Sobre o evento:
O Inti Raymi é uma antiga celebração religiosa Inca que marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes. E durante esse período, os Incas realizavam seu culto ao Deus Inti ou Sol. Antigamente o Inti Raymi durava então cerca de 15 dias, e eram feitos sacrifícios com danças para adorar ao Deus Sol. O Último Inti Raymi que se realizou com a presença do imperador Inca foi no ano 1535, um ano antes da chamada “Conquista Espanhola”, que na realidade foi a invasão espanhola que aconteceu então no ano 1536.
Atualmente o Inti Raymi é uma representação teatral, onde milhares de moradores de Cusco bem como pessoas de todas partes do mundo se reúnem para este acontecimento que é uma das manifestações culturais e tradicionais mais atrativas do país. Esta celebração faz com que cada um de nós celebre a arte e tradições Incas e assim honrar a cultura do passado peruano.
Inti Raymi acontece todos os anos no dia 24 de junho durante o solstício de inverno, em outras palavras, o início do Ano Novo Andino.
No dia 24 de junho, a festa em honra ao Deus Sol é realizada na presença do Willaq Uma ou Sumo Sacerdote Inca, do Tarpuntay, do Wirapirikuq e do Kallparikuy, os nobres e representantes das gerações Incas, para o qual utilizam três impressionantes cenários históricos e naturais, conforme mostra o mapa do trajeto abaixo:
Os lugares de encenação:
- Qorikancha (Templo do Sol) – 9h00: O Inca Pachacuteq dá a ordem para iniciar a grande cerimônia de oferenda à Pachamama (Mãe Terra) e ao Sol. O Willaq Uma, em meio a orações e hinos de oferendas em quechua (idioma Inca), oferece ao Sol o “mullu”, composto por réplicas de pequenas esculturas, belas obras de arte folheadas em ouro, prata, bronze, pedra e conchas marinhas. Em seguida o Pachacuteq ordena a transferência de sua comitiva para a Plaza de Armas.
- Plaza de Armas (antigo Huacaypata ou Plaza del Guerrero) – 10h00: Durante o período Inca a cerimônia do Inti Raymi era realizada no grande palco ou plataforma cerimonial, localizado no meio da atual Plaza de Armas. Na versão atual se realiza o “Rito da Coca” e o “Encontro dos Tempos”, entre o sacerdote Inca e o prefeito da cidade. A chegada do Tawantinsuyo e toda sua comitiva de quase mil personagens, assim como a sua saída majestosa ao término da cerimônia, vem acompanhado pelos aplausos da população local e milhares de visitantes que participam cheios de emoção em homenagem ao Deus Inti.
- Saqsaywaman (palavra quechua que em espanhol se traduz como “lugar onde se sacia o falcão”) – 13h30: No Chukipampa, a esplanada deste impressionante sítio arqueológico construído em 3.555 metros acima do nível do mar acontece a cerimônia contemporânea do Inti Raymi com as seguintes etapas:
Encenação final – Atos (Saqsaywaman)
Local cerimonial – Aviso dos 4 Suyus ou regiões: Qollasuyu, Kuntisuyu, Antisuyu e Chinchaysuyu – Rito da Chicha – Rito do Fogo Sagrado.
Como assistir ao Inti Raymi
As celebrações do Inti Raymi no Qorikancha e na Plaza de Armas são de livre acesso para o público em geral. Recomendamos ir cedo para conseguir um lugar com uma melhor vista. Já a entrada para as arquibancadas instaladas na esplanada de Sacsaywuaman são mediante aquisição ou reserva prévia de bilhetes numerados (que custam entre US$ 100 e US$ 150 para turistas) e podem ser adquiridos através do site da Empresa Municipal de Festejos del CUSCO.
O Inti Raymi é uma parte inseparável da vida da cidade de Cusco. Não é apenas o principal evento do mês na cidade, mas sua fama transcende as fronteiras do Peru e também significa um exemplo característico para outros festivais da identidade nacional do país. Para conhecer mais sobre sobre Cusco, leia o post que fiz sobre a minha viagem para Machu Picchu.
Razões para não perder o Inti Raymi
- É no 24 de junho que Cusco está em seu maior apogeu turístico. É neste mês que Cusco recebe mais turistas que no resto do ano. Existe a oportunidade de fazer muito mais, como conhecer gente de lugares de todo o mundo e assim trocar experiências e fazer novas amizades.
- No dia 24 de junho, dia no qual o Sol se encontra em seu ponto mais distante da terra e que coincide com o solstício de inverno, se celebra o Inti Raymi ou “Festa do Sol” em Sacsayhuaman. É o dia em que se sente mais frio em Cusco, apesar do clima ser ensolarado e seco durante essa época. É também tempo de geada, pelo qual se recomenda sempre levar um casado mais grosso para quando a noite cai. Uma boa oportunidade de aproveitar as celebrações e curtir o tempo frio.
- A representação de cada um dos artistas é irrepreensível. Todos estos atores e atrizes cusqueños de nascimento estarão vestidos com trajes Incas, em sua maioria feitos com lã de ovelha, alpaca, etc. Como acontecia em tempos passados. É uma época perfeita para conhecer mais da cultura e do artesanato local.
Curiosidades:
É o período perfeito para ouvir os cânticos andinos em quéchua, recitados durante as adorações ao Deus Sol. As “Acllas” mulheres de singular beleza escolhidas para servir ao Inca e ao Deus Sol ou Inti, são quem se encargam de adorar a seu Deus com suas vozes doces. O Inca fala com o Sol, também em quéchua como em tempos passados.
Durante a celebração, o evento passa por 3 lugares de grande importância cultural e histórica dentro da cidade de Cusco. A saudação ao Sol, no antigo templo de Qorikancha, hoje convento de Santo Domingo. Logo o encontro de dois tempos em Huakaypata ou Praça Maior, entre o Inca e o Perfeito de Cusco. E ao final a cerimonia central, na explanada de Sacsayhuaman.
Finalmente, cabe mencionar que uma lei de 3 de março do 2001, reconheceu o Inti Raymi, celebrado no 24 de junho de todos os anos na cidade de Cusco, como Patrimônio Cultural da nação.
RECOMENDAÇÕES:
- Garanta seu Ingresso: O Inti Raymi é uma festa na qual se acompanha as celebrações a pé. Portanto, se quiser ficar um pouco mais confortável, o que muitas pessoas, da cidade e de fora do país fazem é levar uma pequena cadeira ou banco desmontável para não ficar de pé o tempo todo. Assim sendo, outra opção é adquirir um dos mais variados tours, que existem durante esse período e que garantem ingressos para as arquibancadas para assistir o evento sentado e protegido do sol.
- ¡Que quente está o Sol!.- É muito raro ter um Inti Raymi sem Sol. Este dia costuma ser muito ensolarado, apesar da temperatura ser amena. Portanto não se esqueça de usar bloqueador solar, e não só no rosto. Use em todas as partes do corpo que estarão descobertas como os braços, o pescoço, as orelhas, etc. Da mesma forma, tenha um bloqueador solar à mão, já que se recomenda usá-lo cada 45 minutos. Além disso, aconselhamos usar óculos de sol e um boné ou chapéu; não é novidade que os raios ultravioletas cada vez estão mais fortes.
- Roupas Confortáveis.- É muito provável que no meio do dia faça um pouco mais de calor, sai com casacos leves. Ficar carregando casacos muito pesados ao longo da cerimonia será um incomodo. Um par de tênis bem confortáveis, já que se caminha muito durante o evento. O Inti Raymi tem uma duração de pelo menos 7 horas.
IMPORTANTE:
- Leve alguma bebida para se hidratar.- Durante o trajeto existem várias lojas e ambulantes que vendem alimentos e bebidas. Mas por se tratar de um evento turístico, os preços costumam estar bem mais elevados. Portanto, vá preparado, compre bebidas e alguns snacks antes do evento e em locais que não estejam no trajeto. Assim se evita problemas e contratempos, além de economizar.
- Sempre alerta com sesus objetos pessoais.- Durante qualquer evento com muitas pessoas reunidas, sempre existem aqueles que estão a espreita de vítimas, aproveitando que todos estão distraídos com as apresentações. Eles então se aproveitam da multidão para meter a mãos nos bolsos e nas mochilas. Recomendamos, portanto, não levar coisas de valor dentro das mochilas e bolsos, esconder bem o dinheiro e manter o celular e maquinas fotográficas sempre seguras.