Fortalecedor, empolgante, desafiador : poucas coisas são mais gratificantes que viajar sozinho. As pesquisas mostram que este tipo de viagem está em ascensão, especialmente com as mulheres que viajam sozinhas. Mas como saber para onde ir? Quais os destinos seguros para viajar desacompanhada?
Claro, você pode ter que pedir a um completo estranho para tirar uma foto sua andando pela Shibuya Crossing em Tóquio ou do lado de fora da Sagrada Família de Barcelona, mas é um preço pequeno a pagar pela liberdade de planejar uma viagem exatamente como você deseja, quando você quer isso.
Dito isto, viajar sozinha nem sempre é fácil e escolher quais dos destinos são seguros será a parte mais importante dessa viagem. Felizmente, a empresa britânica de turismo Ampersand analisou os números para descobriu os melhores e mais seguros destinos para as mulheres viajarem sozinhas, classificando os países de acordo com seus registros de segurança e direitos das mulheres, além de interesses comuns como cenário, aventura, comida e, claro, hashtags no Instagram. Seguem então os destinos mais seguros para as viajantes que querem se aventurar sozinhas.
Japão
Esteja você procurando por trilhas para caminhadas , sites da UNESCO ou a melhor refeição que você já comeu, o Japão preenche todas as opções (e mais algumas) e, portanto, não é de surpreender que tenha garantido o primeiro lugar para as viajantes aventureiras.
Certamente, a barreira do idioma pode parecer um pouco assustadora quando você sai do avião, mas o sistema de transporte público do país é extremamente eficiente e fácil de navegar e a baixa taxa de criminalidade deixa você à vontade para explorar o máximo possível do país como você quiser.
Quem precisa de outra pessoa quando você tem quilômetros de templos e jardins para passear, e balcões de ramen e sushi que praticamente imploram para você comer todos eles sozinha.
Para opções de hospedagem em Tóquio, clique aqui.
França
A França ficou em segundo lugar na lista ganhando um pontuação mais alta pela ênfase nos direitos das mulheres. Até o momento, o país fechou com êxito de 80% em igualdade de gênero, e em agosto passado o país proibiu o assédio moral e físico nas ruas com multas de até € 750 (US $ 870). Além disso, quem não sonha em conhecer a França com suas cidades charmosas, seus encantadores cafés e bistrôs e seus vinhos e gastronomia sem igual.
Para opções de hospedagem em Paris, clique aqui.
Espanha
Levando em conta que Madri foi a primeira cidade a proibir oficialmente os assédios em transporte público, não é surpresa que as mulheres que viajam sozinhas valorizem muito a Espanha pelos seus direitos das mulheres.
Claro, existem muitas outras razões para visitar o país: milhares de quilômetros da costa do Mediterrâneo, porções gigantescas de paella , arquitetura fabulosa e, bem, toda a cidade de Barcelona. Só não saia para jantar antes das 21h, mesmo que seja apenas você.
Para opções de hospedagem em Madri, clique aqui.
Estados Unidos da América
Seja o burburinho inebriante da cidade de Nova York , as trilhas tranquilas ao redor das Montanhas Rochosas ou a emoção da estrada aberta pela rota 66, os EUA têm uma maneira de inspirar liberdade a todo o tipo de viajante individual. Mas o que realmente faz a diferença é a viagem de aventura. Afinal, existem 59 parques nacionais para explorar e cerca de 193.500 milhas de trilhas para caminhada.
Agora, se você Tem zero de desejo de calçar um par de botas, não há lugar melhor para fazer isso do que em Nova Orleans. Os moradores amam tanto sua cidade que fazem questão de tratar bem todos os seus visitantes. Portanto, passe o dia descobrindo a cidade, vá de um lugar para outro, pedindo dicas nas lojas, aos garçom e até a transeuntes aleatórios na rua para saber aonde ir e o que fazer em seguida.
Para opções de hospedagem em Nova York, clique aqui.
Indonésia
Uma das melhores maneiras de mulheres viajarem sozinhas pode soar um pouco contraditório. Mas você pode participar de uma excursão exclusiva para mulheres ou de um grupo de voluntários. Esse tipo de excursão proporciona a independência de um viagem individual, mas também com a segurança pelo número de pessoas que viajam juntas.
E a Indonésia não sofre de escassez de oportunidades desses grupos de voluntariado que você pode se inscrever. Além claro, de algumas praias espetaculares, montanhas exóticas e lindos templos. E não apenas isso, as pessoas são amigáveis e os principais destinos como Bali são perfeitamente seguros para explorar por conta própria. A afinal, o país tem sido um destino obrigatório para viajantes intrépidos em busca de autoconhecimento e paisagens incríveis.
Para opções de hospedagem em Jakarta, clique aqui.
Itália
Lembra quando Julia Roberts se empolga sozinha comedo aquele grande prato de espaguete no filme Comer, Amar e Rezar? Bem, você também pode fazer isso. Se bem que na Itália é difícil que deixem você jantar sozinho por muito tempo. A cultura do país é tão firmemente baseada em boas-vindas e hospitalidade que é praticamente impossível passar o dia sem trocar pelo menos algumas palavras com algum estranho. Para quem gosta de viajar sozinho mas não de comer sozinho, a Itália é um lugar onde as pessoas geralmente não aguentam ver você jantar sozinho sem puxar assunto com você.
Para opções de hospedagem em Roma, clique aqui.
Portugal
Você deve ter notado que ultimamente Portugal tem aparecido com bastante frequência pelo seu Instagram. A hashtag do país (#Portugal) já foi mencionada mais de 23.837.080 vezes. Portugal marca pontos com os viajantes individuais por sua arte com seus lindos mosaicos de azulejos, suas belas praias, cultura e gastronomia.
Mas também por seu bom histórico com os direitos e a cultura das mulheres. Combine um fim de semana em Lisboa com uma viagem pela região do Algarve :e suas mais de 150 praias. Conheças falésias de tirar o fôlego, águas azul-turquesa, pequenas lojas de ladrilhos (somente dinheiro) e suas encantadoras vilas pesqueiras.
Para opções de hospedagem em Lisboa, clique aqui.
Alemanha
Com uma rede ferroviária altamente eficiente para você aproveitar, você pode se deslocar entre as principais cidades e a maioria dos lugares entre elas com facilidade. É tão fácil se locomover na Alemanha que você pode tomar café da manhã em Munique e jantar em Berlim no mesmo dia.
Também há muitas atividades durante todo o ano, tornando a Alemanha uma país para se visitar em qualquer época. Pense em festivais de música ao ar livre no verão ou nos famosos mercados de Natal nos meses mais frios. A Alemanha é sem dúvida um dos destinos mais seguros para mulheres que viajam sozinhas, sem falar que a maioria dos alemães fala ou entende inglês básico.
Para opções de hospedagem em Berlim, clique aqui.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia é a capital do mundo das viagens de aventura, portanto, não é de admirar que o país seja considerado um dos melhores destinos para viajantes individuais que procuram emoções. Quer caminhar em um vulcão? Vá para White Island. Louco o suficiente para pular de bungee jump e andar de barco a jato na mesma tarde? Você pode fazer tudo isso na Ilha Sul. O país também tem um excelente histórico de direitos das mulheres, elegendo sua terceira primeira-ministra, Jacinda Ardern, recentemente.
Para opção de hospedagem em Auckland, clique aqui.
Patagônia
Se você ama a natureza, quase não há lugar melhor no mundo para apreciá-la do que na Patagônia . Grande parte da região pode ser bastante remota, como El Calafate, Ushuaia e El Chaltén. Todas essas cidades são excelentes lugares para conhecer as belezas naturais, a fauna local e fazer trekking. Existe uma excelente estrutura para acomodar os viajantes, sejam acompanhados ou sozinhos para curtir essas cidades tanto no verão quando no inverno.
Apesar da América do Sul às vezes ser estressante para as mulheres que viajam sozinhas essas cidades são bem seguras. Elas estão cheias de amantes da natureza e os moradores são sempre acolhedores. Além disso as trilhas ficam cheias de pessoas fazendo com que você possa facilmente encontrar outras pessoas no caminho. Assim, você pode além de passar um tempo na cidade apenas relaxando, você pode participar de caminhadas nas geleiras, aprender a escalar rochas ou fazer excursões de acampamento, que acomodam viajantes individuais.
Para opções de hospedagem em Ushuaia, clique aqui.
Islândia
A Islândia com suas luzes da aurora boreal que serpenteiam pelo céu em flashes de verde, é sem dúvida, um dos destinos mais lindos, seguros e únicos deste planeta. Além disso, você pode visitar suas praias de areia negra, fiordes gelados e ver aqueles pôneis icônicos e amáveis. Onde mais você pode ver as luzes do norte, os gêiseres, as inúmeras lindas cachoeiras e as incríveis formações terrestres em um só local? Assim é a Islândia, abundante em beleza natural!
A Islândia é o país mais seguro do mundo. A ponto das pessoas deixarem seus carros funcionando, com as chaves dentro, quando vão às compras. É assim o nível de confiança entre as pessoas, o que a torna um excelente destino para mulheres que viajam sozinhas. Além disso, a capital atrai tantos viajantes individuais em escalas dos EUA que não será difícil encontrar alguém legal em no seu hotel para dividir um aluguel de carro com um dia de viagem para conhecer o Círculo Dourado ou até uma viagem mais longa pelo anel viário em torno da ilha.
Para opções de hospedagem em Reykjavik, clique aqui.
Seguro viagem
Além de escolher um destino seguro para conhecer, outra medida que pode diminuir a ansiedade e a sensação de insegurança durante uma viagem e acalmar suas preocupações é contratar um seguro viagem. Sem falar que em alguns países, principalmente pela Europa, eles são obrigatórios.
É sempre bom lembrar que nenhuma viagem está livre de cancelamentos, atrasos e perda de bagagens. Além disso, acidentes e problemas de saúde podem acontecer sem nenhum aviso. Contratar um seguro viagem pode te dar a garantia de ser amparado imediatamente quando estiver em um lugar totalmente estranho.
E para te ajudar ainda mais, estou oferecendo 10% de desconto no seguro de viagem da Real Seguros de Viagem.
Espero que as dicas tenham sido úteis, e não se esqueçam de comentar aqui como foi sua viagem e se você tem outras dicas que possam ajudar outras mulheres que querem viajar sozinhas.