De acordo com o site do Ministério das Relações Exteriores o Governo do Canadá finalmente confirmou que irá facilitar a entrada (emissão de visto) dos brasileiros no país por meio da eTA – Autorização Eletrônica de Viagem – a partir de 01 de maio de 2017.
De acordo com o site, sabemos que “o governo brasileiro acolheu com satisfação a decisão do Canadá de incluir o Brasil no programa “Electronic Travel Authorization” (eTA). A partir de 1º maio de 2017, os turistas brasileiros que pretendam viajar para o Canadá por via aérea e preencham os requisitos do programa poderão então solicitar autorização de viagem àquele país por via eletrônica e mediante pagamento de taxa. A autorização de viagem emitida pelo eTA será então válida por cinco anos ou até que o passaporte expire, o que ocorrer primeiro.”
Confirmação no site do governo canadense
De acordo com o site do melhores destinos, assim irá funcionar o visto eletrônico:
Como funciona o visto eletrônico para o Canadá?
Portanto, os passageiros que preencherem os requisitos necessários só vão precisar solicitar uma autorização feita pela internet. Além disso, deverão pagar uma taxa simbólica de 7 dólares canadenses. E logo após aprovada, a autorização é válida por cinco anos ou até que o passaporte expire.
Solicitar a eTA é bem fácil. Basta acessar o site do governo canadense, preencher o formulário, efetuar o pagamento da taxa com cartão de crédito internacional e então aguardar a aprovação, que pode levar até 72 horas. O site está disponível em inglês e francês. Quem pretende chegar ao país por terra ou mar, precisa ter o visto convencional, de acordo com as exigências do Consulado.
Quem poderá solicitar o visto eletrônico do Canadá?
A eTA só poderá ser solicitada por brasileiros que de fato tiverem visto válido para os Estados Unidos. Ou então, que já tiverem tirado o visto canadense nos últimos 10 anos. Os demais passageiros terão de solicitar o visto de turismo tradicional
O novo sistema torna assim o processo de obtenção do visto muito mais barato, fácil e prático. Apesar da análise do perfil do viajante continuar sendo feita e do visto eletrônico ainda assim poder ser negado.
A medida também será importante porque a maioria das empresas que voam do Brasil ao Canadá faz conexão nos Estados Unidos – American Airlines, Delta, United e a LATAM. Com isso os passageiros, que já precisavam do visto americano para fazer conexão, ficarão assim livres do visto canadense convencional.