Se você, como eu, é um fã da saga Star Wars, certamente não existe nada mais emocionante do que poder visitar algumas das suas locações pelo mundo.
As locações deste post são da trilogia clássica criada por George Lucas em 1977. Agora, chamada Era da Rebelião, ela conta com a trilogia clássica (Guerra nas Estrelas, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi).
Além do que, independente de onde irá viajar, seu passeio ficará ainda mais inesquecível se você puder incluir uma visita a um desses lugares.
HOTEL SIDI DRISS – MATMATA, TUNÍSIA
Em princípio, nosso primeiro destino é a cidade de Matmata. Situada no meio do deserto da Tunísia esta a mais famosa locação do universo de Star Wars. O Hotel Sidi Driss, serviu de locação para o interior da casa de Luke e seus tios Lars e Beru no episódio IV. Consta que, esse hotel formado por cinco crateras conectadas por túneis subterrâneos e escadarias ainda aceita hóspedes. Além disso, ele está repleto de lembranças e mobiliários do filme que vão agradar até os fãs mais vorazes da franquia.
Em seguida, nas redondezas de Matmata um pouco mais a noroeste, estão as salinas de Chott el Jerid. Não apenas elas foram usadas como locação dos desertos de Tatooine no episodio IV como também no episodio III. Em seguida, perto da fronteira com a Argélia, a oeste da cidade de Naftah, esta a La Grande Dune (grande duna). Inclusive, foi nela onde C3PO e R2D2 caminharam perdidos passando pelo esqueleto de um dragão Krayt.
No site starwars.com tem um roteiro bem detalhado para se conhecer toda essa região e suas locações.
Para opções de hospedagem em Gabès, clique aqui. Agora, para opções em Zarzis, clique neste link.
AJIM – TUNÍSIA
O porto espacial de “Mos Eisley” onde Luke e Obi-Wan conheceram Han Solo e Chewbacca, e a Estação Toshi, estão na verdade na cidade de Ajim na ilha de Djerba. Inclusive, de lá pode ser vista a redoma exterior da Cantina de Mos Eisley onde a banda Figrin D’an and the Modal Nodes tocavam suas músicas.
Além disso, perto da Cidade de Tozeur, também na Tunísia, está o Sidi Bouhlel, conhecido como “Star Wars Canyon”. Não apenas esse vale apareceu em várias situações nos Episódios IV, como ele retornou anos depois no Episódio I. Além disso, é neste cânion que está a pequena mesquita que serviu como o exterior da casa de Obi-Wan.
GLACIAL HARDANGERJØKULEN E FINSE – NORUEGA
Não só cena inicial da batalha no planeta gelado de Hoth mas também as cenas da base rebelde Echo no filme O Império Contra Ataca foram filmadas no Glacial Hardangerjøkulen. Ele é o sexto maior glacial de toda a Noruega e fica perto da pequena Finse. Inclusive, a cidade está as margens do lago Finsevatnet e aos pés do glacial Hardangerjøkulen.
Curiosamente, as filmagens realizadas em 1979 na região sofreram com uma enorme nevasca que atingiu a cidade. Por sorte, a nevasca permitiu que o diretor pudesse filmar duas cenas icônicas de Star Wars. Não só a fuga de Luke Skywalker da caverna do Wampa como também o resgate dele por Han Solo em seguida foram filmadas do lado de fora do Hotel Finse 1222. A saber: não existem estradas até Finse, para se chegar lá, só pegando um trem de Oslo para Bergen e fazer uma parada na cidade.
Para se hospedar no Hotel Finse 1222, clique neste link. Agora, para opções de hospedagem em Bergen, clique neste link.
TIKAL – GUATEMALA
No episódio IV de Star Wars, podemos ver uma antiga ruína Maia que foi usada como o exterior do posto da aliança rebelde de Massassi na lua de Yavin-4. Bem como sabemos, estas ruínas estão localizadas no Parque Nacional de Tikal na Guatemala.
Além disso, essa locação foi descoberta por George Lucas quando ele viu um poster sobre o Parque Nacional de Tikal em uma agência de viagem durante as suas filmagens em Londres.
Para opções de hospedagem em Flores perto do Parque Nacional de Tikal, clique aqui.
PARQUE NACIONAL DE REDWOOD – CALIFÓRNIA
No filme O Retorno de Jedi, a lua florestal de Endor teve como locação o Redwood National and State Parks na Califórnia. Suas enormes árvores com mais de 100 m de altura serviram como locação para o planeta natal dos Ewoks.
Além do mas, algumas cenas famosas do filme como a perseguição das Speedy Bikes e a emboscada dos Ewoks também usaram essa floresta de sequoias gigantes como cenário para o filme. Curiosamente, esse enorme parque do condado de Marin, fica próximo do Rancho Skywalker, a casa de George Lucas.
Para opções de hospedagem em Eureka perto do parque Redwood, clique aqui.
DESERTOS AMERICANOS – CALIFÓRNIA / ARIZONA
George Lucas utilizou o Death Valley National Park para algumas tomadas logo após filmar na Tunísia. Não só para o episódios IV como também para o VI. Tanto a região entre a Sierra Nevada como a do deserto de Mojave, serviram assim como base para trazer o planeta Tatooine a vida. Particularmente, na cena em que Obi-Wan Kenobi encontra com Luke Skywalker, C-3PO e R2-D2 pela primeira vez que aconteceu no Golden Canyon.
Já para o Retorno de Jedi, o Twenty Mule Team Canyon no Vale da Morte serviu como locação para filmar a cena em que C-3PO e R2-D2 caminham em direção ao palácio de Jabba. Inclusive, o Parque Nacional do Vale da Morte na Califórnia está em uma das mais desérticas áreas da América do Norte. Além disso, dentro dele também está o Dante’s View, uma notável área elevada, que aparece no episódio IV, de onde filmaram a famosa vista panorâmica de Mos Eisley.
Entretanto, para as cenas da Barca de Jabba e o poço de Sarlacc no filme o Retorno de Jedi, os produtores de Star Wars decidiram que não voltariam a Tunísia. Ao invés disso, ele utilizaram como locação o Buttercup Valley no deserto de Yuma no Arizona. Não só a barca como também o poço demoraram mais de cinco meses para serem construídos e envolveram mais de 5000 pessoas.
Para opções de hospedagem perto do Parque Nacional do Vale da Morte e o deserto de Mojave, nada melhor que se hospedar em Las Vegas.
FONTE DO YODA E RANCHO OBI-WAN – SÃO FRANCISCO
Pelo que vimos, a Califórnia tem ótimas opções para quem é fã de Star Wars. Mas, principalmente, porque em São Francisco é possível conhecer a casa da Industrial Light & Magic. Infelizmente, não é possível visitar os escritórios somente o lobby, mas da pra tirar ótimas fotos na fonte com a estátua do Yoda na entrada do prédio.
E claro, já que você vai estar pela área faça uma reserva para um tour guiado ao Rancho Obi-Wan. Certamente, um lugar imperdível onde está exposta a maior coleção privada sobre Star Wars, a coleção de Steve Sansweet.
Para opções de hospedagem em San Francisco, clique aqui.
Por fim, não deixe de ler nossos outros posts para conhecer as locações da trilogia prequel , clique neste link, já para as locações da trilogia mais recente, clique aqui.
Wow, parabéns ao criador do site !!! Informações claras e ricas , e o “contar da história” se desenvolve de forma natural . Realmente uma imersão através do autor 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Obrigado João! Fico muito feliz que tenha gostado do post, fiz eles com muito carinho por ser um grande fã da Saga Star Wars.