Em 24 de janeiro de 2019 aconteceu a 91ª cerimônia do Oscar. Organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a festa premiou os melhores atores, técnicos bem como os filmes de 2018, no Teatro Dolby em Los Angeles, Califórnia.
Aliás, como bom cinéfilo que sou adoro acompanhar a premiação e depois procurar as locações dos filmes que mais gosto para servir de inspiração para próximas viagens. E assim como faço todo o ano desde 2016, segue abaixo uma lista das loações dos indicados ao Oscar de 2019.
A Star is Born – Nasce uma Estrela
O drama musical que concorre a melhor filme no Oscar 2019, segue a jornada de Gaga, Ally, uma cantora talentosa, mas que luta para o estrelato depois de ter sido descoberta se apresentando em um show da estrela do rock Jackson Maine, interpretado por Bradley Cooper. O filme é cheio de altos e baixos dramáticos, o que não é de surpreender se você já viu alguma das quatro versões anteriores da história. Além disso, são nas paisagens idílicas da Califórnia, onde a história se passa.
Especificamente em Palm Springs e Coachella Valley, dois locais onde as cenas de concerto do filme foram então filmadas. A produção é imersiva e elétrica e nos faz assim querer participar de todos os festivais de música da Califórnia. Além disso, os vales áridos e banhados pelo sol pelos quais o casal viaja da motocicleta a partir de Jackson são oníricos.
Aliás, a fotografia principal do filme realmente aconteceu no Coachella em 2017, na frente da multidão que participava do festival. Lady Gaga, que interpreta Ally, era então a atração principal do festival da Califórnia, que acontece em dois fins de semana consecutivos em abril. As filmagens ocorreram durante a semana intermediária, e Gaga convidou os fãs a se vestirem de maneira country.
Já no festival de Glastonbury, as filmagens ocorreram durante o festival real, durante quatro minutos do set de Kris Kristofferson. Outras cenas de concertos foram filmadas em Los Angeles em lugares como o Teatro Grego, Regent Theatre, The Virgil e The Forum. Durante a temporada de premiação, foi possível ver uma réplica do outdoor da Ally em Los Angeles, em frente ao Chateau Marmont, assim como no filme, que a Warner Bros. publicou em homenagem ao Oscar.
Para opções de hospedagem em Los Angeles, clique aqui.
The Favorite – A Favorita
A Favorita, filme ambientado na então Inglaterra do século XVIII , segue a vida de uma rainha frágil interpretada por Olivia Colman, que se torna o centro de um triângulo amoroso com sua amiga Sarah (Rachael Weisz) e uma criada (Emma Stone).
As filmagens desse concorrente ao Oscar em 2019 aconteceram no Reino Unido. Algumas cenas foram filmadas no Hampton Court Palace em Molesley e Oxford. Além disso, a maioria das cenas internas e externas utilizaram a casa de campo palaciana Hatfield House em Hertfordshire. Cheia de corredores escuros, lareiras enormes, camas de dossel, uma rainha frágil e coelhos, a Hatfield House é simultaneamente fria e acolhedora.
Quanto à escolha do local, o diretor Yorgos Lanthimos disse à Kodak : “Desde o começo, eu tinha essa imagem desses personagens solitários em grandes espaços”. Aliás, você pode visitar os dois palácios. Além do mas, em Hampton Court Palace ainda tem um exibição de figurinos do filme até março. Mais figurinos estão em exibição no Palácio de Kensington , que é onde muitos dos eventos históricos do filme ocorreram, embora A Favorita não utilizou o palácio como locação.
Para opções de hospedagem em Londres e para conhecer um pouco mais sobre o Reino Unido, leia esse post que fiz sobre a minha viagem a esse incrível país.
Black Panther – Pantera Negra
A cidade fictícia de Wakanda, certamente é o principal destino de filmes do ano. Filmada em parte nas Cataratas do Iguaçu , a metrópole do filme é um oásis ainda não contaminado pelos perigos do mundo exterior. As cenas nas Cataratas do Iguaçu são impressionantes, e foram feitas em uma área que contém 275 cachoeiras.
O inovador filme Pantera Negra é o primeiro filme de super-herói indicado para Melhor Filme no Oscar de 2019. O filme segue T’Challa, o Pantera Negra, quando ele assume o trono de Wakanda bem como o conflito resultante com o antagonista Killmonger, que quer acabar com o isolacionismo da nação. Enquanto você não pode visitar a nação fictícia da África , ainda pode conferir alguns dos locais de filmagem do mundo real.
Geralmente, os filmes da Marvel usam locais em todo o mundo para adicionar toques de realidade ao universo dos super-heróis. Sem dúvida, uma das cenas mais épicas do filme acontece no início do filme. Elas envolvem muitos dos personagens principais, como T’Challa, Okoye e Ulysses Klaus e foram filmadas em Busan, na Coréia do Sul . Os personagens andam pelas ruas de Busan, passando pelos mercados, e a cena culmina então em uma perseguição de carros por suas estradas, proporcionando uma boa visão da cidade por um ângulo interessante.
Várias locações africanas reais serviram de inspiração para as paisagens de Wakanda . Onde usaram imagens aéreas reais da África do Sul , Zâmbia e Uganda para criá-las. Outra belíssima locação usada no filme para tornar Wakanda ainda mais impressionante foram as Cataratas do Iguaçu no Brasil. Foram elas que serviram de pano de fundo para o local onde acontece o ritual de coroação de T’Challa para se tornar o próximo rei.
Para opções de hospedagem em Foz do Iguaçu, clique aqui. Para Busan, clique neste link.
Roma
Alfonso Cuaron, diretor do filme, sempre se destacou na criação de mundos e lugares. E seu mais novo filme, Roma , não é exceção. Desde sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos maiores elogios dos críticos é sobre o forte senso de lugar (embora a história acontece no início dos anos 1970). Esse lugar é a Cidade do México, um destino vibrante, cultural e cosmopolita. Ao mesmo tempo, ela pode ser distinta e íntima.
Recomendamos uma viagem na primavera ou no outono, quando você pode apreciar confortavelmente locais como o Templo Mayor, as ruínas do antigo império asteca, bem como pegar o mundialmente famoso Ballet Folclórico do México. Como a cidade também é uma capital culinária de longa data, você não terá problemas para encontrar um local que te satisfaça, seja um taco noturno ou um jantar comemorativo de frutos do mar.
Par opções de hospedagem na Cidade do México, clique aqui.
Green Book – O Guia
Situado no sul dos Estados Unidos na década de 1960, o Green Book é a história verdadeira da amizade do pai do co-escritor Nick Vallelonga com o pianista afro-americano Don Shirley. O pai de Vallelonga era um segurança ítalo-americano no clube Copacabana. Quando o clube foi fechado para reformas, ele se tornou motorista e guarda-costas do músico. Portanto, como Shirley precisava de um motorista para sua turnê de oito semanas, o filme se passa em uma infinidade de locais, como Nova York, Memphis e Nova Orleans .
Enquanto os personagens percorreram partes dos EUA, o elenco e a equipe do filme não, pois todas as locações eram na Louisiana. Somente filmaram um dia em Nova York, onde foram feitas algumas cenas de condução e fotos externas específicas. Os locais em Nova Orleans serviram como locais de Nova York, como o International House Hostel e o Carver Theatre para cenas do clube Copacabana. E a Sigle’s Antiques sendo usadas como uma loja de penhores.
Aliás, o filme também parou em muitos dos teatros históricos de Nova Orleans para filmar cenas das muitas apresentações de Shirley, como os teatros Orpheum e Saenger . Eles também usaram uma variedade de restaurantes, graças ao grande apetite de Vallelonga, que foram filmados em restaurantes da vida real da Louisiana, como o Clover Grill em Nova Orleans e o Fast Foods de Miss Anne em Amite. Saiba um pouco mais sobre as festividades em Nova Orleans, neste link.
Para opções de hospedagem em Nova Orleans, clique aqui. Para Memphis, clique neste link.
Bohemian Rhapsody
Esse filme biográfico bem musical também concorre a Melhor Filme no Oscar 2019. O filme é sobre a banda britânica Queen, Bohemian Rhapsody, segue a vida do vocalista Freddie Mercury. Começa com a entrada de Mercury na banda e segue a história do Queen até a apresentação do Live Aid em 1985. O próprio evento do Live Aid ocorreu no Estádio de Wembley, no Reino Unido, mas não foi possível filmar lá. Em vez disso, a equipe recriou o palco no Bovingdon Airfield, em Hemel Hempstead.
Enquanto o filme se passa em Londres, Nova York e Amsterdã, a maioria das locações estavam no Reino Unido . Algumas cenas em Londres não puderam ser filmadas nos locais reais, como a faculdade que Mercury frequentou, a Ealing Arts, que foi filmada na Old Town Hall em Bromley. Partes de Camden, Lewisham, Kingston, Brentford e Haringey também serviram de locais de filmagem em várias cenas de Londres.
Outros lugares em Londres foram redesenhados para serem locais de Nova York e Amsterdã. Como uma loja de sapatos em Southwark, que virou uma loja de discos em Amsterdã. E a Union Street substituindo a infame rua de Nova York, onde Mercury expulsou seu gerente de uma limusine. As cenas em torno da última residência de Mercury, Garden Lodge, em Kensington, foram filmadas em uma residência particular na Ashcombe Avenue, em Surrey.
Para opções de hospedagem em Nova York, clique aqui. Para Amsterdã, clique neste link.
Vice
Vice é outra cinebiografia que entrou na lista de indicações para Melhor Filme no Oscar 2019. Também uma mistura de comédia e drama, o filme é narrado por Kurt, um veterano das guerras no Iraque e no Afeganistão. O filme é sobre o ex-vice-presidente dos EUA Dick Cheney e sua busca para se tornar o vice-presidente mais poderoso da história. As cenas do filme acontecem por todo o lado, de Washington, DC , Wyoming e Oriente Médio . É claro que você pode visitar a Casa Branca real , mas você precisar marcar o tour com muita antecedência.
Para opções de hospedagem em Washington, clique aqui.
BlackKkKlansman – Infiltrado na Klan
O último filme de Spike Lee segue a história real de Ron Stallworth, um detetive afro-americano que se infiltrou na Ku Klux Klan. Situada na Colorado Springs , nos anos 70. Grande parte da ação de BlacKkKlansman ocorre em ambientes fechados e filmadas então no estúdio de Lee.
Algumas cenas internas usaram como locação a cidade natal de Lee, no Brooklyn, como o apartamento de Stallworth e a reunião de iniciação da KKK. Porém, existem várias cenas externas, que por motivos orçamentários, foram filmadas em Ossining, Nova York , e não em Colorado Springs. Outros exteriores residenciais vieram de Ossining também, incluindo algumas casas não renovadas ao longo dos anos.
Deixe nos comentários qual desses é o seu filme favorito e se você já conheceu alguma dessas locações. Aproveite e leia também nosso post sobre as locações dos concorrentes ao Oscar de 2017 e ao Oscar de 2018.