Imagine a emoção de assistir um jogo de vôlei de praia aos pés da Torre Eiffel, um jogo de basquete na Place de la Concorde ou hipismo no Palácio de Versailles. Realmente parece inacreditável mas é a realidade dos Jogos Olímpicos de Paris, que prometem ser uma das edições mais memoráveis da história.
Para os amantes de viagens, essa é uma chance imperdível de conhecer Paris de um jeito totalmente novo. Imaginem combinar a adrenalina das competições com a imersão em uma das cidades mais charmosas do mundo. Sem dúvida essa é uma oportunidade de fazer um roteiro inesquecível para quem busca experiências únicas e autênticas.
Mais do que competições esportivas, Paris 2024 será, certamente, uma celebração da cultura, da história e da beleza da França. Um momento único para vivenciar a emoção dos Jogos Olímpicos em cenários que são verdadeiras obras de arte.
TORRE EIFFEL, PARIS
A Cidade Luz vai se transformar em um palco grandioso para as disputas que ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, utilizando seus pontos turísticos mais icônicos como cenários de tirar o fôlego. Assim sendo, a Torre Eiffel, que foi pintada de dourado para os Jogos Olímpicos, será testemunha das maratonas, marchas atléticas, triatlos e, claro, do vibrante vôlei de praia, com sua quadra montada no Champ de Mars.
CHAMP DE MARS, PARIS
Analogamente, a poucos passos do Campo de Marte, no Hôtel des Invalides, as competições de tiro com arco acontecerão. As provas de natação em águas abertas estão previstas para acontecer no Rio Sena, todavia o rio enfrenta desafios no quesito qualidade de água em testes recentes.
PLACE DE LA CONCORDE, PARIS
O prestigioso Grand Palais, em uma das pontas da avenida Champs-Élysées, sediará as competições de esgrima e taekwondo. Enquanto isso, a 10 minutos de caminhada, a Place de La Concorde se transformará em uma arena temporária para o basquete 3×3, skate (street e park), bmx freestyle e breakdance, a nova modalidade olímpica de Paris-2024.
ROLAND GARROS, PARIS
Outras localidades, embora fora do centro, são de fácil acesso via metrô. O histórico Parque dos Príncipes receberá partidas de futebol, enquanto o famoso Roland Garros abrigará tanto o tênis quanto as lutas de boxe.
PALÁCIO DE VERSAILLES, VERSAILLES
Em Paris 2024, o Palácio de Versalhes se destaca como palco único e excepcional. Uma arena temporária, situada na esplanada Etoile Royale, será o centro das competições, acolhendo provas de equitação, saltos e adestramento olímpico e paralímpico. O cross-country do Concurso Completo de Equitação acontecerá às margens do Grande Canal, enquanto o pentatlo moderno terá seu espaço dentro dos majestosos domínios do palácio.
MARSELHA, PARIS
Outras modalidades esportivas terão disputas fora de Paris, como é o caso da vela, que acontecerá na litorânea Marselha, e do surfe, que terá como palco o Taiti, maior ilha da Polinésia Francesa.
Graças à experiência internacionalmente reconhecida de Marselha em sediar bem como de organizar eventos com barcos, a cidade e sua marina oferecem um local ideal para as competições de vela nos Jogos de Paris 2024. Para os Jogos, a Marina de Roucas-Blanc, ponto de partida para embarcações, será adaptada para acolher uma competição do tamanho dos Jogos Olímpicos.
TAITI, POLINÉSIA FRANCESA
Paris 2024 abraçou a diversidade ao selecionar Teahupo’o como palco das competições de surfe, estendendo os Jogos Olímpicos pela França e seus territórios ultramarinos. Palco da etapa Pro Tahiti do circuito mundial de surfe por mais de duas décadas, a cidade é reverenciada pelos maiores nomes do esporte. O local da competição foi cuidadosamente planejado para preservar o ambiente natural da ilha, com uma Vila dos Atletas composta por estruturas modulares.
Para opções de hospedagem em Marselha, clique aqui. Para opções no Taiti, clique neste link.
NOVIDADES E INOVAÇÕES
Mas as inovações não param por aí. Alinhada com seu compromisso com a sustentabilidade, Paris vai aproveitar ao máximo a infraestrutura existente, evitando a construções gigantescas e caras como o Parque Olímpico do Rio 2016. A mobilidade também será um ponto forte, com foco em transportes sustentáveis que facilitem o acesso dos espectadores a todos os eventos.
Além disso, em 26 de julho de 2024, Paris dará início aos Jogos Olímpicos com uma cerimônia inovadora ao longo do Sena, onde os atletas desfilarão, proporcionando uma experiência única aos espectadores nas margens do rio. Locais de celebração, como o Parque dos Campeões e o Clube França, oferecerão ao público a chance de se conectar com seus ídolos e participar de iniciativas de comemoração inéditas.
Portanto, as próximas Olimpíadas já estão sendo consideradas inovadoras. A última edição realizada em uma grande cidade europeia foi a de Londres em 2012, quando apenas duas modalidades tiveram provas na zona turística da cidade: o triatlo e a maratona aquática, ambos no Hyde Park. No Rio de Janeiro, em 2016, a única atração utilizada durante as competições foi a Praia de Copacabana, que recebeu o vôlei de praia.