Ilhas gregas menos conhecidas que valem uma visita

Compartilhe:

A Grécia é um destino muito popular e bem conhecido de todos os viajantes do mundo. Suas belas cidades no continente são cheias de história, enquanto as ilhas gregas são conhecidas pelas festas, lindas praias e paisagens deslumbrantes.

Existem pelo menos 6000 ilhas e ilhotas na Grécia e apesar de algumas terem uma reputação turística mundial, outras ainda estão para serem descobertas não só pelos eventuais turistas, mas também pelos próprios gregos. Destas últimas, destacamos as que são dignas de serem incluídas na sua próxima viagem a Grécia.

Ilha de Limnos

Ilhas gregas de Limnos
Crédito: Spyrosal / Flickr

De acordo com a mitologia, Hefesto, o deus grego do fogo e dos vulcões, teve sua forja nesta ilha. Ele ensinou aos nativos a arte de trabalhar com o cobre. A ilha está localizada na parte norte do Mar Egeu, sendo assim um destino ideal para quem procura por lugares isolados e pacíficos.

Limnos é uma ilha vulcânica, com paisagens dramáticas, golfos cobertos e pequenas colinas. Além do mais tem uma variedade de praias e uma rica atividade artesanal em sua aldeia. Enquanto  estiver na ilha,  não deixe de provar o vinho local, o Muscat de Limnos, que já ganhou uma reputação importante por conta própria.

A capital, Myrina, é um ponto de encontro à beira-mar, com pequenas ruas pavimentadas, mansões de pedra e castelos. Aliás, não deixe de visitar os lagos e cachoeiras perto de Kaspakas. E logo após, vá conhecer o assentamento pré-histórico de Poliahni, que é a cidade neolítica mais antiga da Europa.

Para opções de hospedagem em Limnos, clique neste link.

Ilha de Lipsos

Ilhas gregas de Lipsos
Crédito: Kostas Limitsios / Flickr

Lipsi ou Ilha de Lipsos, é um pequeno grupo de ilhotas na parte norte do Dodecaneso, perto das ilhas de Patmos e Leros. Lipsi é um pequeno refúgio para aqueles que procuram não apenas o sol, como também o lindo mar da Grécia. E sobretudo para aqueles que gostam de ficar longe dos locais turísticos mais lotados.

A capital da ilha, Lipsi, oferece alojamento em pequenos hotéis. Mas o que chama a atenção na cidade são a enorme variedade de produtos locais para degustação como o mel de tomilho, queijos e vinhos. Não deixe de experimentar o queijo local (touloumotyri)  e também uma variação local do queijo Cottage.

As mulheres da ilha também vendem tecidos feitos à mão em teares antigos. Enquanto estiver visitando Lipsi, não deixe de conhecer as igrejas e seus mosteiros. Relaxe nas nascentes de Fountani ou Pikri Nero e explore algumas cavernas, como a Ontas. Além disso, e ilha também oferece pequenas trilhas para trekking e belas praias de areia fina para você descansar no final do percurso.

Para opções de hospedagem em Lipsos, clique aqui.

Ilha de Kasos

Ilhas gregas de Kasos
Crédito: Stema Journeys

Kasos é uma das ilhas mais conhecidas uma vez que ela fica entre as ilhas de Creta e Karpathos. A paisagem montanhosa e rochosa oferece não somente lindas flores silvestres raras, mas uma enorme variedade de espécies de pássaros.

A ilha é conhecida de vários episódios da história da Grécia e tem uma longa tradição náutica. Como resultado, a arquitetura residencial segue o estilo clássico das casas de capitânia (kapitanospita). Todas com exterior branco e janelas coloridas e com tetos altos em seu interior.

Visite a ilha para descobrir seus locais exóticos e selvagens e os laticínios locais, que são da melhor qualidade. Além disso, não deixe de nadar nas águas claras espumantes na parte sul da ilha. E de participar dos festivais e as comemorações ao ar livre durante os meses de julho e agosto junto com os moradores da cidade.

Para opções de hospedagem em Kasos, clique neste link.

Ilha de Leros

Crédito: Visit Greece

Os entusiastas da história ficarão intrigados quando chegarem ao porto de Lakki em Leros, visto que pensarão ter voltando no tempo para a Itália dos anos 30. A cidade foi construída durante a ocupação italiana toda em estilo racionalista tipicamente italiano, que aliás se assemelha muito ao art déco.

Mas, se você preferir um cenário mais clássico grego, vá até a pequena vila costeira de Panteli, onde um castelo medieval fica de guarda e uma bonita fileira de moinhos de vento brancos se alinham no topo da colina.

Não deixe de dar um mergulho na praia, ao sul, e explore as muitas enseadas abrigadas que se estendem ao longo da costa, ou vá até os restaurantes de peixe à beira-mar na vizinha Agia Marina.

Aliás, os mergulhadores podem percorrer as profundezas da Baía de Partheni e explorar os destroços de um submarino repleto de vida marinha. Além disso, não perca a chance de experimentar os ‘laggites’ locais. Eles são bolinhos de massa cobertos de mel polvilhados com canela, comumente conhecidos como loukoumades em outras partes da Grécia.

Para opções de hospedagem em Leros, clique aqui.

Ilha de Kalimnos

Ilhas gregas de Kalimnos
Crédito: Visit Greece

Logo após conhecer o bonito porto de Pothia, em Kalimnos, você deve passear pelos seus edifícios neoclássicos e conhecer a história sobre o mergulho de esponja no Museu Marítimo da cidade.

Com a enorme frota pesqueira de Pothia nas águas do Mar Egeu, você não deixará de ter excelentes pratos de peixe para experimentar nos restaurantes de frutos do mar que ficam ao longo do porto. 

Por outro lado, os mergulhadores têm naufrágios e cavernas subaquáticas para explorar, os escaladores não ficarão sem opções nesta paisagem rochosa com mais de 70 rotas de escalada marcadas e 1.300 trilhas de escalada. Além disso, não deixe de pegar um táxi-barco de Pothia pelo belo fiorde até o porto de Rina, no vale de Vathy, ou, se você estiver em uma caminhada, siga o velho caminho de paralelepípedos que o leva até lá.

Para dias de descanso na água, relaxe nas praias de Kantouni e Vlychadia. A praia de Massouri é digna de nota por sua areia macia, enquanto os mais atléticos devem ir à praia de Myrties para esportes aquáticos.

Você também pode apreciar as vistas deslumbrantes do topo do castelo Chrysocheria, uma impressionante fortaleza Knights Hospitaller, construída para proteger a cidade de conquistadores e invasões de piratas, e situada no topo de uma colina com vista para a vila de Chorio, a antiga capital de Kalimnos.

Para opções de hospedagem em Kalimnos, clique aqui.

Ilha de Kárpathos

Ilha gregas de Kárpathos
Crédito: chripell / Flickr

Mais ao sul, em direção à costa leste de Creta, fica a longa e fina Karpathos, uma ilha de duas metades. Seu norte rochoso tem, de fato, uma beleza selvagem e acidentada, com aldeias pintadas com cores vivas escondidas em suas colinas e pequenas praias encantadoras, incluindo a excepcionalmente bonita Apella na costa leste.

Também vale a pena visitar as aldeias de Olympos, no norte, e Mesochori, a oeste, pois oferecem um verdadeiro sabor da vida tradicional grega. Já o porto de Pigadia é a parte mais animada da capital, situado ao fundo de um longo trecho de praia na Baía Vrondi. 

Do extremo norte de Kaparthos, você também pode fazer um cruzeiro para a bela ilha vulcânica de Saria, a apenas 100 metros, para ver as ameaçadas focas-monge Meditteranean. Logo após, siga para o sul para apreciar um amplo espaço aberto de vilas e praias baixas. Caminhe por Karpathos e você certamente encontrará cabras amigáveis ​​cujo leite produz o queijo de cabra manouli mais sofisticado, que é um sabor clássico da ilha.

Para opções de hospedagem em Karpathos, clique aqui.

Por fim, aproveite para ler também sobre a exótica e divertida celebração da Páscoa na ilha de Corfu.

gif_300x250-2 AMERICACHIP-300x250

Resolva aqui a sua Viagem

Reserve Hospedagem

Reserve Hospedagem

Reserve seu Voo

Reserve seu Voo

Alugue um Carro

Alugue um Carro

Compre seu Ingresso

Compre seu Ingresso

Faça um Seguro

Faça um Seguro

Peça seu Cartão

Peça seu Cartão




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima