Acredita-se que São Patrício tenha levado o cristianismo à Irlanda por volta de 432 dC. Para vender sua mensagem, a lenda irlandesa diz que ele então escolheu o trevo como um símbolo da igreja cristã. Suas três folhas foram destinadas a representar a Santíssima Trindade: Deus, Filho e Espírito Santo, unidos portanto em um talo comum.
Aparentemente, a campanha dos trevos funcionou, visto que na época da morte de São Patrício, em 17 de março de 461, ele havia criado várias igrejas, escolas e mosteiros dedicados à fé. Ele é celebrado por converter reinos inteiros ao cristianismo. Hoje, no entanto, seu nome é mais livremente associado a fantasias de cerveja verde e leprechaun.
Em essência, o dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) é sobre celebrar o espírito irlandês. Mas, se você quer uma celebração sagrada ou secular, existem cidades em todo o mundo para mostrar seu orgulho em 17 de março. Assim sendo, em Boston, onde os irlandeses americanos representam cerca de 20% da população, cerca de 1 milhão de pessoas se reúnem para a Parada do Dia de St Patrick, uma das maiores do país.
O Dia de São Patrício é celebrado em mais países do que em qualquer outro festival nacional, mas Montserrat – uma pequena ilha nas Índias Ocidentais Britânicas – é o único país que não a Irlanda, onde o dia é um feriado oficial. A grande população irlandesa da ilha ajudou a ganhar o apelido de “Ilha Esmeralda do Caribe”.
Dublin, é claro, realiza uma celebração impressionante, mas os viajantes não precisam ir à Irlanda para passar uma festa séria no Dia de São Patrício. Aqui estão mais cidades em todo o mundo com muito orgulho irlandês.
Pittsburgh, Pennsylvania
De acordo com o site de pesquisas Niche, é em Pittsburgh que o Dia de São Patrício é melhor comemorado. Na cidade, quase 14% da população se identifica como irlandesa. Cerca de 20.000 participantes desfilam na parada anual, e os bares pela cidade são perfeitos e de fácil acesso durante as comemorações.
Para opções de hospedagem em Pittsburgh, clique aqui.
Buffalo, Nova York
Com um dos maiores desfiles dos EUA, a cidade de Buffalo em Nova York, é certamente um dos lugares mais loucos para se divertir no Dia de São Patrício. Desde a maratona de Shamrock Run e jantares onde o prato principal é o famoso Corned Beef (fraldinha na salmoura), bem como pelos dançarinos e tocadores de gaita-de-foles irlandeses, as festividades começam dias antes do feriado. E apenas meia hora ao norte, as Cataratas do Niágara iluminadas de verde são um espetáculo para se ver.
Para opções de hospedagem em Buffalo, clique aqui.
Savannah, Georgia
Um dos maiores festivais do Dia de São Patrício do mundo acontece nesta encantadora cidade do sul. Fontes de água borbulham em verde, os dançarinos irlandeses sobem ao palco no festival do patrimônio, e além disso, há um Shamrock Run de 5K e uma visitação a vários de bar de excelência.
Para opções de hospedagem em Savannah, clique aqui.
Sydney, Austrália
Mesmo no Pacífico, os viajantes podem encontrar celebrações irlandesas para o Dia de São Patrício. Em Sydney, por exemplo, haverá um desfile e uma reunião no The Rocks, uma das primeiras áreas onde os irlandeses se estabeleceram na Austrália.
Para opções de hospedagem em Sydney, clique aqui.
Montreal, Canadá
Montreal hospeda o desfile do Dia de São Patrício mais antigo do Canadá. Este ano marca seu 198º desfile anual, que começará ao meio-dia de domingo, 19 de março. O Grande Marechal lidera a procissão de três horas de carros alegóricos, bandas, grupos comunitários e culturais. O dia era comemorado em Montreal já em 1759, após a Conquista, por soldados irlandeses da Guarnição de Montreal, que desfrutavam de jantares especiais e serviços religiosos.
Os bares e restaurantes da cidade costumam apresentar um menu especial do Dia de São Patrício e todo tipo de evento. O pub irlandês de Hurley geralmente serve um café da manhã irlandês para começar bem o dia, completo com café irlandês, pão com soda, salsichas, purê de batatas e outras delícias irlandesas.
Para opções de hospedagem em Montreal, clique aqui.
Dublin, Irlanda
Não há lugar melhor para estar no Dia de São Patrício do que a Irlanda. Aliás, se você tiver sorte o suficiente para estar lá no feriado, a capital Dublin organiza um grande festival de quatro dias .As tradições aqui são muito mais fortes assim como estão distribuídas por todo o pais. Espere muita música irlandesa ao vivo e festas tradicionais em pubs. Marcos como o Guinness Storehouse e a Old Jameson Distillery são ótimos para celebrar a história irlandesa com uma bebida tradicional, mas sem as quedas de um bar lotado e barulhento.
O evento principal é o desfile, realizado no feriado, apresentando todos os tipos de criações fantásticas e apresentações emocionantes, incluindo bandas locais e internacionais. Além disso, você pode aprender sobre a mitologia bem como sobre o folclore da Irlanda no National Leprechaun Museum, ou pegar uma refeição irlandesa autêntica no Pub de Johnnie Fox, de 218 anos de idade, nos arredores da cidade. Todas as noites, o pub recebe dançarinos tradicionais irlandeses com músicos locais, tornando-se uma verdadeira experiência irlandesa.
Para opões de hospedagem em Dublin, leia aqui sobre a viagem que fiz a cidade dos pubs.
Chicago, Illinois
Chicago é famosa por sediar uma das mais impressionantes celebrações do Dia de São Patrício, não apenas na América, mas em todo o mundo. Todos os anos, o rio Chicago é tingido de um tom vibrante de verde esmeralda apenas para o feriado. A tradição, que já tem mais de seis décadas, tornou-se um dos maiores e melhores eventos de espectadores para todas as idades.
No sábado anterior ao Dia de São Patrício, os telespectadores podem assistir enquanto um pouco da “magia do leprechaun” é derramada no rio, primeiro tornando-o laranja antes de desenvolver sua brilhante tonalidade esmeralda que se parece com as exuberantes colinas da Irlanda. O desfile começa ao meio-dia, marchando de Balbo Drive a Monroe Drive, e apresenta muitos carros alegóricos elaborados, bandas, gaiteiros, dançarinos irlandeses e muito mais.
Para opções de hospedagem em Chicago, leia aqui o post que fiz sobre a minha viagem a essa incrível cidade.
St. Louis, Missouri
A princípio, são três os eventos importantes acontecem em St Louis para o Dia de São Patrício: um jantar irlandês formal no Hilton St Louis, uma corrida de 8 km pelo centro da cidade e o icônico desfile. Marchando bandas, carros alegóricos e quase 250.000 espectadores fazem dele um dos maiores eventos da cidade. E, conforme calculado pelo site de finanças pessoais WalletHub, obtém as melhores notas para o acesso aos bares.
Para opções de hospedagem em St. Louis, clique aqui.
Londres, Inglaterra
Uma grande festa para o Dia de São Patrício é realizada no coração do centro de Londres, reunindo o melhor da cultura irlandesa e um programa completo de entretenimento na Trafalgar Square. Ele também abriga um desfile colorido, passando por muitos marcos icônicos de Londres enquanto segue seu caminho até a praça. Agora em seu 20º ano, atrai mais de 150.000 e apresenta o melhor da música, dança, música, cultura e artes irlandesas, incluindo clubes esportivos irlandeses de Londres, escolas de dança, bandas marciais e pompa. Outras atrações ao longo do dia incluem um mercado de comida irlandesa artesanal, ceilidhs, comédia e festivais de cinema, bem como uma variedade de atividades infantis.
St Patrick’s Day Parade
Certamente uma das maiores celebrações da cultura irlandesa no país, essa parada anual do dia de São Patrício que vai de Piccadilly à Trafalgar Square, costuma acontecer aos domingo. São bandas, grupos de dança e outras atrações que o público acompanha das calçadas. A parada tem início às 12h00 em Green Park.
London St Patrick’s Day Festival
Também nesse mesmo dia, a Trafalgar Square recebe um festival da cultura irlandesa, com música, dança, comidas típicas bem como atividades para toda a família. O festival acontece entre 12h00 e 18h00.
Camden Market Music Trail
Mas aos sábados, o Camden recebe diversos artistas irlandeses, que se apresentam em locais diversos do mercado. O ultimo show acontece no Dr. Martens Boot Room. Entre 13 e 17h00.
Pra quem não gosta de paradas e festivais e prefere o lado mais alcoólico da comemoração, a festa acontece mesmo é nos pubs, principalmente os irlandeses, que obviamente ficam lotados no dia. Muita gente organiza um pub crawl, que é um verdadeiro teste de resistência: são escolhidos alguns pubs (a quantidade varia conforme a animação da turma), e vai-se de um a outro tomando um pint de cerveja (cerca de meio litro) em cada um.
Para opções de hospedagem em Londres, leia aqui o post que fiz sobre a minha viagem a essa histórica cidade.
Cidade de Nova York City, Nova York
Todos os anos desde 1762, a cidade de Nova York sedia uma das maiores celebrações do dia de São Patrício do planeta. O St. Patrick’s Day não é um feriado oficial, portanto as lojas estarão abertas como de costume e os trens/metrôs funcionam normalmente. O maior e mais antigo desfile de St. Patrick’s Day do mundo ocorre, desde 1762, em Nova York.
O desfile sempre acontece no dia 17 de março, exceto quando a data cai em um domingo – neste caso o desfile ocorre no dia anterior. O desfile começa às 11:00 e termina por volta das 17:00. Logo após o desfile, dirija-se ao McSorley’s, o pub mais antigo da cidade, para uma cerveja espumante de Guinness. Se você quiser assistir pessoalmente, precisará chegar de madrugada para conseguir um bom lugar ou planeje ficar em pé por muito tempo.
Para quem só quer curtir a grande festa da cidade, é só ir aos bares dos anos 50 da 2nd Avenue, e participar da festa que vai até tarde da manhã seguinte. Além disso, muitos bares no Upper East Side ficam lotados até a hora de fechar. Se você pretende sair no dia 17 de março, prepare-se para uma noite agitada com muitas pessoas pelas ruas!
Para opções de hospedagem em Nova York, leia aqui sobre a viagem que fiz para a cidade que nunca dorme.
Boston, Massachusetts
Há mais pubs irlandeses em Boston do que em qualquer outra cidade dos Estados Unidos. Não surpreendentemente, a cidade com uma longa tradição irlandesa hospeda um dos maiores desfiles do Dia de São Patrício do país, atraindo mais de 600.000 pessoas para Boston para o evento. O evento é o desfile de South Boston, apresentando carros alegóricos, bem como dezenas de bandas marciais e bandas de tubos da Irlanda e de toda a América. O próprio grupo punk celta irlandês de Boston, Dropkick Murphys, retorna para se apresentar e, é claro, você certamente encontrará inúmeros pubs irlandeses com música ao vivo, menus especiais e outros eventos.
Para opções de hospedagem em Boston, clique aqui.
Montserrat, Caribe
Esta pequena ilha no Caribe é a única nação além da Irlanda no mundo que celebra o Dia de São Patrício como feriado. Mas é por razões diferentes do que você provavelmente pensa. Neste território britânico montanhoso que foi colonizado por pioneiros irlandeses, as pessoas misturam suas festividades anuais com trevos, cerveja verde e memórias de uma revolta de escravos abortada contra fazendeiros irlandeses em 1768. elemento católico na história de seu país. O dia 17 de março é comemorado com um festival de independência que dura uma semana, sendo o evento principal o Baile de Máscaras, no qual os monserratianos vestem chapéus coloridos que lembram as mitras dos bispos. Eles também dançam jigs irlandeses e estalam chicotes em um falso desafio a seus antigos mestres.
Para opções de hospedagem em Montserrat, clique aqui.
Buenos Aires, Argentina
Você sabia que Buenos Aires abriga uma das maiores populações irlandesas do mundo? É verdade. O resultado é a festa do Dia de São Patrício mais animada da América do Sul, que se estende por vários quarteirões ao longo da ampla e arborizada Avenida de Mayo, a partir das 15h. em 17 de março. Apresentações de música ao vivo e dança folclórica ocupam o centro do palco, juntamente com mais de 50 barracas de comida e bebida, um desfile anual e um concurso de fantasias. Que o duende e a fada mais bem vestidos vençam.
Para opções de hospedagem em Buenos Aires, leia aqui o post sobre a viagem que fiz a capital da Argentina.
Bruxelas, Bélgica
Em Bruxelas, você sabe que é dia de São Patrício quando o Manneken Pis (uma estátua histórica no centro da cidade) usa um suéter de tricô. Junte-se ao famoso símbolo do folclore vestindo verde para a ocasião em 17 de março e depois vá ao Parc du Cinquantenaire para um dia inteiro de diversão irlandesa. Experimente esportes tradicionais – como futebol gaélico, futebol e camogie (um jogo de taco e bola) – com outras atividades e artesanato disponíveis para as crianças. Coloque seus sapatos de dança quando os atos musicais começarem ou deixe isso para os profissionais de pés rápidos que estarão no palco naquela tarde.
Para opções de hospedagem em Bruxelas, clique aqui.
Tóquio, Japão
Tóquio tem sediado o maior dos vários desfiles do Dia de São Patrício que aconteceram em todo o Japão nos últimos anos. Iniciado pela Irish Network Japan para apresentar a Irlanda ao povo japonês, os desfiles evoluiram para uma mistura fabulosa de trajes tradicionais japoneses com trajes irlandeses. Dignitários de muitos países diferentes participaram ao longo dos anos, incluindo a vice-primeira ministra da Irlanda, Mary Hearney, em 2001. É aplaudido por até 30.000 espectadores, e também há um número crescente de pubs irlandeses que mandam mulheres atraentes conhecidas como as “garotas do voucher” ao desfile para distribuir cerveja de graça. O distrito comercial de Omotesando da cidade é enfeitado com bandeiras tricolores, um elenco de carros alegóricos, dançarinos irlandeses, duendes, setter irlandeses e cães de caça, todos entretendo as multidões.
Para opções de hospedagem em Tóquio, clique aqui.
Auckland, Nova Zelândia
Auckland, a celebração mais distante da Irlanda, a cerca de 18.300 milhas de Dublin, fica realmente verde para o feriado. Não apenas sua Sky Tower de 1.076 pés é iluminada com a tonalidade irlandesa o dia todo, mas também abriga um grande desfile que será realizado no domingo, 13 de março deste ano, a partir do meio-dia. Este evento marcante apresenta artistas em laranja e verde com bandeiras irlandesas, carros alegóricos, dançarinos e bandas. A Irish Society também realiza um Fair Day com atividades durante todo o dia, incluindo barracas de comida, um bar, passeios infantis, pintura facial, futebol gaélico, música e dança irlandesas.
Para opções de hospedagem em Auckland, clique aqui.
Munique, Alemanha
Munique hospeda o maior desfile do Dia de São Patrício na Europa fora da Irlanda. Começou como uma pequena comemoração há duas décadas por expatriados irlandeses, mas hoje o desfile atrai 15.000 participantes e espectadores. Tornou-se um fim de semana cheio de eventos antes do feriado oficial de 17 de março. Todos os bares irlandeses da cidade estarão lotados de pessoas bebendo Guinness. A pré-festa do desfile contará com bandas ao vivo. A procissão do desfile inclui bandas irlandesas e grupos de dança, esportes e grupos de interesse irlandeses. Uma festa após o desfile contará com bandas irlandesas ao vivo, bandas marciais e entretenimento infantil.
Para opções de hospedagem em Munique, clique aqui.
Conheça outros eventos diferentes e divertidos separados por mês na nossa página EVENTOS PELO MUNDO. Por fim, não deixe de ler também tudo sobre a Oktoberfest de Munique.
Seria uma vergonha beber Budweiser no Dia de Sao Patricio, nao importa onde no mundo voce esteja. se Guiness nao for sua praia (que vergonha!), tente tomar uma caneca de Bulmers (tambem chamada de Magners) cider, Smithwick’s ale, Whisky irlandes Jameson ou o licor irlandes Bailey. Seja la o que for beber, evite qualquer cerveja verde.