No Brasil são raros os lugares onde a água da torneira é própria para consumo, mas na Europa nem sempre você vai precisar de filtro ou água mineral, o que é excelente, já que assim economizamos uns euros e ainda poupamos o meio ambiente de tantas garrafinhas de plástico que levam centenas de anos para se decompor.
Por outro lado, as causas mais comuns de doenças que afetam viajantes estão relacionadas à ingestão de água e alimentos contaminados. Sendo assim, é muito importante saber em quais países podemos ou não beber água diretamente da torneira.
Como saber se a água de um lugar é segura para beber?
Em vez de confiar em boatos de outros viajantes ou nos resultados de uma pesquisa rápida na internet, a maneira mais segura de saber sobre a qualidade da água da torneira em países que você planeja visitar é confiar nos relatórios sobre água potável dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Você pode encontrar as recomendações do CDC para viajar para todos os países do mundo visitando primeiro a página Destinations, encontrada aqui . Depois de selecionar o país que você planeja visitar, você pode encontrar as recomendações de qualidade da água potável da torneira do CDC para aquele país na seção “Stay Healthy and Safe” do perfil daquele país.
Já que essa sempre foi uma dúvida minha, resolvi fazer uma pesquisa no CDC e vários outros site de viagem para saber em que países você pode beber água da torneira de forma saudável e sem se preocupar com a sua saúde. Abaixo compartilho as informações que obtive.
É seguro beber água da torneira na Europa?
Sim, em 31 dos 50 países do continente. Neles você pode beber água da torneira, encher garrafinhas vazias nas fontes da cidade (mas fique atento a avisos dizendo o contrário) e em alguns países você pode até pedir água de graça nos restaurantes.
Estes são os países europeus onde podemos beber água da torneira sem medo são: Andorra, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
Nos demais países, o consumo não é indicado pelo CDC. Nesses lugares, a água pode ser responsável por transmitir doenças gastrointestinais para as quais nem todos estão imunes. Entre elas a hepatite A, giardíase, febre tifoide, diarreia e cólera. No pior dos casos, beber água de origem desconhecida pode causar envenenamento com agentes químicos.
Fique atento e de preferência ao consumo de água mineral de garradas ao viajar para: Albânia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Estônia, Geórgia, Kosovo, Lituânia, Moldávia, Montenegro, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.
É seguro beber água da torneira na África e America do Sul?
A resposta é não, nenhum dos países desses continentes disponibiliza água potável em suas torneiras.
É seguro beber água da torneira na America do Norte?
Nos Estados Unidos, Canadá e na Groelândia a água da torneira é potável e pronta para beber direto da torneira. Você pode pedir “tap water” de graça em qualquer estabelecimento comercial. E nos hotéis você pode tomar água sem problemas das torneiras dos banheiros. Já no México, é aconselhável comprar agua mineral engarrafada.
É seguro beber água da torneira na Ásia e Oceania?
Na Ásia, os países que possuem água potável na torneira são: Brunei, Hong Kong, Israel, Japão, Singapura e Coréia do Sul. Já na Oceania, somente na Austrália e na Nova Zelândia a água na torneira é potável. Nos demais países aconselhamos a não tomar água da torneira.
Ah! Lembre-se de que a água das torneiras dos aviões, trens e ônibus não é adequada para consumo em nenhum lugar do mundo.
Problemas além do consumo
Ainda de acordo com o CDC, não é só através do consumo de água da torneira que nos tornamos suscetíveis a doenças. Escovar os dentes, bochechar a água durante o banho ou lavar os alimentos com água contaminada também pode ter consequências desagradáveis.
Achou exagerado? Lembre-se de que qualquer mal estar pode estragar a viagem que você sonhou durante anos. Você não vai querer passar as férias inteiras no banheiro, mesmo que ele esteja na lista dos banheiros mais incríveis do mundo. Então aprenda de uma vez por todas a purificar a água da torneira.
Como Purificar a água da torneira
Ainda que em algumas regiões a água da torneira seja considerada própria para consumo, é necessário continuar atento. Encanamentos sujos ou enferrujados podem contaminar a água, então fique de olho na cor do líquido e em eventuais partículas que possam sair da torneira. Na dúvida, sempre purifique a água. Aqui estão algumas maneiras para fazê-lo:
Filtros de torneira
Com a filtragem da água é possível eliminar a maioria dos agentes causadores de doenças, como protozoários e bactérias. No entanto, não é eficiente contra vírus e compostos químicos. Combinar esse processo com a fervura é sem dúvida super eficaz para obter água apropriada para beber.
Fervendo a água
Coloque a água da torneira em um recipiente limpo e espere mais 5 minutos após começar a borbulhar, isso exterminará quaisquer micro-organismos. A fervura também é eficiente na eliminação de alguns químicos através da evaporação. Além da água da torneira, você pode aplicar esse procedimento para purificar a água da chuva. Excelente, né?
Exposição ao sol
Um estudo da Unicamp mostra que a utilização da energia solar é eficiente na eliminação de bactérias através dos raios ultravioletas. O método consiste em colocar água em uma garrada ou recipiente de plástico transparente e deixar exposto aos raios solares por 6 horas. Não funciona em dias nublados ou chuvosos, justamente devido à diminuição da radiação solar.
Purificadores portáteis
São ótimos instrumentos para purificar a água da torneira, da chuva, dos rios, ou de qualquer outro lugar. Além da praticidade, os purificadores são indicados por sua eficácia, já que filtram a água e matam os vírus aplicando pequenas doses de iodo ou outro elemento equivalente. Aliás, esse pode ser um ótimo presente para viajantes. Além disso, existem opções mais simples usadas em acampamentos ou trilhas como pastilhas de cloro e garrafas com sistemas de filtragem.
Mesmo em alguns casos em que a água é potável, você poderá estranhar o gosto devido à concentração de minerais. Aí você escolhe se beberá ou se tentará outros meios. Além do mas, evite tomar bebidas com gelo se você não estiver em um lugar confiável ou muito distantes de grandes centro urbanos. O gelo geralmente é feito com água da torneira. Portanto, em regiões onde a água não é segura, evite também consumir gelo em bebidas.
Água mineral
Se mesmo com todas as dicas acima você ainda não estiver se sentindo confortável para beber água da torneira, poderá encontrar garrafinhas e galões de água mineral em qualquer mercado, barraca ou restaurante. São sempre insípidas e confiáveis.
Você deve apenas refletir sobre a quantidade de lixo que produz a cada garrafinha de plástico comprada e jogada fora. Hoje em dia, sabemos que o material leva centenas de anos para se decompor, então procure sempre por embalagens retornáveis ou biodegradáveis.
Por fim, lembre-se sempre de se manter hidratado, principalmente durante o verão e seu o seu destino for muito quente e pouco úmido.