Comidas Típicas de Festa Junina

Saiba onde encontrar as melhores festas juninas do Brasil

Compartilhe:

O nordeste brasileiro e algumas cidades de outras regiões fervem no mês de Junho com as festas juninas do Brasil. Seja no trabalho, entre amigos ou pelo bairro, as festas regadas a quentão, bolo de milho e canjica aquecem as noites mais frias dessa época do ano. De acordo com estudos, a Igreja Católica decidiu vincular essa data, que antes era uma celebração pagã pelo solstício de inverno, aos aniversários de três santos católicos. São eles, Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Por isso então o nome “Festa de São João” é tão comum no Brasil quanto “Festa Junina”.

Além do show de bandas famosas no cenário nacional e local que tocam forró, baião e xaxado, as festas juninas também são marcadas pelas comidas típicas. Além disso, não podem faltar as apresentações de quadrilhas assim como as decorações de rua e os arraiais com bandeirinhas coloridas. Sem esquecer, é claro, do brilho das fogueiras e dos fogos de artifício, que conferem uma atmosfera toda especial às ruas das cidades.

São tantos arraias que o Ministério do Turismo já está divulgando as principais festas do Brasil em suas redes sociais e junto à imprensa nacional e internacional.. As festividades costumam mudar a rotina de nada menos que 87 cidades de 21 estados de todas as regiões do país, principalmente no Norte e no Nordeste.

Portanto, se você quer aproveitar o mês de junho e julho com muita tradição e diversão, segue abaixo algumas das melhores festas juninas do Brasil, conforme relatado no site Viajali.

São João de Caruaru, Pernambuco

O São João de Caruaru é sem dúvida um dos mais famosos do Brasil e no mês de Junho a cidade pernambucana é muito procurada por viajantes do país inteiro. O Parque de Eventos da cidade simplesmente se transforma em um arraial decorado. Lá você encontrará barraquinhas com muita comida gostosa bem como espaço para apresentação de quadrilhas. Além disso, há bandas de pífano e apresentações das melhores bandas de forró do Brasil.

Neste ano, serão 65 dias de festa, os festejo tiveram início no dia 28 de abril, com o São João da Roça, que segue até 2 de junho. O São João na Roça, reúne atividades em 13 comunidades da Zona Rural do município. Lugares como Murici, Xucuru e Lajes recebem vários shows nesse período. Logo após, a partir do dia 3 de junho indo até 1° de julho acontecerão os eventos na cidade, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e em diversos outros polos espalhados pelo município do Agreste de Pernambuco. Para saber onde ficam os polos e acompanhar toda a programação da festa visite o instagram oficial do evento.

Para opções de hospedagem em Caruaru, clique aqui.

Festa do Mastro – Capela, Sergipe

 A programação dos festejos juninos da cidade de Capela, que acontecem a partir do dia 31 de maio, culminam no maior São Pedro do Brasil bem como na tradicional Festa do Mastro, que acontece há 84 anos. Mas a tradicional Festa do Mastro, que encerra os festejos com homenagens ao último santo do ciclo junino segue até os primeiros dias de Julho. Aliás, a festa tem seu início no dia 31/05 com o Folguedo da Sarandaia e segue até o dia 02/07 com a Busca do Mastro na Sede da Prefeitura da cidade.

A festa do Mastro surgiu de uma brincadeira organizada pelos irmãos Melo (Nelson, Anderson, Napoleão e Wilson) se transformou então em uma das mais importantes manifestações culturais do ciclo junino no estado de Sergipe. Há 84 anos, moradores de Capela, de outros municípios e estados brasileiros literalmente se jogam na lama para saudar o São Pedro. Nela, um grupo de pessoas todas sujas de lama carregam um enorme tronco de árvore e caminham ao som de zabumbas. Além disso, há atrações musicais, concursos assim como barracas com comidas típicas e realização de missas. Portanto, confira neste link toda a programação da festa para não perder nada.

Para opções de hospedagem em Aracaju, clique aqui,

São João de Campina Grande, Paraíba

Reverenciado como o “Maior São João do Mundo”, a festa da cidade paraibana rivalizava ano a ano com Caruaru pelo então título de melhor festa junina do Brasil. Mas quem sai ganhando com essa “competição” é o público, porque ambas as cidades melhoram ano a ano o espetáculo. E Campina Grande é mesmo grandiosa no que diz respeito ao São João. Mais de 2 milhões de pessoas comparecem ao São João entre o mês de Junho e o princípio de Julho e passam horas nas barraquinhas saboreando as comidas típicas locais. Além disso, o público dança pra valer na área dos shows e também apreciam as centenas de quadrilhas e grupos folclóricos de todo o Nordeste.

As festividades começam no dia 01 de junho no Parque do Povo, e se estendem por 31 dias de comemorações com mais de 90 atrações musicais no palco principal. No entanto, este ano, haverá um horário limite (3 horas da manhã) para cada dia de festa e também uma capacidade máxima que deve ser respeitada, com o intuito de manter a segurança para os participantes que vão estar no local. A festa acontecerá no seguintes locais: Parque do Povo, Vila do Artesão, Açude Velho, Parque da Criança e Calçadão, Estação Velha com Salão de Artesanato bem como no Quadrilhódromo.

Portanto, para ficar por dentro de tudo que acontecerá na festa em Campina Grande e só entrar no instagram do evento e conferir a programação. Aliás, em 2023, a festa completa 40 anos de realização. A primeira edição foi realizada em 1983, em uma palhoça onde hoje fica o Parque do Povo.

Para opções de hospedagem em Campina Grande, clique aqui.

Mossoró Cidade Junina – Rio Grande do Norte

Mossoró é certamente uma das mais importantes cidades do Rio Grande do Norte e atrai mais de 1 milhão de turistas durante o período junino. A festa, chamada de Mossoró Cidade Junina, ocorre no Corredor Cultural da cidade. Além dos mas, há atrações de diversos tipos: apresentações musicais, shows com repentistas, assim como feiras de comida e artesanato e até mesmo espetáculos teatrais. Além dos espaços com atrações musicais, o evento conta com festivais culturais, como o “Festival Independente de Quadrilhas Juninas”, reunindo grupos de diversas partes do Brasil. Para acompanhar toda a programação do evento confira o instagram oficial da Cidade Junina.

O São João de Mossoró teve início no dia 3 de junho, com o “Pingo da Mei Dia”. O maior bloco junino do Brasil, abrirá de forma oficial o período junino de Mossoró. Fomentando a cultura e a arte, o evento se destaca com novos polos, proporcionando a presença de mais cultura e arte em sua programação. Além do Polo Estação das Artes, Polo Cidadela, Polo Igreja de São João e Polo Circo do Forró, a Prefeitura traz novos espaços, como o Polo Poeta Antônio Francisco e o Arraiá do Povo. Para este ano, o evento, que está na 26ª edição, contará com mais de 400 atrações, entre artistas locais e nacionais, em 20 dias de festa, terminando somente no dia 24 de junho.

Para opções de hospedagem em Mossoró, clique aqui.

Forró Caju – Aracaju, Sergipe

O Forró Caju 2023, maior evento junino do estado, será realizado pela Prefeitura de Aracaju de 23 de junho, véspera do Dia de São João, a 29 de junho, Dia de São Pedro, na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais da capital sergipana. Todo ano, cerca de um milhão de pessoas se reúnem para dançar ao som de sanfonas e zabumbas e assistir a quase 200 shows de cantores, bandas e quadrilhas.

Assim como no ano passado, primeira edição do São João na Praça, o evento vai reunir um grande número de atrações locais na praça General Valadão, local considerado um ponto de convergência da cidade. Além dos sete dias de apresentações, este ano o Forró Caju celebra o retorno do Forró nos Bairros, circulando por vários pontos turísticos de Aracaju. Para conhecer as atrações do Forró Caju, acompanhe as informações no instagram oficial do evento. Além disso, um evento paralelo acontece na orla de Atalaia: é o Arraial do Povo, com shows de bandas regionais de forró, concursos, apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas e até uma orquestra.

Para opções de hospedagem em Aracaju, clique aqui.

Barco de Fogo – Estância, Sergipe

No quesito pirotecnia, não há melhor opção no período junino que o município de Estância. Por lá ocorrem as habituais guerras de espadas e buscapés. Ambos são um tipo de fogos de artifício fabricados com bambu e recheados com pólvora, limalha de ferro e enxofre.

Depois de aceso, o objeto lança um enorme jato de fogo e quando jogado no chão sai em alta velocidade, proporcionando assim um espetáculo bonito, mas ao mesmo tempo perigoso. Lembramos que é preciso acompanhar a atração à distância e sempre pedir conselhos aos moradores e fogueteiros locais sobre como apreciar o espetáculo em segurança. A diferença entre ambos os artefatos é que, ao contrário da espada, o buscapé explode no final.

Já o barco de fogo de Estância, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado de Sergipe, é certamente outra irresistível atração da cidade sergipana. Trata-se de um barco com cerca de 1 metro decorado e recheado de pólvora, que percorre determinada distância por um cabo de aço enquanto é então conduzido por espadas, dando início as comemorações de São João.

Para opções de hospedagem em Estância, clique aqui.

São João do Bumba meu Boi – São Luís, Maranhão

O São João da capital maranhense congrega valiosas manifestações culturais do estado e o boi-bumbá, esse símbolo do folclore brasileiro tombado pelo Patrimônio Nacional. Sendo então reconhecido como o principal elemento das festa juninas. Ao todo mais de 500 grupos desfilam ao som de zabumbas, pandeirão, matraca, orquestra matraca, com integrantes vestidos com a indumentária característica.

Uma tradição que remonta desde o século 18 segue firme e arrasta multidões todo ano em São Luís do Maranhão. É a festa do Bumba-Meu-Boi, que começa no dia de Santo Antônio (13 de junho) e vai até o dia de São Marçal (30 de junho). Grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas da capital para contar a história da escrava Catirina e seu marido. Que então precisam ressuscitar o animal que haviam matado.

Os integrantes se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos. O principal palco de shows e atividades culturais é a Praça Maria Aragão, que recebe o nome de “Terreiro da Maria” durante o período. Além das tradicionais barracas de palha, os palcos recebem personagens característicos da cultura local. São eles o Boi da Fé em Deus (sotaque de zabumba), Boi Brilho do Sol Nascente (sotaque de orquestra) e Boi de Maracanã (sotaque de matraca).

A cidade que comemora todos os dias de santos do período junino, também tem apresentações de danças tradicionais. Como por exemplo a dança portuguesa, bambaê do caixa, dança do coco, dança do boiadeiro e de muitas quadrilhas. É evidente que o forrozinho de sempre e as deliciosas comidinhas também não faltam.

Para opções de hospedagem em São Luís, clique aqui.

Recife e Olinda, Pernambuco

No meio do ano, sanfonas, zabumbas e triângulos ditam o ritmo das festas juninas da capital e do interior. No Recife Antigo, quadrilhas, grupos de cocos de roda, cirandeiros e bandinhas de forró e baião transformam a Praça do Arsenal da Marinha em um grande arraiá. Os mais animados podem embarcar no Trem do Forró, que parte do Marco Zero em direção ao Cabo de Santo Agostinho, onde o bate-coxa rola solto.

É fácil identificar Olinda pelo seu famoso carnaval, mas as festas juninas da cidade histórica não perde em termos de animação e relevância histórica. Há atrações privadas bem como publicas, que são realizadas pela prefeitura. A festa principal da cidade acontece na Praça do Carmo, que se transformará em um grande arraial, com cidade cenográfica e pau de sebo. Para acompanhar a programação de festa junina pelo Recife e pelo interior de Pernambuco, clique aqui.

Para opções de hospedagem em Olinda, clique aqui.

Salvador, Bahia

A capital do Axé e de um dos melhores carnavais do Brasil também tem atrativos juninos. Há festas juninas bem bacanas em alguns pontos da cidade e em especial no Pelourinho. Visto que é lá onde ficam os palcos para apresentações de forró eletrônico, pé de serra assim como as áreas para exibições quadrilhas e venda de comidas típicas. Portanto, acompanhe todos os eventos que acontecerão na cidade neste link.

Durante sete dias, a festa vai tomar conta do Parque de Exposições. Nomes como Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Luan Santana, Daniela Mercury e outros artistas vão fazer a alegria de 23 a 26 de junho e 30 de junho a 2 de julho. Além disso, o Governo da Bahia, também divulgou a programação dos eventos juninos do Pelourinho. Ao todo, serão 4 dias de festa com direito ao tradicional forró pé de serra, atrações itinerantes e os palcos fixos, incluindo um em forma de coreto. É claro, que na pausa da dança você poderá dar uma voltinha e saborear um delicioso acarajé da área histórica mas famosa de Salvador.

Para opções de hospedagem em Salvador, clique aqui.

Booking.com

Cidade Junina – Teresina, Piauí

Teresina, capital do Piauí, se transforma em “Cidade Junina” todo mês de junho, e atrai quase 200 mil pessoas para seus festejos de São João. Em 2023, a festa se estenderá de 02 a 10 de junho, e terá um novo local: o Shopping Rio Poty, na Avenida Castelo Branco.. São mais de 40 shows musicais e 25 grupos de quadrilhas que se apresentam ao público e concorrem ao titulo de melhor do ano. Há ainda trios elétricos, apresentações de humor, casamento comunitário, feira de artesanato e uma variada praça de alimentação com comidas típicas da região. Para acompanhar todas as atrações do evento visite este link.

Shows locais, nacionais, apresentação de quadrilhas, feiras, barracas com comidas típicas e diversas outras atividades farão parte da segunda edição dessa grande festa popular, com acesso gratuito. Uma cidade cenográfica será montada com decoração característica de São João. A expectativa da produção do evento é receber um público de até 150 mil pessoas. Além do mas, durante as nove noites de festa, oferendo a estrutura de segurança necessária para os visitantes.

Para opções de hospedagem em Teresina, clique aqui.

Maior São João do Cerrado – Ceilândia, Distrito Federal

Maior São João do Cerrado em Ceilândia
Crédito: Visite Brasília

É evidente que o nordeste é o maior representante das tradições juninas, mas a animação dá o ar da graça em outras regiões também. Esse é o caso do Maior São João do Cerrado. Essa enorme festa que acontece em Ceilândia é diferente, pois o evento é realizado no final de Agosto e conta com as principais bandas do país de forró e sertanejo.

Artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Michel Teló e César Menotti & Fabiano já ferveram nessa festa do Centro-Oeste. Então é só esperar pela próxima programação, porque muita coisa boa vem aí. Uma ótima oportunidade para quem ama um agito e tem compromisso no mês de Junho, ou aproveitou alguma festa junina em outro lugar e quer repetir a dose.

Para opções de hospedagem em Brasília, clique aqui.

Banho de São João Corumbá, Mato Grosso do Sul

Banho de São João em Corumbá
Crédito: Vânia Paula Jucá Santos/Acervo do Processo de Registro

O Banho de São João é uma celebração religiosa e festiva que acontece na passagem do dia 23 para 24 de junho nas cidades de Corumbá e Ladário. O momento que distingue essa festa pantaneira ocorre quando uma série de procissões carregando andores se encaminha ao rio Paraguai e banha a imagem de São João em suas águas.  Além de curtir os eventos com música, fogos e muita comida, centenas de pessoas descem enfeitadas até a prainha do Porto Geral. Para então banharem a imagem do santo enquanto mergulham no rio.

O evento, cujas origens datam do tempo da fundação da cidade, já é considerado Patrimônio Imaterial Cultural do Mato Grosso do Sul. Sendo assim acompanhado e saldado de perto pela nova geração de moradores.

Para opções de hospedagem em Corumbá, clique aqui.

Festa Junina Gaúcha, Rio Grande do Sul

Festa junina em Caxias do Sul
Crédito: Prefeitura de Caxias do Sul

No Rio Grande do Sul, os personagens da festança são, além das deliciosas comidas típicas, o caipira, o gaúcho e a prenda. Cada qual vestido com suas roupas e adereços típicos. Uma das danças mais tradicionais do período junino, é sem dúvida, a dança do maçanico, que adentra os bailes e festas juninas.

Aliás, outra importante dança é a dança do pezinho, oriunda das ilhas do açores em Portugal. Esta dança é a única rio-grandense em que todos os dançarinos cantam junto sua letra, deixando a festa ainda mais viva e sonora.

Para opções de hospedagem em Porto Alegre, clique aqui.

Arraial de Belo Horizonte, Minas Gerais

Festa Junina do Arraial de Belo Horizonte
Crédito: Portal Belo Horizonte

Quem também está se preparando para o São João 2023 são os grupos de quadrilhas de Belo Horizonte (MG). A capital mineira é famosa por celebrar, anualmente, o “Arraial de Belo Horizonte”, que tem em um dos seus ápices a disputa do título de melhor quadrilha. Consolidada como a festa mais representativa da cultura junina na Região Sul e Sudeste do Brasil, o Arraial de Belo Horizonte está de volta com a 44ª edição nos meses de julho e agosto com programação reforçada.

Neste ano, o festejo será nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, mantendo a já tradicional ‘Experiência Junina Completa’. A apresentação contará com a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas. Umas das novidades para esta edição é que os dois primeiros finais de semana de evento, que acontecerão no mês de julho, serão dedicados às apresentações das quadrilhas do Concurso Municipal.

Outras Cidades

Mesmo que você não possa viajar para alguns desses lugares, não se preocupe. Sem dúvida, existem tantas outras cidades pelo Brasil com arraias multicoloridos e divertidas apresentações com quadrilhas. Certamente você encontrará excelentes opções de diversão em outras capitais como Goiânia, Maceió, Fortaleza, Rio de Janeiro ou São Paulo.

O importante é aproveitar essa época de festas juninas, então esteja certo de achar uma festa na sua cidade, cair no espírito junino, comer muito, dançar e aproveitar bastante!

Aproveite então para conhecer também as mais divertidas celebrações do solstício de verão pelo mundo. Saiba também quais os fenômenos que só acontecem nessa época do ano. Além disso, veja a nossa página sobre os os melhores EVENTOS e FESTIVAIS que acontecem pelo mundo separador por mês.

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima