Sobre o Evento:
Essa tradição ortodoxa grega da Páscoa é conhecida como “Botides”. Nela as pessoas jogam um vaso de barro cheio de água das janelas de suas casas. Os eventos e ritos do Sábado Santo são talvez os melhores momentos da Páscoa em Corfu, a partir das 6 horas da manhã na igreja de “Madonna dos estrangeiros”, quando o “terremoto” artificial é criado para representar o terremoto durante a ressurreição, de acordo com a Bíblia Sagrada.
E, logo após, o clima muda em poucos minutos, com o luto do epitáfio que acontece na igreja se transforma na alegria da Páscoa. Mas, o momento mais esperado do evento acontece às 11h da manhã do sábado. Em todas as igrejas da cidade os sinos tocam com alegria, principalmente, perto do Liston, o lugar mais movimentado e central de Corfu e o verdadeiro centro desse costume.
Os habitantes de Corfu então marcam o sábado de páscoa com esse estranho costume antigo onde grandes jarros de barro vermelhos cheios de água são jogados das varandas das casas no centro da cidade, se quebrando em pedaços nas ruas abaixo, enquanto milhares se reúnem para assistir.
Os visitantes vêm de todo o país e do exterior para assistir ao popular evento. O som dos potes batendo é estrondoso, e os espectadores mais destemidos ficam então bem perto dos locais onde os jarros se quebram, sendo atingidos pelo jato de água e por cacos de barro. Mas, os organizadores locais garantem que ninguém nunca foi gravemente ferido durante o evento.
As pessoas que vêm de longe, gostam muito do evento e da alegria contagiante dos gregos, ficando sem dúvida viciadas no costume. Para saber mais sobre as celebrações de Páscoa em Corfu, clique aqui.
Como e quando ir:
O evento acontece durante o sábado sagrado, marcando a chamada “Primeira Ressurreição”, na ilha de Corfu, na Grécia, que acontecerá no dia 04 de abril de 2021.
Corfu é a segunda maior ilha do arquipélago das Jônicas na Grécia. Além do mas, é muito fácil chegar em Corfu a partir de Atenas de avião e também a partir de outras ilhas Jônicas de ferry. A ilha também recebe ferries internacionais vindos da Itália.
Curiosidades:
Os moradores da ilha acreditam que o costume ajuda a afastar os maus espíritos, e assim sendo, os espectadores inclusive levam pedaços dos potes esmagados para casa como amuletos de sorte.
A origem exata do costume não é clara. Segundo o município, uma crença popular é que se originou com os venezianos que então governaram Corfu entre os séculos 14 e 18. Para marcar o ano novo, os venezianos jogavam fora seus pertences antigos para dar lugar a novos, a fim de recomeçar o novo ano.
Os gregos então adotaram o costume, introduziram panelas de barro e o mudaram para a Páscoa, um dos feriados mais importantes do calendário religioso grego. Há também referências bíblicas ao esmagamento da cerâmica de barro, simbolizando o divino ataque aos inimigos.
Outra crença é que o costume tem raízes na Grécia antiga. A princípio, em abril, os gregos antigos jogavam fora seus velhos vasos de barro e plantavam sementes em novos para marcar a chegada da primavera.
Hospedagem:
Booking.comConheça outros eventos diferentes e divertidos separados por mês na nossa página EVENTOS PELO MUNDO. Por fim, aproveite para ler também sobre as ilhas gregas menos conhecidas que também valem uma visita.