Viajar Saudável

Saiba como se manter saudável durante a sua viagem

Compartilhe:

Então chegou o grande dia, você finalmente está tirando as tão sonhadas férias, e planejando viajar. Existem algumas coisas de senso comum que você pode fazer durante a viagem para se manter saudável e reduzir as chances de ficar doente. Algo que certamente ninguém que aconteça durante as férias. Neste post, veremos o que você precisa saber para se manter saudável em sua viagem.

Alimentação: como se manter saudável em sua viagem

Quando viajamos, a maioria de nós tende a comer alimentos que não comeríamos em casa e também a comer fora com mais frequência. Para muitos destinos, experimentar a culinária local e até comer comida de rua faz parte da experiência. Então, aqui estão algumas dicas para se manter saudável em sua viagem ao comer:

  • Coma perto de mercados. As barracas de comida e restaurantes locais farão compras com frequência no mercado local, aumentando o frescor e a qualidade da comida.
  • Coma nos horários em que os habitantes locais comem. Sua comida será preparada na hora e não ficará parada por horas. (Evite buffets, especialmente se você não estiver lá no horário de abertura.)
  • Não se esqueça do gelo! Em lugares onde a água não é filtrada, o gelo geralmente também não será. Evite gelo em bebidas, vitaminas e sucos.
  • De preferência por beber água engarrafada se você não tem certeza sobre a procedência da água.

Jantar fora: como se manter saudável em sua viagem

Uma dica fácil para se manter saudável em sua viagem é comer em lugares movimentados quando sair para jantar fora. Dê preferência aos lugares mais movimentados, e evite os que estiverem totalmente vazios. Porque? Isso é como seguir a sabedoria das multidões, mas também há uma razão para alguns lugares estarem vazios. Locais com maior rotatividade alternam seus alimentos com mais frequência, portanto, sua chance de obter alimentos frescos e saudáveis ​​é melhor. Alimentos que ficam parados por muito tempo ou que foram reaquecidos várias vezes geralmente levam à intoxicação alimentar.

Encomendar comida da área local também é uma boa ideia. Os produtos adquiridos localmente são mais frescos. Itens mais populares significam que são usados ​​mais rapidamente, reduzindo a chance de deterioração. Alimentos que viajam por longas distâncias ou parados por um tempo aumentam a chance de deterioração ou contaminação. Tentar manter a mesma dieta que você segue em casa durante uma viagem pode não ser a melhor ideia, pois esses alimentos podem não fazer parte da gastronomia do seu destino e geralmente não são frescos ou precisam viajar longas distâncias. Além disso, eles podem ser muito caros e não da melhor qualidade. É melhor tentar manter a sua dieta baseada na culinária local.

Comida de rua: como se manter saudável em sua viagem

Se você for comer nas barracas de comida de rua, coma nas barracas que estão mais movimentadas. Veja onde os habitantes locais comem. Uma vantagem extra é procurar pelas barracas onde houver mulheres e crianças na fila, já que seus estômagos são mais sensíveis. Coma apenas alimentos cozidos. Uma regra geral para alimentos é “ferva, cozinhe, descasque ou esqueça!” Algumas vezes somente lavar os alimentos não é suficiente. Principalmente nos destinos em que você não sabe a procedência da água em que eles são lavados.

Comida de rua: Como se Manter Saudável
Crédito: Adrian Dorobantu / Pexels

Não se esqueça de dar uma olhada onde o alimento está sendo preparado e cozinhado e onde a comida está sendo guardada, parece limpa? A comida parece fresca? No caso dos pequenos restaurantes costuma ser difícil dar uma olhada na cozinha, mas nas barracas e food trucks de rua é essencial que você de uma boa olhada antes de fazer o seu pedido.

Coma alimentos fermentados diariamente

A maioria das culturas tem algum tipo de alimento fermentado, sendo o iogurte provavelmente o mais fácil de encontrar. No Mediterrâneo, em partes da Europa Oriental e na Turquia, o kefir também é geralmente fácil de encontrar. Sauerkraut (chucrute) e kim chi são outros exemplos de alimentos fermentados fáceis de encontrar, dependendo de para onde você estiver viajando.

Incorporar um pouco de comida fermentada em sua dieta diária pode ajudar a fortalecer suas bactérias boas e manter seu estômago saudável.

Viajar com restrições alimentares

Se você tem restrições alimentares ou alergias e está viajando para um país estrangeiro, um pouco de pesquisa e preparação pode ajudar muito. Fica como sugestão, procurar alguns restaurantes que preparem os alimentos que você possa comer antes de viajar ou se hospedagem em um lugar onde você possa preparar algumas de suas próprias refeições. Além disso, não deixe de levar uma lista com suas necessidades dietéticas traduzidas para o idioma local.

Se você é celíaco ou está em uma dieta sem glúten, o Legal Nomads, um site de alimentos e viagens administrado por Jodi Ettenberg, que também é celíaca tem uma variedade de informações, incluindo alguns guias de viagens sem glúten para vários países. Para outras restrições e requisitos dietéticos, você pode achar útil os sites Select Wisely ou Allergy Translation . Aliás, nesses sites você pode solicitar cartões em vários idiomas para ajudá-lo a comunicar suas necessidades dietéticas durante a viagem.

Faça Exercícios para se manter saudável em sua viagem

É sempre uma boa ideia manter algum tipo de exercício, mesmo durante as férias. Algumas sugestões:

  • Uma ótima maneira de explorar e se manter ativo é caminhar. Isso pode ser por conta própria ou fazer um passeio turístico a pé.
  • Se você for um corredor ou gosta de andar de bicicleta, muitos hotéis terão mapas detalhando as rotas locais e lugares onde você pode alugar bicicletas.
  • Algumas outras opções que dependem do seu destino de viajam são fazer uma trilha, nadar ou outra atividade local.
Faça exercício para se manter saudável em sua viagem
Crédito: Andrea Piacquadio / Pexels

Se você está em um lugar onde o clima não permite que você passe muito tempo ao ar livre, escolher uma acomodação com acesso a uma academia ou piscina coberta pode ajudar. Quando estiver pesquisando pelo seu local de hospedagem não deixe de verificar as amenidades que o local oferece.

Como Manter seu peso durante a viagem

Vale a pena mencionar isso, pois muitos de nós voltamos para casa com uns quilinhos a mais ​​do que quando saímos. De acordo com alguns nutricionistas, uma ótima maneira de manter o peso é continuar sua rotina normal de exercícios e também observar a quantidade de alimentos que ingere.

Isso parece senso comum, mas comer três grandes refeições em restaurantes por dia costuma ser muito mais do que você comeria em casa. Acrescente a isso o fato de que você pode jantar muito mais tarde do que está acostumado, e é fácil ver como rapidamente você pode adicionar alguns quilos.

Algumas sugestões:

  • Faça do almoço sua maior refeição do dia. (Isso também pode economizar algum dinheiro e pode ser uma ótima maneira de experimentar alguns restaurantes icônicos que são difíceis de conseguir uma reserva ou são muito caros para o jantar.) Muitos oferecem almoços especiais ou uma refeição a preço fixo com vários pratos.
  • Em alguns dias, faça apenas duas refeições e, em vez disso, faça um lanche saudável. Pode ser um farto café da manhã no hotel, principalmente se essa refeição estiver incluída na sua diária, e depois o jantar.
  • Encontre alguns lanches saudáveis ​​e leve-os com você. Frutas, nozes, sanduiches naturais ou barrinhas de cereal podem ser ótimos lanches. Se você fizer um pequeno lanche durante o dia, isso pode impedi-lo de fazer uma refeição grande mais tarde.
  • Comer na rua, já que as porções costumam ser menores do que em um restaurante.

Não se esqueça das Vacinas

Viajar para locais exóticos pode exigir vacinas para doenças não presentes em seu país de origem. Dependendo da sua idade, você também pode precisar receber as vacinas novamente porque elas não estão mais na validade. Aliás, algumas vacinas não duram para sempre, elas precisam de “reforços” periodicamente para permanecerem eficazes.

Verifique e veja se há alguma vacina recomendada para o seu destino. Você pode visitar seu médico ou uma clínica especializada em viagens para descobrir o que você precisará e para que as vacinas sejam administradas. Algumas vacinas requerem a administração de várias doses ao longo de um período de tempo, portanto, verifique o quanto antes para ter certeza de que tem tempo suficiente.

Quais países e locais exigem ou recomendam vacinação?
Centenas de países exigem vacinação e ocasionais surtos alteram as regras constantemente, mas você pode consultar direto nas seguintes páginas:

Já, internamente, no Brasil, recomenda-se a vacina da febre amarela para áreas de matas e rios na região Norte e Nordeste devido ao clima.

Mais recentemente, em razão da pandemia de COVID-19, a vacina contra a COVID e suas variantes são recomendadas para viajar para o exterior. Você encontra vacinas, de modo geral, incluindo a da COVID nos postos de vacinação ou em clínicas particulares. Por exemplo, a vacina contra a Febre Amarela, é gratuita, é você toma numa dose única que dura a vida toda.

Organize qualquer prescrição ou outros medicamentos

No momento da vacinação, o médico pode prescrever qualquer outro medicamento necessário para a viagem, por exemplo, remédios para malária ou mal de altitude. É recomendável organizá-los em casa antes de ir. Eles podem estar disponíveis em seu destino, mas a qualidade, disponibilidade e custo podem significar que você não pode organizá-lo em seu destino. Se precisar, organize antes de ir.

Algumas farmácias, aliás, costumam vender um kit médico para viajantes. Isso geralmente inclui outros medicamentos prescritos, incluindo um antibiótico geral, algo para intoxicação alimentar, diarreia do viajante, enjoo e outras doenças comuns. Dependendo da distância do seu destino, você certamente deve organizar um kit e levá-lo com você. Se você estiver indo para uma área urbana, muitas dessas coisas podem ser compradas em uma farmácia, caso precise delas.

Organize qualquer prescrição ou outros medicamentos
Crédito: Roger Brown / Pexels

Mas esteja ciente de que as leis que regem a medicina variam de acordo com o país. Por exemplo, os antibióticos podem ser comprados em uma farmácia na Europa sem receita, mas na Austrália você não pode comprar Naprosina (ou qualquer produto que contenha Naproxeno) ou antibióticos sem receita.

Em alguns países, algumas vitaminas também podem ser difíceis de encontrar ou o idioma pode ser um problema para entender o que você está comprando. Explicamos um pouco mais sobre esse assunto em nosso post sobre Como arrumar sua mala para qualquer tipo de viagem.

Além disso, lembre sempre de levar o essencial como os remédios assim como vitaminas e suplementos que você toma diariamente em casa e em quantidade suficiente para durar a sua viagem inteira.

O que fazer Se algo der errado durante sua viagem

Na grande maioria dos casos, as suas férias seguirão sem incidentes. No entanto, caso você tenha problemas e precise de algo mais forte do que o que está em seu kit de primeiros socorros, procure um médico ou uma farmácia. As farmácias são normalmente chamadas de “químicos” e possuem o símbolo de uma cruz verde em sua entrada. (Como o símbolo da Cruz Vermelha, mas verde.) Em cidades maiores, geralmente o farmacêutico fala inglês.

Se você precisar de um médico, seu hotel poderá ajudá-lo. Muitas grandes cadeias de hotéis internacionais terão os detalhes de contato de um médico que fala inglês que virá ao hotel. Mesmo que você não seja um hóspede, se tiver dificuldade em encontrar um médico, ligue e peça os dados de contato. Você também pode ir a um hospital se o quadro for grave ou se tiver problemas para encontrar uma alternativa. 

Se você precisar de tratamento médico durante a viagem, o custo geralmente será bem maior do que o que está acostumado em casa. Dependendo do seu destino, um seguro de viagem pode essencial. Uma boa apólice de seguro de viagem cobre emergências médicas, cirurgias e consultas. Certifique-se de ler as letras pequenas e saber o que é coberto por sua apólice antes de precisar dela.

Se você tiver perguntas específicas ou quiser compartilhar algo com outros viajantes, deixe um comentário e leia nossas outras dicas úteis. Saiba mais também com o nosso post sobre Como melhorar a sua experiência de viagem. Até então, desejamos a você uma viagem super segura e saudável.

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima