Espaguete com ragú italiano

Conheça pratos tradicionais italianos que são imperdíveis

Compartilhe:

Fresca, saborosa e deliciosamente simples, a culinária italiana é dolce vita traduzida em um prato. Mas, para encontrar a melhor comida em um país com gastronomias regionais tão fabulosas, o melhor conselho seria esquecer os restaurantes que servem pratos italianos criativos e inovadores e se ater às especialidades locais e respeitadas pelo tempo e tradições do país.

Comer é certamente uma das maiores razões para se viajar para a Itália. E assim ter também uma visão privilegiada da cultura e tradições de cada região. Seus pratos são feitos com ingredientes sazonais e despretensiosos, mas têm o sabor de algo que você só imaginaria provar em um restaurante clássico.

Tentar determinar quais os melhores pratos tradicionais italianos é como tentar provar que pizza é melhor que macarrão. Mas no final é uma questão estritamente de gosto pessoal e eu sei que todo mundo terá sua própria opinião.

Como um apaixonado por comida e fã dos pratos tradicionais italianos, não pude resistir à tentação de montar uma lista dos melhores pratos para comer na Itália. Obviamente, essa é uma seleção completamente subjetiva, portanto, sinta-se à vontade para concordar, discordar, e acrescentar seu prato favorito nos comentários abaixo.

Pizza Napolitana, Nápoles

Pizza Napolitana
Crédito: 12 curiosidades sobre a Itália – Zona Curiosa

Existem tantos pratos tradicionais fantásticos na Itália, mas talvez nenhum outro resuma melhor a essência da culinária italiana do que a Pizza Napolitana. História, simplicidade e ingredientes frescos e de alta qualidade, todos se reúnem para criar o que muitos consideram o tipo de pizza perfeito, saudável e mais autêntico.

Inventada em Nápoles em algum lugar entre os séculos 18 e 19, a pizza napolitana é basicamente um pão achatado coberto com tomates, queijo muçarela e azeite de oliva extra virgem. Na realidade, fazer uma verdadeira Pizza Napolitana é uma arte e requer muito mais do que apenas 3 ou 4 ingredientes simples.

Os tomates, cultivados no solo vulcânico de San Marzano ao sul de Sarno, uma pequena cidade perto de Nápoles, são os melhores para essa receita. Enquanto a massa utiliza ingredientes específicos, feitas à mão e coroadas apenas com a deliciosa Mozzarella di Bufala Campana. Além disso, esse tipo de pizza deve ser assado em um forno a lenha que usa dois tipos de madeira a 900 graus. Portanto, isso não é algo que você consegue pedir às 4 da manhã à sua porta, durante uma sessão de filmes.

Existem três versões oficiais da Pizza Napolitana , mas a Margherita é a mais famosa. A lenda diz que este prato clássico nas cores da bandeira italiana foi criado pelo pizzaiolo napolitano Raffaele Esposito em 1889. Isso, quando Margherita de Savoy, a rainha consorte do Reino da Itália, visitou a cidade. Aliás, a pizza napolitana é protegida pela Associazione Verace Pizza Napoletana e é motivo suficiente para visitar a terceira maior cidade da Itália. Por fim, aprenda aqui a receita da Pizza Napolitana.

Para opções de hospedagem em Nápoles, clique aqui.

Lasanha, Bolonha

Lasanha à Bolonhesa
Crédito: Lasagne alla Bolognese – Negozio senza glutine

Uma das receitas de massas mais antigas do mundo, a lasanha é um alimento tradicional italiano. Ela é feita por camadas alternadas de folhas de macarrão, carne, molho e queijo.

Embora existam inúmeras maneiras de preparar a comida favorita do gato Garfield, a variação mais popular continua sendo a clássica Lasanha alla Bolonhesa. Originalmente feita com ragù (molho à bolonhesa à base de carne), molho bechamel e queijo parmigiano-reggiano. Já a lasanha Napolitana, por outro lado, contém almôndegas, linguiça, além de queijo ricota e mussarela em vez de molho bechamel. Sendo servida geralmente em Nápoles durante o Carnivale.

Há alguma disputa sobre se ela foi inventado durante a Idade Média em Nápoles ou se suas origens remontam à Grécia antiga, mas uma coisa é certa: a lasanha é um dos pratos italianos mais deliciosos que a Itália tem para oferecer. Por fim, aprenda aqui a receita da Lasanha à Bolonhesa.

Para opções de hospedagem em Bolonha, clique aqui.

Ossobuco alla Milanese, Milão

Pratos Italianos - Ossobuco à Milanese
Crédito: Ossobuco Alla Milanese (cozinhatecnica.com)

Uma especialidade milanesa saudável e saborosa, o ossobuco consiste em canelas de vitela cozidas lentamente em vinho branco, caldo de carne e legumes. A receita tradicional, nascida provavelmente no final do século 19 em um dos bairros da cidade osterie , não inclui os tomates e terminou com gremolata , um tempero fresco feito com raspas de limão, alho e salsa.

Embora não seja tão popular quanto a cotoletta, costeleta de vitela frita na manteiga, o Ossobuco alla Milanese é um dos pratos mais ricos e representativos da cidade, à base de carne. Para uma refeição verdadeiramente memorável em Milão, experimente o ossobuco com o clássico Risotto com açafrão, alla Milanese. Por fim, aprenda a receita de Ossobuco com Risoto Milanês.

Para conhecer um pouco mais sobre a cidade de Milão leia aqui o post sobre a viagem que fiz a essa linda cidade.

Gelato, em toda a Itália

Sorveterias na Itália
Crédito: Novidades em sorvete (receitasdecomida.com.br)

Os italianos não inventaram o sorvete, mas certamente aperfeiçoaram o processo ao longo dos séculos. A história do gelato italiano remonta ao período renascentista, mas quem exatamente criou a sobremesa cremosa e congelada ninguém sabe.

A maioria das histórias sobre esse tema relata que o gelato surgiu na corte dos Médici, em Florença, pelo arquiteto e designer florentino Bernardo Buontalenti ou pelo alquimista Cosimo Ruggieri. Atualmente, existem cerca de 37.000 gelaterias em toda a Itália, mas algumas das melhores ficam em Roma (I Caruso), Florença (La Carraia) e Bolonha (La Sorbetteria Castiglione).

O sorvete real é produzido diariamente por artesãos e, ao contrário do sorvete comum, contém menos gordura, menos ar e muito mais sabor natural. Se você quiser aprender mais sobre a história, a cultura e a tecnologia desta deliciosa sobremesa italiana, visite o Museu Gelato Carpigiani em Anzola dell’Emilia, perto de Bolonha. Por fim, aproveite para conhecer aqui algumas das sorveterias mais deliciosas do planeta.

Booking.com

Panzanella, Toscana

Pratos Italianos - Panzanella Toscana
Crédito: Receita de Salada Panzanella – Comida e Receitas

Um prato básico da culinária toscana, ou melhor ainda, a “cucina povera” da Itália, o panzanella é uma salada saudável e deliciosa de pão e tomate, geralmente servida na região central da Itália durante os meses quentes do verão. Um prato camponês clássico, ele tem suas origens nos campos verdes da Toscana, onde os agricultores tiveram que confiar em produtos cultivados localmente para se alimentar enquanto trabalhavam.

O caso de amor da região com saladas de pão remonta ao século XIV, mas antes da descoberta do Novo Mundo e da introdução de tomates na Europa, a receita original utilizava pão e cebola velhos. A panzanella de hoje, por outro lado, usa tomates, pepinos, manjericão fresco e pão restante, amadurecidos pelo sol, e temperada com azeite e vinagre. Por fim, aprenda a receita da Panzanella Toscana.

Para opções de hospedagem em Florença, clique aqui.

Focaccia, Ligúria

Focaccia alla Genovese
Crédito: Focaccia alla Genovese (laurasgourmandises.blogspot.com)

Frequentemente associado à culinária da Ligúria, o focaccia é um dos tipos de pão mais populares e deliciosos da Itália. Seu nome deriva do termo latino “panis focacius”, que significa pão sírio assado na lareira.

Embora existam inúmeras variedades em toda a Itália, a clássica focaccia alla Genovese, conhecida localmente como fugassa, somente são encontradas em Gênova e nas aldeias ao longo da Riviera Italiana. Consideradas as melhores do mundo, elas usam geralmente com uma combinação de farinha de trigo mole e dura, fermento, água, sal e azeite de oliva extra-virgem de alta qualidade.

Fora da Ligúria, o focaccia é frequentemente aromatizado com ervas, além de alho, tomate e manjericão. Uma variante popular é o focaccia al rosmarino, focaccia com alecrim, que vem acompanhado com um antepasto ou pão de mesa. Por fim, aprenda a receita da Focaccia al Rosmarino.

Para opções de hospedagem em Gênova, clique aqui.

Espaguete à Carbonara, Roma

Pratos Italianos - Spaghetti alla Carbonara
Crédito: Spaghetti alla carbonara | Buttalapasta

O Carbonara não é o prato de macarrão mais antigo nem o mais emblemático, nesse caso seria o cacio e pepe, macarrão com queijo e pimenta em Roma, mas é pura magia na boca.

As origens dessa especialidade romana clássica permanecem envoltas em mistério. Devido ao fato de que o nome deriva do carbonaro (queimador de carvão), alguns dizem que foi uma refeição popular entre os trabalhadores italianos do carvão, enquanto outros acreditam que isso tem algo a ver com o Carbonari (carvão vegetal), uma sociedade italiana secreta. Mas em realidade, nenhuma dessas teorias tem uma confirmação.

De trattorias típicas a restaurantes de alta classe, existem muitos locais que servem um Spaghetti alla Carbonara decente em Roma, mas alguns dos melhores são Vascello (Monteverde), Salumeria Roscioli (Campo dei Fiori) e Da Danilo (Esquilino). A receita autêntica pede ovos frescos, guanciale (queijo de porco), queijo pecorino romano e pimenta preta. Por fim, aprenda a receita de Espaguete à Carbonara e nunca use creme de leite no Carbonara.

Para opções de hospedagem em Roma, clique aqui.

Cicchetti, Veneza

Cicchetti Veneziani
Crédito: Cicchetti Veneziani | Journeys to Italy

Semelhante às tapas espanholas, os cicchetti são pequenos pratos com preços razoáveis, servidos nos tradicionais bares de vinho de Veneza, chamados bacari . Os cicchetti podem vir em forma de corações de alcachofra até pedaços de baccalà mantecato (bacalhau com creme), e acompanham tradicionalmente uma ombra (um pequeno copo de vinho).

Em uma cidade repleta de restaurantes turísticos como Veneza, os bares cicchetti são uma lufada de ar fresco, oferecendo a oportunidade de se misturar com os nativos e saborear a autêntica culinária local. Os Bacari, encontrados em abundância nas ruas de Veneza, ficam especialmente na vizinhança do mercado de Rialto. Mas chegue cedo, pois geralmente esses bares fecham às 20h ou 21h.

Para opções de hospedagem em Veneza, clique aqui.

Caponata, Sicília

Caponata alla Siciliana
Crédito: Caponata de Berinjela – Blog Raízs (raizs.com.br)

A culinária siciliana é uma mistura maravilhosa de influências gregas, árabes e espanholas, mas se você tiver apenas uma refeição aqui, que ela seja a caponata, o amado prato de berinjela da ilha.

A estrela desta salada quente de vegetais é a berinjela, mas é o lindo molho agridoce que a torna um deleite vegetariano tão inesquecível. Geralmente contém cebola, aipo, alcaparras e quaisquer vegetais que as pessoas tenham em suas cozinhas. Portanto, não há receita padrão para a caponata, pois cada casa e restaurante tem sua própria versão. Por esse motivo, ao comer na Sicília, não é incomum encontrar azeitonas, passas, pinhões e até polvo na sua caponata. Por fim, aprenda a receita da Caponata Siciliana.

Para opções de hospedagem em Palermo, clique aqui.

Burrata, Apúlia

Pratos Italianos - Burrata
Crédito: Receita de Burrata (sabornamesa.com.br)

Se você gosta de muçarela, burrata será amor à primeira mordida. Originário de Murgia (Puglia), este queijo artesanal rico e amanteigado de excelente qualidade usa como ingredientes muçarela e creme de leite fresco. Por conta disso, ele é melhor quando servido dentro de 24 horas. Combina bem com tudo, de saladas a massas bem como sanduíches, mas brilha mais quando espalhado em uma fatia de pão duro. Por fim, aprenda a receita da Burrata.

Para opções de hospedagem em Bari, clique aqui.

Tortelli di Zucca, Mantova

Pratos Italianos - Tortéi de Abóbora
Crédito: Squash tortelli – Wine and Travel Italy

Para todos os pratos italianos hoje amplamente conhecidos fora da Itália, existem muitos pratos regionais, como  tortelli di zucca,  que são pouco conhecidos fora de suas cidades natal. No caso desse prato, Mantova (Mântua), uma gloriosa jóia artística e histórica entre Veneza e Milão. 

Tortelli são grandes pacotes de macarrão; zucca, ou abóbora, é o recheio, uma combinação que no emparelhamento clássico de Mântua – com  burro e sálvia  (manteiga e sálvia) – fornece um delicioso contraste entre a abóbora levemente adocicada e o sabor mais acentuado do sálvia. O Osteria dell’Oca ( osteriadellocamantova.com ) é um pequeno restaurante caseiro para tortelli e outras especialidades locais, com o Aquila Nigra ( aquilanigra.it ) uma das várias opções mais sofisticadas. Por fim, aprenda a receita de Tortelli de Abóbora.

Para opções de hossedgaem em Mantova, clique aqui.

Bistecca alla Fiorentina, Florença

Pratos Italianos - Bisteca à Fiorentina
Crédito: Bistecca alla Fiorentina – Vinoble Limited

Se você acha que um quilo de bife é demais, veio ao lugar errado. Em Florença, os bifes são servidos enormes e quase crus, acompanhados de batatas ou somente de guardanapos. Esses enormes pedaços de carne podem ser divididos entre vários clientes, ou devorados por um alma forte.

A Bisteca alla Fiorentina que tem de cerca de 2 a 3 dedos de altura usam como temperos somente azeite e flor de sal. Você pode provar a autêntica bisteca no Il Latini, Florença ( illatini.com ). Por fim, aprenda a receita da Bisteca à Fiorentina.

Booking.com

Arancini, Catânia

Pratos Italianos -Arancini
Crédito: Butternut Squash Arancini (easyveggieideas.com)

Embora não houvesse espaço para risoto nesta lista, há espaço para o melhor amigo do risoto, o arancini. Essas delícias sicilianas são croquetes de risoto restante que são misturadas com queijo e, às vezes, ervilhas, ou carne moída, ou outros recheios, depois trituradas e fritas. A adaptação romana, suppli, é deliciosa, embora, na verdade, você precise ir à Sicília para provar esse delicioso prato italiano, na Pasticceria Savia, Catania ( savia.it ). Por fim, aprenda a receita do Arancini.

Para opções de hospedagem em Catânia, clique aqui.

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima