Mesmo estando do outro lado do mundo, as praias do Sudeste Asiático têm atraído muitos turistas brasileiros. E isto é bastante compreensível já que países como Malásia e Indonésia, bem como as Filipinas e a Tailândia, possuem praias que são verdadeiros paraísos. Além do mas, apesar das passagens aéreas serem mais caras, esses países reúnem viajantes em busca de muita diversão e preços bem mais em conta.
Eles são destinos perfeitos para se presentear com uma pausa na rotina e relaxar bem como praticar uma infinidade de esportes aquáticos sem gastar muito. E como certamente existem uma enormidade de praias belíssimas, dividimos esse post em duas partes, uma com as praias da Malásia e Indonésia e outra com as praias da Tailândia e Filipinas. Portanto, permita-se conhecer esses belos paraísos do continente asiático e inspire-se com os destinos abaixo:
Praia de Tanjung Aan – Lombok, Indonésia
Lombok é uma ilha indonésia que fica a leste de Báli e a oeste de Sumbawa, parte da cadeia de Pequenas Ilhas de Sonda. É conhecida por praias e pontos de surfe, especialmente em Kuta e Banko Banko (que ficam ao sul de Lombok)
Assim como as outras praias mencionadas a belíssima praia de Tanjung Aan é formada por dois quilômetros de costa e também está situada no sul de Lombok. Mas, apesar da falta de infraestrutura da praia, a região é o destino ideal para turistas que procuram um pouco mais de sossego. O cenário, composto por um mar de águas límpidas e areia branca, fica mais deserto e afastado de outras praias mais movimentadas.
A areia é muito mais grossa do que as praias normais, com uma consistência um pouco mais suave. Suas ondas suaves tornam ela um lugar popular para nadadores bem como para os mergulhadores. Assim sendo, com suas muitas lojas para alugar equipamentos de mergulho, não deixe de explorar a colorida vida marinha na praia de Tanjung Aan. À medida que a tarde se aproxima, as ondas começam a ficar mais fortes e os surfistas remam para aproveitar o swell.
As colinas ao redor oferecem, sem dúvida, um ponto de vista perfeito para desfrutar da vista da praia de Tanjung Aan do alto. Acesse a encosta diretamente da área de estacionamento do Bukit Merese. Localizada a cerca de 75 quilômetros de Mataram e a três quilômetros da Praia de Kuta, a viagem de Mataram leva cerca de uma hora e meia. Embora de Kuta seja apenas 15 minutos de carro. Devido à extensão das praias, existem vários pontos de acesso.
Praia de Tanjung Tinggi – Belitung, Indonésia
A deslumbrante Ilha Belitung é o lar de belas praias. No distrito de Sijuk, você pode encontrar a praia de Tanjung Tinggi. Ele está localizado na parte norte da Ilha Belitung. Se você vem de Tanjung Pandan, precisa fazer uma viagem de cerca de 36 km. A praia está localizada entre Tanjung Pendam e Tanjung Kelayang. Assim como outras praias de Belitung, a praia de Tanjung Tinggi possui belas areias brancas e grandes pedras de granito espalhadas pela sua costa. No passado, era um porto local onde muitos pescadores estacionaram seus barcos.
Só de observar o impressionante mar azul da praia de Tanjung Tinggi qualquer turista já é assim tomado por uma vontade de imensa de mergulhar em suas águas. A água do mar é adequada para mergulhadores iniciantes e profissionais. Além dos peixes, você certamente pode esperar ver diferentes tipos de recifes de coral. Como precaução, você deve evitar águas-vivas.
Os habitantes locais costumam oferecer um guia turístico aos visitantes, para que você possa aproveitar seus serviços. Além disso, você deve de preferência levar o seu equipamento de mergulho. Isto porque o aluguel costuma ser bastante caro, principalmente nos finais de semana. Além disso, não deixe de apreciar o deslumbrante do pôr do sol do alto de alguma das pedra de granito que se encontram ao longo da praia.
Veja preços de hotéis em Belitung no Booking.com
Praia de Nusa Dua – Bali, Indonésia
Nusa Dua está situada a cerca de 40 km de Denpasar e é a capital da província de Bali. O próprio nome Nusa Dua traduzido literalmente significa ‘Duas Ilhas’, que se refere assim aos dois pequenos promontórios elevados ou ilhas encontradas ao largo da costa da península. Em uma das ilhas fica um santuário hindu (Pura) chamado Nusa Dharma, que foi então construído em 1948 por Tan Sie Yong de ascendência chinesa. A praia de Nusa Dua é, sem dúvida, um dos melhores destinos da Indonésia graças ao seu mar de águas calmas, ideal para famílias com crianças. A região ainda conta com boa estrutura de hotéis, resorts, bares e restaurantes
Nusa Dua é também a área dos resorts 5 estrelas de Bali. É um lugar que destoa do restante da ilha, onde a arquitetura balinesa não é assim tão evidente e onde imperam grandes resorts de redes internacionais. Para quem busca sossego, estrutura bem como um pouco de conforto, ficar em Nusa Dua pode ser uma boa opção. A praia é grande, tem um trecho longo de areia e costuma ter águas calmas, que é ideal para curtir o mar com tranquilidade. A areia da praia é clara e a água é morna e esverdeada. Existem trechos da praia que têm mais pedras, então você pode ir caminhando até uma área que lhe apeteça mais. Existem também alguns Beach clubs instalados por lá.
Praia de Padang Padang – Bali, Indonésia
Padang Padang ou popularmente conhecida como Taplau é uma praia localizada ao sul da Ilha de Bali. Esta praia está localizada em uma densa área urbana no distrito de West Padang e se estende de Purus ao estuário de Batang Arau.
Padang Padang também é muito procurada por surfistas, mas uma parte da praia tem água calminha e muito azul, com uma temperatura super agradável. Não é difícil chegar até a praia. Você paga uma entrada de 10 mil rúpias por pessoa (R$ 2,30 ou US$ 0,75), desce uma escada por cerca de 5 minutos até chegar à faixa de areia, que não é muito grande, mas com espaço para todo mundo.
Por lá, você vai encontrar alguns ambulantes e barracas de praia, mas a estrutura é bem ruim. Mas, o encanto em torno dessa linda praia adquiriu ares cinematográficos: foi aqui que foram rodadas cenas do filme “Comer, Rezar, Amar”, com Julia Roberts. Rochedos e águas cristalinas são um conjunto de qualidades que encantam os visitantes.
Veja preços de hotéis em Padang no Booking.com
Praia de Balangan – Bali, Indonésia
A Praia de Balangan é um dos locais mais pitorescos de Bali, com um lindo trecho de meio quilômetro de areia dourada entre penhascos de calcário com vegetação. Localmente conhecido como Pantai Balangan, há um recife próximo à costa que cria um refúgio mais calmo do lado esquerdo da praia.
Este paraíso do surfe atrai surfistas de todo o mundo, que apreciam a maior parte da costa sudoeste de Bukit. O mar tem ondas mas é possível nadar sem problemas. Mas tenha em mente que é predominantemente um lugar cheio de surfistas e não há salva-vidas de plantão. Vários warungs com telhados de palha e palafitas (barracas de comida locais tradicionais) e cafés pontilham o lado leste da costa, onde os surfistas geralmente reabastecem entre suas emoções.
Balangan Beach compartilha a mesma vizinhança que Dreamland, situada a apenas um quilômetro de distância e separada por um pequeno promontório que serve como o famoso buraco 15 do New Kuta Golf Course. Os jogadores obtêm a melhor vista aérea sobre as praias e o horizonte do oceano daqui. A costa é acessível pelo homônimo Jalan Pantai Balangan, que fica a cerca de 7 km a oeste do parque cultural Garuda Wisnu Kencana ou 20 km ao sul do centro principal de Kuta. Aplicam-se taxas de estacionamento baratas para motos e carros.
O acesso até a praia é feito por uma escadaria de pedra, o que já dá um bom vislumbre do que o visitante encontrará pela frente. O cenário é uma boa pedida para quem deseja relaxar e apreciar o pôr do sol em silêncio. Para quem gosta de algo mais agitado, as ondas altas são ideais para surfistas.
Ilha de Tioman – Pahang, Malásia
Tioman Island é uma pequena ilha localizada no distrito de Rompin em Pahangna que se tornou famosa como o local de filmagem do filme South Pacific em 1958. A ilha foi escolhida para representar ‘Bali Hai’ graças às suas incríveis praias de areia branca e águas azuis. Está localizado a 32 quilômetros da costa leste do estado e tem cerca de 39 quilômetros de comprimento e 12 quilômetros de largura. Possui sete aldeias, sendo a maior e mais populosa a Kampung Tekek, na costa oeste central.
A pequena ilha é cercada por uma densa floresta, praticamente inabitada, e repleta de recife de corais e também faz parte do Parque Marinho Mersing. Esta também é uma das ilhas com melhor comércio na costa leste da Malásia e as pessoas se reúnem aqui para mergulhar e fazer snorkel, ou apenas para relaxar na praia. A ilha de Tioman também é duty-free, o que significa que você pode comprar produtos baratos aqui, e embora esta seja uma das ilhas mais desenvolvidas ainda é possível fugir de tudo e desfrutar de praias isoladas e mirantes. Alguns dos destaques de uma viagem incluem passar um tempo relaxando na praia ou caminhando pelas exuberantes selvas que cobrem a ilha.
Batu Ferringhi – Penang, Malásia
Batu Ferringhi é um subúrbio de George Town em Penang, na Malásia. Localizado ao longo da costa norte da ilha de Penang e a cerca de 11 km a noroeste do centro da cidade, é o principal destino de praia da ilha entre moradores e turistas. Seu mercado noturno é bastante famoso, enquanto suas águas são locais populares para uma variedade de esportes aquáticos, como jet-ski, parapente e windsurf.
Apesar da água mais turva, a praia em Batu Ferringgi ainda vale a visita graças à atmosfera tranquila, longe da badalação da cidade. A praia consiste em uma longa extensão de praia de areia macia e branca ao longo de uma estrada sinuosa chamada Jalan Batu Ferringhi, repleta de opções de acomodação e restaurantes. Ao redor, há rochas redondas de granito, de onde alguns visitantes fazem saltos de parapente.
Ilha de Redang – Terengganu, Malásia
A ilha de Redang é uma ilha no distrito de Kuala Nerus em Terengganu, sendo uma das maiores ilhas da costa leste da Península da Malásia. Ela está localizada a cerca de 45 quilômetros da costa da cidade de Kuala Terengganu. A ilha fica dentro de águas marinhas protegidas, também conhecidas como Parque Marinho Terengganu. É uma das nove ilhas, que formam este parque marinho que oferece oportunidades de snorkeling e mergulho para turistas.
A Ilha de Redang, que também é conhecida pelo nome de Pulau Redang, surpreende com suas praias de areia brance e mar cristalino em tons de azul e verde, além da temperatura agradável para banho. Apesar de ter algumas pedras grandes, o lugar oferece uma longa faixa de areia branca e fina, ideal para caminhadas.
A ilha geralmente não fica muito lotada, embora durante as férias escolares locais e os feriados públicos possa ficar muito movimentada na ilha. Mas, como Redang faz parte de um Parque Marinho, todos os visitantes têm que pagar uma taxa de entrada no parque marinho quando chegam. A melhor época para visitar Redang é entre abril e outubro. No entanto, em outubro pode já ser tarde demais já que as monções e tempestades costumam acontecer de novembro a março.
Ilha de Pangkor – Perak, Malásia
O nome da ilha vem do tailandês ‘Pang Ko’, que significa Ilha Bonita. Na verdade, trata-se de um grupo de ilhas com Pangkor como sua ilha principal e, ao lado, um trio de ilhas menores: Pangkor Laut, Pulau Mentagor e Pulau Giam. Pangkor Laut é a mais conhecida deles, por causa do idílico Pangkor Laut Resort que se encontra nesta pequena ilha.
Pangkor é uma ilha montanhosa e seu ponto mais alto fica a 1216 metros. Como a ilha principal consiste apenas em montanhas, as estradas formam um círculo ao redor da ilha. A ilha tem vários hotéis / resorts internacionais e pode ficar bastante movimentado durante as férias e feriados. Não há melhor época para visitar Pangkor, já que a ilha está totalmente protegida pela ilha de Sumatra, o clima é praticamente o mesmo durante todo o ano.
A ilha de Pangkor, no passado, a ilha serviu como refúgio para pescadores, comerciantes e até piratas. Ou seja: o lugar é ideal para quem procura sossego em meio a cenários paradisíacos. O mar, combinado com o vento forte, é ideal para windsurfe. A Ilha de Pangkor fica no estado de Perak , a cerca de 85 quilômetros de Ipoh (a segunda maior cidade da Malásia) e a cerca de 3 horas de carro de Kuala Lumpur.
Ilha de Langkawi – Kedah, Malásia
Langkawi não é apenas uma grande ilha, mas um conjunto de cerca de 100 ilhas que formam um arquipélago. Embora a maioria seja desabitada, alguns foram designados ao turismo para que visitantes de todo o mundo possam admirar e apreciar a beleza mágica de Langkawi. Há muitos passeios pela ilha disponíveis com os operadores para você começar. Observe que a maioria dos passeios não funciona durante a temporada de monções, de julho a meados de setembro, pois o mar fica agitado e potencialmente perigoso.
A ilha de Langkawi fica muito perto da fronteira com a Tailândia, sendo que a ilha mais próxima, Koh Lipe, fica a apenas 30 minutos de barco. Aliás, a ilha fica dentro do distrito de Kedah e contém 479 quilômetros quadrados de áreas tropicais. Além do mais, essa ilha de mar transparente é um destino ideal para casais apaixonados. O arquipélago é caracterizado por belas colinas, florestas, templos, vales, montanhas, belas praias intocadas, cachoeiras, campos de arroz e vilas pitorescas.
Por fim, depois de conhecer as mais belas praias da Malásia e Indonésia, não deixe de conhecer também as praias mais lindas da Tailândia e Filipinas.