Sobre o Evento:
O Festival Barco Dragão é um feriado tradicional chinês que cai no quinto dia do quinto mês lunar, que é no final de maio ou junho no calendário gregoriano. O Festival é um dos quatro principais festivais tradicionais chineses, juntamente com o Festival da Primavera, o Dia da Varredura do Túmulo e o Festival do Meio Outono.
Além do continente chinês, muitos outros países e regiões asiáticas também celebram este festival. Na Malásia, Indonésia, Cingapura e Taiwan, o evento é conhecido como Bak Chang Festival (‘Dumpling Festival’).
Por que o Dragon Boat Festival é tão importante?
Muitos acreditam que o Festival do Barco Dragão é celebrado para comemorar a data de Qu Yuan, um famoso poeta chinês e ministro conhecido por seu patriotismo e contribuições à poesia clássica, que eventualmente se tornou um herói nacional .
Portanto, o Festival do Barco Dragão foi originalmente considerado um festival tradicional de medicina e saúde . É tradicionalmente um festival para as pessoas, cerimonialmente, enfrentarem doenças e insetos venenosos.
Como e Quando ir
Em 2023, o Festival do Barco Dragão cai no dia 22 de junho (quinta-feira). A China terá 3 dias de feriado público de quinta-feira (22 de junho) a sábado (24 de junho). Pessoas de vários grupos étnicos em toda a China e no mundo celebram o festival do Barco Dragão, especialmente no curso médio e inferior do rio Yangtze. As festividades variam de região para região, mas costumam compartilhar várias características.
Já na província de Guangdong, no sul da China, a corrida de barcos dragão é, sem dúvida, uma das atividades culturais tradicionais mais influentes, tem o mês de barco dragão mais longo e a atmosfera mais animada de corridas de barco dragão no país.
Além disso, no pitoresco Longhua Park, localizado na cidade de Shenzhen, na China, o Festival do Barco Dragão reúne anualmente milhares de espectadores em um evento marcado por tradição, competições acirradas e, cada vez mais, por espetáculos impressionantes proporcionados pelos drones. Na abertura deste ano, em 17 de junho, o festival recebeu um grandioso show de drones, apresentando imagens deslumbrantes que formavam dragões em movimento, encantando o público presente.
Como as pessoas celebram o Festival do Barco Dragão?
Os costumes do Festival Barco Dragão podem ser divididos em duas categorias. Uma delas é adorar o deus do dragão e heróis, como Qu Yuan. As atividades incluem corridas de barcos dragão e comer bolinhos de arroz glutinoso. A outra categoria visa afastar males e manter as pessoas saudáveis. Assim sendo, as atividades incluem tomar banho em misturas de ervas, pendurar absinto e cálamo e beber vinho realgar.
Comer bolinhos de arroz pegajoso
Zongzi (粽子zòngzi /dzong-dzuh/) é a comida mais tradicional do Festival Barco Dragão. Relacionado à comemoração de Qu Yuan, a lenda diz que pedaços de arroz (não muito diferente de zongzi) foram jogados no rio para impedir que os peixes comessem seu corpo afogado.
No passado, toda família fazia bolinhos de arroz pegajoso e os distribuía como presentes, os recebia e comia. Hoje, apenas alguns dos membros mais tradicionais da família se preocupam em cozinhar, enquanto a maioria tem o hábito de comprar o arroz em restaurantes e padarias.
Zongzi são feitos de arroz glutinoso recheado com carnes, feijão e outros recheios. Eles são envoltos em formas de triângulo ou retângulo dentro de folhas de bambu ou junco e amarrados com caules encharcados ou cordões de seda coloridos. Os sabores do zongzi geralmente são diferentes de uma região para outra na China.
Participar ou assistir a corridas de barcos dragão
A corrida de barcos dragão é a atividade mais importante do Festival de Barcos Dragão. Diz-se que se originou da lenda de pessoas remando em barcos em busca do corpo do poeta patriótico Qu Yuan (343–278 aC), que se afogou em um rio. Porém, há outra explicação. Acredita-se que as corridas de barcos dragão remontam a mais de 2.000 anos atrás, quando era uma forma de adorar o Deus Dragão ou o Deus da Água.
Os barcos de madeira são moldados e decorados na forma de um dragão chinês. O tamanho dos barcos varia de acordo com a região e geralmente precisam de 30 a 60 pessoas para remar. Durante as regatas, equipes de barcos-dragão remam harmoniosamente e com pressa, ao som de tambores. Diz-se que a equipe vencedora terá boa sorte e uma vida feliz no ano seguinte.
As corridas de barcos dragão mais famosas costumam acontecer em Hong Kong, Guangzhou e Hangzhou. Leia mais sobre a corrida do Barco Dragão.
Pendurar artemísia chinesa e cálamo
O Festival Barco Dragão acontece no início do verão, quando as doenças são mais prevalentes. Portanto, a pessoas penduram as folhas de Artemísia que tem seu uso medicinal na China para combater essas doenças. Sua fragrância afasta moscas e mosquitos. O mesmo acontece com a Calamos, que é uma planta aquática que tem efeitos semelhantes.
No quinto dia do quinto mês, as pessoas costumam limpar suas casas, pátios e pendurar artemísia e cálamo nas vergas das portas para evitar doenças. Diz-se também que pendurar artemísia e cálamo pode trazer boa sorte para a família.
Beber Vinho Realgar
Há um velho ditado: ‘Beber vinho realgar afasta as doenças e os males!’ O vinho realgar é uma bebida alcoólica chinesa que consiste em cereais fermentados e realgar em pó (sulfeto de arsênico que tem uma coloração semelhante ao rubi). Portanto, por conta desse ditado o vinho e tomado durante as celebrações do festival.
Usando bolsas de perfume
Antes da chegada do Festival, os pais geralmente preparam bolsas de perfume para seus filhos. Eles costuram saquinhos com tecidos de seda coloridos, enchem os saquinhos com perfumes ou ervas medicinais e depois os fecham com fios de seda.
Durante o Festival, as pessoas costumam pendurar bolsas de perfume no pescoço das crianças ou amarradas na frente de uma roupa como um enfeite. Diz-se que as bolsas de perfume as protegem do mal. Saiba mais sobre os costumes e tradições do Festival.
Curiosidades
O Quinto Mês Azarado é uma outra possível explicação para as origens do festival diz respeito à colocação da ocasião no calendário. Desde os tempos antigos, o quinto mês lunar é considerado um mês de azar, e é conhecido por alguns como o ‘mês do veneno’, porque as temidas ‘cinco criaturas venenosas’ (五毒wǔdú) começam a surgir neste mês .
Tradicionalmente, as cinco criaturas referem-se a centopéias, escorpiões, cobras, sapos e aranhas. Criaturas venenosas, trazidas pelo clima quente e flutuações sazonais, bem como desastres naturais e doenças são comuns no quinto mês.
Além disso, acreditava-se que o quinto dia do quinto mês (“duplo cinco”) era um dia muito pouco auspicioso. Nesse dia, as pessoas colocavam absinto e cálamo na porta e usavam bolsas perfumadas de artemísia (香包). Como o formato das folhas de cálamo é semelhante ao de uma espada e devido ao forte cheiro da erva, acredita-se que o cálamo possa afastar tanto as pragas quanto os maus espíritos. Portanto, o Festival do Barco do Dragão também tem o nome de “Festival do Cálamo” (菖蒲节 Chāngpú Jié).
Nomes do Festival do Barco do Dragão
O festival do Barco do Dragão tem mais de vinte nomes e cada um tem seu próprio significado e origens. Chama-se Duanwu Jie em mandarim e Tuen Ng em cantonês, e também é conhecido como ‘Dumpling Festival’ e ‘Double Fifth Festival’.
Festival do Barco Dragão
Também chamado de Dragon Boat Festival, ou Longzhou Jie (龙舟节) em chinês, por causa de sua estreita associação com os barcos-dragão. Os chineses atribuem grande importância cultural aos dragões . As duas principais atividades durante o festival são comer zongzi (bolinhos de arroz) e corridas de barco, e ambas estão relacionadas aos dragões.
Os Zongzi há muito são jogados nos rios como oferendas e sacrifícios ao Deus Dragão no mês lunar 5, dia 5, enquanto os barcos-dragão são usados em corridas tradicionalmente realizadas neste dia. Por isso, também é chamado de Festival do Barco do Dragão.
Duanwu Jie
O festival do Barco do Dragão tem o nome de Duanwu Jie (端午节) em chinês mandarim. Duan (端) significa ‘início’, enquanto wu (午) significa ‘meio-dia’, mas também ‘o quinto mês solar’ no calendário tradicional chinês (aproximadamente 6 de junho a 6 de julho), centrado no solstício de verão . ‘O mês do meio-dia’ marca o meio do verão. Portanto, Duanwu Jie significa ‘o início do festival do meio do verão’.
Além disso, 端五 é uma variante de Duanwu usando wu (五), o caractere chinês que significa ‘cinco’. Portanto, ‘Duanwu’ também pode significar ‘Início do Quinto Mês Solar’.
Quinto Festival Duplo
O Festival do Barco do Dragão acontece no quinto dia do quinto mês do calendário lunar chinês, por isso também tem o nome de “Duplo Quinto Festival” (Chongwu Jie 重五节 em chinês).
HOSPEDAGEM
Booking.comPor fim, não deixe de ler também nosso post sobre onde comemorar o Ano Novo Chinês e o Festival de Gelo e Esculturas de Neve de Harbin.