Conheça alguns dos mais belos cemitérios do mundo

Compartilhe:

Que tal aproveitar sua próxima viagem ou o feriado de finados para visitar alguns belos e serenos cemitérios do mundo. Embora para muitos possa parecer um passeio meio sinistro. Para outros é uma chance de apreciar o silêncio e a arte das tumbas e mausoléus. Aliás, apesar de não estarem na lista, os cemitérios de São João Batista no Rio de Janeiro, onde estão sepultados Tom Jobim, Luís Carlos Prestes e Santos Dumont e o cemitério da Consolação em São Paulo, onde estão o escritor Mário de Andrade, a Marquesa de Santos e o escritor Monteiro Lobato, também merecem uma visita.

Portanto, segue abaixo uma compilação de alguns dos mais belos cemitérios do mundo, repletos de muita natureza, paz e serenidade que achei que valem uma visita na sua próxima viagem.

Atualizado em: 24/07/2021

Cemitério do Père Lachaise, Paris

Cemitério do Père Lachaise em Paris na França
Crédito: David Baron / Flickr

O cemitério do Père-Lachaise é o um dos maiores cemitérios de Paris e um dos mais famosos com uma média de 1.5 milhões de visitantes por ano. De fato, a maioria vai para prestar homenagem as várias celebridades que estão enterradas lá. Por exemplo, alguns dos seus famosos moradores são os escritores Oscar Wilde e Marcel Proust, o músico Jim Morrison do The Doors, o compositor Chopin  e a cantora Edith Piaf. Mas, se você não gosta de visitar o tumulo de celebridades, você pode apreciar a linda vista de Paris, as câmaras de Haussmannian e as lindas estátuas e mausoléus do cemitério.

Além disso, nas proximidades do cemitério você pode visitar a Rue de Bagnolet, repleta de bares, que passa também pela Igreja românica Saint-Germain de Charonne. Uma das únicas duas igrejas do centro da cidade de Paris que tem seu próprio cemitério.

Como chegar: Cemitério Père-Lachaise / Igreja Saint-Germain de Charonne

Para opções de hospedagem em Paris, clique aqui.

Cemitério de Highgate, Londres

Cemitério de Highgate em Londres na Inglaterra
Crédito: Mark Seton /Flickr

O cemitério de Highgate, mais conhecido como cemitério de St. James, fica no bairro de Highgate mais ao norte de Londres. Aliás, ele foi consagrado pelo Bispo de Londres em 1839, quatro dias antes do 20º aniversário da Rainha Vitória. Esse, que é um dos mais belos cemitérios do mundo desde a era vitoriana atrai multidões de pessoas. Principalmente pela vista sem igual de Londres, suas tumbas góticas e a sua linda paisagem natural. Além disso, o cemitério foi usado como locação para o filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

Entre as mais de 170 mil pessoas enterradas neste cemitério, o filósofo Karl Marx é um dos mais famosos moradores da ala leste do cemitério. Ao passo que, do lado oeste é possível apreciar diversos estilos arquitetônicos como a Avenida Egípicia, o Circulo Libanês e o terraço das Catacumbas. Entretanto, este é um dos poucos cemitérios onde só é possível visitá-lo com o acompanhamento de guias. Os tours saem a cada meia hora e o preço para visitar o lado Leste e Oeste é de 14 libras.

Como chegar: Cemitério Highgate.

Para opções de hospedagem em Londres, clique aqui e leia tudo sobre a minha viagem pelo Reino Unido.

Antigo Cemitério Judaico (Starý židovský hřbitov), Praga

Antigo Cemitério Judaico em Praga na República Tcheca
Crédito: Garrett Ziegler / Flickr

O Antigo Cemitério Judaico foi erguido no século 15, na cidade Praga. A fim de cumprir com a proibição judia de não destruir ou mover lápides, teve que então empilhar suas covas criando uma visão de superlotação de tumbas. Apesar de apenas cerca de 12.000 lápides serem visíveis, mais de 100.000 corpos estão enterrados neste cemitério. Portanto, isso significa que existem pelo menos 12 camadas de covas debaixo da terra.

Um dos indivíduos mais renomados enterrados no Antigo Cemitério Judaico de Praga é o rabino Judah Loew, que foi extremamente importante na Europa do século XVI. Aliás, a criação do Golem , uma criatura misteriosa com poderes místicos, é atribuída a ele. Segundo a lenda, este gigante de barro defendeu o gueto judeu de ataques antissemitas. O rabino do século XVIII David Oppenheim e o matemático, astrônomo e historiador David Gans , que morreu em 1613, também estão enterrados neste cemitério.

Como chegar: Antigo Cemitério Judaico.

Para opções de hospedagem em Praga, clique aqui.

Cemitério Monumental, Milão

Cemitério Monumental em Milão na Itália

Certamente, esse cemitério, projetado pelo arquiteto Carlo Maciachini e inaugurado em 1866 é realmente monumental. Ele, aliás, é conhecido por possuir muitas obras de arte ornamentando os jazigos das personalidades italianas ali sepultadas. As famílias mais ricas de Milão trouxeram os arquitetos mais refinados da Itália para fazerem seus mausoléus.

Por exemplo, um dos monumentos mais apreciados do Cemitério Monumental é o Famedio, ou hall da fama. Uma enorme edificação com uma linda fachada listrada de preto e branco toda feita em pedra e mármore. Aliás é nele onde estão enterrados alguns dos cidadãos mais ilustres de Milão. Dentre eles o novelista Alessandro Manzoni e o ganhador do prêmio nobel Salvatore Quasimodo.

Como chegar: Cemitério Monumental de Milão.

Para opções de hospedagem em Milão, clique aqui ou saiba mais sobre a cidade neste post que escrevi quando fui visitá-la.

Cemitério Feliz, România

Cemitério Feliz em Săpânța na România
Crédito: Remus Pereni / Flickr

O cemitério feliz, ou Cimitirul Vesel em romeno, está localizado na vila de Săpânța na Romênia. Sem dúvida, ele tem esse nome por causa das cruzes de madeira com cores coloridas que dão a ele um ar mais alegre. Mas as epígrafes nas cruzes das sepulturas revelam uma realidade mais dura. As famílias costumam usar de poesia e imagens para transmitir de forma original e poética como seu ente querido faleceu. De fato, essa tradição começou em 1935 pelo artista Stan Loan Pătraş.

Como chegar: Cemitério Feliz.

Para opções de hospedagem próximas ao Cemitério Feliz, clique aqui.

Cemitério da Rua South Park, Calcutá

Cemitério da Rua South Park em Calcutá na Índia

O cemitério da Rua South Park foi fundado em 1767 e tem quase 300 anos de fauna tropical cobrindo suas lápides. Com certeza, ele é um dos poucos cemitérios na Índia onde é possível apreciar o que foi essa região em tempos coloniais. Não apenas vários Rajs britânicos estão enterrados em Calcutá, como eles não pouparam despesas mesmo após suas mortes. Como resultado, eles ergueram monumentos colossais como sua última morada, todos no estilo gótico e indo-sarracênico.

Assim, se tiver a oportunidade de visitar este cemitério, não deixe de visitar a magnifica tumba do Major General Charles Stuart. Curiosamente, ela se assemelha com um templo Hindu cercado por esculturas de pedra de várias divindades.

Como chegar: Cemitério da Rua South Park

Para opções de hospedagem em Calcutá, clique aqui.

Cemitério de Okunoin, Japão

Cemitério de Okunoin no Japão
Crédito: Al Case / Flickr

Localizado na floresta do Monte Koya em Okunoin, o cemitério de Okunoin é um dos maiores e mais belos cemitérios do Japão e do mundo. Com mais de 200 mil túmulos e 100 templos, ele é um lugar sagrado de peregrinação dos Budistas. Além disso, é difícil não se sentir impressionado pelas 10.000 lanternas que iluminam o mausoléu de Kōbō-Daishi, fundador do Budismo Shingon.

Além disso, o cemitério possui alguns monumentos bem estranhos. Por exemplo, o túmulo para os cupins que morreram pelas empresas de pesticidas. Outro exemplo, é o monumento para os baiacus que perderam suas vidas na mão dos chefs de cozinha. Além deles, tem também uma xícara de café gigante em homenagem aos empregados das empresas de café. Mas, certamente é no inverno quando os cedros estão cobertos de neve, e o silencio toma conta do lugar, que o cemitério é mais visitado.

Como chegar: Cemitério de Okunoin.

Para opções de hospedagem perto do Monte Koya, clique aqui.

Cemitério de Waverley, Sydney

Cemitério de Waverley em Sydney na Austrália
Crédito: Tom Bradnock / Flickr

O cemitério de Waverley, inaugurado em 1877, está localizado em Bronte nos subúrbios de Sydney. De fato, ele fica na bela linha costeira que vai de Bondi a Coogee. No entanto, o que mais chama a atenção é a sua linda vista do oceano bem no alto das falésias de Waverley. Definitivamente, este cemitério está em um cenário bem diferente dos cantos sombrios que estamos acostumados a ver em outros cemitérios pelo mundo. Nele é possível encontrar uma grande coleção de monumentos das eras vitoriana e eduardiana.

Sem dúvida, alguns australianos influentes como o poeta Henry Lawson e a escritora Dorothea Mackellar estão enterrados aqui. Assim como 200 veteranos de guerra, incluindo 11 soldados que participaram da guerra civil americana e que emigraram para a Austrália depois da guerra. Por conta disso, o cemitério foi declarado patrimônio mundial em 2016.

Como chegar: Cemitério Waverley

Para opções de hospedagem em Sydney, clique aqui.

 Panteon Viejo Xoxocotlán, Oaxaca

Panteon Viejo Xoxocotlán em Oaxaca no México
Crédito: David Cabrera / Flickr

Panteon Viejo Xoxocotlán, que fica a 15 minutos da cidade de Oaxaca, foi construído por missionários espanhóis no século 16. Certamente, a melhor época para se visitar este cemitério é durante a celebração do Dia dos Mortos no México, no nosso dia de finados, quando o cemitério ganha vida própria e se torna um dos mais belos e festivos cemitérios do mundo.

Além disso, nesse dia, os mexicanos acreditam que seus entes queridos voltam para visitar os vivos. Os moradores da cidade decoram os túmulos com brilhantes flores cempasuchitlsvelas, imagens e comida. Em seguida, as famílias se reúnem em volta dos túmulos para comerem juntos as oferendas, beberem e cantarem durante toda a madrugada.

Como chegar: Panteon Viejo Xoxocotlán.

Para opções de hospedagem em Oaxaca, clique aqui.

Cemitério Nacional de Fort Rosecrans, San Diego

Cemitério Nacional de Fort Rosecrans em San Diego na Califórnia
Crédito: Bluestocking42 / Flickr

O cemitério Nacional de Fort Rosecrans tem uma elegante simplicidade com suas lápides brancas enfileiradas bem similar ao Cemitério Nacional de Arlington na Virginia. No entanto, existe uma diferença, a bela vista para a baía de San Diego. De fato, neste cemitério estão sepultadas mais de 112 mil pessoas mortas em conflitos militares que datam desde os anos 1800, incluindo vários ganhadores de Medalhas de Honra. No entanto, desde maio de 2014, o último espaço vago do cemitério foi tomado e ele não está mais aceitando novos sepultamentos.

Como chegar: Cemitério Nacional de Fort Rosecrans

Para opções de hospedagem em San Diego, clique aqui.

Memorial Neptune Reef, Key Biscayne

Memorial Neptune Reef em Key Biscayne na Flórida
Crédito: nmreef.com / Divulgação

O Memorial Neptune Reef, está localizado a 5 km mar a dentro da costa da cidade de Key Biscayne na Flórida. De fato, ele é conhecido por ser um dos raros cemitérios submarinos do mundo. Além disso, ele é também um dos maiores recifes criados pelo homem com 16 acres de área. Logo que as cinzas das pessoas falecidas são colocadas dentro de esculturas de concreto elas são espalhadas pelo cemitério a 12 metros de profundidade. Aliás, a visitação ao cemitério é gratuita, mas só é possível ir até lá de barco, com várias empresas de mergulho oferecendo excursões até o memorial.

Como chegar: Memorial Neptune Reef – Existem várias lojas de mergulho locais que oferecem viagens regulares para o Memorial. Todas as lojas contratam uma mesma empresa local de barcos de mergulho. A Deco Divers que então sai da Marina de Miami Beach e leva mergulhadores e snorkelers para os recifes nas quartas, sextas, sábados e domingos à tarde. Outras duas opções muito usadas também são a Tarpoon Lagoon , localizado na Marina de Miami Beach assim como a Grove Scuba, localizada em Coconut Grove.

Para opções de hospedagem em Key Biscaine, clique aqui.

Cemitério Mount Royal, Montreal

Cemitério Mount Royal em Montreal no Canadá
Crédito: Guilhem Vellut / Flickr

Fundado em 1852, o cemitério de Mount Royal é conhecido por ser um dos cemitérios rurais mais antigos da América do Norte. Além do seus 165 acres de belos jardins meticulosamente cuidados, ele abriga mais de 100 espécies de árvores.

Além do mas, sua atmosfera pacífica e a linda vista da cidade de Montreal fazem com que suas trilhas sejam um dos locais favoritos dos moradores da cidade para se reunirem, por mais estranho que isso pareça. Aliás, o cemitério disponibiliza guias de áudio para se conhecer as tumbas góticas e vitorianas espalhadas pelo local.

Como chegar: Cemitério Mount Royal.

Para opções de hospedagem em Montreal, clique aqui.

Cemitério Green-Wood, Brooklyn

Cemitério Green Wood no Brooklyn em Nova York
Crédito: David Berkowitz /Flickr

Inaugurado antes do Central Park em 1838, o parque e cemitério de Green-Wood, é certamente um dos mais belos cemitérios americanos e do mundo. Aliás, ele já foi um dos pontos turísticos urbanos mais visitados de Nova York.

O Cemitério é considerado um parque urbano com seus 478 acres de lagos, colinas e mais de 8 mil árvores. Além disso, ele é também uma parada da trilha da Guerra Revolucionária Americana sem mencionar que ele está localizado no ponto natural mais alto do Brooklyn. Ele tem, sem dúvida, uma das maiores coleções de mausoléus e estátuas dos séculos 19 e 20.

Como chegar: Cemitério Green-Wood.

Para opções de hospedagem no Brooklyn, clique aqui.

Cemitério de Punta Arenas, Chile

Cemitério de Punta Arenas no Chile
Crédito: Robert Cutts / Flickr

Localizado na cidade mais ao sul do Chile, o Cemitério de Punta Arenas é oficialmente conhecido como Cemitério Municipal Sara Braun. Ainda mais, o cemitério tem um design diferente com avenidas lineares e tumbas empilhadas de até dois andares de altura.

A capela central hospeda algumas das famílias mais ricas do chile do inicio do século 20. Por exemplo, a pioneira da patagônia Sara Braun, que deu nome ao cemitério. Além disso, seus ciprestes meticulosamente cortados acentuam a serenidade da paisagem e fazem deste um dos cemitérios mais visitados do Chile.

Como chegar: Cemitério de Punta Arenas.

Para opções de hospedagem em Punta Arenas, clique aqui.

Cemitério da Recoleta, Buenos Aires

Cemitério da Recoleta em Buenos Aires na Argentina
Crédito: Liam Quinn / Flickr

Fundado em 1822, o cemitério da Recoleta é uma das mais famosas atrações turísticas da cidade de Buenos Aires. Principalmente pelo fato de ser onde Eva Perón está sepultada, na sua cripta toda em mármore negro. Além disso, ele é conhecido também pelas mais de 70 tumbas que foram declaradas monumentos históricos da cidade.

Aliás, o cemitério possui mais de seis mil tumbas, com alguns dos mais belos projetos em arquitetura funerária. Enfim, eles refletem a era de ouro (1880-1930) da cidade que na época era umas das cidades mais ricas do mundo. Por conta disso, hoje em dia o metro quadrado mais caro da cidade, está localizado dentro do Cemitério da Recoleta. Em seus quase seis hectares estão sepultados heróis da Independência, presidentes da República, militares, cientistas e artistas.

Como chegar: Cemitério da Recoleta.

Para opções de hotéis em Buenos Aires, leia o post que fiz quando viajei pela cidade.

Resolva aqui a sua viagem

4 comentários em “Conheça alguns dos mais belos cemitérios do mundo”

  1. Oi, tudo bem ? gostei do site ! sempre que puder voltarei
    aqui para acompanhar suas publicações. muito bom !
    abraços de toda a equipe do Fatos e Fatos.

    1. Muito obrigado pela visita! volte sempre, visite nossas redes sociais e deixe seus comentários! Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima