Quando o verão está sobre nós e com ele as tão merecidas férias de fim de ano, nada melhor para relaxar e aproveitar esses momentos do que uma viagem para um dos incríveis destinos que temos em nosso país. Ainda mais pelo fato do dólar americano e o euro estarem nas alturas. Portanto, seguem algumas sugestões de lugares maravilhosos para se conhecer em por todos os cantos do Brasil.
Alguns eu já conheci e outros estão na minha lista como lugares que não posso deixar de visitar. Nesta lista tentei buscar lugares em todas as regiões do Brasil, para que alguns deles possam estar perto de onde você mora e acabe não ficando caro para ir visitá-los.
Morro de São Paulo, Bahia
Morro de São Paulo está localizada na Ilha de Tinharé, município de Cairu, e está à aproximadamente 2 horas e meia de catamarã de Salvador. A região é conhecida como Costa do Dendê, um dos mais procurados destinos dos turistas durante o verão. Sem dúvida, a vila é conhecida por suas belas praias de águas mornas e transparentes, pelo seus pequenos hotéis e pousadas encantadoras e pelo fato de que carros não são permitidos dentro da ilha.
As praias mais conhecidas de Morro de São Paulo estão localizadas ao sul da ilha. Aliás, elas têm nomes bem simples, como: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia que também é conhecida como Praia do Encanto. Visto que a Quarta e a Quinta Praia, são praias mais desertas, ela são mais procuradas por quem quer mais sossego e ficar longe da aglomeração dos turistas. Bem como para o que gostam de mais badalação durante a noite e animação durante o dia escolhem a Segunda Praia.
Para opções de hospedagem em Morro de São Paulo, clique neste link.
Porto de Galinhas, Pernambuco
Porto de Galinhas é uma antiga vila de pescadores localizada no município de Ipojuca, à apenas 65 km de Recife. Certamente a região é cercada pelas mais belas praias de Pernambuco. Posto que, elas estão repletas com coqueirais esplendorosos e formações de corais que criam lindas piscinas naturais de águas mornas, cristalinas e cheias de vida marinha.
De fato, por ser um dos melhores destinos de praia do Brasil também abriga vários dos melhores resorts all inclusive do país, como o Summerville e o Nannai, ótimas opções para relaxar e curtir o verão sem tem que se preocupar com nada além de se divertir muito. Por fim, vale destacar também o artesanato local na vila, as famosas galinhas de cerâmica e a gastronomia local baseada em frutos do mar.
Para opções de hospedagem em Porto de Galinhas, clique aqui.
Fernando de Noronha, Pernambuco
O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 pequenas ilhas de origem vulcânica. Ele ocupa uma área de apenas 26 km², dentre as quais 17 km² são somente da ilha principal. Além do mas, o arquipélago está distante 360 km a nordeste de Natal, no Rio Grande do Norte, e 545 km a nordeste da capital pernambucana, Recife, a qual pertence.
Sem dúvida, Fernando de Noronha é um dos destinos mais lindos do mundo para se visitar no verão. Além disso, ele possui algumas das mais belas praias do mundo. De fato, seu encanto está na sua preservação ambiental e na enorme variedade da fauna marinha, que vão desde tartarugas até os amigáveis golfinhos.
Contudo, por se tratar de uma área de preservação ambiental, para se visitar a ilha é necessário pagar uma taxa. Ela varia de acordo com a quantidade de dias que você irá permanecer na ilha. Para saber os valores atualizados, visite esse link. Não somente a ilha principal é repleta de pousadas adoráveis dos mais variados preços mas também possui guias e passeios turísticos que podem te levar a todos os cantos da ilha. No entanto, a ilha costuma ser um destino um pouco caro no verão. Mas não deixa de ser uma opção para quem gosta de se deslumbrar com as belezas que a natureza tem para oferecer.
Para opções de hospedagem em Fernando de Noronha, clique aqui.
Jijoca de Jericoacoara, Ceará
Jijoca de Jericoacoara é o município mais setentrional do estado do Ceará. Sem dúvida é um dos mais procurados destinos no verão, conhecida por ser o lugar onde o sol não descansa, o vento nunca para e andar descalço é obrigatório. Além do mas, a pequena vila erguida entre dunas é recortada por poucas ruelas cobertas de areia. Ela tem como atração principal uma das praias mais belas do Brasil, a Praia de Jericoacoara.
A praia está localizada dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, onde se encontra também um dos principais símbolos naturais da região, a imperdível Duna Pôr-do-Sol. Além disso, outras atrações que merecem um destaque especial são a Pedra Furada e a Lagoa da Jijoca. Contudo, para se chegar a esse paraíso é preciso enfrentar uma viagem de 4 horas desde Fortaleza até Jijoca e em seguida enfrentar as dunas numa jardineira 4×4 até Jericoacoara ou fazer o trajeto todo pela praia de Bugue.
Para opções de hospedagem em Jericoacoara, clique neste link.
Olinda, Pernambuco
Distante apenas 7km de Recife, Olinda é a mais antiga cidade do Brasil a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. Aliás, ela é um dos centros históricos coloniais mais bem conservados do Brasil. De fato, a melhor maneira de se conhecer a linda vista para o mar, suas igrejas e suas casas coloridas é batendo perna pelas ladeiras da cidade. Uma das épocas mais divertidas para se visitar esse que é um dos destinos mais procurados no verão é sem dúvida durante o carnaval. A festa que é conhecida pelos seus bonecos gigantes, pelas troças tocando e os desfiles de maracatu é realmente diferente de qualquer outro carnaval no país.
Contudo, vá preparado para enfrentar uma multidão de foliões que lotam as ladeiras da cidade. Por fim, não deixe de conhecer também a Praça do Carmo e a rua do Amparo, com seus museus e restaurantes. E se por acaso for um domingo, vá ao Largo do Varadouro para aproveitara feira de artesanato.
Para opções de hospedagem em Olinda, clique neste link.
Itacaré, Bahia
Itacaré está situada na Costa do Cacau, sem dúvida um dos destinos mais procurados no verão que ficam ao sul do estado da Bahia, a 400 km de Salvador e a 70 km ao norte de Ilhéus. Esta pequena cidade é cercada pela Mata Atlântica e rodeada de grande beleza natural. Não apenas com lindas praias mas com cachoeiras que irão fazer você se sentir muito mais conectado com a natureza.
A cidade é considerada pelos surfistas como um dos melhores pontos de surf do Nordeste. Mas também é conhecida por suas trilhas de eco turismo que levam as suas praias mais bonitas e afastadas. Além disso, não perca o belo por do sol na ponta do Xeréu que fica do lado esquerdo da praia da Concha. Aliás, se estiver de carro não deixe de dar um pulo também na península de Maraú que fica a cerca de 50km de Itacaré.
Para opções de hospedagem em Itacaré, clique aqui.
Maracajaú e Pipa, Rio Grande do Norte
Maracajaú e Pipa são dois dos mais belos destinos de verão com praia do Rio Grande do Norte. A primeira localizada a 55 km ao norte de Natal e a segunda a 80 km ao sul de Natal. Entretanto, cada uma possui características diferentes que vão agradar a qualquer um que goste de aproveitar o verão perto do mar cercado de belas paisagens.
Maracajaú é uma comunidade costeira com cerca de 2 mil habitantes e famosa por suas piscinas naturais de águas cristalinas e cheias de peixes coloridos, formada por recifes de corais. Pipa por sua vez já e mais agitada e carrega um ar mais hippie chique. Conhecida principalmente por ter uma vida noturna mais agitada, seus bares e restaurantes costumam ter como donos estrangeiros que se apaixonaram por suas praias cercadas por falésias deslumbrantes.
Para opções de hospedagem em Maracajaú, clique neste link e para Pipa, clique aqui.
Paraty e Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Certamente esses dois destinos do sul do estado do Rio de Janeiro, formam um roteiro que reúne tudo que uma viagem de verão pode precisar; Desde lindas praias e comida maravilhosa até badalados eventos culturais.
Assim, o roteiro pode começar pela cidade de Angra dos Reis que fica distante 170 km da cidade maravilhosa. A cidade é mais conhecida por estar repleta de pequenas ilhas com praias de areia branca e mar calmo e transparente. Aliás, maior delas a Ilha Grande possui lindas pousadas onde é possível se hospedar e aproveitar toda a beleza de sua natureza preservada e suas praias paradisíacas.
Para opções de hospedagem em Angra dos Reis, clique aqui.
Em seguida você pode visitar a cidade de Paraty, que está distante 95 km de Angra dos Reis. A cidade é conhecida principalmente pela Festa Literária Internacional de Parati (FLIP). Além disso, não deixe de apreciar as belezas históricas do brasil colônia muito bem preservadas, sua vida cultural e boa gastronomia.
Para opções de hospedagem em Paraty, clique aqui.
Armação dos Búzios e Arraial do Cabo, Rio de Janeiro
A Armação dos Búzios e Arraial do Cabo, ficam na região dos Lagos ao norte do estado do Rio de Janeiro. Inegavelmente continuam a ser um dos destinos de verão mais procurados da região. Aliás, conhecer as belas praias de águas transparentes de Arraial ou passear pela charmosa Ruas das Pedras em Búzios são passeios imperdíveis. Sem falar nas variadas opções de ótimos restaurantes em ambas as cidades.
Estive em Búzios durante um feriado de 12 de outubro para passar 3 dias e fiquei hospedado na pousada Akaroa. Apesar de minha estadia em Búzios ter sido excelente, a cidade estava lotada de visitantes. Além disso, foi um problema chegar até lá do Rio de Janeiro em um feriado.
A viagem que em média leva 2 horas e meia, levou mais de 6 horas na ida e 4 horas na volta como resultado do transito na BR-101. E suponho que não deva ser muito diferente durante o verão. Por fim, a cidade também oferece boas opções para quem gosta da animação noturna com vários bares e boates para todos os gostos.
Para opções de hospedagem em Búzios, clique aqui. Já para Arraial do Cabo, clique aqui.
Ouro Preto e Tiradentes, Minas Gerais
Se você não gosta de praia, certamente dois ótimos destinos para se conhecer durante o verão são as cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes. Distantes entre si apenas 160 km, e a 2 e 3 horas de Belo Horizonte respectivamente, ambas as cidades estão carregadas de história dos tempos do Brasil colônia.
Tiradentes possui um clima mais de interior e tem como forte a sua gastronomia e o seu artesanato. Aliás, entre os prédios históricos da cidade que merecem ser visitados, dois tem maior destaque. Primeiramente, a Igreja Matriz de Santo Antônio, que apresenta um espetáculo de luz e som nos fins de semana. Além disso, ela é considerada uma das mais importantes expressões do estilo barroco brasileiro. Em seguida, o belo Chafariz de São José que também merece ser apreciado.
Para opções de hospedagem em Tiradentes, clique aqui.
Do mesmo modo, a rica Ouro Preto, possui algumas das mais belas e importantes igrejas barrocas do Brasil. Por exemplo, a igreja de Nossa Senhora do Pilar, adornada com mais de 430 quilos de ouro e a Igreja de São Francisco de Assis, com a impressionante ilusão de ótica pintada pelo mestre Athayde em sua nave. Visto que a cidade também está repleta de repúblicas de estudantes, ela também se transforma num dos melhores destinos de verão para pular o carnaval se você curte uma festa bem animada.
Para opções de hospedagem em Ouro Preto, clique aqui.
Campos do Jordão, São Paulo
Campos do Jordão é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Ele fica a uma altitude de 1628 metros, considerado portanto, o mais alto município do Brasil. Com uma população de 50 mil habitantes, a cidade está a 173 km de São Paulo e a 350 km do Rio de Janeiro.
A cidade é conhecida como a “Suíça Brasileira”. Primeiro, por ter sua arquitetura baseada nos chalés e construções europeias de estilo normando. E segundo, pelo seu clima frio com temperaturas abaixo de zero durante os meses de invernos. Com uma gastronomia variada e programas culturais dos mais diversos a cidade também pode ser uma opção para quem quer fugir do calor do verão. Além disso, nos meses mais quentes os preços na cidade ficam mais em conta e as temperaturas médias ficam abaixo dos 25 graus.
Para opções de hospedagem em Campos do Jordão, clique aqui.
Foz do Iguaçu, Paraná
Foz do Iguaçu é uma cidade no extremo oeste do estado do Paraná, distante 643 km de Curitiba. Com aeroporto próprio, a cidade atrais milhares de visitantes de todo o mundo. uma de suas atrações mais famosas são as Cataratas do Iguaçu, umas das mais vastas e belas do mundo. Outra atração imperdível é o Parque Nacional do Iguaçu, que é Patrimônio Mundial Natural da Humanidade. Vale uma visita também a Hidrelétrica Binacional de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia.
A cidade tem uma localização curiosa tocando a fronteira de três países: Brasil, Argentina e Paraguai. Por conta disso, além de oferecer suas espetaculares paisagens e natureza exuberante, ela também é bastante procurada pelos amantes de compras de artigos estrangeiros.
Para opções de hospedagem em Foz do Iguaçu, clique aqui.
Lagoinha do Leste, Santa Catarina
A Praia da Lagoinha do Leste fica a sudoeste da ilha de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, e recebeu o mesmo nome da lagoa que serpenteia as proximidades da praia. Contudo, por ter um acesso difícil através de trilhas complicadas ou via barco, a praia se mantem completamente preservada, sendo uma das últimas áreas de Mata Atlântica de Florianópolis. A praia tem pouco mais de 1 km de faixa de areia e quase sempre sem muito movimento de pessoas. Ela separa o mar de ondas fortes do riacho que forma a lagoa que também é muita boa para mergulhar e limpar o sal do mar do corpo.
As águas do mar são limpas e cristalinas, com ondas bravas e forte arrebentação por conta do mar aberto. A areia da praia é branca, fofa e fina e seu comprimento pode variar de 10 a 120 metros, tornando ela um refúgio perfeito para curtir um lindo dia de verão.
Para opções de hospedagem em Florianópolis, clique neste link.
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Se você gosta do Rio de Janeiro mas procura uma cidade com menos transito, menos barulho e seja um pouco menos agitada, Balneário Camboriú é a cidade para você passar o seu verão. Este charmoso balneário está localizado a apenas 80 Km de Florianópolis e a cerca de 220 Km de Curitiba com fácil acesso pela BR-101.
Esta cidade do litoral norte catarinense possui várias semelhanças com a cidade maravilhosa. Entre elas, um monumento ao Cristo, a sua principal avenida da orla é chamada de Avenida Atlântica e também um teleférico que lembra o bondinho do Pão de Açúcar.
Aliás, durante o verão as noites ficam mais agitadas com os turistas, na sua grande maioria argentinos e uruguaios, que lotam os bares e casas noturnas até o dia clarear.
Para opções de hospedagem em Camboriú, clique aqui.
Bonito, Mato Grosso do Sul
A cidade de Bonito está situada ao sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, a aproximadamente 300 km de Campo Grande. Conhecida internacionalmente como um pólo de ecoturismo, é uma maravilhosa opção para aproveitar o verão, principalmente para fugir das grandes cidades e aproveitar o melhor da natureza.
A cidade tem como suas principais atrações as lindas paisagens naturais da Serra da Bodoquena e os mergulhos em rios de águas transparentes, como o da Baia Bonita. Além disso você pode praticar arvorismo e rafting e conhecer a cachoeira do Rio do Peixe e as grutas e cavernas da Gruta do Lago Azul e do Abismo Anhumas.
Para opções de hospedagem em Bonito, clique aqui.
Alter do Chão, Pará
Apelidada de Caribe Amazônico, por conta de sua praia de água doce azul-turquesa e areias branca, a pequena aldeia de pescadores de Alter do Chão está localizada em plena selva amazônica. Distante apenas 35 km da cidade de Santarém é uma opção diferente para curtir o verão em uma praia de água doce que só aparecer poucos meses no ano.
Aliás, sua praia foi eleita umas das mais bonitas praias de água doce do mundo. De fato, ela só aparece no período de vazante do rio Tapajós que acontece entre os meses de agosto e janeiro. As barracas cobertas de sapé e os pequenos barcos de madeira complementam o cenário paradisíaco. Este concorrido balneário une o lado rustico da paisagem com a simplicidade típica do Norte do país.
Para opções de hospedagem em Alter do Chão, clique neste link.
Arquipélago de Anavilhanas, Amazonas
Esse arquipélago que abrange cerca de 400 ilhas, fica situado no rio Negro, dentro do Parque Nacional de Anavilhanas no estado do Amazonas. Com parte do seu território distribuído pelos municípios de Manaus e Novo Airão, onde fica a maior parte do parque e a sua sede. Durante a época da seca que vai de setembro a fevereiro, é possível apreciar as belas praias de areias brancas que emergem por toda a ilha. Já durante a época das chuvas, que vai de março até agosto, a principal atração fica por conta das trilhas aquáticas onde é possível desfrutar passeios de barco por dentro da floresta alagada.
O acesso pode ser feito por barco, em uma viagem que dura cerca de três horas. Mas se decidir ir de carro a partir de Manaus, deve atravessar a ponte sobre o rio Negro, e seguir pela AM-070 por cerca de 85 km. Umas das opções de hospedagem na região é o Anavilhanas Lodge Hotel, uma excelente opção para aproveitar o verão, principalmente para quem gosta de se cercar de natureza por todos os lados e aproveitar toda a diversidade da floresta amazônica.
Aproveite também para conhecer as mais extraordinárias chapadas do Brasil, a rodovia Rio-Santos e suas praias assim como os destinos com águas termais mais relaxantes do Brasil e os lugares mais coloridos do nosso país.