Para quem curte um clima frio como eu, o inverno é uma das mais aguardadas estações ano. Mas como vivemos em um país tropical, as opções de lugares para curtir um friozinho não são muitas. Contudo, temos algumas cidades na região sul que podem satisfazer esse desejo no inverno.
Então este post é para os amantes das baixas temperaturas, do chocolate quente e de ficar debaixo das cobertas. Separei algumas das cidades mais frias do sul do país onde podemos aproveitar o melhor do inverno brasileiro.
Aliás, se você gosta de um clima frio e quer se sentir na Europa, leia também o post conhecendo a Europa sem sair do Brasil.
Gramado, Rio Grande do Sul
Com temperaturas que podem chegar facilmente a 0 °C durante o inverno, Gramado é, sem dúvida, um dos destinos de inverno mais tradicionais do sul do Brasil. Principalmente durante o inverno, suas charmosas ruas, belos hotéis e pousadas, seus deliciosos restaurantes e os bistrôs da rua coberta fazem desta cidade o refúgio perfeito para quem quer curtir o inverno e fugir do estresse do dia a dia. Além disso, Gramado é repleta de lindos parques como o do Lago Negro e de fábricas de chocolates espalhadas pela sua região. Não podemos deixar de mencionar o espetacular Natal Luz que acontece no final do ano na cidade
Para opções de hospedagem em Gramado, clique aqui.
Canela, Rio Grande do Sul
Já Canela está praticamente colada a Gramado, são apenas 7,5 km de distância de uma cidade pra outra. Apesar de estar muito próxima a Gramado, Canela é uma cidade menos badalada e mais tranquila. É o local perfeito para os que gostam de curtir o frio da Serra Gaúcha, assim como se aventurar de uma forma mais rústica e mais próxima da natureza nas diversas atrações de ecoturismo da cidade. Não deixe de conhecer também a bela Catedral de Pedra da cidade.
Para opções de hospedagem em Canela, clique neste link.
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Conhecida como a capital brasileira da Uva e do Vinho, Bento Gonçalves, está a pouco mais de 120 km de Porto Alegre. Visto que cidade fica na Serra Gaúcha, ela chega a ter temperaturas abaixo de zero durante o inverno. Além disso, Bento Gonçalves é a casa de algumas das mais conhecidas vinícolas brasileiras, que produzem milhões de garrafas de vinho ao ano. Não deixe de fazer também o famoso passeio por alguns municípios da Serra Gaúcha com o trem turístico Maria Fumaça que sai da cidade.
Quer se hospedar em Bento Gonçalves clique aqui
Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
Cambará do Sul fica a pouco mais de 200 km de Porto Alegre e na porta de entrada dos Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra. Como resultado disso, durante o inverno as temperaturas na cidade ficam próximas a zero graus. Aliás, o maior atrativo da região são suas belíssimas paisagens naturais como o Canion Itambézinho e Fortaleza.
Se quiser curtir a natureza em Cambará do Sul, reserve aqui o seu hotel.
Urubici, Urupema e São Joaquim, Santa Catarina
Com temperaturas abaixo de zero, muita geada e até neve fazem com que, sem dúvida, estas três cidades que estão bem próximas umas da outra, sejam conhecidas como as cidades mais frias durante o inverno no sul do Brasil.
Urubici se destaca por seu centro mais organizado, com várias opções gastronômicas e excelentes pousadas. Além do mas, tem paisagens de tirar o fôlego, como a da da vista da Pedra Furada, o que transformou a cidade em um dos destinos mais procurados na região.
Localizada a pouco mais de 200 km de Florianópolis e a uma altitude de 1.425 metros, Urupema é cidade mais alta do Estado. Ao passo que também é a campeã de temperaturas mais frias do país. Não somente por conta disso mas também pelas suas beleza naturais, como os rios claros, os campos verdes e seus pinheiros. A soma de tudo isso fez com que Urupema rapidamente entrasse para a rota do turismo de inverno da Serra Catarinense.
Já São Joaquim, que aliás também é conhecida por Cidade da Neve, nos proporciona durante o inverno com paisagens deslumbrantes transformadas pelo frio e pela neve. A neve costuma cair durante o final de junho e inicio de agosto, estendendo seu manto branco sobre as montanhas, telhados, vales, morros, planaltos e taipas centenárias, sem dúvida uma experiência única.
Em qual das três cidades você gostaria de passar o seu inverno? Para opções de hospedagem em Urubici clique neste link, em Urupema neste link e em São Joaquim neste link.
Curitiba, Paraná
Curitiba é conhecida por preservar o clima pacato das pequenas cidades com a infraestrutura de uma metrópole. Já o frio contudo é uma constante por lá o que faz dessa cidade do sul uma ótima pedida no inverno seja para relaxar, passear ou aproveitar uma noite mais agitada. Repleta de lindos parques, intensa programação cultural e os mais variados roteiros gastronômicos, a cidade é certamente uma parada obrigatória para quem irá passar pelo Paraná.
Para opções de hospedagem em Curitiba clique neste link
Guarapuava, Paraná
Guarapuava, fica localizada a 250km de Curitiba no Centro-Sul do estado e segue como sendo uma das cidades mais frias do Paraná. A sua temperatura média anual fica em torno de 16º C e nos meses de inverno os termômetros já chegaram a marcar -6,1ºC, cobrindo a cidade com neve e transformando a paisagem e a vida da cidade.
Para opções de hospedagem em Guarapuava, clique aqui.
Leia também o post sobre o inverno nas cidades mais frias da região sudeste do Brasil e conhecendo a Europa sem sair do Brasil.
Resolva aqui a sua Viagem
Reserve Hospedagem
Reserve seu Voo
Alugue um Carro
Compre seu Ingresso
Faça um Seguro
Peça seu Cartão