Toscana, entre Rima e Florença

Descubra as belas cidades para conhecer entre Roma e Florença

Compartilhe:

Uma viagem de carro sem paradas entre Roma e Florença leva cerca de três horas e percorre portanto 271 km. Mas, se você não estiver preso em uma excursão e tiver o dia livre, vale a pena desviar um pouco do caminho para conhecer algumas cidades encantadoras.

Passando por todas as cidades que sugerimos, o percurso aumenta assim para 400 km e leva cerca de 7 horas sem contar o tempo que você irá passar para conhecer cada uma dessas belas cidades.

Civita di Bagnoregio

Civita di Bagnoregio na Itália
Crédito: Paul VanDerWerf / Flickr

A primeira parada é em Civita di Bagnoregio, distante 124km de Roma, o percurso leva cerca de 2 horas. Conhecida como “la città che muore”, em tradução livre “A cidade moribunda” esse pequeno vilarejo fica no alto de um morro, que aliás, está sumindo por conta da erosão. Para chegar até lá, é preciso atravessar uma ponte estreita, por onde só passam pedestres, bicicletas ou motos.

Civita di Bagnoregio tem ruelas dignas de fotos artísticas e posts no instagram, que irão te levar, sem dúvida, para uma verdadeira viagem pelo tempo. Uma curiosidade é que a cidadezinha foi locação para algumas gravações da novela “Esperança”, com Reynaldo Gianecchini.

Para opções de hospedagem em Civita di Bagnoregio, clique aqui.

Orvieto

Orvieto,  região da Toscana na Itália
Crédito: Richard Mortel / Flickr

Situada a 25 km de Civita di Bagnoregio, Orvieto fica na então região da Umbria e tem origens na civilização etrusca. Aliás, uma curiosidade sobre a cidade, é que para cada casa construída na superfície da cidade, há no mínimo uma gruta escavada por debaixo. Assim sendo, surgiu uma verdadeira cidade paralela, que se estende pelo subsolo da cidade. Ovieto foi construída sobre um penhasco de origem vulcânica e além de sua arquitetura impressionante, a cidade respira muita história e cultura .

Não deixe de visitar o Duomo di Orvieto, a cidade subterrânea e o Poço de São Patrício. Mas o verdadeiro charme da cidade são suas ruelas e becos, que levam o turista de volta ao passado. Depois de conhecer as duas primeiras cidades aproveite para fazer um lanche ou até almoçar e, então, siga a viagem.

Para opções de hospedagem em Orvieto, clique aqui.

Montepulciano

Montepulciano na Toscana
Crédito: Pug Girl / Flickr

A próxima parada são 3 cidades que ficam grudadas umas nas outras, e Montepulciano, a primeira delas, está a apenas 72 km de Orvieto. A cidade, que também fica no topo de uma colina, guarda entre suas ruas estreitas palacetes renascentistas, bem como, igrejas antigas e belas praças.

Não deixe de conhecer a Piazza Grande, o Palazzo Comunale, a Catedral e o Palazzo Contucci. Vá também nas adegas situadas em palacetes para fazer uma degustação de vinhos e frios. Além disso, a cidade foi cenário para o filme “Lua Nova”, da série Crepúsculo.

É entre Montepulciano e Pienza que fica o Val d’Orcia (Vale de Orcia) considerado Patrimônio da UNESCO devido suas paisagens panorâmicas. Essa é uma das regiões com as paisagens mais incríveis da Toscana, então aproveite o máximo que for possível.

Para opções de hospedagem em Montepulciano, clique aqui.

Pienza

Pienza na Toscana
Crédito: CK Golf / Flickr

Já em Pienza o que mais chama a atenção é a atmosfera renascentista. A cidade está a 16 km de Montepulciano sendo assim mais conhecida por ser o local em que o Papa Pio II nasceu. O município tem ainda uma atração imperdível: o queijo de ovelha pecorino, certamente, uma das especialidades locais. Alguns pontos que você deve visitar são a Porta al Prato, a Piazza Grande, o Duomo e a Torre dell’Orologio.

Para opções de hospedagem em Pienza, clique aqui.

Montalcino

Motalcino na Itália
Crédito: Graeme Maclean / Flickr

Montalcino também faz parte do Val d’Orcia e está situada a 24 km de Pienza. A cidade fica em cima de uma colina entre os vales do Rio Ombrone. A estrada que leva até a cidade passa então pelos vinhedos dos produtores de um dos mais requintados vinhos da Itália, o Brunello di Montalcino. Não deixa de conhecer também a Fortezza, a Piazza Poppolo e fazer uma parada no Duomo de Santíssimo Salvatore

Para opções de hospedagem em Montalcino, clique aqui.

Siena

a cidade medieval de Siena
Crédito: Brasil na Itália

Também construída em uma colina, Siena é uma cidade medieval cercada por muros que disputava com Florença no passado o domínio comercial da região. Não deixe de conhecer o Palazzo Pubblico, que tem um esplendoroso campanário do século 14, bem como, a Piazza del Duomo, cuja catedral foi projetada para ser maior que o duomo fiorentino e a Piazza del Campo.

Hoje, Siena é famosa por sediar o Palio di Siena, uma das corridas de cavalo mais antigas do mundo. O evento acontece entre julho e agosto na Piazza del Campo. Siena fica a apenas 42 km de Montalcino. Mas caso a viagem esteja muito cansativa e você precise descansar e passar a noite, Siena é a melhor opção, com boa infraestrutura, deliciosa culinária e uma boa variedade de hotéis.

Para opções de hospedagem em Siena, clique aqui.

San Gimignano

Vista da cidade de San Gimignano
Crédito: Peter Stenzel / Flickr

A última parada antes de chegar a Florença, e a cidade de San Gimignano, que fica a apenas a 44 km de Siena. Cercada por uma muralha, a cidade é então dona de nada menos que 15 torres medievais. Quanto mais alta a torre, maior a fortuna e o status da família a qual ela pertencia.

Você pode também pegar uma rota alternativa pela SR222 conhecida por Rota do Chianti, que está entre as duas cidades. Cheia de paisagens de tirar o fôlego, a estrada é famosa por abrigar a produção de um dos vinhos mais famosos da Itália bem como pelos seus lindos vinhedos e campos de açafrão. A rota também passa pelo Val d’Elsa, outra região muito bonita da Toscana.

Por fim, para fechar a viagem, em grande estilo nada melhor que tomar um gelatto da Dondoli. Famoso por já ter ganhado o prêmio de melhor sorvete do mundo. Duas bolas custam cerca de € 2,50 e a loja fica na Piazza della Cisterna. Além disso, não deixe de conhecer também a Catedral, a Piazza Pecori e o Palazzo Vecchio del Podesta.

Para opções de hospedagem em San Gimignano, clique aqui.

Florença

Florença capital do Renascimento
Crédito: Bruno Rijsman / Flickr

O fim da sua viagem de carro não poderia acontecer em uma cidade mais incrível. Respirando arte, Florença é não só a capital da Toscana como também do Renascimento. Reserve uma boa quantidade de dias para conhecer a cidade, que é uma das mais ricas culturalmente e historicamente da Itália. Alguns dos pontos mais imperdíveis são, sem dúvida, a Piazza del Duomo, a Catedral Santa Maria del Fiori, a Ponte Vecchio, a Piazza della Signoria, a Galeria Degli Uffizi e a Galeria dell’Academia, local onde está o David de Michelangelo).

Booking.com

E se ainda tiver mais uns dias disponíveis, não deixe de passar por Pisa, Lucca, Volterra, Cortona e Arezzo. Inclusive, em Cortona, foi onde filmaram “Sob o Sol da Toscana”, enquanto em Arezzo foram gravadas cenas de “A vida é bela”, de Roberto Benigni. Aproveitar essa região de carro e com calma, garantirá sem dúvida uma das viagens mais inesquecíveis que você irá fazer. Aliás, não deixe de ler também esse post sobre as festas mais tradicionais da Toscana.

Roteiro

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima