Castelo da Cinderela no Magic Kingdom da Disney

Os belos destinos que inspiraram os filmes da Disney

Compartilhe:

Disney e os destinos que fazem parte de suas histórias, são sem dúvida, sinônimos de magia e sonhos. É indiscutível o quanto seus desenhos, sejam contos de fadas ou filmes de aventura, marcaram a infância de milhões de pessoas ao redor do mundo. Pensar em Disney, seus destinos e viagens muitas vezes significa programar aquela visita aos parques temáticos que fizeram assim a fama de Orlando e outras localidades. Mas e se a inspiração de um roteiro mágico fosse outra?

Na lista abaixo, você confere destinos incríveis que serviram como pano de fundo para alguns dos clássicos desenhos da Disney. Inspire-se com vilarejos, cidades badaladas bem como vários outros destinos ao redor do mundo. Dentro desses destinos inspirados nos desenhos da Disney certamente tem opções para todos os tipos de viajante. Portanto, deixe nos comentários qual deles você gostaria de conhecer.

Branca de Neve (1937) – Floresta Negra, Alemanha

Floresta Negra na Alemanha
Crédito: Black Forest In Germany – Gnome-look.org
Branca de Neve na Floresta
Crédito: As Princesas da Disney (buzzfeed.com.br)

Comer uma maçã envenenada, dormir por dias e ser acordada por um príncipe. A fórmula é das mais tradicionais, mas é na relação com a madrasta que Branca de Neve tem a essência de toda a sua história. Afinal de contas, quem não conhece a frase: “Espelho, espelho meu. Quem é mais bela do que eu?” A Floresta Negra alemã, que inspirou os cenários do filme, já foi palco de muitas lendas e histórias, sobretudo dos Irmãos Grimm. Aliás, até hoje, paira uma atmosfera mágica por ali que encanta a todos os visitantes.

A Floresta Negra é uma região montanhosa do sudoeste da Alemanha, na fronteira com a França. Conhecida por suas densas florestas e pelos vilarejos pitorescos. Além do mas, a área é famosa por seus spas e pelos relógios-cuco produzidos na região desde o século XVIII. A maior cidade da região, Friburgo (Freiburg), é repleta de construções góticas e cercada de vinhedos. Outras cidades como por exemplo Baden-Baden (famosa por suas águas termais) e Offenburg são as principais entradas para a Floresta Negra. Nelas você ira encontrar muito da tradição alemã e belíssimas paisagens bem como esportes de inverno, e até o famoso bolo Floresta Negra.

Veja preços de hotéis próximos à Floresta Negra no Booking.com.

Pinóquio (1940) – Florença, Itália

Pinóquio sentado em um banco
Crédito: Pinocchio (devirnomadeviagem.blogspot.com)
Cena da Animação de Pinóquio
Crédito: Disney Villain Songs | Disney Wiki | Fandom

“Tente um assovio”! Esse é um dos ensinamentos do filme que mais cativam as crianças até os dias de hoje. Aliás, quem nunca quis transformar o seu boneco favorito em um menino de verdade? E além disso ter um grilo falante como amigo e encontrar uma fada azul? O desejo do carpinteiro italiano Geppetto fica nítido desde o começo do filme, sobretudo quando ele manda sua criação para a escola. E é a partir daí que o boneco começa a sua aventura pelas ruas da cidade de Florença.

O Pinocchio por ser encontrado em todas as lojas e banquinhas de souvenir de Florença bem como em algumas outras cidades da Toscana. Isso acontece porque o personagem é italiano. “As Aventuras de Pinocchio: História de uma Marionete” é o nome do título original do romance escrito em 1881 por Carlo Collodi, escritor nascido em Florença em 1826.

Veja preços de hotéis em Florença no Booking.com.

Cinderela (1950) – Baviera, Alemanha

Chateau d'Usse na França
Crédito: Château de Rigny-Ussé (lanouvellerepublique.fr)
Cinderela e seu castelo
Crédito: Cinderela | Jornal Bragança (jornalempauta.com.br)

Os parques da Disney reproduziram com louvor o castelo maravilhoso que aparece no filme de uma das princesas mais famosas da história. Mas tudo aquilo que a gente vê teve uma inspiração gloriosa, alguns dos mais belos palácios e castelos da romântica região alemã da Bavária e do vale do Loire na França. Certamente fazendo qualquer um sonhar com um baile em seus salões. Mas de preferência, sem virar abóbora à meia noite.

O Castelo da Cinderela foi inspirado por uma variedade de palácios reais e fictícios. Isso incluía o Château d’Ussé, Fontainebleau, Versalhes e os castelos de Chenonceau, Pierrefonds, Chambord, Chaumont e Alcázar de Segóvia, mas principalmente pelo Castelo Neuschwanstein na Baviera. Esse último sendo também a inspiração principal para o castelo da Bela Adormecida que aparece no desenho animado bem como dentro da Disney World em Orlando.

Veja preços de hotéis próximos à Bavária no Booking.com.

Peter Pan (1953) – Big Ben, Londres

Big Ben e a ponte de Westminster
Crédito: Inglaterra Ponte Westminster Londres Big Ben (1zoom.me)
Peter Pan e o Big Ben
Crédito: As Aventuras de Peter Pan (1953) – SAPO Mag

Esqueça os ônibus de dois andares: a melhor maneira de ver Londres é do céu, com uma pitada de pó de fada, claro. Basta olhar para a cena mais mágica de Peter Pan, quando Peter leva o trio de crianças no seu primeiro voo, parando então para uma rápida pausa no ponteiro dos minutos do Big Ben. A atenção dos animadores aos detalhes arquitetônicos é impecável, você quase pode acreditar que fez parte dessa viagem aérea pela capital da Inglaterra.

Mas, no dia 21 de agosto de 2017 o relógio foi desativado para uma prolongada restauração e reparos no seu mecanismo, sinos e na estrutura da torre. O projeto da reforma do Big Ben, que terminou em 13 de novembro 2022, depois de 5 anos em reforma, instalou um elevador, como alternativa à escada de 334 degraus que leva ao topo da torre.

Booking.com

Bela Adormecida (1959) – Castelo Neuschwanstein, Alemanha

Castelo de Neuschwanstein na Alemanha
Crédito: Things To Do in Germany | Attractions & Activities (viator.com)
Castelo da Cinderela na animação da Disney
Crédito: Disney Cinderella – Desktop Wallpapers

Um dos marcos mais famosos da Alemanha também serviu de inspiração para o castelo da Bela Adormecida, tanto no filme de 1959 quanto no próprio parque temático da Disney. Antes de começar a construção do parque em Anaheim, Walt Disney visitou o Castelo Neuschwanstein, uma construção do Renascimento Românico do século XIX, em uma turnê européia. Ele foi inspirado pelas cores brilhantes e pelo cenário majestoso para criar o castelo de conto de fadas no coração da Disneylândia. 

O castelo fica a cerca de 130 Km de Munique, e a viagem entre Munique e Neuschwanstein de trem leva então pouco mais de 2 horas para cada perna e combina uma viagem de trem com um trajeto de ônibus. Além disso, também dá para ir de carro, uma opção legal para quem quer fazer a Rota Romântica ou continuar a viagem para outros lugares.

No inverno (segunda quinzena de outubro a março), o castelo abre das 9h às 15h e no verão (abril a primeira quinzena de outubro) das 8h às 17h. A entrada para adultos custa 13 euros e para menores de 18 anos acompanhados dos pais é gratuita. A subida ao castelo custa 7 euros/pessoa e a descida custa 3,50 euros/pessoa. Mas Atenção! No inverno, se houver neve ou gelo no caminho, não há subidas/descidas de ônibus e de carruagem, assim como alguns acessos ao redor do castelo e a ponte Marienbrücke ficam fechados.

Veja preços de hotéis em Munique no Booking.com.

Robin Hood (1973) – Nottingham, Reino Unido

Floresta de Sherwood em Nottingham
Crédito: Statue of Robin Hood in Sherwood Forest – Wikimedia Commons
Animação de Robin Hood da Disney
Crédito: Top Five Movies Featuring Stew — Patrick Hosmer

Sherwood é uma floresta real no condado de Nottingham, Inglaterra, famosa por sua histórica associação com a lenda de Robin Hood. A área é muito arborizada e ótima para fazer passeios e trilhas. Além do mas, hoje em dia, a floresta é uma reserva natural nacional do Reino Unido

A lenda do ladrão, que roubava dos ricos para dar aos pobres, também foi abordada pelo estúdio Disney. A floresta na qual o herói teria vivido, na época do reinado de Ricardo Coração de Leão, é constantemente visitada por turistas, sobretudo na época do festival temático, com atividades como arco e flecha e apresentações de música. O desenho, é claro, não poderia ser mais divertido.

Veja preços de hotéis em Nottingham no Booking.com.

A Pequena Sereia (1989) – Castelo de Chillon, Lago Genebra, Suíça

Castelo Chillon no Lago Geneva
Crédito: Amazon.com,Switzerland,Lake Geneva,Chillon Castle
Castelo do Principe Eric, Pequena Sereia
Crédito: Castelo do Príncipe Eric | Wiki Disney Princesas | Fandom

O belo castelo do príncipe Eric em A Pequena Sereia foi inspirado no igualmente bonito Château de Chillon, no lago de Genebra, na Suíça. O castelo está em uso desde a Idade do Bronze como uma fortaleza, arsenal, prisão e residência. Além disso, Lord Byron romantizou o castelo em seu poema de 1816 “O Prisioneiro de Chillon”, e continua sendo um destino histórico popular até o momento.

O Château de Chillon fica pertinho da cidade de Montreux, a 4 km de distância do centrinho da cidade e por si só já é assim um motivo convincente para incluir alguns dias na Suíça francesa em seu roteiro de viagem pela Suíça. O acesso até o Château de Chillon é relativamente fácil, esteja você de carro, trem bem como de barco ou mesmo a pé. A entrada custa CHF12,50 para adultos e CH6,00 para crianças de 6 a 15 anos e a entrada pode ser paga em dinheiro ou cartão.

Veja preços de hotéis em Montreux no Booking.com

A Bela e a Fera (1991) – Colmar, Alsácia, França

Cidade de Eguisheim na França
Crédito: Eguisheim – Trip.com
Cena da Bela e a Fera da Disney
Crédito: O Legado Walt Disney | Super Review Time

A princesa fascinada por livros vem de um pequeno e charmoso vilarejo francês, inspirado na cidade de Colmar. Antes de ser aprisionada em um castelo enfeitiçado, cujo dono é um príncipe transformado em besta por causa de seu comportamento arrogante e egoísta, ela percorria as ruas do lugar com seus melhores companheiros, os livros. Vai dizer que você não sente vontade de passar por uma biblioteca local e comer uma baguete quentinha.

Colmar é uma cidadezinha francesa linda e encantadora na região da Alsácia e é um dos vilarejos mais importantes na famosa Rota do Vinho. A Alsácia fica na fronteira entre a França, Alemanha e a Suíça e ao longo dos anos a região teve seu controle alternado entre a Alemanha e a França, por isso apresenta um mix das duas culturas como a influência alemã na arquitetura, por exemplo.

Veja preços de hotéis em Colmar no Booking.com.

Aladdin (1992) – Taj Mahal, Índia

Taj Mahal na Índia
Crédito: India – Fly XO
Castelo do Sultão em Alladin da Disney
Crédito: Aladdin, Sultans Palace – (whatthedoost.com)

As lendas do ladrão mais charmoso do Oriente Médio não poderiam ser esquecidas pelos estúdios Disney. As aventuras do rapaz com o Gênio da lâmpada, juntamente com o amor que sente por Jasmine, a filha do sultão, fizeram sucesso entre os pequenos. Mas se for se inspirar no desenho para fazer sua viagem, opte pela construção que inspirou o palácio da princesa: o mausoléu mais famoso do mundo, tombado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Enquanto Agrabah deveria estar localizada perto do rio Jordão, o palácio do sultão no centro de Aladim tem mais do que uma semelhança passageira com o Taj Mahal em Agra, na Índia. O próprio Taj Mahal não é realmente um palácio, mas uma tumba para a esposa de um sultão – o que faz sentido, já que o sultão de Agrabah no filme é ele próprio um viúvo, enquanto Jasmine, a heroína do filme, vê o palácio como uma espécie de prisão. 

Veja preços de hotéis em Agra no Booking.com.

Pocahontas (1995) – Virginia, EUA

Parque Estadual de Watoga
Crédito: Watoga State Park (theconstantrambler.com)
Desenho animado da Pocahontas da Disney
Crédito: Pocahontas Disney (eaticc.com)

O litoral e as florestas do estado da Virgínia, sobretudo da antiga cidade de Werowocomoco, foram o lar dos povos indígenas da tribo Powhatan, à qual a bela índia Pocahontas pertenceu. Os mitos de seu envolvimento com o inglês John Smith ganham força no filme, que denuncia o preconceito contra os índios bem como chama a atenção para os valores da família. É essa história de amor que é certamente a grande responsável pela despedida mais emocionante da história da animação.

Aliás, a pouco mais de 115 km da Richmond, capital da Virgínia, você pode contemplar as belezas naturas da região no Pocahontas State Park, famoso por seus lagos para pescaria e suas trilhas para ciclistas aventureiros.

Veja preços de hotéis em Richmond no Booking.com

O Corcunda de Notre Dame (1996) – Paris, França

Catedral de Notre Dame em Paris
Crédito: NOTRE-DAME – Lu Dias Carvalho (virusdaarte.net)
Cena do Corcunda de Notre Dame da Disney
Crédito: Notre Dame Cathedral – Disney Dining

A Catedral de Notre Dame fica em Paris na França onde se passa a animação O Corcunda de Notre Dame. Os sinos da mais importante igreja da capital francesa inspiraram a figura do personagem Quasímodo, um corcunda adotado pelo vigário e ministro Frollo, que habita os esconderijos da catedral. As cores do mundo cigano, sobretudo nas vestes da linda Esmeralda, trazem um pouco de alegria para a triste história do homem, órfão de mãe depois de uma emboscada provocada pelo homem que o adotou. Críticas à nobreza ficam nítidas tanto no conto de Victor Hugo quanto no filme.

Sim, a catedral de O Corcunda de Notre Dame é a mesma Cathédrale Notre Dame que fica no coração de Paris. A igreja representa um dos melhores exemplos do mundo da arquitetura gótica francesa, com contrafortes voadores, vitrais bem como os gárgulas que os animadores da Disney aproveitaram muito bem. Embora seja um dos filmes mais sombrios da Disney, tematicamente, o corcunda faz um bom trabalho mostrando a beleza do edifício e da cidade de Paris 

Booking.com

Hércules (1997) – Grécia

Templo de Zeus na Grécia
Crédito: Templo de Zeus Olímpico – Wikipédia (wikipedia.org)
Cena da animação Hércules da Disney
Crédito: The Art Behind The Magic : Hercules (tumblr.com)

Embora o enredo de Hércules se afaste amplamente da mitologia grega real, muitos dos locais do filme homenageiam as ilhas mediterrâneas reais e a arquitetura clássica. Por exemplo, a Ilha de Phil é baseada na ilha de Rodes, como está implícito nas ruínas do Colosso de Rodes, vistas em algumas cenas. E os entusiastas da arquitetura perceberão os vários acenos das estruturas gregas clássicas, como o Teatro Antigo de Epidauro, a Acrópole e o Templo de Zeus.

Veja preços de hotéis em Atenas no Booking.com

Mulan (1998) – Cidade Proibida, Pequim, China

Cidade Proibida na China
Crédito: Forbidden City (matadornetwork.com)
Cena da animação Mulan da Disney
Crédito: Heart of Phoenix Travel – Blog (hoptravel.ph)

Não há como negar que Mulan é certamente uma das princesas mais fortes e únicas da história da animação. Afinal de contas, ela fugiu de casa e se passou por um homem para lutar contra as invasões dos hunos na China Imperial. Tudo isso para assim proteger o pai doente, recrutado para os campos de batalha pelo governo. Um dos cenários no qual ela enfrenta o vilão Shan-Yu foi nitidamente inspirado na Cidade Proibida, palácio tombado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Veja preços de hotéis em Pequim no Booking.com.

A Nova Onda do Imperador (2000) – Machu Picchu, Peru

Machu Picchu no Peru
Crédito: Machu Picchu (windows10spotlight.com)
Cena da animação A nova onda do Imperador
Crédito: Lugares incríveis que serviram de inspiração para animações da Disney e Pixar – (gorafa.com.br)

Os povos incas habitaram regiões que hoje correspondem às cidades de Machu Picchu e Cusco. Essa última, aliás, dá nome ao imperador pilantra que protagoniza o filme, transformado em lhama pela feiticeira Yzma e seu divertido comparsa, Kronk, depois de provocá-la com uma demissão. Seja pela história que paira sobre a região ou pelas trapalhadas nas quais o personagem se envolve com Pacha, vale a pena viver uma aventura por essa linda região

As místicas ruínas incas, situadas 8.000 pés acima do nível do mar no Peru, serviram de inspiração não tão sutil para a vila de Pacha, onde o imperador Kuzco tem grandes planos de construir um parque temático de Kuzcotopia. Ironicamente, Machu Picchu se tornou uma grande atração turística peruana desde que os Incas abandonaram o local no século XVI. Os viajantes de aventura percorrem as belas trilhas para ver o Templo do Sol, a Sala das Três Janelas e a Inti Watana, a pedra ritual que se acredita ter servido como um relógio astronômico para os incas.

Saiba mais sobre esse lugar mágico no post que escrevi sobre a minha viagem a Machu Picchu.

Lilo e Stitch (2002) – Havaí, Estados Unidos

Praia de Wailea no Havaí
Crédito: Maui no Hawaii – Estados Unidos | Agência Travel Class
Cena da animação Lilo e Stitch da Disney
Crédito: Lilo & Stitch (disneyplusbrasil.com.br)

“Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca mais abandonar”. Dá vontade de chorar só de lembrar dos dizeres das duas irmãs órfãs e do alienígena mais fofo do mundo. O filme é uma lição de vida: mesmo que sua família não seja perfeita e pareça incompleta, ela pode ser muito boa. Isso tudo sem esquecer dos cenários incríveis das praias do Havaí, do som delicioso do ukulele e das músicas memoráveis de Elvis Presley.

Talvez você já soubesse que Lilo e Stitch se passa no Havaí , mas talvez não soubesse que o cenário do filme estava situado em Kauai, especificamente. Com várias praias cênicas, trilhas emocionantes e atrações exclusivas, não é de admirar que mais de um milhão de turistas a visitem anualmente .

Veja preços de hotéis em Kauai no Booking.com

A Princesa e o Sapo (2009) – Nova Orleans, Estados Unidos

O quarteirão francês em Nova Orleans
Crédito: New Orleans (copaair.com)
Cena da animação da Princesa e o Sapo da Disney
Crédito: The Princess And The Frog | Planos de Fundo (alphacoders.com)

A adorável princesa Tiana merece atenção por sua determinação, força e independência. Além de ser também a primeira princesa negra dos estúdios Disney. O jazz e a boemia de Nova Orleans, sobretudo no badalado Bairro Francês, inspiraram os cenários do filme. A história da personagem é tão bacana que fica impossível não querer dar uma passada no restaurante que ela tanto sonhou em montar com o pai.

Veja preços de hotéis em Nova Orleans no Booking.com

Enrolados (2010) – Monte Saint-Michel, França

Monte Saint-Michel na França
Crédito: France Background | Wallpapers.com
Cena da Animação Enrolados da Disney
Crédito: Tangled on DeviantArt

Nessa animação contemporânea, Rapunzel deixa de ser a silenciosa princesa da torre pra se aventurar por vilarejos e paisagens franco- germânicas. Sem saber que seus pais são reis e que a procuram desde o seu sequestro, feito por sua mãe adotiva Gothel quando ela ainda era um bebê. O Reino de Corona e seus arredores lembram em tudo o Monte Saint-Michel. Além disso a pequena cidade de Hanau, na Alemanhã onde os Irmãos Grimm, que disseminaram o conto, nasceram, também serviu de inspiração

O artista francês Laurent Ben-Mimoun olhou para as pinturas a óleo românticas do artista do século 18 Fragonard para criar a arte conceitual de Enrolados. Ele começou com a visão de um castelo renascentista a partir do qual Rapunzel podia soltar os cabelos, lembrando o Monte Saint-Michel na Normandia. À medida que a produção avançava, ele acrescentou influências medievais e francesas do Renascimento. Como por exemplo as pequenas torres redondas inspiradas no Château de Chenonceau e também sugestões da arquitetura moderna, como a composição triangular das Torres Gêmeas Century City, em Los Angeles.

Veja preços de hotéis em Hanau no Booking.com

Frozen (2013) – Noruega

Igreja de St. Olaf na Noruega
Crédito: Lugares da Disney na Europa (buzzfeed.com.br)
Cena de Frozen da Disney
Crédito: Anna/Elsa (yurigoggles.com)

Livre Estou e Você Quer Brincar na Neve? fizeram um enorme sucesso com crianças e adultos em 2014. Independente de tudo isso, vale a pena ver o quanto a animação valoriza o amor entre duas irmãs. O reino onde as princesas nórdicas Elsa e Anna vivem lembra os fiordes e as paisagens naturais e geladas da Noruega.

A Igreja de St. Olaf é uma igreja anglicana na vila de Balestrand, que fica no condado de Vestland, na Noruega. Essa igreja do século XIX serviu de modelo para a capela apresentada em Frozen durante a cena da coroação, na qual Elsa é coroada rainha de Arendelle. Você consegue adivinhar o que mais inspirou a igreja de St. Olaf? É isso mesmo, o nome do novo boneco de neve favorito de todos. 

Veja preços de hotéis em Balestrand no Booking.com

Moana (2016) – Fiji

Vista de Bora Bora
Crédito: Papeete e Moorea – Tahiti | Agência Travel Class
Cena de Moana da Disney
Crédito: “Moana” | News (dailyhive.com)

O 56º longa-metragem de animação da Disney conta a história de Moana, uma adolescente que sai em uma aventura para salvar sua ilha e seu povo polinésio. O filme se passa cerca de 2.000 anos atrás, na ilha fictícia de Motunui, mas os cineastas fizeram um grande esforço para garantir que os detalhes narrativos e os aspectos visuais do filme fossem o mais fiel possível ao Pacífico Sul. Os diretores John Musker e Ron Clements viajaram para várias ilhas para realizar pesquisas, principalmente em Fiji, Tonga e Samoa, com as últimas se tornando a principal inspiração para o Motunui. 

Veja preços de hotéis em Fiji no Booking.com

Não deixe de ver esse post sobre outros desenhos que foram inspirados por locações na vida real.

Resolva aqui a sua viagem

2 comentários em “Os belos destinos que inspiraram os filmes da Disney”

  1. Gostei do seu conteúdo, até salvei aqui nos favoritos para
    ler depois com calma outras publicações. Não sei se vocês
    já possuem alguma forma de divulgação online, mas seu site
    merece ser conhecido e visitado por mais pessoas com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima