Além das celebrações culturais que acontecem nessa época, você também pode celebrar esse evento admirando os fenômenos naturais que ocorrem somente durante o solstício de verão no hemisfério norte.
Portanto, neste post, você encontrará quatro paisagens naturais e os fenômenos únicos que só ocorrem no solstício de verão. Enquanto alguns deles envolvem a construção humana a maioria aproveita a rotação da Terra e a posição do sol no céu para deixá-los ainda mais incríveis.
Sol da meia-noite – Longyearbyen, Noruega

Até onde você pode ir para o norte? Em Longyearbyen, na Noruega, a resposta é ‘não muito mais’. Uma das cidades mais setentrionais do mundo, Longyearbyen é a maior cidade de Svalbard, no coração do oceano Ártico.
Portanto, se você está procurando o verdadeiro Sol da Meia-Noite, não há lugar mais óbvio para encontrá-lo. O sol nasce no dia 19 de abril e não se põe completamente até 23 de agosto. Aliás, durante o solstício de verão, o sol literalmente não se põe em Longyearbyen circulando a pequena cidade bem acima do horizonte.
Para opções de hospedagem em Longyearbyen, clique aqui.
Pedras permanentes de Stenness – Orkney, Escócia

As Stones of Stenness remontam ao período neolítico, quando foram então erguidos pelas pessoas que viviam em Orkney, no extremo norte da Escócia. O círculo de pedra, é certamente o mais antigo da Grã-Bretanha, sobreviveu ao longo dos séculos e agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Assim sendo, no solstício de verão, não deixe de fazer um passeio para ver as pedras se alinharem com o sol nascente e poente. Embora não haja mais grandes festivais ou celebrações no local, é provável que, por milênios, os primeiros habitantes tenham usado as pedras para marcar a mudança de estação.
Para opções de hospedagem em Orkney, clique aqui. Ou leia sobre a viagem que fiz pelo Reino Unido, neste link.
Alinhamento Perfeito – Stonehenge, Inglaterra
No sudoeste da Inglaterra, Stonehenge é sem dúvida o círculo de pedras mais famoso do mundo. Como as enormes pedras que compõem o círculo chegaram a essa parte da Inglaterra ainda é um mistério, bem como de que forma elas foram organizadas em uma formação tão elaborada.
Atualmente, os ingressos para entrar em Stonehenge custam em média 60 libras e o sítio arqueológico funciona das 9:30 às 17 horas normalmente. Mas, durante o solstício o sítio tem horários e preços especiais para os visitantes poderem assistir ao nascer do sol lá. Durante o solstício de verão, você desfrutará então da companhia de milhares de pessoas que observam respeitosamente ao nascer do sol acima da pedra do calcanhar e através de um dos arcos de pedra restantes.
Saiba mais e planeje sua visita a Stonehenge no site da English Heritage.
Booking.comPôr do sol entre as pirâmides – Cairo, Egito

Os destinos próximos ao equador são frequentemente ignorados no solstício de verão – afinal, a mudança na luz solar entre as estações é menos perceptível nesses locais. Em Gizé, perto do Cairo, há um fenômeno natural especial que ocorre no solstício. Enquanto o sol se põe no solstício de verão no Egito, você pode fazer um passeio e observar o pôr do sol entre duas das famosas pirâmides de Gizé.
Bônus! Visite Gizé no equinócio de primavera durante o mês de março. Você pode ver então que a Esfinge está voltada para o leste, olhando diretamente para o sol nascente no equinócio.
Para opções de hospedagem no Cairo, clique aqui.
A Pirâmide de Kukulcán e a Serpente Emplumada – Chichén Itzá, México

Na Pirâmide de Kukulcán, ocorre um fenômeno luminoso impressionante durante os equinócios e solstícios. A sombra projetada pela pirâmide cria a ilusão de uma serpente descendo as escadas, representando a descida do deus Kukulcán. Se estiver viajando por Cancún, esse é um passeio, sem dúvida, imperdível.
Para opções de hospedagem em Cancún, leia sobre a viagem que fiz pela Riviera Maia neste link.
Aproveite para conhecer também as mais inusitadas e bonita celebrações do solstício de verão pelo mundo. Além disso saiba onde acontecem as melhores festas juninas do Brasil.