Desde o seu lançamento em outubro de 2020, a série da Netflix , The Queen’s Gambit (Gambito da Rainha), tem certamente prendido a atenção de todos os espectadores com uma história cheia de drama e emoção. Baseado no romance homônimo de 1983 de Walter Tevis, o então diretor Scott Frank e o roteirista Allan Scott transformaram a minissérie dramática em uma das séries mais vistas do serviço de streaming.
Os sete episódios giram em torno do inesperado prodígio do xadrez Elizabeth ‘Beth’ Harmon, logo após sua infância em um orfanato, onde aprende seus primeiros movimentos, até sua ascensão às fileiras de elite de um esporte dominado por homens. Conheça a seguir algumas das glamurosas locações do Gambito da Rainha que ficam em Berlim.
Booking.comBeth Harmon interpretada por Anya Taylor-Joy, estrela do thriller psicológico americano Split e sua sequência Glass , bem como da série britânica Peaky Blinders. Embora The Queen’s Gambit (O Gambito da Rainha) seja ambientado principalmente em Lexington, Kentucky, muitos dos cenários podem parecer um pouco familiar. A maior parte da série foi, de fato, filmada em Ontário, Canadá e Berlim. Berlim então se disfarça como Estados Unidos, Paris, Moscou e México em vários pontos da série. Por fim, aqui estão algumas locações apresentadas no Gambito da Rainha.
Cumberland Haus – O hotel em Paris
Seria a então Paris de 1967 ou Berlim de 2019. Nas cenas de abertura do Gambito da Rainha, Beth Harmon está em um hotel parisiense. No entanto, filmaram estas cenas em Berlim no Haus Cumberland, um grande hotel na Kurfürstendamm construído no início dos anos 1920.
Até o final de 2019, o térreo abrigava o Café Grosz, um ponto de encontro de celebridades, empresários bem como da alta sociedade berlinense. Com seus muitos espelhos antigos, molduras ornamentadas e acessórios delicadamente usados, o café tem assim um charme especial que lembra um café vienense ou uma brasserie Art Nouveau. O cenário perfeito para um luxuoso hotel francês.
Como chegar: Casa Cumberland Kurfürstendamm 193-194, Charlottenburg.
Schulzendorf Schloß – O orfanato das meninas
O local de filmagem do Methuen Home, o orfanato de meninas cristãs onde Beth vive logo após a morte de sua mãe, é o Castelo Schulzendorf. A antiga casa senhorial de 1889 está localizada no bairro de Dahme-Spreewald, nos arredores de Berlim. A torre quadrada de estilo renascentista que se projeta para fora do edifício teve que ser retrabalhada digitalmente para a série, pois parecia muito com a Europa medieval.
Como chegar: Castelo Schulzendorf Dorfstraße 15C, Schulzendorf.
Loja de departamentos HUMANA – A loja Ben Snyder
No segundo episódio, Beth visita a loja de departamentos de Ben Snyder com sua então mãe adotiva Alma (Marielle Heller). Filmaram as fotos externas da loja em Toronto, mas as internas mostram a loja de roupas HUMANA de roupas de segunda mão no Frankfurter Tor de Berlim.
Como chegar: Loja de departamentos HUMANA Secondhand & Vintage Frankfurter Tor 3, Friedrichshain.
Max-Taut Schule – Henry Clay High School em Lexington
Embora também exista uma Henry Clay High School na vida real em Lexington, Kentucky, a Escola Max Taut em Berlin-Rummelsburg foi usada como cenário para a série. O complexo educacional, construído entre 1927 e 1932 com projetos do arquiteto alemão Max Taut, é sem dúvida um dos maiores edifícios escolares da era de Weimar.
Como chegar: Max-Taut-Schule Fischerstraße 36, Rummelsburg.
Prefeitura de Spandau – O hotel em Cincinnati
Para participar de um torneio de xadrez aberto, Beth viaja para Cincinnati com sua mãe Alma três vezes seguidas. No entanto, as cenas do hotel foram filmadas em Berlim, não em Ohio. Mas sim em Berlin-Spandau, para ser mais preciso, onde as cenas no saguão do hotel foram filmadas na prefeitura de Spandau.
A sala com o teto com painéis de madeira é a Meistersaal , uma sala de música de câmara tombada que data de 1910. Em 1976, a Meisel Musikverlage (Editora de música Meisel) adquiriu a então propriedade na Köthener Straße, onde fica a sala. O Meistersaal , rebatizado de Studio 2, tornou-se a sede dos estúdios de gravação Hansa e foi assim usado por artistas como David Bowie, Depeche Mode, Iggy Pop, Jon Bon Jovi, Nick Cave e muitos mais. Hoje, o salão histórico em Kreuzberg, perto da Potsdamer Platz, é certamente um local popular para eventos.
Como Chegar: Câmara Municipal de Spandau Carl-Schurz-Straße 2-6, Spandau / Meistersaal Köthener Str. 38, Kreuzberg.
Palais am Funkturm – Hotel Mariposa
O Hotel Mariposa em Las Vegas é o palco do US Open no terceiro episódio do Gambito da Rainha . No entanto, o local também foi filmado em Berlim no Palais am Funkturm. O complexo expositivo dos anos 1950 teve que ser assim ligeiramente modificado para as cenas. Palmeiras foram então colocadas na entrada, vistas do jardim de verão, e outro prédio foi adicionado digitalmente. O Palais am Funkturm abriga o maior salão de baile de Berlim, completo com escada extensível bem como lustre ajustável em altura. O cenário perfeito para um luxuoso hotel na cidade dos cassinos.
Como chegar: Palais na torre de rádio Hammarskjöldplatz, Charlottenburg.
Friedrichsstadt-Palast – The Aztec Palace Hotel
No quarto episódio, as cenas feitas no Aztec Palace Hotel no México, foram assim filmadas na verdade no foyer do Friedrichsstadt-Palast em Mitte. Construído em 1984 e em operação até os dias de hoje, o Palast evoluiu de circo a teatro de variedades. Hoje, o palácio de espetáculos apresenta espetáculos totalmente cantados e dançantes com mais de cem artistas bem como iluminação de última geração. Foi nele que Beth Harmon conhece o jovem russo, Georgi, e o maestro Vasily Borgov.
Como chegar: Friedrichsstadt-Palast Friedrichstrasse 107, centro.
Evangelische Hochschule Berlin – Campeonato dos EUA em Ohio
Estas cenas filmadas no terreno da Evangelische Hochschule Berlin em Zehlendorf aparecem no quinto episódio, onde Beth participa então do campeonato dos Estados Unidos em Ohio, em 1967. O EHB é uma instituição de formação e investigação nas áreas de serviço social, saúde bem como de educação. Em 2004, a universidade comemorou seu centenário e é, portanto, um dos mais antigos centros de formação para as profissões sociais na Alemanha.
Como chegar: Evangelical University Berlin Teltower Damm 118-122, Zehlendorf.
Bode Museum – O café em Paris
No penúltimo episódio da série, Beth retorna a Paris. Além de Haus Cumberland, que serviu de locação para o primeiro episódio, as tomadas do sexto episódio foram então filmadas principalmente no Bode Museum na Ilha dos Museus de Berlim. Esta magnífica galeria especializada em arte bizantina também possui um incrivel acervo de esculturas, medalhas bem como moedas. O hall de entrada do museu, com uma estátua equestre de Friedrich Wilhelm I, foi o cenário então usado como pano de fundo para o café-restaurante parisiense.
Como chegar: Bode Museum Am Kupfergraben, centro.
Bärensaal – O torneio de Moscou
Para o torneio do campeonato de 1968 Beth está em Moscou. Ou não. As cenas não foram realmente filmadas na capital russa, mas no Bärensaal da Altes Stadthaus em Berlim. O edifício administrativo em Berlin-Mitte foi construído entre 1902 e 1911. No passado, a casa da cidade servia como sede do cartório de Mitte, hoje em dia a administração municipal para assuntos internos está assim sediada aqui.
Como chegar: Casa da cidade velha (Bärensaal) na Klosterstrasse 47, Mitte.
Kino International – O hotel em Moscou
A fachada do hotel Moscou é, na verdade, um bloco de apartamentos na Karl-Marx-Allee em Berlim, que vai de Alexanderplatz até Frankfurter Tor, onde então se transforma em Frankfurter Allee. A arquitetura da seção de Friedrichshain dominada pelo classicismo soviético tem assim a influência prussiana de Karl-Friedrich Schinkel. O Panorama Bar da Kino International , também localizado na Karl-Marx-Allee, serviu então como restaurante do hotel. O cinema inaugurado em 1963 recebeu várias estreias glamorosas na RDA até 1990.
Como chegar: Kino International Karl-Marx-Allee 33, Mitte.
Rose Garden – A cena final
Na cena final, Beth caminha pelas ruas de Moscou e encontra alguns velhos jogadores de xadrez. Filmara está cena em Karl-Marx-Alle, no Rose Garden. O parque em Friedrichshain foi construído no início dos anos 1950. Em 16 de junho de 1953, um protesto de trabalhadores da construção civil começou aqui, o que acabou levando assim a uma revolta popular em todo o país com greves, manifestações e protestos em toda a RDA.
Como chegar: Jardim de rosas Karl-Marx-Allee 103, Friedrichshain.
Berlim está repleta de locais históricos, que vão desde memoriais aos horrores da guerra até o famoso muro de Berlim. Por fim, para saber mais não deixe de ler sobre o roteiro que fiz por Berlim durante a minha viagem a esse incrível país.
Fonte: Tip-Berlin.