Giostra del Saracino de Arezzo

Conheça as festas mais tradicionais da Toscana

Compartilhe:

Não importa quando caem as suas férias ou quando será a sua próxima viagem pela região da Toscana, em cada mês do ano há uma ou mais festas ou celebrações para que você possa mergulhar na cultura e nas tradições italianas.

A Toscana é uma região no centro da Itália. A capital, Florença, abriga algumas das obras de arte e arquitetura renascentistas mais reconhecidas do mundo. Como por exemplo, a estátua de Davi, de Michelangelo, as obras de Botticelli na Galleria degli Uffizi e a Catedral Santa Maria del Fiore, o Duomo. Sua paisagem natural diversificada abrange os montes Apeninos, as praias da ilha de Elba no Mar Tirreno bem como os vinhedos e oliveiras de Chianti.

Carnaval de Viareggio – Fevereiro

No dia 07 de fevereiro de 2021, em Viareggio, terá início o Carnevale di Viareggio, o mais animado da Toscana. Além disso, a partir do dia 30 janeiro e nos dias 7, 11, 14, 16e 20 de fevereiro haverão desfiles de carros alegóricos, que percorrem uma avenida paralela ao mar. Banhada pelo mar mediterrâneo, esta elegante cidade à beira mar é parte da Riviera Italiana. Viareggio pertence à província de Lucca, na Toscana, e está a aproximadamente 110 km de Florença. Sendo sem dúvida, um destes lugares que você deve conhecer principalmente durante o verão europeu. 

Para opções de hospedagem em Viareggio, clique aqui.

Capodanno Medievale – Março

No dia 25 de março em Florença é celebrado o ano novo medieval. Pode parecer estranho, mas no passado o dia 1º de janeiro não era considerado o primeiro dia do ano. Em Florença, por exemplo, o calendário começava em 25 de março, data que o Arcanjo Gabriel teria anunciado a gravidez da Virgem Maria. Essa tradição se manteve do século VII para cá e, por isso, a cidade ainda celebra o chamado Capodanno Medievale com um desfile histórico. Você encontrará as ruas tomadas por pessoas vestidas em trajes renascentistas e lançadores de bandeira.

Para opções de hospedagem em Florença, clique aqui.

Scoppio del Carro – Abril

Uma das mais antigas tradições da cidade de Florença acontece no domingo de Páscoa e reúne na Piazza Duomo não apenas florentinos mas uma multidão de turistas. É o Scoppio del Carro, que significa explosão do carro. Sendo assim uma belíssima queima de fogos de artifício que acontece no domingo após a missa celebrada na Catedral Santa Maria del Fiore.

Durante o evento, um carro alegórico chamado de brindellone, e incendiado e levado até a Piazza del Duomo. Uma vez em frente à igreja, é lançada então uma pomba de mentira para acender o fogo. Os florentinos consideram que, se a tal pomba conseguir acender o fogo, causando a explosão do carro, a cidade terá assim um bom ano. O contrário é sinal de azar. Fica mais fácil de entender assistindo ao vídeo.

Palio del Baluardo – Maio

O Palio del Baluardo é realizado todos os anos, geralmente no terceiro domingo de maio, no bastião chamado Fonte de Genebra. A fonte é a casa dos arqueiros listados como parte do desfile histórico na Via di Belvedere. É uma competição tradicional de tiro com arco ou besta, cujo objetivo é então celebrar uma data histórica para a cidade de Florença. Foi em 16 de maio de 1527 que os florentinos expulsaram a família Médici e proclamaram a república. Mas ela só durou até 12 de agosto de 1530, quando a cidade se rendeu ao cerco das tropas do imperador Carlos V.

Booking.com

Calcio Storico – Junho

Junho é um dos melhores meses para se encontrar em Florença, já que pode ser muito divertido assistir às semifinais do Calcio Storico. Ou então à partida final disputada em 24 de junho, dia da festa do santo padroeiro de Florença, João Batista.

O Calcio Storico Fiorentino é uma combinação de futebol , rúgbi bem como de luta livre, originado na Florença do século 16 e jogado hoje em trajes históricos. As quatro equipes dos bairros históricos da cidade se enfrentam, primeiro em duas semifinais e depois na partida final para determinar assim o vencedor. As quatro equipes são: Santa Croce (azul), Santo Spirito (branco), Santa Maria Novella (vermelha) e San Giovanni (verde).

A Piazza Santa Croce, localizada bem em frente à igreja Santa Croce, sempre foi o lar deste jogo. Conhecido como “ giuoco del calcio fiorentino” ou mais simplesmente como Calcio, que significa “chute” em italiano. O quadrado de pedra é então coberto de terra para “voltar” àqueles tempos em que era apenas um quadrado de terra e recriar o cenário. Claro que hoje em dia também são montadas arquibancadas para que os espectadores possam aproveitar melhor o jogo.

Luminara di San Ranieri – Junho

A  Luminara di San Ranieri acontece todos os anos em Pisa na noite do dia 16 de junho na véspera do dia de São Rainerius, padroeiro da cidade. Todos os anos, cerca de 100.000 velas são então colocadas em molduras de madeira (chamadas de “biancheria”). Elas lembram as formas arquitetônicas de igrejas, palácios e torres ao longo do rio Arno, enquanto muitas velas flutuantes são colocadas nas águas do rio. A noite termina assim com fogos de artifício disparados da Torre da Cidadela e de algumas plataformas flutuantes no rio. 

A tradição da “Luminara” remonta a 25 de março de 1688. Essa foi a data em que a urna com o corpo de Ranieri degli Scaccieri, padroeiro da cidade falecido em 1161, foi então colocada na capela da Catedral de Pisa. A transferência da urna foi a ocasião para uma memorável festa da cidade, a partir da qual, segundo a tradição, teve início assim a “iluminação” trienal.

Para opções de hospedagem em Pisa, clique aqui.

Giostra del Saracino – Junho e Setembro

A Giostra del Saracino é realizada duas vezes por ano, no terceiro sábado de junho bem como no primeiro domingo de setembro, na bela Piazza Grande em Arezzo. As festividades começam uma semana antes, quando os respectivos capitães fazem o juramento e decidem então as eliminatórias dos “giostrai” (cavalheiros) e dos cavalos durante às noites da semana. Na Giostra como é disputada hoje em dia, há oito cavalheiros para os 4 times, que representam assim os 4 bairros da cidade. Os cavalheiros em seus cavalos devem então com a lança de madeira (longa e pontuda) acertar o “buratto” (o saracino) e o seu escudo, local onde ficam marcados os pontos.

Toda a cidade se veste em trajes medievais para recriar a atmosfera do tempo da “antiga” Arezzo, enquanto os vários bairros da cidade desafiam uns aos outros para ganhar a lança de ouro. Arezzo fica a cerca de 90 km ao sul de Florença, sendo facilmente acessível por carro, trem ou ônibus.

Para opções de hospedagem em Arezzo, clique aqui.

Palio di Siena – Julho

Entre os eventos italianos mais populares do mundo, está o Palio di Siena. Esta é uma corrida de cavalos que acontece na icônica Piazza del Campo. Onde logo após três voltas na praça, vence o cavalo que chegar primeiro, independentemente de ter alguém montado nele ou não. A corrida é tão famosa, que dediquei um post só para ela, portanto, saiba mais sobre essa corrida espetacular, neste link.

Para opções de hospedagem em Siena, clique aqui.

Monteriggioni Festa Medievale – Julho

Monteriggioni Festa Medievale é uma das festas medievais mais legais da Toscana. A cidade fica a pouco mais de uma hora de carro de Florença. Mesmo quando não está recebendo o festival, esse pequeno vilarejo é sem dúvida imperdível: construído no topo de um monte, cercado por muralhas, ele servia como posto militar que defendia Siena das invasões fiorentinas. Em 2020, a 30ª edição da festa aconteceria nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de julho.

Durante dois finais de semana seguidos, os moradores recriam assim o ambiente e a atmosfera de uma aldeia medieval do século 13, época da fundação de Monteriggioni. O capricho é tamanho que as barracas só servem alimentos da época, água e vinho, e além disso, para comprar os produtos você deve trocar o dinheiro normal por réplicas da antiga moeda local.

Durante a festa, as ruas se enchem de pessoas fantasiadas. Por exemplo, temos os artesões, que ficam em barracas produzindo artefatos à moda antiga, que você pode comprar e levar para casa. Além do mas, há peças de couro, objetos de madeira entalhada, acessórios de ferro, etc. O grande diferencial, no entanto, são as diferentes atrações ao longo do festival. A programação varia a cada ano, mas costuma incluir desde grupos de dança, bandas de tambores e peças de teatro até incríveis simulações de assalto ao castelo, espetáculos de falcoaria e cortejos.

Para opções de hospedagem em Monteriggioni, clique aqui.

Aliás, estas são apenas algumas das muitas festas que acontecem durante o solstício de verão no hemisfério norte, saiba um pouco mais sobre elas e outras festas que acontecem durante o solstício neste link, descubra também as mais belas cidades da Toscana ou conheça outros EVENTOS PELO MUNDO.

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima