O dia do orgulho Nerd acontece internacionalmente no dia 25 de maio e para comemorar aqui estão algumas curiosidades sobre esse dia de celebração das coisas nerds e geeks ao redor do mundo. A data foi escolhida para coincidir com o dia do lançamento do primeiro filme de Guerra nas Estrelas, Episódio IV: Uma Nova Esperança, lançado em 25 de maio de 1977. Além disso, esse dia também é conhecido como o “Dia da Toalha”, comemorado pelos fãs do Guia do Mochileiro das Galáxias do autor Douglas Adams. Aliás, há algum tempo atrás, os fãs carregavam uma toalha em sua homenagem. Pois como é explicado no filme:
“Uma toalha, [O Guia do Mochileiro das Galáxias] diz, é a coisa mais útil que um mochileiro interestelar pode ter. Em parte, possui um grande valor prático”
O Glorioso 25 de maio em Discworld
Por fim, e essa é uma curiosidade para quem é nerd raiz, o dia também marca o “Glorioso 25 de Maio” comemorado pelos fãs do Discworld. Essa é uma série de livros de fantasia cômica escrita pelo escritor inglês Terry Pratchett. Se você ainda não leu os livros sobre o Discworld deixe-me explicá-lo melhor. Sir Terry escreveu 40 livros ambientados no Discworld. Esse planeta em forma de disco achatado cheio de magia foi então colocado nas costas de quatro elefantes que estão nas costas de uma grande tartaruga que viaja pelo espaço.
Em um dos livros do Discworld chamado Vigília Noturna, conta-se a história sobre uma cidade sob vigilância constante onde os cidadãos se revoltam. Logo após o fim da revolta, os sobreviventes da Revolução do Povo se reúnem todos os anos em 25 de maio para lembrar seus irmãos caídos enquanto usavam flores lilás nas lapelas.
Normalmente no Dia do Orgulho Nerd costumam acontecer uma variedade de eventos e festas para celebrar todas as nerdices e encher os corações geeks de alegria. Por fim, para comemorar esse dia, não poderíamos deixar de falar sobre as locações do filme O Guia do Mochileiro das Galáxias de 2005. E não deixe de visitar nossa seção exclusiva para o VIAJANTE GEEK!
Guia do Mochileiro das Galáxias e suas locações
Para quem não conhece o filme ou o livro, ele conta a história de Arthur Dent, um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, ele descobre que Ford Prefect, seu melhor amigo, é um extraterrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está a beira de ser destruída.
Sem saída, Arthur pega carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.
O filme foi realizado em sua maioria na Inglaterra, e abaixo estão algumas das suas locações mais famosas. Aliás, se você quiser conhecer um pouco mais do Reino Unido, leia o post que fiz sobre a minha viagem a esse lindo país.
Casa de Arthur Dent – Hare Street, Hertfordshire
A pequena casa fica na pista de Mutfords, na B1368 ao sul da Hare Street, perto de Buntingford, Hertfordshire. Ela aparece no inicio do filme quando Ford corre em direção à ela enquanto Arthur está diante de uma escavadeira.
Localização no Google Maps: Casa de Arthur Dent
Beehive Pub – Hare Street, Buntingford, Hertfordshire
Esse pequeno e aconchegante pub da cidade de Buntingford foi usado como locação para o pub onde Arthur e Ford bebem cerveja e comem nozes, lembrando-se então de como se conheceram.
Localização no Google Maps: Beehive Pub
Pânico da população – Moorgate Station, Londres
A cena em que a população de Londres entra em pânico com a chegada de uma nave alienígena gigantesca nos céus da cidade usou como locação uma pequena rua perto da Moorgate Station.
Localização no Google Maps: Pânico em Londres
Booking.comDança de golfinhos – Loro Parque, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha
Foi neste parque que a abertura do filme com a música dos golfinhos “Até Mais e Obrigado por Todos os Peixes” foi filmada. O Loro Parque é um parque temático localizado na ilha de Tenerife, sendo aliás considerado o melhor zoológico da Europa, segundo o TripAdvisor.
Para opções de hospedagem em Tenerife, clique aqui.
Vogsphere – Pedreira de Trefil, Blaenau Gwent, País de Gales
Esta pedreira galesa serviu como locação para a criação do planeta Vogsphere. Arthur, Marvin, Zaphod Beeblebrox e Ford aparecem nela quando então se afastam de sua nave depois de desembarcar no planeta Vogsphere. Além disso, alguns episódios de Doctor Who e filmes como A Fúria dos Titãs (2012), e a sua sequência também usaram esta pedreira, perto de Tredegar como locação para suas filmagens.
Aliás, para a sequencia da reconstrução da Terra, eles fizeram tomadas aéreas de helicóptero sobre a Península de Gower. Além de alguns outros vales e florestas do lindo país de Gales
Localização no Google Maps: Vogsphere
Templo de Humma Kavula – 60 Great Queen St, Camden Town, Londres
O Freemasons’ Hall em Londres é de fato a sede da Grande Loja Unida da Inglaterra e do Grande Capítulo Supremo dos Maçons do Arco Real da Inglaterra, além de ser um ponto de encontro de muitas Lojas Maçônicas na região de Londres. Como visto no filme seu interior é impressionante.
Localização no Google Maps: Templo de Humma Kavula
Jodrell Bank Observatory – Cheshire, Reino Unido
Prostetnic Vogon Jeltz anuncia a demolição da Terra enquanto sua nave paira sobre o Jodrell Bank Observatory em Cheshire.
O Observatório do Banco Jodrell, então criado em 1945, hospeda vários radiotelescópios e faz parte do Centro de Astrofísica do Banco Jodrell na Universidade de Manchester. Desde então, desempenhou um papel importante na pesquisa de meteoros, quasares, pulsares bem como masers e lentes gravitacionais.
Localização no Google Maps: Demolição da Terra
Cambridge, Inglaterra
Aliás, há um ótimo mapa que o ex-presidente do clube ZZ9 Plural Z Alpha , David Haddock, criou que mostra todos os locais relevantes que um fã de Douglas Adams gostaria de visitar. Destacando vários aspectos da vida de Douglas, do nascimento até a morte. Além disso, também inclui vários locais apresentados no livro da Agência de Detetives Holísticos de Dirk Gently .