Amigos viajando juntos

Dicas importantes para fazer uma viagem com amigos

Compartilhe:

Uma viagem com amigos pode ser a melhor coisa do mundo ou uma incrível roubada. Uma viagem com um amigo ou um grupo de amigos começa, sem dúvida, sempre como uma ótima ideia. Mas a viagem pode ficar menos divertida assim que você começa a perceber que pequenas atitudes do seu amigo começam a te irritar, principalmente durante viagens mais longas. Além disso, em viagens com um grupo de amigos pode começar a dar errado quando o grupo não está coeso e decidido a fazer as mesmas coisas.

Viajar com um amigo ou um grupo de amigos pode e deve ser uma experiência memorável. Portanto, aqui estão algumas dicas para garantir que você e seus amigos consigam aproveitar ao máximo esta oportunidade. E assim, vocês poderão voltar para casa com vontade de viajar mais vezes juntos.

Decida bem o roteiro

Se você acha que viajar em grupo é só escolher um destino legal e cair na estrada, você está enganado. Depois que todos concordarem e fecharem o número de pessoas, as datas e o local, é hora então de colocar no papel o roteiro exato a ser explorado. Afinal, se tudo for planejado com antecedência, dá até para definir com mais calma e assim fechar um roteiro que será bom para todos.

Portanto, se for possível se reúna com frequência antes da viagem ou então crie um grupo de WhatsApp.  Lembre-se que uma das melhores partes da viagem é se juntar e planejar a viagem, caso essa parte não seja para você fale com a gente e conheça nossos serviços de planejamento.

Pois o legal é que o grupo já embarque na aventura, sabendo o que vai conhecer lá e também conseguindo administrar melhor o tempo dos passeios. Como dica, não se esqueça de pesquisar a distância entre as atrações, como chegar até elas e o que todos gostariam de fazer juntos. Enfim, tudo isso ajuda a definir melhor o que fazer a cada dia do roteiro e a aproveitar melhor cada minuto. 

Amigos caminhando na Floresta
Crédito: Destinos para curtir em grupo | Segue Viagem

Você é um planejador ou um espírito livre?

Para os planejadores, não há nada mais irritante do que alguém que só quer seguir o fluxo. E para as pessoas mais espontâneas, certamente os itinerários são os estraga-prazeres definitovos. Descubra qual é a posição de vocês ou do grupo sobre esse assunto. E seja específico. Para algumas pessoas, um itinerário significa apenas ter uma lista das cidades que você planeja visitar e uma ideia de quanto tempo você vai ficar em cada uma. Para outros, os itinerários significam um plano hora a hora do que você fará, onde comerá e quando fará uma pausa para o banheiro.

Realmente não existe uma maneira certa ou errada de planejar (ou  não  planejar) uma viagem, e os dois tipos de viagem podem ser igualmente recompensadores. Se você realmente não consegue chegar a um acordo, divida sua viagem pela metade. Faça um plano para a primeira metade e permita-se alguma liberdade para o restante. Ambos aprenderão algo – mesmo que seja o quanto você odeia viajar com (ou sem) um plano.

Você quer mais lugares em menos tempo ou ir devagar?

A velocidade da viagem é uma das coisas mais importantes a se falar, pois ela determinará quase todos os aspectos de sua viagem. Algumas pessoas preferem preferem conhecer mais lugares em menos tempo e não se importam então de ficar pulando de hotel em hotel um dia em cada cidade. 

Outros (eu incluído), preferem passar pelo menos algumas noites em cada local e realmente conhecer o local, mesmo que isso signifique que no final conheceremos menos lugares. Discuta ambas as suas preferências e encontre um meio-termo.

Planejamento financeiro, qual será o orçamento da viagem?

É hora de falar sobre dinheiro. Você tem que ser franco – não há maneira de contornar isso. Se estiver viajando com um amigo ou grupo de amigos, você vai querer ter uma estimativa aproximada do que eles esperam gastar. Você não pode esperar por restaurantes e acomodações de luxo e descobrir que seu amigo tem um orçamento para um albergue. Tire o constrangimento do caminho e converse sobre os números antes de planejar qualquer outra coisa.  

Definir um orçamento é a maneira perfeita para evitar uma discussão durante a sua viagem. Além do mas, evita situações desconfortáveis se um dos seus amigos não tem condições de pagar aquele jantar regado com os melhores vinhos da região ou fazer um passeio de balão.

Antes de viajar, sugira um acordo sobre quanto cada um do grupo pode gastar. Tenha sempre em mente que a intenção de viajar com os amigos é que todos possam se divertir juntos e compartilhar as experiências.

Planejamento Financeiro na viagem com amigos
Crédito: Drazen Zigic / Freepik

Divisão das contas

Continuando com a questão financeira, tente dividir as contas de maneira igual sempre que possível. Mas não esqueça também de manter o seu próprio orçamento. O ideal é sempre resolver as pendências financeiras durante a viagem, para não ter que ficar cobrando ou pagando dívidas depois de voltar.

Se você se oferecer para pagar a conta de um amigo, não cobre. E o mesmo vale se o seu amigo se oferecer para pagar, não faça cerimônia, mas deixe claro que você não poderá retribuir ou pagar ele de volta se você não tiver condições. Portanto, seja consciente e sempre sincero com seus amigos, e não fique discutindo por alguns centavos. Confie nos seus companheiros de viagem e pense que uma discussão por dinheiro só traria problemas ao grupo e atrapalharia a viagem

Festejar ou não Festejar? E a sua liberdade de escolha

Em primeiro lugar,  defina a sua ideia de festa. Talvez uma noite louca para você seja relaxar com uma cerveja local e ir ao cinema ou teatro. Seu amigo, no entanto, bebe apenas bebidas alcoólicas de primeira qualidade e sua ideia de diversão é dançar até o nascer do sol no clube mais badalado da cidade. Faça um pouco de cada um ou fique bem em seguir seus caminhos separados ao anoitecer. 

Além disso, decida com que frequência  você planeja festas durante suas viagens. Não estou sugerindo que você faça um itinerário detalhando as noites em que você sairá. Mas discuta suas expectativas. Você pode querer fazer muitos passeios turísticos, mas talvez seu amigo esteja planejando a viagem em torno de suas aventuras noturnas. Descubra as prioridades de cada um juntos. 

Além do mas, outras situações parecidas podem ocorrer. Como por exemplo alguém que não quer ir conhecer o museu que o resto do grupo quer ir ou então metade quer dar aquela esticada à noite nos bares da cidade, a outra metade esta muito cansada e quer voltar para dormir no hotel. Essas são questões que sempre surgem durante uma viagem em grupo com amigos.

Deixe clara sua opinião, sugira outro passeio ou tente achar um meio termo para que todos possam participar. Mas se não chegarem a um acordo, tudo bem, é só dividir o grupo. Não é preciso passar toda a viagem com amigos juntos, aliás, as vezes é até bom se separar um pouco. Contanto, claro, que ninguém seja deixado sozinho para trás.

Amigos viajando juntos com mapa
Crédito: Good Places for Group Travel (insider.com)

Cada um do seu jeito

Todos nos sabemos que é cansativo ter que ser sociável o tempo todo. Portanto, não se sinta culpado se você quiser ir deitar um pouco, enquanto todos os outros vão almoçar ou tomar banho de sol. Ou se você quiser então fazer uma caminhada a tarde enquanto todos querem descansar um pouco depois de comer.

Além disso, outra questão importante é a hora em que vocês irão começar o dia. Você quer começar um dia antes que os turistas saiam de casa ou prefere ir devagar pela manhã durante as férias? Talvez um de vocês acorde com o sol raiando e o outro não quer sair da cama antes do meio-dia. Então, o que você faz? 

Já viajei com pessoas que têm horários de sono muito diferentes dos meus, e funciona bem, desde que respeitemos os hábitos uns dos outros. Se você concordar que seu amigo vá dormir cedo, ele respeitará sua política de “não falar alto antes das 10h”. Você também pode precisar se comprometer e começar alguns dias um pouco mais cedo do que você prefere e vice-versa. 

Nesses casos, a dica é ser honesto e dizer numa boa o que você vai quer fazer e pedir para te avisarem caso o grupo for fazer algo enquanto você não está presente. Dessa forma, ninguém vai ficar chateado e você poderá ter momentos tranquilos e só seus, mesmo durante uma viagem em grupo.

Conversas tranquilas

Durante uma viagem com amigos é sempre bom evitar os assuntos mais polêmicos, como religião ou política. Além disso, durante uma viagem longe de casa não é a melhor hora para resolver pendências passadas como cobrar dívidas, brigas antigas bem como promessas não cumpridas.

Por mais tentador que possa parecer ou por mais irritado que possa estar, tentar resolver ou discutir certo assuntos durante os momentos mais descontraídos da viagem certamente não será diferente de resolver o problema depois que a viagem terminar. Então, deixe esses assuntos de lado e curta a viagem com seus amigos, deixando os problemas para depois.

Grupo de amigos almoçando juntos
Crédito: How to Make Friends as an Adult (healthandhealingtherapy.com)

Momentos de estresse

Viajar não é só relaxar na praia, comer gordo e beber gelado. Odeio destruir essa ilusão, mas as coisas nem sempre vão de acordo com o seu plano. A companhia aérea pode perder sua bagagem ou seu hotel pode perder a reserva. É útil saber como seu parceiro lidará com o estresse se surgir uma situação inesperada. 

Discuta o que em particular o estressa. Talvez a sensação de não estar no controle dê vontade de gritar. Ou talvez passar um longo período de tempo sem comida ou dormir pouco irá transformá-lo em um mostro de mau humor. Aprofunde-se um pouco mais e fale sobre como seu amigo deve abordá-lo quando você está estressado e vice-versa. Algumas pessoas precisam de espaço, enquanto outras precisam conversar imediatamente. Saber ao que seu amigo responde bem tornará a situação muito mais tranquila. 

Por fim, tenha muita paciência, pois para cada traço irritante que seu amigo tem, você provavelmente deve ter um que irrite seu amigo também. Então, a dica mais importante para que a sua viagem com amigo seja bem sucedida é ter paciência. Seja sempre educado, fique calmo e tente compreender o ponto de vista de todos.

Respeito

Não é só porque todos querem andar na montanha russa mais radical que você também deva ir. Nem sempre você tem que fazer tudo o que o restante do grupo quer. Aliás, você não deve de forma alguma se colocar em uma situação que faz você se sentir mal ou com medo por causa de outras pessoas.

Se você não quer fazer algo, não faça. Mais uma vez, a sugestão é explicar numa boa os seus motivos, para que todos os seus amigos entendam o seu lado. Além do mas, você pode até se surpreender e encontrar algum amigo que esteja na mesma situação que você.

Amigos andando de montanha russa
Crédito: Best Travel Tips for Saving at Your Vacation (retailmenot.com)

Fones de ouvido

Fones de ouvido podem ser realmente uma benção durante uma viagem com amigos. Ideal para evitar barulhos, gritarias e aborrecimentos. Seja para relaxar, tirar o seu tempo de sossego e até driblar aquela discussão entre amigos.

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima