Quando chegar a hora de planejar uma viagem para o exterior, mais importantes que escolher quais cidades visitar ou quais pontos turísticos conhecer, a primeira coisa que deve ser verificada, são os países que exigem visto para a entrada de brasileiros.
É bom levar em conta que o brasileiro, hoje em dia, possui permissão de entrar como turista em 150 países. Mas, infelizmente, existem outros muitos dos quais se faz necessário. Por isso nesse texto iremos citar alguns dos países que precisam de visto para visitar, seja a negócios, turismo ou estudos. Quer saber quais são? Continue lendo.
VISTOS PARA O EXTERIOR
Antes de viajar para fora do Brasil é preciso saber se o destino escolhido tem alguma restrição de entrada, bem como quais os tipos de vistos você irá precisar em seu passaporte.
No entanto, dos 33 países que mais recebem brasileiros, apenas seis necessitam de visto de entrada. São eles: Austrália, Angola, Canadá, China, Estados Unidos e Japão. Do mesmo modo, os países que integram a União Europeia exigem somente a apresentação do passaporte. E neste caso a Inglaterra ainda está incluída, mesmo após sua saída do bloco. Por enquanto, a situação para a entrada de brasileiros como turistas continue a mesma.
Portanto, cidadãos brasileiros que desejam obter quaisquer outras informações sobre vistos em seu passaporte para viajar a outros países devem contatar diretamente as Representações Consulares (Embaixada ou Consulado) daqueles países. Assim sendo, caso isso aconteça, clique aqui para obter os dados de contato das Embaixadas e Consulados estrangeiros no Brasil.
Já o passaporte, é de fato, necessário em todos os países, com exceção dos membros do Mercosul, que aceitam a entrada apenas com a sua identidade (RG) ou CHN. Portanto, graças aos acordos diplomáticos do Mercosul, você não precisa de passaporte para viajar para 9 países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela
Quais são os países que exigem visto para brasileiros?
Quer saber mais sobre os países que precisam ou não de vistos para passaporte brasileiro ou de outras nacionalidades, acesse o site do Itamaraty e tire as suas dúvidas.
Tenha seu Visto Aprovado de forma
Fácil, Confiável e Sem Complicações pelo iVisa.com
Clique no link para informação de visto para todos os países: Verificação de Visto de Viagem
O que é um visto?
Primeiro, mas muito importante, precisamos saber o que é o visto. Um visto é uma autorização dada por um país a um cidadão estrangeiro, para que ele possa entrar no país por um determinado período de tempo. Os vistos estão condicionados ao local para onde a pessoa pretende visitar. Portanto, cada país estabelece as regras necessárias para a sua obtenção.
Qual a diferença do passaporte e do visto?
Como mencionamos anteriormente, o visto é uma autorização do país que você pretende visitar, garantindo que você está apto a entrar em seu território. Já o passaporte é um documento emitido pelo próprio país, que serve de identificação para as pessoas que desejam visitar outros países do mundo.
Há países que não pedem visto para turistas, como é o caso dos que compõem o Mercosul, por exemplo. Mas, independente da necessidade do visto, seu primeiro passo, se pretende realizar viagens internacionais, é tirar o passaporte. E que ele esteja na validade, com no mínimo, 6 meses anterior ao fim da sua validade.
Quais os tipos de vistos disponíveis para solicitação?
O tipo de visto mais comum que é concedido pelas principais embaixadas no Brasil é o de turismo. Como o próprio nome já diz, esse documento, quando solicitado, tem como objetivo exclusivo da viagem o lazer, recreação e a visita a um país estrangeiro.
Mas existem também vários tipos de visto que podem ser solicitados por um cidadão brasileiro para poder entrar legalmente em uma outra nação. Conheça esses documentos e entenda em que situações você pode utilizá-los.
Visto de trânsito
É destinado às pessoas que vão passar por um país que exige visto de estrangeiros, mesmo que seu destino final não seja aquele. Com esse documento, o viajante não é obrigado a permanecer na área de trânsito do aeroporto durante uma escala ou conexão.
Visto de negócios
Vale ressaltar que apesar do nome “negócios”, esse visto permite entrar em um país apenas para cumprir uma agenda de compromissos pontuais, como reuniões, visita a empresas, participação em palestras, congressos e outros eventos, acompanhamento de projetos etc.
Esse tipo de viagem é muito comum para pessoas que trabalham em multinacionais, por exemplo. Com o visto de negócios não é possível ter um emprego fixo, nem receber um salário fixo e muito menos morar no exterior.
Visto de estudante
É o documento necessário para quem deseja estudar fora do Brasil. Seja para fazer cursos regulares como ensino médio, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, bem como cursos de línguas, profissionalizantes entre outros.
Vale lembrar que os portadores desse tipo de visto devem se limitar a estudar, apenas. Portanto, não é permitido conciliar um curso com nenhuma atividade remunerada.
Visto de trabalho
Este é o visto utilizado para quem vai trabalhar no exterior. O mais comum é a empresa em que a pessoa trabalha precisar transferir o funcionário para outro país. Nesse caso, a companhia responsável pela transferência deve solicitar o visto na embaixada do local de destino do seu empregado.
Visto permanente ou de imigrante
Voltado para quem pretende se mudar e fixar residência de forma definitiva no exterior. Para solicitar esse tipo de visto para os Estados Unidos, por exemplo, geralmente o estrangeiro precisa ter um parente próximo que seja cidadão dos EUA ou residente legal permanente que tenha a capacidade de te ajudar financeiramente.
Visto temporário para artistas e atletas profissionais
Documento concedido a artistas e desportistas que precisam ir ao exterior para participar de eventos relacionados à área de atuação, mas sem criação de vínculos empregatícios no país.
Países que precisam de visto
Para ajudar você, listamos a seguir informações sobre os principais países que aceitam brasileiros mediante apresentação do visto. Fique atento e, antes de viajar, verifique não só a exigência por parte do país de destino como também os países de trânsito – países onde seu voo fará escala antes de chegar ao destino final. Para encontrar o endereço das Embaixadas e Consulados de todos países que tem relações com o Brasil, clique aqui.
Para facilitar sua navegação, listamos os países abaixo.
Visto americano
Os Estados Unidos, além de serem um destino muito procurado por brasileiros, também são um dos mais rígidos na hora de verificar a documentação dos solicitantes. O processo de pedido do “Visto de Não Imigrantes” é necessário para qualquer viagem temporária aos Estados Unidos, incluindo turismo, negócios, trabalho temporário, tratamento médico, estudo e intercâmbio.
Para facilitar esse procedimento, a sugestão é fazer um planejamento para a solicitação com bastante antecedência. Além disso, só compre os seus bilhetes aéreos quando tiver o passaporte com o visto emitido em mãos.
Primeiros passos
A primeira etapa é preencher o Formulário DS-160 online e selecionar a cidade onde quer comparecer pessoalmente para a entrevista, caso seja necessário. No Brasil, os vistos são emitidos pelo governo norte-americano na Embaixada em Brasília e nos Consulados no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife.
Para preencher o formulário eletrônico, você deve ter em mãos seu passaporte, informações sobre vistos anteriores para os Estados Unidos (caso já tenha obtido algum), além de outros documentos relevantes para a viagem que pretende fazer, como o local onde vai ficar, identificação de instituição de ensino se for fazer um curso etc.)
Depois que todos os campos estiverem preenchidos, não se esqueça de imprimir a página de confirmação. Em seguida, você deve pagar a taxa de solicitação de visto que, atualmente, tem o valor de US$ 160 para turismo (e outras sete categorias).
O próximo passo é agendar os atendimentos presenciais: o primeiro no Centro de Atendimento ao Solicitante de Vistos (CASV), onde você deve apresentar toda a documentação exigida pelo governo norte-americano. E o segundo, se necessário, na Embaixada ou em um dos Consulados dos EUA no Brasil para a realização da entrevista.
Como se preparar para entrevista para o visto americano
Para se preparar para a entrevista, primeiramente separe todos os documentos que você também terá que levvar durante a conversa com um cônsul americano. Veja abaixo alguns dos documentos que você não pode esquecer de levar:
- página impressa de confirmação do preenchimento do formulário eletrônico;
- passaporte brasileiro válido;
- fotografia recente e tirada de acordo com os requisitos exigidos pela embaixada americana;
- declaração de Imposto de Renda;
- três últimos contracheques e três últimos extratos bancários ou qualquer outro documento que comprove que o solicitante tem condições de bancar a viagem;
- carteira de trabalho, comprovante de matrícula em curso ou outra declaração que reforce seus vínculos com o Brasil;
- passaportes anteriores, que contenham visto para os Estados Unidos com menos de dez anos de emissão.
É importante ressaltar que, de acordo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, além da taxa de solicitação do visto no valor de US$ 160, você tem que pagar uma taxa de agendamento da entrevista, bem como outros encargos que variam de acordo com o tipo de visto desejado.
Na maioria dos casos, os passaportes com o visto concedido são enviados aos solicitantes em até dez dias úteis. Alguns requerimentos, por outro lado, podem demandar mais tempo para uma maior avaliação.
Visto para o Canadá
A embaixada canadense é bastante exigente em relação à comprovação de vínculo empregatício no Brasil. No processo de solicitação do visto para o Canadá, é necessário apresentar:
- cópias do seu Imposto de Renda;
- cópias dos seus últimos três contracheques;
- carta do empregador confirmando o vínculo com a empresa no Brasil e/ou informando o período de férias;
- cópia dos últimos três pró-labores e do último contrato social;
- cópia do extrato bancário do último mês;
- comprovante de aplicações na poupança e em fundos de investimento, se houver.
Para mais informações, acesse o site da embaixada canadense.
Aliás, o Canadá oferece muitas oportunidades para quem decide tirar o visto canadense para estudante ou para trabalhar no país. Além disso, o governo canadense oferece o eTA (Autorização Eletrônica de Viagem) a todos os brasileiros que já possuam o visto pelo últimos 10 anos, ou que possuam um visto americano válido.
Visto para Austrália
A Embaixada da Austrália estabelece um tempo médio de 25 dias úteis para o processamento das solicitações de visto para entrada legal no país da Oceania, que também está entre os mais procurados pelos brasileiros. Veja uma lista com os principais documentos necessários para requerer o visto australiano:
- formulário eletrônico preenchido e assinado;
- foto 3×4 recente e colorida;
- cópia colorida e autenticada das páginas do passaporte brasileiro válido que contenham informações pessoais do passageiro;
- cópia colorida e autenticada frente e verso da carteira de identidade;
- confirmação da matrícula em instituição de ensino, se houver;
- carta de custeio da viagem;
- cópia do Imposto de Renda completo;
- extratos bancários;
- últimos três contracheques;
- carta de intenção sobre a viagem ao país;
- comprovante escolar e/ou carta de licença do trabalho;
- exames médicos exigidos.
Visto para países da Europa Ocidental
Só é necessário o visto nessas nações, incluindo a Rússia, para brasileiros que desejam permanecer por lá por mais de 90 dias. Nesse caso, é necessário consultar as embaixadas ou consulados do país de destino para fazer o processo de solicitação do visto.
Mesmo sem a necessidade de autorização para entrar nessa região do globo por até três meses, é importante sempre ter em mãos o passaporte brasileiro válido, o comprovante da compra da passagem de volta, comprovantes de reserva de hospedagem, do seguro de saúde (em alguns países é obrigatório contratar esse serviço), além de uma evidência de que você pode custear sozinho sua permanência no continente europeu.
Porém, a partir de 2024 todos que pretendem visitar algum país europeu precisam se cadastrar no ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem). ETIAS é um sistema que gera uma autorização de viagem pela Europa, exigida de quem não precisa de visto para entrar no Espaço Schengen.
Ou seja, quem for de uma nacionalidade da qual não é exigido visto para entrar na Europa, só precisa da aprovação ETIAS para viajar para lá. Os brasileiros se enquadram nesse caso.
Visto para o Japão
Para entrar legalmente no território japonês, é necessário o preenchimento de um formulário de solicitação, compra das passagens de ida e volta, comprovantes de renda (como contracheques), cronograma de viagem ou do pacote turístico contratado junto a uma agência especializada.
Também é necessário pagar algumas taxas estabelecidas pelo consulado do Japão e ainda apresentar uma carta de vínculo empregatício no Brasil com papel timbrado. Para mais informações sobre o visto japonês, acesse o site da Embaixada do Japão no Brasil.
Visto para a China
O 3º país mais visitado do mundo está atraindo muitos brasileiros. A maioria procura obter visto chinês para turismo ou negócios.
Você deverá preencher um formulário disponível no site do Consulado chinês e apresentar uma série de documentos em uma das sedes da representação consular da China no Brasil.
Após a confirmação de todas as suas informações pessoais durante uma visita ao Consulado e o pagamento de uma taxa consular, o documento deverá ser emitido sem maiores problemas. Além disso, passageiros que fazem escala na China podem obter uma isenção de visto de até 144 horas no país.
Visto para a Índia
A Índia figura entre os principais países que exigem visto para permitir a entrada de brasileiros em seu território. Para solicitar o documento, é necessário apresentar: passaporte válido por no mínimo seis meses, formulários da embaixada devidamente preenchidos e Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. Mais informações no site da Embaixada da Índia.
Quais países que precisam de visto para a entrada de Brasileiros?
Deixe o seu comentário no post e conte para nós o que achou deste conteúdo. E boa viagem!