Vista da paisagem de Wadi Rum

Conheça o Wadi Rum o deserto mais famoso do cinema

Compartilhe:

Wadi Rum, também conhecido como Vale da Lua, é uma paisagem deslumbrante localizada no sul da Jordânia, próxima à fronteira com a Arábia Saudita. Com sua beleza natural única e história fascinante, Wadi Rum é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que visitam a Jordânia. A região é conhecida por suas formações rochosas impressionantes, que foram esculpidas ao longo de milhares de anos pela ação do vento e da água, criando uma paisagem desértica de tirar o fôlego.

Além disso, Wadi Rum também tem um papel importante na história da Jordânia, sendo o lar ancestral dos beduínos que habitam a região há mais de 2.000 anos. Hoje em dia, muitos deles ainda vivem em acampamentos beduínos espalhados pela área, compartilhando sua cultura e hospitalidade com os visitantes. Para os viajantes que buscam uma experiência única e autêntica, Wadi Rum é um destino imperdível.

Vista Panorâmica de Wadi Rum
Crédito: Nico Caramella

Se você, recentemente, viu o novo filme de John Wick ou o filme Duna, de Denis Villeneuve, pode achar que o planeta fictício de Arrakis ou o deserto do Marrocos parecem um pouco familiar. Isso porque na verdade é uma das locações de filmagem mais popular da Jordânia. John Wick 4 e Duna são apenas alguns dos mais recentes filmes rodados no país, especificamente em Wadi Rum. Quantos filmes você acha que já foram filmados por lá? 

Mas antes de entrarmos na lista de filmes, conheça um pouco mais sobre o Wadi Rum no site oficial.

O que é Wadi Rum?

Wadi Rum conhecido também como o Vale da Lua, é um vale escavado na rocha de arenito e granito no sul da Jordânia, perto da fronteira com a Arábia Saudita e cerca de 60 km a leste da cidade de Aqaba. Com uma área de 720 km² é o maior wadi (vale desértico) da Jordânia. Aliás, várias civilizações pré-históricas deixaram petróglifos, inscrições rupestres e ruínas por todo o vale. Hoje é uma atração turística, oferecendo passeios guiados, caminhadas e escaladas. A Área Protegida de Wadi Rum é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2011.

Inscrições rupestres encontradas em Wadi Rum
Crédito: Maureen

Além disso, o Wadi Rum é uma área protegida e uma reserva natural que fica localizada ao sul da Jordânia. Há quem diga que a região não tem a beleza de Petra, em Wadi Musa. No entanto, suas dramáticas formações rochosas de arenito e granito e suas amplas planícies arenosas tornaram-no um local de filmagem icônico. Se tornando assim um dos mais visitados da Jordânia.

Como chegar em Wadi Rum?

De Amã

Duração: 5 horas por transfer privado; 6-8 horas de ônibus

Leva cerca de quatro horas de carro para percorrer as 201 milhas (324 km) entre Amã e Wadi Rum. Ir de carro com um motorista particular é o modo de transporte mais rápido e preferido, e também é uma bela viagem pela famosa Desert Highway da Jordânia. Esta autoestrada é bem sinalizada e tem muitos lugares para parar para comer, abastecer seu carro ou comprar algumas lembranças.

Mas se você optar por um ônibus, isso exigirá mais planejamento e tempo, pois não há rota direta de Amã. No entanto, os ônibus turísticos JETT operam a partir de várias estações da cidade e valem a pena aproveitar as comodidades confortáveis oferecidas a bordo. Eles vão levá-lo até a cidade de Aqaba ou Wadi Musa (Petra). De qualquer um desses locais, você terá que mudar para táxi ou micro-ônibus para completar sua jornada até Wadi Rum.

De Petra

Duração: 1,5 horas por transfer privado; 2,5 horas de ônibus

Para viajar as 65 milhas (104 km) entre Petra e Wadi Rum, o transfer privado é a opção mais popular. A viagem para o sul até Wadi Rum é uma mistura de paisagens cênicas e muito vento pelas modernas Kings Highway e Desert Highway.

Alugar um carro oferece flexibilidade, e dirigir no sul da Jordânia é bastante simples para os viajantes – a maioria dos sinais tem traduções para o inglês. Se você não estiver com um horário fixo, há muito para ver, por esses caminhos cênicos da Jordânia. Os micro-ônibus públicos são a opção menos conveniente – eles são frequentes, mas você terá que lidar com multidões, horários e esperas.

De Aqaba

Duração: 2 horas por transfer privado; 3 horas de ônibus

Wadi Rum Village e o centro da cidade de Aqaba e estão a cerca de 45 milhas (70 km) de distância um do outro. A melhor maneira de viajar entre os dois destinos é de carro com motorista particular, e a viagem levará pouco mais de uma hora. A rota começa na Aqaba Highway e rapidamente se funde com a Desert Highway, que o levará até Wadi Rum.

Se você estiver interessado em ir de táxi, encontrar um em Aqaba não deve ser um problema. Mas lembre-se que você precisará garantir um táxi para sua viagem de volta, seja organizando diretamente com um motorista ou com a assistência de seu acampamento ou grupo de turismo em Wadi Rum.

Se você quiser confiar na opção mais barata de transporte público, existem ônibus diários que partem para Wadi Rum. Tenha em mente que esta é uma rota popular, portanto eles podem ficar lotados de turistas e moradores locais rapidamente.

Qual a melhor época para visitar Wadi Rum?

Depende de quanto calor e sol você gosta. Para a maioria das pessoas, a primavera e o outono são as melhores épocas para visitar Wadi Rum. Entre março e maio e entre setembro e novembro, você experimentará dias quentes, sem sol forte e com muito sol (12 horas por dia em média).

Você certamente pode visitar Wadi Rum durante as outras estações, mas é potencialmente muito quente durante os dias de verão e quase congelante durante as noites de inverno.

O clima no vale é agradável o ano todo: as temperaturas diurnas variam de uma média de 10°C (50°F) no inverno (novembro a fevereiro) a 35°C (95°F) no verão (junho a setembro). As baixas médias noturnas são aproximadamente 10 graus (Celsius) mais frias do que durante o dia.

Onde se hospedar em Wadi Rum?

Ao planejar sua viagem para Wadi Rum, você logo perceberá que há muitas opções de lugares para ficar. A maioria deles é chamada de “Acampamentos” e está permanentemente localizada em partes de Wadi Rum (em vez dos acampamentos beduínos nômades mais tradicionais). Existem várias dezenas de acampamentos em Wadi Rum e alguns são especializados em diferentes atividades ou experiências. 

Martian Domes em Wadi Rum
Crédito: Sam Amil

Para escolher um, recomendo comparar as propriedades e ler as avaliações online. Um dos mais conhecidos é o Sun City Camp, eles ficaram famosos por instalar “Martian Domes” nos quais você pode dormir e curtir essa forme diferente de hospedagem. Você pode encontrar outras opções de hospedagem abaixo:

Booking.com

O que fazer em Wadi Rum?

Como já mencionei, há muitos pontos turísticos para ver e coisas para fazer quando se viaja para o vale. A atividade mais comum é fazer um passeio – de 4×4/Jipe ou Camelo (ou ambos se tiver tempo!). Um guia local mostrará as famosas formações e áreas de Wadi Rum ao longo de algumas horas; alguns também incluem nascer ou pôr do sol para tornar a experiência mais sobrenatural. Aqui estão os melhores passeios de jipe, se você precisar de dicas para escolher um.

Caminhada e escalada em Wadi Rum, vista do alto
Crédito: Miriam Mezzera

Mas você também pode fazer caminhadas , tentar escalar rochas , desfrutar de experiências culinárias (como o jantar beduíno Zarb) e observar as estrelas . Este último é um dos mais procurados pelos visitante, pois praticamente não há poluição luminosa em Wadi Rum e você terá uma vista verdadeiramente incrível do céu noturno. Além disso, você pode ver alguns dos mais de 20.000 petróglifos, ruínas e inscrições pré-históricas, principalmente tamúdicos, que podem ser encontrados nas rochas nos mais de 150 sítios arqueológicos que foram descobertos pelo vale.

Para saber mais sobre como planejar sua visita, confira o Guia Definitivo de Wadi Rum do kimmim.com

Quais filmes foram filmados em Wadi Rum?

Duna (2021)
Set de Duna em Wadi Rum na Jordânia
Crédito: Chiabella James/Warner Bros

Arrakis é descrito no livro de Frank Herbert como “um deserto inóspito e pouco povoado ”. Estima-se que Wadi Rum, em contraste, tenha sido o lar de seres humanos com evidências de cultura e linguagem por mais de 12.000 anos.

Como no planeta onde ocorre grande parte do filme Duna, Wadi Rum é mais do que é visível somente em sua superfície. Há um drama e uma paixão perceptível como pano de fundo para histórias de luta pela sobrevivência dos seres humanos. Assim como eles prosperaram, muitas vezes, contra todas as probabilidades nos ambientes mais inóspitos.

O desenhista de produção Patrice Vermette disse ao The New York Times: “Existe uma coisa que bate em você – você fica emocionado com a magnitude. Foi uma experiência espiritualmente incrível apenas estar lá.” Além disso, a estrela Jason Momoa disse ao Visit Jordan: “Ir para a Jordânia foi um momento monumental na minha vida. Nunca vi um deserto assim. Sou alpinista, nunca vi rochas assim.”

Perdido em Marte (2015) 
Set de filmagem de Perdido em Marte em Wadi Rum
Crédito: Aidan Monaghan

Se você já esteveem Wadi Rum, pode pensar que este é um dos locais de filmagem mais óbvios da história do cinema. Mas o vale e o deserto são, no filme, um personagem em si. A atuação de Matt Damon no filme é excelente, mas Wadi Rum é a melhor representação de Marte que temos na Terra. Portanto, como local de filmagem, ele o transporta completamente para a história.

Eu li que Matt Damon esteve no local para filmagens por apenas 8 dias em 2014. Além disso, o Museu Real do Automóvel da Jordânia, em Amã, agora exibe um dos rovers usados ​​durante as filmagens.

Prometeus (2012)
Cena do filme Prometheus rodada em Wadi Rum
Crédito: 20th Century Fox

O drama de ficção científica do diretor Ridley Scott levou 4 anos para ser produzido e teve um orçamento de mais de US$ 120 milhões. As paisagens icônicas de Wadi Rum são um personagem significativo no filme, embora use mais de 1.000 tomadas CGI. Scott já foi citado como tendo dito que as telas verdes foram usadas apenas 6 vezes durante as filmagens. No entanto, sua gradação de cores do filme muda significativamente a aparência de Wadi Rum, de modo que difere drasticamente da aparência que tem em outros filmes desta lista.

Transformers – A Vingança dos Derrotados (2009)
Cena de Transformers filmadas no vale da Jordânia
Crédito: Paramount Pictures

O enredo do filme faz você acreditar que está vendo o Egito, mas na verdade você está olhando para Wadi Rum. Além disso, outras filmagens adicionais para o filme pela Jordânia ocorreram em Petra e Al Salt.

Rogue One: Guerra nas Estrelas (2016)
A cidade de Jedha em Rogue One usou as paisagens desérticas como sua locação
Crédito: Star Wars Places

Rogue One usou como locações para as suas filmagens alguns dos lugares mais deslumbrantes do mundo, incluindo as Maldivas, Islândia e Wadi Rum na Jordânia. Este último representava Jedha, uma lua desértica que orbita o planeta de NaJedha, onde há uma cidade murada em cima de uma colina. Mas não é tão óbvio perceber que é Wadi Rum por conta das adições feitas por computação gráfica.

Guerra nas Estrelas: A Ascensão Skywalker (2019)
Cena de Ascensão Skywalker filmada em Wadi Rum
Crédito: Vanity Fair

A Ascensão Skywalker foi o segundo filme de Guerra nas Estrelas a ser filmado em Wadi Rum também é aquele em que Jordânia foi o cenário mais usado fora dos estúdios de cinema. A localização épica do deserto é o planeta fictício Pasaana, que serve como ponto de partida para o enredo do filme. Com o deserto de Wadi Rum como destaque em Ascensão Skywalker, os atores e cineastas precisaram ficar no Reino da Jordânia por um mês durante as filmagens.

Alladin (2019)
Cena de Alladin da Disney filmada no vale da Jordânia
Crédito: Daniel Smith / Disney

Mas nem todas as cenas em Aladdin são virtuais. Para as muitas cenas que acontecem no deserto aberto, uma unidade foi reunida no vale Wadi Rum. De acordo com o The Location Guide, a equipe desta unidade era cerca de 50% de profissionais locais, já que a popularidade do Wadi Rum em Hollywood garantiu que o governo e os beduínos locais conhecessem todos os meandros de trabalhar com estúdios de cinema americanos.

Lawrence da Arábia (1962)

Se você assistiu a este filme inteiro mais de uma vez na vida, merece uma medalha. As locações do filme geralmente roubam o show que, de outra forma, pode ser lento e penoso. Ao longo dos anos o filme teve várias críticas pela forma como retrata o povo árabe. Peter O’Toole retrata o tenente britânico TE Lawrence em uma história não factual sobre eventos que ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial. Aliás, o Wadi Rum, usado para retratar locais que vão da Síria ao Sinai, teve filmagens complementares no Marrocos e, posteriormente, na Espanha.

Antes de Perdido em Marte, Lawrence da Arábia foi um dos filmes mais conhecidos já filmados em Wadi Rum. Em Petra, você encontrará à venda lembranças promovendo o filme, além de algumas para Indiana Jones, que usou como cenário as paisagens de Wadi Musa.

Menções honrosas

Os Últimos Dias em Marte (2013), Planeta Vermelho (2000), Missão a Marte (2000) e Paixão no Deserto (2014), Moon Knight (2022) seriado da Marvel Studios.

Eu perdi algum? Você conhece mais filmes filmados em Wadi Rum?

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima