Descubra como conhecer a Europa sem sair do Brasil

Compartilhe:

Que tal conhecer a Europa sem sair do Brasil, parece algo difícil de se realizar. Mas muitas das cidades brasileiras, principalmente do sul e sudeste do país foram colonizadas por imigrantes alemães, italianos e portugueses. Como resultado, estão carregadas da cultura, arquitetura e gastronomia de seus países de origem.

Além disso a maioria dessas cidades se encontram nas regiões serranas do Brasil, que são caracterizadas pelo clima mais friozinho e ameno. Isso ajuda a entrar no clima e se sentir realmente como se estivéssemos viajando pela Europa.

Portanto, confira a seguir alguns dos destinos mais europeus do nosso país:

Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado, Rio Grande do Sul
Crédito: alex portes / Flickr

A cidade de Gramado está situada a 120 km de Porto Alegre, no alto da Serra Gaúcha e cercada sobretudo por montanhas e grandes araucárias. A charmosa cidade está sempre enfeitada por lindos vasos de flores destacando o seu lado europeu. Além disso, seu clima bem frio no inverno, com temperaturas que chegam abaixo de zero, fazem com que seus visitantes se sintam realmente na Europa.

A cidade que foi colonizada por imigrantes alemães e italianos e herdou então de seus colonizadores as lindas fachadas em estilo Bávaro de sua casas e hotéis. A sua espetacular gastronomia está espalhada pelos mais diversos restaurantes aonde e possível comer não apenas deliciosos galetos como se deliciar com uma requintada sequencia de fondue.

Além disso a cidade é famosa pelo Festival de Cinema de Gramado, a festa do Natal Luz com seus shows de luz e paradas e a festa do Chocolate durante o período de Páscoa.

Para encontrar hotéis em Gramado, clique aqui.

Blumenau, Santa Catarina

Blumenau, Santa Catarina
Crédito: stephenbuel / Flickr

Fundada por imigrantes alemães e localizada a 150 km de Florianópolis, a cidade de Blumenau é, sem dúvida, uma viagem à Europa em pleno sul do Brasil. Tudo em Blumenau lembra a Alemanha, desde sua arquitetura, costumes e até biótipo dos seus cidadãos.

Para respirar um pouco dessa atmosfera, basta então caminhar pela Rua XV de Novembro e observar as fachadas dos prédios, como a Prefeitura de Blumenau, o Teatro Carlos Gomes e a Catedral de São Paulo Apóstolo.

Mas a maior experiência alemã na cidade é, sem dúvida, a Oktoberfest. A festa, que dura 17 dias é de fato a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a de Munique. Além disso, ela está repleta de desfiles, muita música típica e, é claro, cervejas para todos os gostos.

Clique aqui e encontre opções de hotéis em Blumenau.

Pomerode, Santa Catarina

Pomerode, Santa Catarina
Crédito: Marinelson Almeida / Flickr

Pomerode está localizada no Vale Europeu Catarinense, a 30 km de Blumenau e a 160 km de Florianópolis. A pequena cidade preservou a cultura e as tradições da Europa, principalmente de seus imigrantes alemães a ponto de ser conhecida como “a cidade mais alemã do Brasil”.

A cidades está repleta de belas casinhas de madeira em estilo enxaimel, calçadas ajardinadas muito bem cuidadas e ruas super organizadas e, sem dúvida, de muita cerveja. Em nenhum outro lugar do país você vai se sentir tão alemão.

Os traços culturais de seus colonizadores estão por toda parte. Com suas festas típicas, sua cerveja e seus costumes. A culinária é, de fato, outro ponto que chama a atenção na cidade. Além do que, 85% de seus moradores são fluentes na língua de Goethe. Realmente um passeio pela Europa sem precisar de passaporte.

Clique aqui e encontre opções de hotéis em Pomerode.

Morretes, Paraná

Marretes, Paraná
Crédito: JB Litoral

Cercada pelo verde da natureza do litoral paranaense, a pequena cidade histórica de Morretes está localizada a 70 km de Curitiba. Seu centro histórico é composto sobretudo por enormes casarões e igrejas de arquitetura colonial portuguesa e por ruas estreitas e de paralelepípedo proveniente do século XIX.

A cidade é famosa pelo seu prato tipico, o barreado, feito a base de carne e farinha de mandioca. O prato aliás, leva horas para ser preparado em panela de barro e costuma ser acompanhado de arroz e banana.

Da cidade também é possível fazer um passeio de trem pela tradicional Estrada de Ferro Morretes-Curitiba, certamente considerado um dos trajetos de trem mais lindos do Brasil. Durante o passeio pela Serra do Mar, é possível apreciar algumas das mais belas criações da natureza. Alguns exemplos são: o cânion Garganta do Diabo e a cachoeira Véu de Noiva.

Clique aqui para encontrar opções de hotéis em Morretes.

Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão, São Paulo
Crédito: Viajar Melhor

Campos do Jordão, fica a 170 km de São Paulo, e é certamente um dos destinos de inverno preferido dos brasileiros. A cidade de colonização Suíça e Alemã é conhecida como “Suíça brasileira”, principalmente em virtude do seu clima de montanha e da arquitetura de influência europeia.

A cidade de Campos do Jordão tem no turismo a sua principal atividade econômica e conta de fato com uma infraestrutura hoteleira e de restaurantes de alta qualidade. A gastronomia é outro ponto forte no turismo da cidade, a culinária alemã e o fondue suíços são suas principais atrações culinárias.

Além disso a cidade tem muitas outras atividades ligadas ao Ecoturismo. Como as caminhadas pelos parques e passeios de teleférico, que colocam o visitante em contato direto com a natureza. A maioria das principais atrações da cidade, assim como seus bares, restaurantes e lojas fica na Vila Capivari, o bairro mais nobre da cidade.

Para encontrar opções de hotéis em Campos do Jordão, clique aqui.

Holambra, São Paulo

Holambra, São Paulo
Crédito: Viajar Melhor

De colonização holandesa, a pequena cidade de Holambra está no interior paulistano, a 130 km de São Paulo. A cidade oferece aos visitantes uma experiência única e bem holandesa. Caracterizada principalmente pela sua arquitetura, onde é possível até mesmo ver um moinho, o Moinho Povos Unidos. Já a sua gastronomia tem como destaques pratos típicos dos países Baixos, como o joelho de porco, purê de maçã e torta de maçã.

Aliás, em setembro Holambra é sede da Expoflora, uma das maiores exposições de flores e plantas da América Latina e que atrai milhares de visitantes. Além dos pavilhões de flores, o evento tem outras atrações, como danças típicas holandesas e um parque de diversões.

Clique aqui e encontre opções de hotéis em Holambra.

Petrópolis, Rio de Janeiro

Petrópolis, Rio de Janeiro
Crédito: Mr. Jorge / Flickr

A apenas 65 km do Rio de Janeiro, a Cidade Imperial é um destino de valor histórico inestimável. Inaugurada por D. Pedro II, a cidade foi construída no alto da montanha para que a corte pudesse fugir do verão carioca e curtir ares que lembrassem mais a Europa.

Petrópolis foi erguida inicialmente pelos braços de colonos alemães, mas logo em seguida vieram os franceses, italianos, ingleses e até, suíços. Além disso, junto com o Imperador, boa parte da alta corte luso-brasileira veio para cidade. E isso a transformou em um recanto de veraneio com luxuosos palacetes inspirados em construções europeia conhecidas.

Herdeira de um patrimônio arquitetônico sem igual, a cidade conta portanto, com inúmeras atrações culturais e uma atmosfera alemã com toques brasileiros sem igual. Petrópolis é sede de inúmeros eventos típicos de seus colonos alemães durante todo o ano, sendo o mais conhecido deles a Baunerfest. Conhecida por ser a segunda maior festa alemã do Brasil.

Clique aqui para encontrar opções de hotéis em Petrópolis.

Penedo, Rio de Janeiro

Penedo, Rio de Janeiro
Crédito: Guia Turismo Brasil

Localizada no distrito de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Penedo fica a 180 km da capital do estado. A cidade nasceu de fato da mente do finlandês Toivo Uúskallio que, em 1929, comprou a Fazenda Penedo. Nela ele fundou uma comunidade vegetariana e naturalista para poder viver em perfeita harmonia com a natureza.

A pequena colônia cresceu e recebeu centenas de finlandeses vindos da Europa até o final dos anos 40, assim sendo, a maioria decidiu permanecer disseminando seus costumes e tradições no Brasil. Hoje Penedo é a única colônia finlandesa do Brasil. Ir lá é mais do que conhecer um pouco mais sobre essa cultura, é poder experimentar tudo que a Finlândia tem sem sair do Brasil.

Situada aos pés do Pico das Agulhas Negras, Penedo tem uma forte inclinação para o Ecoturismo. Além disso, a cidade é famosa por suas casas de chocolate caseiro, lojas de artesanato e pousadas charmosas no estilo escandinavo que permeiam o seu centro turístico.

Clique aqui para encontrar opções de hotéis em Penedo.

Monte Verde, Minas Gerias

Monte Verde, Minas Gerias
Crédito: Viver Monte Verde

Localizada a 165 km de São Paulo, bem ao sul de Minas Gerais, a 1.500 metros de altitude, Monte Verde é certamente outro destino no Brasil com grandes influências da Europa. Além do seu ar europeu, a cidade é cercada pela exuberante flora da Serra da Mantiqueira. Suas florestas são compostas principalmente por araucárias centenárias, pinheiros, eucaliptos e trilhas que desembocam em belas cachoeiras.

A cidade também é conhecida pelo seu clima frio que deixa os termômetros da cidade abaixo de zero durante o inverno. A sua atmosfera europeia se intensifica sobretudo com seus casarões em arquitetura ao estilo alpino, herança dos seus primeiros imigrantes que vieram da Letônia.

A culinária também é famosa na cidade com vários restaurantes que reproduzem o que há de mais gostoso na cozinha Mineira do Brasil e da Europa.

Clique aqui para encontrar opções de hotéis em Monte Verde.

Não deixe de ler também, nosso posts sobre Como é o inverno nas cidades mais frias do Sul e Como é o inverno nas cidades mais frias do Sudeste.

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima