O Studio Ghibli ganhou um parque temático no Japão inspirado em suas belíssimas animações, com lojas, espaços para atrações e restaurantes. Chamado de Parque Ghibli, o local tem 5 áreas baseadas nas principais produções do estúdio do diretor Hayao Miyazaki. Como por exemplo réplicas de casas e ambientes vistos em filmes como Meu amigo Totoro, A viagem de Chiriro, a Princesa Mononoke e outros mais.
Sobre o parque
O parque temático do Studio Ghibli não é um parque tradicional com brinquedos e atrações radicais. Ele é um espaço dedicado a recriar ambientes e a natureza icônica dos filmes Ghibli, refletindo diretamente a direção criativa do estúdio japonês. Os visitantes podem desfrutar de alguns dos cenários de grandes obras do Studio Ghibli rodeados de um amplo espaço e contato com a natureza. Apesar de seu tamanho gigantesco, sua capacidade será de cerca de 3500 visitantes por dia, atingindo o máximo de 4000 nos fins de semana.
A atração inaugurou no dia 01 de novembro de 2022, quando os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as 3 primeiras áreas do parque. São elas, Floresta Dondoko (de Meu amigo Totoro), Colina da Juventude (de O Castelo no Céu) e o Grande Armazém Ghibli (que será o local com venda de produtos e exposição de itens recriados das animações).
Conheça as Cinco áreas do Ghibli Park
O parque será dividido em cinco áreas. Alguns incorporam arquiteturas e elementos específicos de um filme, enquanto outros se inspiram em vários filmes Ghibli.
Uma réplica totalmente construída da casa do filme de 1988 já existe no local da Expo Mundial de 2005, e os desenvolvedores do parque estão planejando usar este marco existente dentro do novo Parque Ghibli. A área “Colina da Juventude” será parcialmente baseada no Castelo em Movimento de Howl e também incluirá réplicas de edifícios do filme Whisper of the Heart .
Aviso de direitos autorais de ©Studio Ghibli. O Studio Ghibli divulgou esta renderização de como será a área “Colina da Juventude”.
Planos pro futuro e Expansões
Além disso, novos espaços foram inaugurado em 2023, dentre eles, a Vila Mononoke (Princesa Mononoke) e o Vale das Bruxas (Aya e a Bruxa, primeira animação do estúdio feita totalmente em computação gráfica). Além disso, há planos para construir uma réplica de quatro a cinco andares do castelo de Howl – que infelizmente não se moverá – de acordo com Tokyo Shimbun , um jornal japonês.
A ideia dos realizadores do parque é trazer ainda mais recriações de outros desenhos com o passar do tempo. E com isso, entregar uma experiência completa e tributos à toda a obra do famoso estúdio de Miyazaki. Mais detalhes não foram revelados, assim como preço dos ingressos. A expectativa é de que, após esse período de pandemia, o local receba cerca de 2 milhões de visitantes todos os anos.
Embora haja passeios, não espere pelas enormes montanhas-russas que você encontraria em outros parques temáticos. Aliás, o parque não planeja remover nenhuma árvore existente para construir novas atrações, a fim de refletir os elementos naturais encontrados em muitos filmes do Studio Ghibli.
Como chegar
O novo parque temático ficará localizado nos arredores da cidade de Nagoia. Além disso, fora o parque, o distrito de Naka em Nagoia abriga museus e salões pachinko (máquina de jogos de azar). Naka também tem o bairro do entretenimento Sakae, com atrações como a roda gigante Sky-Boat, ligada a um shopping. A norte de Naka está o castelo Nagoia, lar real parcialmente reconstruído de 1612 que mostra obras de arte, assim como a arquitetura da era Edo.
Portanto, além do Nijigen No Mori e do Super Nintendo World esse será mais um parque temático que teremos que incluir em nossa lista de visitas obrigatórias quando formos ao Japão. Lembrando que não devemos confundir o parque com o Museu Ghibli que existe em Tóquio. O novo parque temático está localizado dentro do Aichi Earth Expo Memorial Park, o antigo local da Expo Mundial de 2005. Aliás, como mencionamos anteriormente, ele fica a cerca de uma hora de trem de Nagoia, a quarta maior cidade do Japão em população. Agora, se você for sair de Tóquio, a cidade de Nagoia está a aproximadamente 1,5 horas via trem bala.
Os ingressos estão disponíveis para reserva no site oficial do parque.
Conceitos do parque
Fonte: Studio Ghibli no Twitter