Madri, a capital da Espanha, é uma cidade rica e encantadora, mas também serve como um excelente ponto de partida para explorar de trem outras pequenas cidades ao redor. Aproveite a vantagem das distâncias curtas na Europa e faça bate e voltas para descobrir lugares imperdíveis. Portanto, se você vai passear pela cidade de Madri na Espanha e tem alguns dias a mais em que não sabe o que fazer, aqui vão algumas sugestões de cidades que ficam a menos de duas horas de trem da capital espanhola e valem uma visita com certeza.
A nossa recomendação são de bate voltas de Madri em que cada perna do deslocamento leve de 1h30, a no máximo duas horas. Mais do que isso, o passeio se torna cansativo, e o bate-volta certamente não irá compensar. Nossa dica é para que você compre os bilhetes antecipadamente pelo site da Renfe, a cia. ferroviária espanhola, para garantir descontos e o seu lugar a bordo. Escolha sempre os trens de alta velocidade (ALVIA, AVANT, AVE) quando disponíveis.
Booking.comToledo – Castilla-La Mancha
A cidade de Toledo é a capital da província de mesmo nome, e também a capital da Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha. A cidade, foi capital da Espanha até 1563, fica a 529 metros acima do nível do mar e no centro da Península Ibérica, a apenas 70 km ao sul de Madrid na autoestrada N-401.
Toledo, se tornou um destino clássico para uma visita de um dia, já que está a apenas a meia hora de trem de Madrid. O seu centro histórico fica em uma rocha escarpada, que é quase completamente cercada pelo rio Tejo, sendo considerado um dos maiores da Espanha com mais de 100 monumentos. Declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987, a cidade possui uma enorme quantidade de igrejas e conventos bem como de mesquitas e sinagogas. Aliás, não deixe de visitar a Catedral de Toledo, a Sinagoga del Tránsito, o Alcázar de Toledo e as ruínas da Mezquita del Cristo de la Luz.
Além disso você irá encontrar várias lojas de artesanato com metais e forjamento de espadas. Não podemos deixar de mencionar também a sua gastronomia (queijos manchego, vinhos tintos encorpados, e marzipans em várias formas). A cidade sem dúvida merece uma visita, mas lembre de evitar a época do verão pois costuma fazer muito calor.
- Quanto tempo dedicar: a cidade de Toledo está recheada de lugares interessantes. Portanto, dedique no mínimo um dia para ela e dê preferência por fazer um tour com um guia local para aproveitar a cidade ao máximo.
- Como chegar: as melhores opções para ir de Madri a Toledo são o trem-bala e o ônibus. De trem rápido o deslocamento leva cerca de 30 minutos.
- Hospedagem: se você pretende passar mais de um dia em Toledo, veja opções de hotéis neste link.
Segóvia – Castilla y Leon
Distante 93km ao norte da capital Madri, a cidade de Segóvia também é um Patrimônio da Humanidade declarada pela UNESCO em 1985. A cidade de clima mediterrânico continental, um pouco frio e de clima seco, resultado da sua elevada altitude, tem além dos seus atrativos históricos, a sua deliciosa gastronomia. Sendo assim, o melhor exemplo disso é o famoso leitão assado de Segóvia (Cochinillo de Segovia).
Os seus maiores atrativos históricos são o famoso aqueduto dos tempos do Império Romano, a Catedral de Segóvia, o Palácio Real de La Granja de San Ildefonso e o Alcázar, uma belíssima fortaleza encravada no topo de um penhasco. Mas o encanto e charme de Segóvia está em suas ruelas, nas pequenas casas com detalhes românicos e nas praças onde seus habitantes adoram sentar para conversar.
- Quanto tempo dedicar: se você quiser unicamente conhecer o Alcázar, o aqueduto e a catedral, quatro ou cinco horas na cidade podem ser suficientes. Para um passeio mais tranquilo, com parada para comer algo, dedique um dia completo à cidade ou faça uma excursão a pé pela cidade.
- Como chegar: as melhores opções para ir de Madri a Segóvia são o trem-bala e o ônibus. Mas atenção, o trem-bala é mais rápido, a viagem leva cerca de 30 minutos, porém, como sua estação fica fora da cidade, a viagem de ônibus, que demora uma hora, é mais rápida (e mais barata também).
- Hospedagem: se você pretende passar mais de um dia em Segóvia, veja opções de hotéis neste link.
Salamanca – Castilla y Leon
A cidade de Salamanca fica a 220km a oeste de Madri, sendo conhecida por ser uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca. Seus monumentos mais famosos e que definitivamente valem uma visita são: o Palácio de la Salina, Palácio de Anaya e o Palácio de Monterrey. Além disso, você não pode deixar de conhecer a Casa de las Conchas, as Catedrais Vieja e Nueva, o Convento de las Dueñas e a Torre del Clavero.
O dia a dia de Salamanca acontece na Plaza Mayor, o principal símbolo da cidade e que foi edificada entre 1729 e 1755. Na praça é possível conviver com seus habitantes e a animada população de estudantes universitários da cidade.
- Quanto tempo dedicar: Dá para visitar Salamanca em um dia, no de esquema bate-volta. Mas para desfrutar da cidade, seus bares, vinhedos, restaurantes e seus monumentos, recomendo dormir pelo menos uma noite por lá e pegar um excursão com degustação pelos vinhedos.
- Como chegar: as melhores opções para ir de Madri a Salamanca são o trem-bala e o ônibus. Pelo fato da cidade ficar mais afastada de Madri a recomendação e ir de trem rápido pelo fato da viagem levar cerca de 1h30 minutos deixando assim mais tempo para conhecer a cidade.
- Hospedagem: se você pretende passar mais de um dia em Salamanca, veja opções de hotéis neste link.
Ávila – Castilla y Leon
No caminho para Salamanca, a pouco mais de 115 km de Madri, está a cidade de Ávila. A cidade, banhada pelo rio Adaja, possui um clima de tipo continental, com verões quentes e invernos frios. Ávila é uma cidade muralhada marcada pela história, principalmente nos séculos XII e XV. Além disso, a cidade foi ocupada pelos Árabes no século VIII e conquistada por D. Afonso VI em 1088.
A sua muralha, com 2,5 km de extensão podem ser percorridas a pé em toda a sua extensão. A muralha possui várias portas, sendo as mais monumentais, as portas de Alcazar e de São Vicente. Sendo que ambas ficam na parte mais antiga de Ávila, formadas por 88 torres redondas, distribuídas a cada 20 metros. Além disso, seus muros guardam um patrimônio de casas renascentistas, praças agradáveis, o delicioso chuletón de ternera (ou bisteca de vitela) e fabulosos doces caseiros que podem ser encontrados em qualquer restaurante tradicional da cidade. Suas principais atrações, além das muralhas, são: o Miradouro Los Quatro Postes, a Catedral del Salvador de Ávila, a Plaza del Mercado Chico, a Plaza del Mercado Grande e o Real Monasterio de San Tomas.
- Quanto tempo dedicar: Não é possível conhecer a cidade de Ávila com menos de meio dia de passeio, sendo o ideal reservar um dia inteiro. Você pode, aliás, fazer uma excursão que inclui Ávila e Salamanca ou Ávila e Segóvia saindo de Madri.
- Como chegar: as melhores opções para ir de Madri a Ávila são o trem e o ônibus. Sendo que no caso de Ávila você pode ir de trem regular, sendo que o deslocamento não leva mais que 1h30 até chegar a cidade.
- Hospedagem: se você pretende passar mais de um dia em Ávila, veja opções de hotéis neste link.
Valladolid – Castilla y Leon
Valladolid é uma cidade histórica, as margens do rio Pisuerga, e é bastante conhecida pelo enoturismo já que muitas adegas abrem as suas portas para os visitantes ao longo do ano. A cidade conserva em seu centro histórico um interessante conjunto renascentista composto por casas, palácios e edifícios emblemáticos como a Catedral, o Colégio de San Gregorio (atual sede do Museu Nacional de Escultura) e a igreja de San Pablo.
A cidade goza de uma intensa vida cultural graças à sua condição de sede universitária, assim como a eventos como a Seminci, a Semana Internacional de Cinema, um encontro imprescindível do calendário cinematográfico espanhol, e o Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua. Para chegar a Valladolid de carro deve demorar cerca de duas horas e vinte, já que a cidade fica a 190 km da capital espanhola.
- Quanto tempo dedicar: A cidade tem alguns pontos turísticos bem bonitos e vale a pena conferir se estiver pela região. Mas não é preciso gastar mais de um dia por aqui, guarde para visitar Salamanca, por exemplo, que demanda mais tempo. Aproveite o máximo de Valladolid fazendo um tour gastronômico como um nativo pela Ribeira del Duero.
- Como chegar: de trem rápido é bem mais depressa: em uma hora você chega no seu destino. Há também trens mais demorados e, consequentemente, bem mais baratos. Outra opção é ir de ônibus, aqui a viagem demora cerca de duas horas e meia.
- Hospedagem: se você pretende passar mais de um dia em Valladolid, veja opções de hotéis neste link.
San Martín de la Vega (Parque Warner)
Se você é fã de parques temáticos não deve perder uma visita ao Parque da Warner, que fica bem pertinho de Madrid, perfeito para um bate e volta. Com montanhas russas incríveis como a do Super Homem, o parque tem atrações para crianças e adultos e é um programa para um dia inteiro. Com áreas temáticas, o espaço também tem uma série de opções de lojinhas para comprar produtos dos seus personagens favoritos. O parque é uma espécie de mini Disney.
Para chegar lá prepare-se para uma viagem de carro de 40 minutos de Madrid – são cerca de 32km.
- Quanto tempo dedicar: A cidade em si não tem muitos pontos turísticos, ela vale a pena conferir mesmo por conta do parque temático. Você pode facilmente visitar todo o parque passando um dia inteiro pela cidade.
- Como chegar: A melhor opção neste caso é comprar a opção ingresso + ônibus saindo de Madrid.
- Hospedagem: se você pretende passar mais de um dia em Valladolid, veja opções de hotéis neste link.
Outras opções
Claro que existem outras cidadezinhas perto de Madrid, mas escolhi para este post as mais conhecidas e de mais fácil acesso. Por fim, não podemos deixar de mencionar que no inverno é possível esquiar na Serra de Madrid, em Valdesqui ou Navacerrada. Se você não esquia, um passeio pela serra quando está nevada é sempre um lindo passeio também.