Cena de O Conto da Aia

Conheça as locações do seriado The Handmaid’s Tale

Compartilhe:

Se você quer uma prova da supremacia cultural da televisão nos últimos anos, não procure mais, veja a adaptação do romance de The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia) de Margaret Atwood. Assim como aconteceu com Game of Thrones, já televisão está muito à frente, com a terceira temporada da adaptação hipnotizante e premiada da HBO já se aventurando muito além de seu material de origem. Além do mas, a quarta temporada, que provavelmente irá ao ar em 2021, deverá ir ainda mais longe finalizando a série.

Ao contrário da fantasia de George RR Martin, no entanto, este romance de 1985 sobre um futuro distópico que se passa nos Estados Unidos controlado por fundamentalistas cristãos não parecia ter sido feito para a TV. Foi preciso uma equipe de redação e arte determinadas e também uma equipe de locação inteligente, para conjurar o visual alternativo em um futuro próximo. Tão bom, de fato, que até inspirou a própria Atwood a retornar à sua criação. E assim, escrever uma sequência intitulada The Testaments , publicada em setembro de 2019.

Sobre as Locações

Para reproduzir a visão de pesadelo da cidade de Massachusetts, a produção foi para Toronto no Canadá. Conhecida como a ‘Hollywood do Norte’, a cidade há muito vem se tornando cada vez mais uma alternativa barata para filmar nos EUA. Mas ultimamente elá tem sido o local para uma classe superior de filmes, que vão desde Room até o premiado The Shape of Water. Além disso, ainda serviu de locação para outras séries de prestígio como Orphan Black, Deuses Americanos e outra adaptação de Atwood, a série Alias ​​Grace

Aliás, para os fãs da séria The Handmaid’s Tale, o fato de a série utilizar Toronto como locação é uma grande ironia. Já que tanto na série quanto no livro, Toronto é o local de encontro de refugiados e fugitivos do estado de Gileade.

A casa dos Waterfords – Hamilton, Ontário

Casa dos Waterford em Hamilton
Crédito: Cenários de Handmaid’s Tale

Localizada na beira oeste do Lago Ontário, a apenas uma hora de Toronto, Hamilton vem conquistando cada vez mais turistas amantes da natureza. Aliás, Hamilton é a quarta cidade mais populosa da província e a décima mais populosa do país. Os locais usados ​​dividem-se principalmente em subúrbio e cidade, com o último filmado em duas pequenas cidades próximas a Toronto. 

Em Hamilton fica a casa onde Offred (Elisabeth Moss) está trabalhando para o comandante Waterford (Joseph Fiennes) e sua esposa Serena (Yvonne Strahovski). A mansão de tijolos vermelhos fica na esquina da Bay S com a Aberdeen Street, em Hamilton. Mas teve que ser ampliada para o show, com a adição das proibitivas grades pretas e a garagem onde mora o motorista Nick (Max Minghella). Além disso, a impressionante cerimônia e sala de reuniões, usada em vários episódios, usou como locação a câmara do conselho do Scottish Rite Club também em Hamilton.

Para opções de hospedagem em Hamilton, clique aqui.

Paredão de Enforcamentos – Cambridge, Ontário

Ruas de Cambridge em O Conto da Aia
Crédito: Mill Race ruins in Galt, Ontario – Wikimedia Commons

Na maioria das vezes as ruas ao redor da casa dos Waterford utilizaram a cidade de Cambridge como locação. Além disso, é feito um uso mais intenso do bairro de Galt , uma área cujo sucesso industrial do século XIX se reflete em sua arquitetura. Incluindo assim as lojas da Main Street e o passeio ribeirinho no Mill Race Park, onde vemos os corpos pendurados dos supostos criminosos.

Para opções de hospedagem em Cambridge, clique aqui.

Red Centre – Toronto, Ontário

Treinamento das Aias na segunda temporada
Crédito: The Rachel and Leah Center | The Handmaid’s Tale Wiki | Fandom

A cidade de Toronto abriga os estabelecimentos municipais do seriado bem como muitas de suas áreas administrativas. O Red Centre, onde Offred é treinada como criada, é a Igreja de St Aidan na área de The Beaches, às margens do lago Ontário. No entanto, as cenas que acontecem no exterior do Red Centre usaram como locação um pátio interno do Wycliffe College, localizado no campus central da Universidade de Toronto St. Aliás, este local também apareceu na série Locke and Key como a como a escola secundária das crianças.

Outras locações em Toronto

Prefeitura de Toronto
Crédito: Conor Samuel / Unsplash

O banquete da 1ª temporada, onde os filhos de Gileade são exibidos para visitantes estrangeiros, foi filmado no Fairmount Royal York Hotel, construído nos anos 20. O teto pintado a óleo do salão de baile que vemos somente sem compara em beleza com a sua impressionante sala de concertos.

Outra locação em Toronto é a casa onde vemos um ritual de nascimento de Gileade na primeira temporada. Embora os interiores tenham sido filmados no set, a parte externa de uma mansão do bairro de Park Lane Circle foi usada para a locação da residência.

O design dos anos 60 da prefeitura da cidade aparece como outra locação importante da série. Já a cena que uma criada rouba um carro e morre a tiros, aconteceu na Ontário Square, que fica à beira do lago Ontário. Outras cenas que relembram a época anterior a criação de Gilead, principalmente na primeira temporada, também utilizou como locação o centro da cidade. Como por exemplo, no episódio 3, que mostra Offred correndo pela passagem subterrânea de concreto na De Grassi Street e trabalhando em um escritório da Wellington Street. E na segunda temporada, o campus da Universidade de Toronto em Missisauga serve como locação para o Tyburn College, onde Ofglen (Alexis Bledel) trabalha como professora.

Por fim, a sede dos Olhos (Eyes) no episódio 8 da 1ª temporada é o Beanfield Centre no Automotive Building, no Exhibition Place em Toronto. Esse prédio histórico também apareceu no sexto episódio da 3ª temporada.

Ritual da Particicução – Oakville, Ontário

Ritual de O Conto da Aia feito no Coronation Park
Crédito: The Handmaid’s Tale – Puro Pop

O Coronation Park em Oakville, nos limites de Toronto, é um raro espaço aberto que aparece no seriado. É aqui que então vemos as criadas soltarem todo o seu ódio contido contra um estuprador no ritual da Particicução, garantindo que isso seja tão claustrofóbico quanto qualquer outra cena. 

Para opções de hospedagem em Oakville, clique aqui.

As colônias – Uxbridge, Ontário

As colônias em O Conto da Aia
Crédito: Colônias – The Handmaid’s Tale Brasil (handmaidsbrasil.com)

Na segunda temporada, há mais locações saídas de um pesadelo distópico quando conhecemos as colônias com Ofglen. Aliás, os terrenos radioativos onde ela e as outras ‘mulheres sem trabalho’ utilizaram como locação uma pedreira em Uxbridge, que fica a 80 quilômetros ao norte de Toronto, complementada com canos que liberavam nuvens de vapor.

Delegação de Gilead – Toronto, Canadá

Interior do Allan Gardens Conservatory.
Crédito: Allan Gardens – City of Toronto

No episódio 9 da segunda temporada, a delegação da Gilead passa pela University Ave em Toronto. O hotel onde Serena e Fred se hospedam em Toronto era composto por vários locais: o bar (e parece que o quarto também) fica no Ritz-Carlton na 181 Wellington St W. O lobby com piso com padrões intrincados é do Hotel X, à beira-mar do Lago Ontário, no centro da cidade. A entrada externa, onde os manifestantes se reúnem, é o Hilton Toronto, na 145 Richmond St.

Também no episódio 9, “Smart Power”, a estufa está localizada no Allan Gardens Conservatory, no Garden District de Toronto.

Casa do Comandante Lawrence – Saint George, Ontário

A casa do Comandante Lawrence, onde Emily termina na segunda temporada, é a histórica mansão Sunnyside, localizada na 13 Main Street South em Saint George, Ontário.

Outras Locações que merecem destaque

O Conservatório da Casa Loma
Crédito: Handmaid’s Tale | Film Locations (movie-locations.com)

No episódio 7 da terceira temporada, os Waterfords dançam tango sob a cúpula de vitral do Conservatório da Casa Loma. Que, aliás, também foi usada como locação da Mansão Xavier em X-Men, o filme. Já o jantar da tia Lydia na cena de flashback do episódio oito, “Unfit”, acontece na Tenda do Sultão e no Café Moroc. Este restaurante franco-marroquino está localizado na 49 Front St East, na parte antiga de Toronto.

A casa da fazenda da Sra. Keyes (interpretada pela jovem atriz Mckenna Grace) que aparece no ínicio da quarta temporada é a fazenda histórica de Scotsdale em Georgetown. Esta propriedade de 531 acres, inclui uma área com edifícios históricos e celeiros, campos de feno ondulados e a Escarpa do Niágara, uma Reserva Mundial da Biosfera designada pela UNESCO.

Além disso, a casa de June, Luke e Moira está localizada em 11 William Street em Weston, Toronto. E por fim, no oitavo episódio da quarta temporada, “Motherland”, a ilha de New Bethlehem em Gilead é a comunidade de Crystal Beach, na margem nordeste do Lago Erie.

HOSPEDAGEM

Booking.com

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima