Recentemente , dando uma olhada em meus posts mais antigos, me deparei com o post que fiz sobre como viajar leve fazendo as malas de forma inteligente. Depois de revisá-lo achei que seria interessante também mostrar como costumo me preparar para uma viagem internacional.
Eu já comentei em outros posts separadamente, alguns dos itens que são necessários como os padrões de tomada pelo mundo e como arrumar sua mala para qualquer tipo de viagem. Mas, dessa vez, achei que seria mais proveitoso fazer uma lista pré-embarque, com coisas que acho imprescindíveis de se fazer pelo menos uma semana antes da sua viagem internacional.

Cada pessoa tem sua maneira própria de se preparar para uma viagem internacional. Porém, espero que pelo menos alguns itens da lista possam ser aproveitados por viajantes de primeira viagem ou que estão se organizando para fazer uma viagem internacional por conta própria.
Essa é uma lista baseada nas minhas experiências dos últimos anos. Por ser uma pessoa metódica sempre ficava com aquele receio de estar esquecendo algo importante para trás. Assim, eu precisei cometer muitos erros até conseguir fazer uma viagem sem esse sentimento de “esqueci de levar alguma coisa“. Além disso, para te ajudar você pode baixar o nosso check-list de viagem.
Seguem abaixo então os itens da minha lista para você não precisar passar por essa situação antes da sua viagem internacional:
1. Criar um documento no Google Docs
Criar um documento na nuvem com todas as informações da sua viagem e compartilhá-lo com alguns parentes ou amigos é de extrema importância.
Com isso, sua família (ou quem quer que você tenha escolhido) pode saber onde você está e quais os seus planos. Caso algo acontece com você fica muito mais fácil para eles te ajudarem. E assim todos ficarão mais tranquilos .
Ele é ótimo também para reunir todas as informações de voos, hotéis, seguro e até cópias dos seus documentos. Facilita muito em situações de urgência ter tudo facilmente acessível em um só lugar.
Além disso, costumo fazer no documento um roteiro resumido do que quero fazer dia a dia. Assim não esqueço de visitar algum lugar que quero muito conhecer ou um evento que está acontecendo durante o período da viagem.
2. Imprimir documentos importantes
Gastar papel imprimindo é um negócio do passado já que temos tudo disponível digitalmente em nossos dispositivos eletrônicos. Mas já passeio muitas dificuldades em situações que precisava de um documento e a internet não colaborava ou a bateira do celular tinha acabado.
Desde então costumo levar cópias impressas das passagens aéreas, voucher de hotéis e passeios, do seguro de viagem e do visto. Além disso, é normalmente proibido o uso de celular nas áreas de imigração, e eles podem pedir detalhes das suas passagens, hospedagem, etc., portanto é mais seguro levar esses documentos impressos.
Também facilita na hora de preencher o formulário da imigração, que pergunta onde você vai ficar (endereço do hotel serve), quanto tempo e o que você está trazendo para o território do país.
3. Moeda Estrangeira

Comprar Moeda
Esse é um item controverso, o câmbio anda variando muito e a cotação do Dólar Americano e do Euro andam bem altas. Então deixar esse parte da viagem para a última hora pode não ser uma boa estratégia.
Minha sugestão é que a partir do momento que a viagem internacional esteja decidida, você passe a acompanhar o câmbio com uma certa frequência. Portanto, sempre que a cotação da moeda que você precisa estiver com um preço bom, compre um pouco.
Em relação a compra de moeda estrangeira, eu costumo fazer na Confidence Câmbio. Eles costumam ter as moedas mais populares disponíveis a qualquer momento e ainda fazem entrega em casa. Mas, algumas menos utilizadas necessitam ser encomendadas e esse processo pode levar alguns dias úteis.
Cartão de Débito Multimoedas
Desde dezembro de 2021, o cartão Wise já está disponível para quem reside no Brasil e se tornou uma opção prática e econômica para fazer compras, sacar e movimentar dinheiro em mais de 50 moedas. Nele é possível colocar até 50 moedas diferentes, como por exemplo, dólares americanos, australianos, canadenses, neozelandeses, euro e libra. Além disso, quando necessário é possível fazer a recarga direto do aplicativo do seu banco no celular.
Uma das principais diferenças é que com ele você pode enviar, gastar e sacar dinheiro no exterior com tarifas mais baixas até sete vezes mais barato que os cartões de crédito internacionais. A Wise também cobra 1,1% de IOF nas operações feitas no cartão de débito, diferente dos cartões de crédito que cobram IOF de 6,38%. Sem contar que a empresa utiliza a taxa média de câmbio de mercado para conversão de moedas em saques e pagamentos.
É certamente a opção mais segura para quem não quer levar dinheiro em espécie durante a viagem ou não quer usar o cartão de crédito por conta do IOF. Você pode adquirir o seu cartão através desse link da Wise.
Aviso do cartão de crédito
Por fim, ainda no assunto cartão, não esqueça de avisar a sua operadora de cartão de crédito que você irá viajar, se for levá-lo. Assim o banco sabe que ele será utilizado por você em outros países, e assim autorizar suas compras sem suspeitar de fraude. Usualmente esse aviso pode ser feito online, direto no site do seu banco.
4. Contratar o Seguro Viagem
A dica aqui é nunca viaje sem seguro, seja o que o seu cartão de crédito oferece ou então um comprado online não deixe de adquirir um. Se você já teve sua bagagem extraviada, teve que cancelar a viagem de última hora ou então passou mal durante um passeio, sabe o quanto isso é importante.
Portanto, caso você decida ir com o seguro oferecido pelo cartão é sempre importante, antes de contratar, perguntar sobre os serviços oferecidos e as coberturas e valores oferecidos pelo seguro para o seu gerente do banco ou ligando no cartão de crédito.
O mesmo serve para os seguros contratados online, procure sempre por seguradoras conhecidas e referenciadas que ofereçam boas coberturas com valores que serão suficientes para que você possa viajar com tranquilidade. Como o preço desses seguros não costuma aumentar com frequência, não tem problema deixar para contratá-lo na semana antes do embarque (ou então antes, caso surja uma promoção).
Costumo comprar o meu seguro viagem com a Real Seguros ou com a Seguros Promo e até hoje não me arrependi. Ambas tem os melhores preços das melhores seguradoras do Brasil, e aliás, já encontrei valores menores que os próprios sites oficiais. E para te ajudar ainda mais, estou oferecendo 10% de desconto no seguro de viagem da Real Seguros de Viagem.
5. Cópia do passaporte plastificada

Seu passaporte é sem dúvida o documento mais importante que você leva na sua viagem. Então o mais seguro a se fazer é deixa-lo seguro no cofre do hotel ou bem trancado e escondido em sua mala de viagem. Pois o risco de você ser roubado, de esquecer ele em algum lugar ou qualquer outro tipo de desastre é algo a se considerar.
Portanto eu sugiro que você faça uma cópia da página com os meus dados, incluindo a parte com a assinatura, e mande plastificar. E sempre leve essa cópia com você durante os passeios que fizer, a maioria dos lugares costuma aceitar sem problemas.
6. Comprar remédios
Ficar doente em outro país é sem dúvida uma das piores experiencias que você ter durante a sua viagem. Estar em um país onde você não sabe o nome do seu remédio na língua nativa, ou não falar a língua para pedir ao farmacêutico o remédio que você precisa pode certamente transformar sua viagem em um pesadelo.
Ou pior se acontecer que no país que você está visitando o seu remédio não é vendido sem receita ou aquele princípio ativo não é vendido no país. Enfim, a dica é: leve seus remédios do Brasil. Além disso, se precisar saber o nome de um remédio aqui do Brasil e o seu equivalente no exterior, não deixe de consultar esse site.
Coloque sempre na sua mala um anti-gripal e um descongestionante nasal, remédios para dor de cabeça bem como para dores musculares e enjoo e um anti-inflamatório. E claro, não se esqueça de levar em quantidade suficiente seus remédios de uso continuo.
7. Backup, carregadores e cartões de memória
Não se esqueça de fazer um backup do seu celular antes de embarcar em sua viagem. Além disso, lembre-se também de esvaziar o cartão de memória da sua câmera ou liberar bastante espaço no seu celular para novas imagens. E de por todos os carregadores dos seus aparelhos na mala.
Imagina se acontece alguma coisa com o seu celular e você perde todas as fotos da viagem. Ou pior ainda, receber aquele aviso irritante de memória insuficiente ou bateria acabando bem no meio de um passeio incrível. E caso você seja como eu e goste de tirar muitas fotos e fazer muitos vídeos. Recomendo então levar um HD externo para ir esvaziando os dispositivos ao longo da viagem. E um carregador portátil de pelo menos 20.000 mah para ficar bem abastecido.
8. Ebooks, músicas, filmes e seriados
Abasteça seu leitor de e-books, tablet, notebook ou celular com livros, músicas, filmes e seriados. Além de serem ótimos para minimizar o tédio em longas viagens de avião, ônibus bem como as de trem servem também para distrair em dias em que o clima te prenda no hotel.
Apesar da maioria das empresas aérea terem uma grande seleção de filmes bem como de séries é sempre bom ir preparado caso você seja a pessoa premiada com a central de entretenimento que não funciona ou se não tiver nada de bom disponível.
Alguns serviços de streaming já tem a opção de baixar filmes e seriados para você poder ver offline, e o mesmo acontece assim com alguns serviços de streaming de música. Levar livros ou tutoriais para aprender algo novo ou até para saber um pouco mais sobre a língua e o país que você vai visitar são também ótimas opções para ajudar a passar o tempo.
9. Comprar lanchinhos para o voo
Para mim, além do desconforto das poltronas e de não conseguir dormir, não tem nada pior do que ficar com fome. Seja então pelo fato da comida não ser suficiente ou por ela simplesmente ser ruim. Por isso, o último item da lista e fazer aquela parada no supermercado e ser feliz. Além do que, os preços de qualquer comida no aeroporto são exorbitantes.
Sejam biscoitos, doces, salgadinhos, castanhas ou barras de cereal coloque então na sua mala de mão o que você achar suficiente para que você não passe fome. Nada pior para estragar uma viagem do que chegar mal humorado, cansado e com fome.