Certamente o destino ideal para amantes de ecoturismo e aventura, as chapadas brasileiras reúnem o que há de mais bonito na natureza brasileira. Elas de fato proporcionam aos viajantes um contato mais imersivo com a natureza. Espalhadas pelos quatro cantos do Brasil, as chapadas são, sem dúvida, verdadeiros refúgios ecológicos que atraem turistas do mundo inteiro.
Aliás, há alguns anos elas vem ganhando cada vez mais admiradores e se tornando um destino turístico muito procurado. Abaixo seguem algumas das mais conhecidas e visitadas chapadas do país segundo o site Guia Viajar Melhor.
Chapada dos Guimarães, Mato Grosso
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, foi criado em 1989, com o objetivo de preservar principalmente a grande variedade de recursos naturais encontradas na região da Chapada dos Guimarães. O parque está localizado nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, sendo então muito conhecido pelo Circuito das Cachoeiras ou Caminho das Águas como também é conhecido.
Portanto, quando estiver por lá, não deixe de visitar o Vale do Rio Claro, o Caminho dos Paredões e a Cachoeira Véu da Noiva, um dos pontos mais conhecidos da Chapada. As cavernas da região também merecem destaque como a Caverna do Aroe Jari e a Caverna Kiogo Brado.
Para opções de hospedagem na Chapada dos Guimarães, clique aqui.
Chapada dos Veadeiros, Goiás
Paisagens de incrível beleza, nascentes, várias de cachoeiras e muitas atividades de ecoturismo, fazem da Chapada dos Veadeiros sem dúvida uma excelente opção de destino no cerrado brasileiro. Fazem parte do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Aliás, ele foi declarado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001, a Chapada é considerada por muitos um local místico e enigmático. Atraindo turistas que acreditam na força de seus cristais e nas energias cósmicas.
Para quem gosta de paz e tranquilidade, o ideal é ficar, a princípio, na pacata vila de São Jorge, próxima a chapada. Além de todo o sossego da vila, durante a noite é possível aproveitar então toda a beleza do céu estrelado longe das luzes da cidade. Para conhecer a região longe da multidão, escolha visitar a Chapada principalmente nos dias úteis, fora da alta temporada. Como o destino fica relativamente próximo de Brasília (a apenas 230km) e de algumas cidades de Goiás, em feriados e finais de semana o movimento, sem dúvida, cresce bastante.
Para opções de hospedagem na Chapada dos Veadeiros, clique aqui.
Chapada das Mesas, Maranhão
Na região Nordeste, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental que fica no centro-sul do Maranhão. Próximo à divisa com Tocantins, o parque reserva cenários naturais encantadores. A Chapada abrange sobretudo os municípios de Carolina, Riachão, Imperatriz e Estreito. Sendo os dois primeiros os mais conhecidos da região, considerados assim as portas de entrada do parque. Os passeios costumam ser feitos com veículos 4×4 que circulam pelas ruas de terra da região.
De fato, as formações rochosas são verdadeiras esculturas que destacam na geografia local, tonando-se espetáculos naturais vistos durante boa parte da viagem. Além disso, as paisagens e vistas panorâmicas encontradas na Chapada, as cachoeiras do Santuário da Pedra Caída, e os poços de águas cristalinas, são excelentes locais para banhos.
Para opções de hospedagem na Chapada das Mesas, clique aqui.
Chapada Diamantina, Bahia
Já na região Nordeste, a Chapada Diamantina prova que a Bahia não é somente praias e coqueiros. O estado também preserva uma rica fauna bem como uma flora com uma vegetação singular. A região também possui inúmeras nascentes de águas cristalinas, montanhas, mirantes e cachoeiras. Além disso o parque está repleto de muitas atividades para os viajantes curtirem ao ar livre.
Declarado como Parque Nacional nos anos 80, a Chapada Diamantina atraí turistas em busca de aventuras. O destino também é conhecido principalmente por abrigar uma das maiores quedas de água do Brasil, a Cachoeira da Fumaça. E uma das mais belas também, a Cachoeira do Buracão emoldurada por um cânion com 85 metros de altura. Aliás, perto dali, o Poço Azul também é um destino que merece sua visita.
Para opções de hospedagem na Chapada Diamantina, clique aqui.
Aproveite para conhecer também os destinos com águas termais mais relaxantes do Brasil, lugares perto de Brasília que valem uma visita, assim como os destinos mais deslumbrantes para visitar no verão brasileiro.