadas chamada Königsweg , que costumava ser um dos caminhos militares entre Berlim e Potsdam, na década de 1870.
A ponte onde as crianças percebem que Mikkel desapareceu tem vista para os trilhos, mas para ela aparecer na série ela recebeu a adição de alguns efeitos especiais.
EXPLORANDO A CAVERNA WINDEN
No escuro, parece que há um grande complexo de cavernas que se encontram sob a floresta que circunda a cidade de Winden. Esse sistema de cavernas é mais extenso do que a maioria dos moradores sabe, mas ninguém realmente sabe o quão grande ele realmente é.
Dentro da caverna, os personagens da série encontram drogas escondidas, portas de metal com inscrições em latim e até alguns resíduos radioativos. Mas a coisa mais emocionante que eles encontram por lá é certamente a passagem que pode ser usada para viajar no tempo. Essa é a premissa inteira da série.
Quando se trata das tomadas feitas dentro da caverna de Winden, parece que as tomadas foram feitas na Caverna do Unicórnio (Einhornhöhle) na região de Harz, na Alemanha. O que faz sentido, já que não há formações rochosas como essa perto de Berlim e Brandemburgo.
Já a área externa, onde fica a entrada para o sistema de cavernas no seriado,não é real. O que você vê na série é uma mistura de CGI e um cenário construído em uma floresta entre Tremsdorf e Saarmund, em Brandemburgo, ao sul de Berlim.
Para chegar até ela, pegue um trem para Berlin-Wannsee, e logo após um ônibus em direção à reserva natural Nuthe-Nieplitz-Niederung. De lá faça uma longa caminhada pela floresta, até encontrar a caverna Winden. Na verdade, é o local onde a caverna deveria estar, já que ela foi includa na paisagem digitalmente. O local onde ficaria a entrada da caverna está nas coordenadas 52°17’17.5″N 13°06’17.3”E em Wildenbruch, 14552 – Michendorf – Brandenburg. Para opções de hospedagem em Brandemburgo, clique aqui.
O ASILO MENTAL ONDE ULRICH FOI INTERNADO EM 1953
Muita coisa acontece com o policial Ulrich Nielsen durante a série Dark. Mas sabemos que depois que ele viaja no tempo seu fim não será dos melhores. Portanto, se você é fã da série, sem dúvida irá reconhecer o manicômio em que Ulrich foi trancado em 1953.
Na série, Ulrich Nielsen passa de adolescente rebelde a policial amargurado. Quando seu filho desaparece no primeiro episódio da série, nós o vemos se tornar obcecado descobrir o paradeiro dele. No mundo real, este edifício não é um asilo mental. Este prédio fica em um distrito chamado Potsdam-Süd, em uma península conhecida como Hermannswerder (Hermannswerder 17, 14473 Potsdam).
Atualmente, a maior parte da área é de propriedade da Fundação Evangélica Hoffbauer. Já o edifício usado em Dark é um prédio de tijolos de aparência deslumbrante, onde a Biotecon Diagnostics está localizada. Para opções de hospedagem em Potsdam, clique aqui.
WALDHOTEL WINDEN DE DARK
O Waldhotel Winden do seriado Dark aparece no início da série como um hotel em Winden, a cidade onde acontece a série. Operado por Regina Tiedemann no presente, que seria durante a série se passa em 2019. Quando a série evolui, e retorna então a 1953, você descobre que a casa pertencia à Família Doppler. Sendo ela a residência onde Helge mora com sua rígida mãe.
Toda a fotografia externa do hotel e da casa dos Doppler utilizou a propriedade de Schloss Lanke, localizado no município de Wandlitz.
Aliás, é no Waldhotel Winden que Regina Tiedemann se surpreende com a chegada de um estranho encapuzado que pede um quarto. Alguns dias depois, o estranho vai embora e diz que retornará em breve. Quando Regina então entra em seu quarto, ela fica surpresa com o fato de as paredes estarem cobertas de fotografias, recortes e notas sobre as pessoas que desapareceram em Winden e viajam no tempo. Para chegar à locação do Waldhotel , clique aqui.
ALGUNS LOCAIS DO FUTURO DISTÓPICO EM 2053
Na segunda temporada de Dark, o colapso da usina desencadeia um tipo de inverno nuclear e o que parece ser o Apocalipse que a série tanto fala. Restam poucos sobreviventes, e aparecem algumas pessoas armadas e drones patrulhando a região da usina.
O primeiro destes locais que aparece é quando Jonas está andando em torno de uma escada, procurando pessoas ou outra coisa. De lá, ele entra neste ginásio em ruínas, onde pega um pedaço de algo que parece eletrônico. Este local é o antigo ginásio de Krampnitz, uma antiga base militar soviética que fica entre Potsdam e Spandau. Mas infelizmente o ginásio em Krampnitz não existe mais, pois foi demolido recentemente
O segundo local aparece quando Jonas toca uma música de Elvis Presley para distrair alguns dos sobreviventes que estão em um tanque. Seu objetivo é roubar o combustível deles. Assim sendo, ele deixa a música tocando de uma janela em um prédio enorme. Esse prédio é conhecido como Chemiewerk Rüdersdorf, e tem sido usado como local para séries e filmes há algum tempo.
A queda dos condenados
No quarto episódio da segunda temporada, Jonas encontra Adam pela primeira vez no que parece uma sala de estudo ou uma biblioteca antiga. Nas paredes deste misterioso lugar dentro da sede do Sic Mundus você pode ver uma pintura enorme.
A pintura é chamada A Queda dos Condenados e é uma obra religiosa monumental pintada por Peter Paul Rubens em 1620. A imagem mostra uma massa complexa de corpos sendo lançada no abismo pelo Arcanjo Miguel. A obra de arte original pode ser vista no Alte Pinakothek, em Munique. Para opções de hospedagem em Munique, clique aqui.
Por fim, esses foram alguns dos locais da série Dark da Netflix que podem ser encontrados em Berlim e seus arredores. Aproveite também para conhecer um pouco mais dessa linda cidade lendo o post que escrevi sobre a viagem que fiz por Berlim.