Brasília vista da Torre de TV

Bate e volta perto de Brasília que valem uma visita

Compartilhe:

Brasília, inaugurada como capital do Brasil em 1960, é uma cidade planejada que não apenas se distingue pelas suas linhas e curvas como pela a arquitetura branca e moderna de Oscar Niemeyer. Inclusive, a capital do país foi inscrita na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 7 de dezembro de 1987.

Sabemos, que a capital do nosso país é linda por seu conjunto arquitetônico, mas também é cercada de belezas naturais do cerrado. Portanto, neste post estão algumas sugestões de destinos incríveis a pouca distância de Brasília que você pode visitar em um bate e volta.

Formosa, Goiás

Poço Verde em Formosa GO
Crédito: Poço Verde – Tripadvisor

O Buraco das Araras é a segunda maior depressão em formato circular do centro-oeste e uma das maiores do Brasil. Aliás, ela abriga no seu interior uma densa floresta úmida. Primordialmente formada por samambaias gigantes e uma caverna secreta banhada por rios subterrâneos de água cristalina.

Para os aventureiros, Formosa é um mundo a ser desbravado. Já que suas grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas, e rampas de voo livre vão fazer você sentir um gostinho de adrenalina como nunca antes. Por exemplo, a cidade abriga o Salto do Itiquira, o maior do Planalto Central, e o Vale do Paranã, palco do campeonato mundial de voo livre.

Programas obrigatórios:

  • Rapel no Buraco das Andorinhas e das Araras, duas formações rochosas com grutas e rios subterrâneos de águas cristalinas;
  • Vôo livre na pista do Vale do Paranã, que recebe, todos os anos, o campeonato de vôo livre;
  • Jet Ski e esportes aquáticos na Lagoa Feia;
  • Conhecer o Salto do Itiquira, no Parque Municipal do Itiquira – são 168 metros de queda livre, no maior salto de fácil acesso do Brasil;
  • Descobrir as inscrições rupestres nos Sítios Arqueológicos da Toca da Onça e do Bisnau;
  • Visitar as cachoeiras do Bisnau, do Indaiá e da Água Fria.

Como chegar: Formosa fica a 83 km de Brasília, com acesso pela BR-020.

Para opções de hospedagem em Formosa, clique aqui.

Pirenópolis, Goiás

Ruas de Pirenópolis em GO
Crédito: Pirenópolis – (travel3.com.br)

Pirenópolis é, sem dúvida, um registro da história de Goiás, que transpira nos casarões e construções antigas de seu Centro Histórico. Além disso, a cidade foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN em 1989.

A cidade não apenas é o berço do escultor goiano José Joaquim de Veiga Valle, como dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano (a casa onde eles cresceram ainda existe). Certamente, vale intercalar os passeios pela cidade com visitas às cachoeiras e trilhas do Parque Estadual Serra dos Pireneus.

Além do mas, a cidade recebe grandes festivais de gastronomia, literatura e cinema, e festas religiosas, é um dos destinos preferidos de fins de semana e feriados prolongados para os moradores de Goiânia e Brasília.

Programas obrigatórios:

Como chegar: Pirenópolis fica a 150 km de Brasília, com acesso pela BR-060.

Para opções de hospedagem em Pirenópolis, clique aqui.

Alto Paraíso de Goiás, Goiás

Vale da Lua em Alto Paraíso de Goiás
Crédito: Alto Paraíso de Goiás (passeios.org)

Alto Paraíso de Goiás é a cidade mais movimentada entre as portas de entrada da Chapada dos Veadeiros. Com ampla oferta de pousadas, restaurantes e comércio, Alto Paraíso atrai principalmente os turistas que buscam mais conforto e infraestrutura. Além disso, o turismo exotérico também costuma levar muitos visitantes à cidade. De fato, Alto Paraíso é famosa pelos estudos holísticos e também pela observação de OVNIS. 

Além disso tudo, Alto Paraíso de Goiás possui mais de 120 cachoeiras catalogadas. Por conta disso, ela é um destino indicado para quem procura turismo de aventura e ecoturismo.

Programa obrigatório:

  • Conhecer o Vale da Lua;
  • Visitar as Cachoeiras Almácegas I e II;
  • Conhecer os Saltos Rio Preto I e II.

Como chegar: Alto Paraíso de Goiás fica a 243 km de Brasília, acesso pela BR-010.

Para opções de hospedagem em Alto Paraíso de Goiás, clique aqui.

Caldas Novas, Goiás

Piscina Temática em Caldas Novas em Goiás
Crédito: Especial Caldas Novas (GO) – Portal Tio Sam

Caldas Novas é a quarta cidade turística não-capital do Brasil, sendo conhecida por suas águas termais e por estar no maior manancial hidrotermal do mundo. Aliás, as fontes de águas termais possuem propriedades terapêuticas e medicinais e são o grande destaque de Caldas Novas atraindo turistas de todo o mundo.

A cidade também abriga o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com suas trilhas e cachoeiras, abrindo espaço principalmente para os amantes do ecoturismo e o turismo de aventura. Além disso, recebe eventos de porte nacional, como o Caldas Country, um dos maiores festivais de música sertaneja do Brasil.

Programas obrigatórios:

  • Relaxar nas piscinas de águas termais, que brotam do chão em temperaturas que variam entre 43° e 70°, e além disso, possuem propriedades terapêuticas e medicinais;
  • Curtir uma temporada nos clubes aquáticos e de águas termais, afinal, são mais de 200 piscinas termais e mais de 20 clubes aquáticos na cidade, que possui 130 mil leitos com taxa de ocupação média e alta durante todo o ano;
  • Pesca esportiva, passeios de barco, canoagem, jet ski e outros esportes aquáticos no Lago de Corumbá, lago artificial que abastece a Usina Hidrelétrica de Corumbá I;
  • Trilhas, esportes radicais e banhos de cachoeira no Parque Estadual Serra de Caldas Novas, área de preservação criada para proteger o lençol termal da região;
  • Por fim, visitar o Jardim Japonês, inspirado nos jardins de templos budistas, espaço repleto de misticismo e um convite à meditação;

Como chegar: Caldas Novas fica a 305 km de Brasília, com acesso pela BR-060 seguindo pela BR-153 (até o trevo de Piracanjuba) e seguir: GO-217, GO-139 e GO-213. Ou pela GO-020, e depois pela GO-139.

Para opções de hospedagem em Caldas Novas, clique aqui.

Se quiser conhecer outras cidades com águas termais no Brasil, leia esse post.

Rio Quente, Goiás

Parque das Fontes em Rio Quente Goiás
Crédito: Parque das Fonte | Rio Quente

Rio Quente já foi distrito de Caldas Novas e por isso também tem grande destaque no turismo de águas termais. A cidade abriga o complexo turístico do Rio Quente Resorts bem como o Hot Park, um parque aquático construído em meio a natureza, com uma paisagem deslumbrante. Aliás, esse parque aquático é o único do cerrado a ser abastecido apenas com as águas naturalmente quentes da região.

Além disso, os 55 mil m² do parque abrangem mais de 15 atrações para todos os gostos e todas as idades. Dentre elas, Aerobike, Half Pipe, Acqua Race, Clubinho da Criança, Escola de Surf e muito mais.

Como chegar: Rio Quente fica a 330 km de Brasília, acesso pela BR-060 e GO-010 até Bela Vista de Goiás, então, entre à esquerda na GO-139; no encontro com a GO-213, vire sentido a Rio Quente e logo vire na GO-507.

Programa imperdível:

  • Banhos nas águas termais cristalinas;
  • Visitar o Parque das Fontes;
  • Passar o dia nas atrações do Hot Park com a família.

Para outras opções de hospedagem em Rio Quente, clique aqui.

Cristalina, Goiás

Pedra Chapéu do Sol em Cristalina Goiás
Crédito: Cristalina | Leve Sem Destino

Muitos místicos visitam a cidade principalmente por considerá-la o ponto de equilíbrio do mundo pelo magnetismo de seu solo. Uma de suas principais atrações, sem dúvida, é a Pedra do Chapéu do Sol, um bloco de granito de quase 100 tonelada que está equilibrada há milhões de anos em uma base de pouco mais de 1 m. De acordo com algumas pessoas, ela é considerada um ponto de equilíbrio do universo.

Além do encanto dos cristais, Cristalina conta com muitos outros atrativos, como por exemplo o turismo ecológico, garimpos seculares e belíssimas joias feitas a partir de cristais.

Programa imperdível:

Como chegar: Cristalina fica a 132 km de Brasília, acesso pela BR-040/BR-050.

Para opções de hospedagem em Cristalina, clique aqui.

Corumbá de Goiás, Goiás

Salto de Corumbá em Corumbá de Goiás
Crédito: Corumbá de Goiás (goiasturismo.go.gov.br)

A cidade de Corumbá de Goiás mantém até hoje o seu ar charmoso e bucólico. Todavia, são os esportes aquáticos e radicais como rapel e tirolesa que são os seus maiores atrativos.

Programa imperdível:

Como chegar: Corumbá de Goiás fica a 130 km de Brasília, com acesso pela BR-070.

Para opções de hospedagem em Corumbá, clique aqui.

Colinas do Sul, Goiás

Complexo turístico da Cachoeira das Pedras Bonitas em Colinas do Sul
Crédito: Colinas do Sul – TurismoETC

Localizada entre o Lago de Serra da Mesa e a Chapada dos Veadeiros, Colinas do Sul está cercada por trilhas, cachoeiras, mirantes, vales, serras, bem como rios e lagos de enorme beleza.

A cidade tem grande potencial para o turismo de pesca, pois abriga o encontro dos rios São Miguel e Tocantinzinho. Mas, para os que buscam programas mais tranquilos, Colinas do Sul também possui banhos em águas termais.

Programas obrigatórios:

  • Banhos nas águas termais do Morro Vermelho;
  • Pesca esportiva e banhos no Lago de Serra da Mesa, o segundo maior lago artificial do Brasil;
  • Camping, tilhas e banhos na Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira das Pedras Bonitas;
  • Logo após ir ao Parque da Chapada dos Veadeiros, que abriga cachoeiras e belezas naturais, atraindo turistas para trilhas, esportes radicais e banhos de cachoeira;
  • Descobrir o encontro dos rios São Miguel e Tocantinzinho.

Como chegar: Colinas do Sul fica a 296 km de Brasília, com acesso pela BR-010

Para opções de hospedagem em Colinas do Sul, clique aqui.

Cavalcante, Goiás

Cachoeiras do Rio do Prata em Cavalcante
Crédito: Cachoeiras do Rio da Prata (hostelcavalcante.com.br)

Cavalcante, é o município que abriga quase 70% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que aliás, também é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Ecoturismo, turismo de aventura, bem como o turismo cultural, todos são encontrados em Cavalcante. Mas são as cachoeiras, serras, rios e cânions que fazem o cenário da cidade ainda mais especial. Além disso, o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, a maior comunidade quilombola do País, também está abrigado na cidade.

O que fazer:

  • Visitar o Povoado Kalunga do Engenho II e conhecer as tradições quilombolas;
  • Descobrir as belezas naturais do Sítio Histórico, como a Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru, com 70 metros de queda d’água, e principalmente a Cachoeira de Santa Bárbara, a 5ª cachoeira mais visitada do Brasil, com 35 m de queda que formam um poço de água cristalina, com pontos esverdeados e azuis;
  • Trilha, rapel, escalada e esportes radicais na Ponte de Pedra, um enorme arco de pedra aberto trabalho das águas do Rio São Domingos, com um salto de quase 100m de altura;
  • Visitar as 7 cachoeiras do Complexo do Rio do Prata: Pratinha I, II, III, IV, V, Rei do Prata, Urubu Rei;

Como chegar: Cavalcante fica a 314 km de Brasília, com acesso pela BR-153 / BR-060.

Para opções de hospedagem em Cavalcante, clique aqui.

Trindade, Goiás

Igreja Matriz de Trindade em Goiás
Crédito: Prefeitura Municipal de Trindade – Site Oficial

Trindade fica a 230 km de Brasília e não ganhou a alcunha de Capital da Fé à toa. Sobretudo pelo fato da cidade de 115 mil habitantes receber quase 4 milhões de pessoas todos os anos, os devotos do Divino Pai Eterno que peregrinam até lá de todas as partes do Brasil e do mundo, para expressarem sua fé.

Programa obrigatório:

Como chegar: Trindade fica a 230 km de Brasília, com acesso pela BR-060.

Para opções de hospedagem em Trindade, clique aqui.

Goiânia, Goiás

Goiânia Capital do Estado de Goiás
Crédito: O que fazer em Goiânia | Expedia Turismo

Foto: Goiás Turismo

Apesar de não ter tantos atrativos naturais, Goiânia é um polo turístico de relevância nacional quando se fala em turismo de eventos, negócios, compras e até saúde, recebendo visitantes de todo o Brasil.

Programas imperdíveis:

  • Curtir a vida noturna da capital;
  • Visitar os parques Vaca Brava, Flamboyant, Lago das Rosas, Areião e Bosque dos Buritis;
  • Conhecer o acervo arquitetônico Art Déco, como o Palácio das Esmeraldas e o Teatro Goiânia;

Como chegar: Para chegar a Goiânia de qualquer lugar do Brasil, sem dúvida, ir de avião é a opção mais rápida. De carro, o acesso é pelas BR-060, BR-153, GO-060, GO-020, GO-403, GO-070 ou GO-080.

Booking.com

Cidade de Goiás, Goiás

Cidade de Goiás Velho
Crédito: Cidade de Goiás (agenciacoradenoticias.go.gov.br)

Foto: Goiás Turismo

A antiga capital do estado de Goiás foi fundada durante o ciclo do ouro, no século XVIII. Hoje em dia, a Cidade de Goiás atrai turistas interessados principalmente em seu charme histórico. Além do mas, a cidade é berço da poetisa Cora Coralina.

Programa imperdível:

  • Conhecer o centro histórico da cidade, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO;
  • Visitar o Museu Casa de Cora Coralina.

Como chegar: A Cidade de Goiás fica a 316 km de Brasília, com acesso pela BR-070.

Para opções de hospedagem em Goiás, clique aqui.

Vale destacar ainda:

Mambaí: a 313 km de Brasília, acesso pela BR-020. Destino ideal para o ecoturismo e o turismo de aventura. Não deixe assim de Cruzar o cânion do Córrego das Dores em uma das maiores tirolesas do Brasil com 102 metros de altura e 320 metros de extensão.

São Miguel do Araguaia: localizada a 520 km de Brasília, com acesso pela BR-080 e Rod. Transbrasiliana. As belezas naturais de São Miguel atraem principalmente banhistas e praticantes de esportes aquáticos e pesca, além de cruzeiros e barcos-hotéis.

Mineiros: uma das portas de entrada para o Parque Nacional das Emas, onde se pode observar o efeito da bioluminescência. Além disso, a cidade também é a casa de mais de 150 cachoeiras e da região mística do Pinga-Fogo. Ao passo que ela é ideal para a prática de trekking, hiking e rapel. Mineiros fica a 633 Km de Brasília, com acesso pela BR -060.

Opções menos conhecidas:

São Domingos: a cidade abriga o Parque Estadual de Terra Ronca, constituído não apenas por trilhas e cachoeiras como por inúmeras grutas com cerca de 620 milhões de anos que são banhadas por águas límpidas e mornas. São Domingos fica a 443 km de Brasília, acesso pelas BR-020.

Caiapônia: cachoeiras e morros fazem de Caiapônia, sem dúvida, um destino para os que gostam de aventura, rapel em cachoeira, mountain bike e caminhadas em trilhas. Além disso, as cachoeiras da Samambaia e da Abóbora são paradas obrigatórias. Caiapônia fica 538 km de Brasília. Acesso pela BR-060 e GO-060.

Piranhas: a cidade certamente possui um grande potencial para o ecoturismo graças a suas riquezas naturais. Sendo assim, o destino ideal para quem deseja banhos de cachoeiras e córregos. Além disso, ela é ideal para quem quer praticar caminhada, rapel, escalada e outras atividades esportivas e radicais. Piranhas fica a 525 km de Brasília, acesso pela BR-060 e GO-060.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima