Cabe ao Space Perspective, a mais recente startup de voos espaciais que visa enviar turistas às estrelas. A empresa abriu oficialmente seu Centro de Operações de Lançamento no Centro Espacial Kennedy da NASA no mês passado. Mas, diferentemente da maioria de seus concorrentes, ele não está usando foguetes ou aviões espaciais para levar as pessoas para viajar ao espaço, está usando um balão. A Space Perspective, cofundada por Jane Poynter e Taber MacCallum, planeja levantar suavemente seus passageiros ou “exploradores”, como a empresa prefere chamá-los à 30.500 metros no limite entra a atmosfera e o espaço a bordo da Spaceship Neptune, uma cápsula reutilizável pressurizada levantada por um balão de 200 metros de altura cheio de hidrogênio.
A nova empresa Space Perspective pretende enviar clientes pagantes e cargas úteis de pesquisa para a estratosfera a bordo da Spaceship Neptune, uma cápsula pressurizada transportada por balão que está programada para fazer seus primeiros voos de teste no início de 2024.
“Após o retorno dos vôos espaciais com humanos, as pessoas nunca ficaram tão empolgadas com as viagens espaciais”, disse MacCallum em comunicado. “Poucos empreendimentos são mais significativos do que permitir que as pessoas experimentem a perspectiva inspiradora de ver nosso planeta do espaço dentro de um balão com vista de 360 graus, e é isso que estamos realizando com a Space Perspective.”
Sobre a viagem
O uso de um balão como método de transporte para viajar ao espaço significa que a viagem de ida e volta da decolagem até o retorno levará aproximadamente seis horas, com duas horas na altitude de cruzeiro de 100.000 pés. Como as outras cápsulas da NASA como a Mercury, Gemini e Apollo, o balão espacial Neptune pousará suavemente no mar. Esse tempo de voo é certamente diferente de outras empresas de voos espaciais como a Virgin Galactic. Por exemplo, os voos no foguete espacial SpaceShipTwo durarão cerca de duas horas e meia, e os vôos na cápsula New Shepard da Blue Origin, durarão apenas 11 minutos.
E, é claro, usar um balão também significa que os passageiros não será submetidos as forças G intensas de um lançamento de foguete. Assim sendo, a viagem será muito mais agradável e muito mais fácil para o corpo. Além disso, a Nave Espacial Netuno será guarnecida com um bar e banheiros para complementar sua experiência de luxo.
Booking.comComo será a Viagem?
A cápsula da Spaceship Neptune pode acomodar um piloto e oito passageiros, que viajarão com estilo. A nave contará com assentos, bar, banheiro e enormes janelas que permitirão excelentes vistas da Terra contra a escuridão do espaço, disseram representantes da empresa.
A nave espacial Neptune partirá do antigo Shuttle Landing Facility no Kennedy Space Center (KSC) da NASA, na Costa Espacial da Flórida. A Neptune irá para leste sobre o Oceano Atlântico em voos de inverno e para oeste sobre o Golfo do México durante o verão, uma mudança sazonal ditada pelos ventos predominantes. A espaçonave Netuno passará cerca de duas horas chegando a uma altitude máxima de cerca de 100.000 pés (30.000 metros), puxada suavemente para cima por um balão de 650 pés de altura (200 m) cheio de hidrogênio flutuante.
A cápsula passará cerca de duas horas no alto da estratosfera, acima de 99% da atmosfera da Terra, e depois passará mais duas horas descendo novamente para um tempo total de voo de seis horas. A nave espacial Netuno será pescada no mar por um barco de recuperação, assim como as cápsulas SpaceX Crew Dragon são hoje. A cápsula da Spaceship Neptune será reaproveitada, mas será necessário um balão novo para cada missão.
Desvantagens
No entanto, existem algumas desvantagens no passeio de balão, que poderiam ser um desastre para alguns possíveis passageiros. No grande esquema dos voos espaciais, o teto de 100.000 pés da Space Perspective, a apenas 30 quilômetros de altitude, não é tão alto. Está muito aquém da linha de Kármán, a fronteira do espaço comumente reconhecida, que fica a 100 quilômetros acima da superfície da Terra. E, além disso, os Estados Unidos não o consideram oficialmente um astronauta até você ultrapassar a marca de 80 quilômetros de altitude. Outra desvantagem é que você também não sentirá falta de peso, nessa altitude a gravidade terá mais ou menos a mesma força do nível do mar. Em comparação, por exemplo, os passageiros da Virgin Galactic e da Blue Origin poderão flutuar em gravidade zero por alguns minutos.
Quanto vai custar?
Mas 100.000 pés de altitude já é uma boa altitude para viajar de balão e você ainda poderá ver a escuridão do espaço e a curvatura da Terra. Além disso, o preço do bilhete provavelmente será significativamente mais barato que o da Blue Origin e da Virgin Galactic, ambos estimados em aproximadamente US$ 250.000 por pessoa . Nenhum número oficial foi divulgado, mas o pessoal da Poynter e MacCallum sugeriram um preço de aproximadamente US$ 125.000.
Da mesma forma, a data oficial de lançamento da Nave Espacial Neptune tem previsão de lançamento para 2024, mas sem uma data precisa. Mas a Space Perspective espera que o primeiro voo de teste da nave ocorra no início de 2021. E logo após a sua viagem inaugural acontecendo apenas alguns anos depois, se tudo correr conforme o planejado. A empresa, no entanto, abriu o registro para futuros passageiros – acesse o site para reservar seu assento hoje.
Aproveite para conhecer um pouco mais sobre Orlando, nesse post sobre a viagem que fiz por essa incrível cidade.