O “Heiva I Tahiti”

Heiva, o exótico festival polinésio do Taiti

Compartilhe:

Sobre o Evento:

Todos os anos, durante o mês de julho, um dos festivais mais antigos do mundo é celebrado no Taiti. Há uma boa chance de você nunca ter ouvido falar sobre ele, mas o Festival Heiva na Polinésia Francesa é um grande evento. Celebrando a cultura exótica dos antigos polinésios, o Heiva no Taiti é uma celebração colorida que dura um mês e assim transporta os espectadores para um universo antigo repleto da herança do país. Mas este não é um festival comum, o Heiva se tornou o símbolo da cultura polinésia e um evento icônico para seu povo.

O QUE É O HEIVA?

Heiva vem das palavras do idioma do Taiti hei e va , que significam “reunir” e “lugares da comunidade”. É um momento de celebração nacional onde o povo então se reúne durante o festival para mostrar o melhor da cultura polinésia. O Heiva no Taiti é sem dúvida, o festival é um dos mais exóticos de todas as Ilhas do Pacífico Sul. É uma celebração de um mês, para respeitar o passado e um tempo para compartilhar com o resto do mundo a rica herança polinésia.

Celebração do Haiva no Taiti
Crédito: The “Heiva I Tahiti” – Tahiti Nui Travel

Além disso, o Heiva também é um festival competitivo, reunindo milhares de cantores, artistas, dançarinos e atletas de todos os cinco arquipélagos e das 65 ilhas habitadas do Território Francês, que competem individualmente ou em equipes.

ONDE O HEIVA ACONTECE?

O Heiva acontece nos cinco arquipélagos da Polinésia Francesa. Em todas as ilhas, haverá celebrações mostrando o melhor da cultura polinésia. No entanto, o festival oficial principal da Heiva, conhecido como Heiva i Tahiti, acontece na ilha principal do Taiti. A capital Papeete organiza todas as noites os principais concursos de música e dança no “Fare Tahiti Nui”, do centro cultural da Place Toata. Assim sendo, esse é “o evento principal” e o que torna o festival competitivo tão conhecido.

Celebração do Heiva nas Ilhas Marquesas
Crédito: The Marquesas Islands (tahititourisme.com)

Paralelamente, vários locais da ilha,como complexos de templos antigos, também abrigam eventos menores que mostram a cultura polinésia tradicional, já que toda a ilha do Taiti participa das festividades. Esses eventos menores estão mais para “shows” e totalmente direcionados para os turistas.

Por fim, o Heiva i Tahiti também inclui uma competição esportiva que geralmente ocorre em Pointe Venus, nos Jardins Paofai em Papeete e dentro do recinto do Museu do Tahiti e de suas ilhas em Punaauia. As corridas de canoa geralmente acontecem no sul da ilha e em Pira’e.

Corrida de Canoa do Heiva no Taiti
Crédito: Va’a races – Heiva va’a

QUANDO É O HEIVA?

O Heiva não tem datas fixas, mas geralmente dura cerca de duas semanas, começando na primeira semana de julho, com pequenos eventos pré-festival que começam no final de junho. Os horários finais são geralmente divulgados ao público pela Maison de la Culture de Tahiti entre abril e maio (siga a página do Facebook para atualizações e vídeos impressionantes). Portanto, se você deseja planejar sua visita para coincidir com a Heiva, tente estar no Taiti durante a primeira quinzena de julho. Vale ressaltar que a versão do Heiva de Bora Bora começa um pouco mais cedo no mês de junho. Em 2023, o Festival Heiva no Taiti acontece dos dias 29 de junho até o dia 15 de julho.

ORIGENS DO HEIVA

O Heiva não é um festival comum , mas para compreender completamente sua importância na sociedade taitiana moderna, precisamos fazer uma viagem de volta no tempo.

Por meio de um “acordo” firmado com o rei Pomare II do Taiti no início do século XIX, os missionários conseguiram obter níveis extraordinários de influência. Eles usaram esse poder por boas ações, como conter o alcoolismo, introduzir a alfabetização e proibir o canibalismo, mas também proibiram a antiga religião , incentivaram a destruição dos templos de pedra e apagaram as mesmas formas de arte que eram os pilares da sociedade antiga, como a dança , confecção de roupas e tatuagem. Era hora da igreja para os taitianos!

Dança de celebração do Heiva
Crédito: Heiva i Tahiti – Welcome Tahiti (welcome-tahiti.com)

As coisas começaram a mudar quando o Taiti foi anexado pela França em 1881 . Em um esforço para apagar ainda mais qualquer influência protestante (os franceses eram católicos), os franceses permitiram aos taitianos celebrar sua cultura por meio de competições de música, dança e esportes. Mas apenas durante um dia do ano – o dia 14 de julho da Bastilha, para que não houvesse nenhum erro em relação a quem precisa ser agradecido por esse “ato de generosidade”. E assim nasceu o festival Tiurai , a versão inicial do Heiva!

Em 1977, os taitianos na Polinésia Francesa agora têm um maior nível de autonomia e decidiram então reviver completamente as festividades do passado. Em 1985, o Heiva como o conhecemos agora , substitui o festival Tiurai e simboliza oficialmente o retorno da cultura polinésia tradicional.

O QUE VER?

Como seria de esperar de um festival com duração de algumas semanas, há muito o que ver durante o Heiva. Vou listar aqui as principais atrações do Heiva i Tahiti, mas lembre-se de que todas as ilhas terão alguma forma de comemoração e quanto mais visitada a ilha , maior o show que ela fará.

Apresentações cerimoniais

As performances cerimoniais não fazem parte da competição oficial, mas são, no entanto, uma rara oportunidade de espiar o passado misterioso e sentir como pode ter sido a vida no início do Taiti. São grandes shows, completos com figurinos, muita música e laços estreitos com a maneira como as coisas poderiam eram feitas no passado, quando essas ilhas ficavam sem contato com o mundo exterior.

Marcando o início oficial do Heiva, a cerimônia de caminhada pelo fogo é um evento muito esperado. Nesse caso, um umu (forno de terra) é então preparado com pedras do vale do Papenoo e outros ingredientes locais. Quando a noite cai, os visitantes se reúnem para assistir o “Grande Sacerdote” do Heiva caminhando sobre as rochas superaquecidas. Como os polinésios andam descalços desde tenra idade, a parte inferior dos pés são duras como pedra, no entanto, isso é impressionante em um nível totalmente diferente.

Caminhando pelo fogo durante o Heiva
Crédito: Firewalking (umu ti) | Tahiti Tourisme

No antigo complexo de templos de Marae Arahurahu, na cidade de Paea, grupos cuidadosamente escolhidos realizam cerimônias religiosas e sociais no templo mais bem preservado do Taiti. Não se sabe muito sobre os caminhos antigos pois as lendas e a história eram passadas oralmente e depois acabavam esquecidas por conta de décadas de atuação dos missionários. Portanto, esta é uma grande oportunidade de vislumbrar como as coisas poderiam parecer nos tempos antigos, um espetáculo meticulosamente pesquisado e ensaiado que ocorre várias vezes durante o Heiva.

Festival dos Artistas

A Polinésia Francesa é bem conhecida em todo o Pacífico por suas obras de arte requintadas, especialmente artistas do arquipélago remoto das Ilhas Marquesas. Antes e durante o Heiva, artistas dos cinco arquipélagos vão a Papeete e exibem suas obras de arte. Cada arquipélago tendo sua própria área de especialização. Esta é uma oportunidade única de não apenas ver, mas também interagir com os artistas e comprar lembranças autênticas 100% feitas em Fenua ( Fenua significa literalmente “a terra” e é o nome afetuoso local das ilhas).

O concurso de dança e música

Este é o evento principal do Heiva , com uma dúzia ou mais de equipes em cada categoria que se qualificaram para a competição principal. Uma série de shows noturnos compostos por várias “manobras” de música e dança. Os competidores praticam por até seis meses em preparação para o Heiva. Se você visitar as ilhas nos meses que antecedem o festival, não é incomum ver equipes ensaiando nos campos de futebol e na praia. Se apresentar no Heiva é um grande negócio para os habitantes locais.

As equipes devem realizar danças originais, cuja música e coreografia destacam um tema tradicional que geralmente revolve algum tipo de história, lenda ou mito ancestral. Mas isso não é tudo, as elaboradas roupas e trajes usados ​​não devem apenas conquistar o coração dos juízes e espectadores, mas também serem artesanais a partir de materiais indígenas das ilhas. Por fim, cada número é acompanhado por uma orquestra ao vivo composta por até cinquenta músicos. E também não há guitarras elétricas aqui, apenas instrumentos de ilha, como ukuleles e tambores estrondosos.

A competição esportiva

Além do canto e da dança, o Heiva também é uma demonstração de força. Pense nisso como as “Olimpíadas da Polinésia”, onde o vencedor da medalha de ouro recebe a coroação como o “Sr. Taiti ”. 

Competição de carregar bananas no Heiva
Crédito: Heiva Tu’aro Mä’ohi – Welcome Tahiti (welcome-tahiti.com)

Obviamente, as competições são mantidas fiéis à tradição, com eventos realizados em esportes “normais”, como corridas de canoa ( va’a ) e arremesso de dardo, mas também em campos que provavelmente eram populares nos dias antigos a qualquer polinésio. Isso inclui levantamento de pedras pesadas, transporte de frutas e “coco” (escalada, colheita, rachadura e raspagem).

Arremesso de dardos durante o Heiva
Crédito: La Polynésie Française – Délices (delices-mag.com)

COMO CONSEGUIR INGRESSOS PARA O HEIVA

Os ingressos para o Heiva estão à venda alguns meses antes do início do festival de julho, geralmente entre abril e maio. A melhor maneira de garantir seus ingressos é pessoalmente ou online, através da Maison de la Culture de Tahiti. Os ingressos para adultos começam em torno de US$ 30 por show à noite, mas esgotam rapidamente. Se você estiver visitando a Polinésia Francesa, considere planejar sua viagem com um especialista no destino, que pode ajudar na obtenção de ingressos para o festival.

Hospedagem:

Como a maior parte da ação ocorre na capital – Papeete , é melhor ficar na cidade ou não muito longe. Geralmente, os visitantes costumam ficar nos resorts à beira-mar do Taiti, que estão ao norte ou ao sul da cidade. Estes tendem a ser mais luxuosos e tranquilos do que os hotéis em Papeete, um lugar barulhento que eu pessoalmente amo por sua vibração colonial em ruínas, ainda que encantadora, à beira-mar. Se você planeja visitar o Taiti durante o Heiva, reserve com a maior antecedência possível!

Booking.com

Além disso, conheça a nossa página sobre os os melhores EVENTOS e FESTIVAIS que acontecem pelo mundo separador por mês.

Resolva aqui a sua viagem

iVisa.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima