Não é de surpreender que existam várias celebrações, eventos e festivais centrados no mundo LGBTQ+ que ocorrem por toda a Europa a cada ano. A Europa é, certamente, famosa por sua atitude liberal e acolhedora em relação à comunidade LGBTQ+. Atraindo assim um grande número de viajantes LGBTQ+ de todo o mundo a cada ano. Portanto, não é de surpreender que existam várias celebrações, eventos e festivais centrados no mundo LGBTQ+ que ocorrem por toda a Europa a cada ano.
O continente é, sem dúvida, um dos locais mais importantes e mais seguros para que os viajantes LGBTQ+ possam visitar e se divertir sem preocupações . Principalmente por conta de suas leis antidiscriminação que estão presentes em todos os 28 estados membros. Você poderá participar então de festas na praia, carnavais cheios de energia, feiras de rua movimentadas bem como eventos esportivos LGBTQ+.
Por fim, segue nossa lista de alguns dos melhores eventos LGBTQ+ europeus que valem a pena ir até a Europa para conhecer.
Carnaval de Sitges – Sitges, Espanha
Sem dúvida considerada uma das cidades mais gays da Europa, Sitges é um balneário que tem um impressionante circuito de festas gays. Elas são um ímã para viajantes que procuram eventos direcionados ao público LGBTQ+. Assim sendo, todo mês de fevereiro, a cidade atrai mais de 300.000 participantes para celebrar o famoso Carnaval de Sitges. O evento é realizado antes da Quaresma a cada ano, dando assim aos convidados a chance de soltar os cabelos, curtir as praias e ceder a todas as tentações antes do início das festividades religiosas.
Durante a semana do carnaval, há várias festas atendidas especificamente para a comunidade LGBTQ+. Como por exemplo, as Noches de Las Mantillas em Comodin, onde você será incentivado a se vestir com trajes tradicionais de casamento e de funeral espanhóis chamado de Mantillas. Mas, os eventos LGBTQ+ mais esperados são os desfiles extravagantes. Neles, carros alegóricos coloridos, muita música dançante bem como pessoas enfeitadas com fantasias de carnaval dominam as ruas. Os dois principais desfiles costumam acontecer no domingo e na terça-feira. Aliás, a única regra que os participantes tem que seguir é “se vista para impressionar”.
Quando: 16 a 22 de fevereiro de 2023 e de 08 a 14 de fevereiro em 2024.
Como chegar: Stiges fica a 42 km de Barcelona sendo facilmente acessível por carro, trem ou ônibus.
Para opções de hospedagem em Barcelona, clique aqui.
Winter Pride – Sölden, Áustria
No topo dos Alpes nevados na região do Tirol, o Gay Snowhappening, agora chamado de Winter Pride, reúne a comunidade LGBTQ+ para uma semana de esqui e diversão. Meli e Matainia, as drag queens anfitriãs do evento, dão as boas vindas aos participantes nas colinas da Áustria. E assim, preparam os convidados para uma semana cheia de esportes na neve, e claro, muita festa. Embora o destaque do evento seja, a neve, as atividades e festas diárias mantêm a energia viva também durante a noite. Além disso, a festa inclui um karaokê animado, festas com banheiras de hidromassagem e churrascos.
Diferentes passes estão então disponíveis dependendo de quanto tempo os convidados planejam participar, com a opção adicional de um passe ‘ouro’ exclusivo para os visitantes que desejam aproveitar tudo o que o Winter Pride tem a oferecer. O passe oferece benefícios como jantares exclusivos assim como esqui noturno. Aliás, vale ressaltar que, além da compra do ingresso do evento, os participantes também terão que pagar por sua própria acomodação e um passe de esqui para obter acesso às pistas. Por fim, os interessados podem conferir toda a programação do evento no instagram do Winter Pride.
Quando: 16 a 23 de março de 2023. E está previsto para as mesmas datas em 2024.
Como chegar: A estação de esqui de Sölden fica a 85 km da cidade de Innsbruck e você pode chegar lá de carro ou ônibus.
Para opções de hospedagem em Sölden, clique aqui.
Disney Pride – Paris, França
Para sua terceira edição, o Disneyland Paris Pride será uma noite mágica que irá mergulhar os visitantes em um ambiente festivo e colorido com muitos momentos de entretenimento além de um show ao vivo único no coração do parque Walt Disney Studios. Logo após comprar muitos produtos exclusivos da Disney Pride, incluindo uma variação do arco-íris das icônicas orelhas do Mickey Mouse, os hóspedes serão recebidos no parque por balões arco-íris e muitas luzes brilhantes.
As festividades começam às 20h e seguem até as primeiras horas da manhã, com apresentações ao vivo e festas animadas que tomarão conta da praça principal. Os hóspedes também poderão participar de um encontro exclusivo com alguns dos rostos mais famosos da Disney e além disso, terão a rara oportunidade de acessar atrações selecionadas até as 2 da manhã, duas horas após o horário de fechamento habitual do parque.
Pacotes com hotel incluído assim como ingressos avulsos especiais do Magical Pride estão disponíveis para os hóspedes, oferecendo aos participantes acomodações no local e fácil acesso ao parque para as comemorações do orgulho.
Quando: 15 de junho de 2024
Como chegar: A melhor maneira de ir de Paris para a Disneyland Paris sem carro é de trem. O valor da passagem costuma estar entre 3 € – 6 €. O trem de Chatelet Les Halles para Marne La Vallee Chessy leva 40 min, com partidas a cada 15 minutos.
Para opções de hospedagem em Paris, clique aqui.
EuroPride – Valletta, Malta
Realizado pela primeira vez em 1992 em Londres, o EuroPride é certamente o maior e mais movimentado evento anual de orgulho LGBTQ+ da Europa. A cada ano, uma nova cidade européia compete para sediar o evento, onde milhares e milhares de convidados se reúnem no local para aproveitar as festividades de uma semana. Em 2019, Viena recebeu o Europride, onde aproximadamente 500.000 pessoas se alinharam nas ruas para testemunhar então o desfile icônico.
Em 2023 o EuroPride será realizado na cidade de Valetta na ilha de Malta. Enquanto isso, Valetta (ou Il-Belt), a pequena capital da ilha nação mediterrânica de Malta, esta se preparando para esse evento único. A cidade murada é conhecida pelos museus, palácios e grandes igrejas. Mas esse ano, a cidade tem como objetivo destacar a capacidade da comunidade LGBTQ+ de prosperar apesar das condições adversas e promete assim garantir uma festa segura e cheia de vibração e entusiasmo. A parada do orgulho em Malta vai acontecer durante a primavera, quando as temperaturas são mais amenas e os participantes então são incentivados a usar suas roupas mais extravagantes e adequadas ao clima.
Quando: de 7 a 17 Setembro de 2023. O evento terá sua sede de 21 a 29 de junho de 2024 na Tessalônica, Grécia e em Lisboa, Portugal de 14 a 22 de Junho de 2025.
Como chegar: Valetta é a capital da ilha de Malta. Portanto é facilmente acessível por várias companhias aéreas e ferrys.
Para opções de hospedagem em Valetta, clique aqui.
Femme Fest, Derbyshire, Reino Unido
Situado nos arredores deslumbrantes do Peak District, o Femme Fest é um festival de música para mulheres LGBTQ e mulheres aliadas que apóiam nossa comunidade. Espere um fim de semana repleto de cantores, bandas, DJs bem como alguns dos principais artistas de tributo do Reino Unido.
Inúmeros palcos, tendas assim como barracas estão espalhadas pelo local do festival, onde os participantes podem desfrutar de uma ampla variedade de atividades, incluindo apresentações musicais ao vivo e DJs, oficinas imersivas, exibições de filmes lésbicos e atividades em família. Além disso, espere por esportes de praia durante o dia e muita música eletrônica às noites. Como o evento ficar um pouco afastado da cidade dentro de um Parque Nacional, fica disponibilizado para os visitantes uma área para camping, glamping além de trailers e motorhomes.
Devido à enorme procura pelo Femme Fest, os ingressos estão quase esgotados para 2023. Então, se você estiver interessado, poderá compara os últimos ingressos disponíveis no site do evento.
Quando: Derbyshire – de 14 a 17 de junho de 2024 / Sussex – de 16 a 19 de agosto de 2024
Como chegar: O Femme Fest acontecerá ao norte (FEMME FEST NORTH) em Minninglow Meadows, Mouldridge Lane, Derbyshire DE4 2PH e ao sul (FEMME FEST SOUTH em Upper Lodge Farm, The Broyle, Ringmer, Lewes, BN8 5AP ambos na Inglaterra.
Para opções de hospedagem em Manchester, clique aqui.
Ella Festival – Mallorca, Espanha
Começando no final de julho, o Ella Festival recebe mulheres LGBTQ+ de todas as esferas da vida para celebrar o empoderamento e a visibilidade das mulheres queer. Aliás, contanto que você se identifique como mulher, o festival a receberá, pois tem orgulho de ser um evento favorável às pessoas trans também. O Ella Festival promove a mensagem de que todas as mulheres devem ser capazes de afirmar sua identidade sem medo, mantendo assim esse sentimento por meio de várias conferências e workshops de comunicação que envolvem ativamente as participantes.
Além disso, os elementos intelectuais e instigantes do festival, convidam as participante para sessões de meditação, festas e eventos noturnos, visitas guiadas a cidade, concertos e sessões de literatura com temática LGBTQ+. Você pode comprar os ingressos para o festival e chegar toda a programação do evento neste link.
Quando: Em 2024 o evento acontecerá em Puerto Vallarta no México mas ainda sem data definitiva para o evento.
Como chegar: Não há voos diretos do Brasil para Puerto Vallarta. Ao menos uma conexão será obrigatória na viagem. A opção mais rápida e econômica é pela Cidade do México, de onde saem muitos voos para a região. Quem estiver no EUA também pode ir direto para Puerto Vallarta, sem passar pela Cidade do México
Para opções de hospedagem em Puerto Vallarta, clique aqui.
Pink Lake Festival – Pörtschach am Wörthersee, Áustria
Realizado em Pörtschach am Wörthersee, na Áustria, o Pink Lake Festival anual convida os membros da comunidade LGBTQ+ para um longo fim de semana de diversão nas águas do Lago Wörthersee. Aliás, o Pink Lake é mais conhecido por seus luxuosos cruzeiros de festas, onde os participantes são incentivados a vestir seus trajes de marujo mais elegantes antes de embarcar.
Enquanto estão a bordo, os hóspedes vivem prodigamente enquanto saboreiam coquetéis e se divertem na pista de dança, tudo regado com muita música e DJs ao vivo. Quando os passageiros não estão brincando na água, são realizadas festas exuberantes organizadas por drag queens locais em uma variedade de locais extravagantes, incluindo aliás, os jardins da realeza do Castelo de Leonstain e na vizinha Ilha das Flores. Portanto, os participantes do evento devem se preparar para se molhar e levar uma toalha, pois até as festas em terra têm uma abundância de opções de esportes aquáticos.
Quando: 29 de agosto a 1ª de setembro de 2024
Como chegar: A estação ferroviária de Velden é facilmente acessível internacionalmente por trens locais bem como pelos de longa distância. Partindo de Viena , a viagem de ônibus direto para Pörtschach am Wörthersee leva cerca de 5 horas. Além disso, existem vários voos barato diretos que partem de Berlim, Hamburgo e Colônia para o Aeroporto Internacional de Klagenfurt.
Para opções de hospedagem em Pörtschach am Wörthersee, clique aqui.
Folsom Europe – Berlim, Alemanha
Inspirando-se na famosa festa de rua de São Francisco com o mesmo nome, a Folsom Europe orgulhosamente celebra tudo o que é fetiche, couro assim como BDSM nas ruas movimentadas de Berlim, na Alemanha. Como a maior feira de rua de fetiche da Europa, a Folsom reúne pessoas afins por um longo fim de semana cheio de diversão, usando assim o evento para combater o preconceito e arrecadar dinheiro para várias causas de caridade.
A festa na rua principal é realizada no sábado, 9 de setembro, quando então os participantes podem esperar cascatas de homens com roupas escassas e de couro tomarem conta do distrito de Berlin-Schöneberg. Durante a noite, várias festas acontecem em toda a cidade, incluindo vários eventos que atendem a fetiches específicos e festas em barcos que levam a Folsom para dentro da água.
Booking.comQuando: 14 a 21 de setembro de 2024.
Como chegar: para saber um pouco mais sobre Berlim e como se locomover por lá, leia sobre a viagem que fiz pela capital da Alemanha.