Galaxy's Edge - Star Wars Land no Disney World

Star Wars: Galaxy’s Edge, tudo o que você precisa saber

Compartilhe:

Após anos de antecipação, a Star Wars: Galaxy’s Edge abriu como a mais nova terra temática da Disney em 31 de maio na Disneylândia na Califórnia. Nenhuma despesa foi poupada na criação dessa terra imersiva. Agora, os hóspedes podem pilotar a Millennium Falcon, construir seu próprio sabre de luz ou ficar cara a cara com Kylo Ren e Chewbacca.

Star Wars Galaxy's Edge Stormtroopers
Crédito: Inside Disneyland’s new Star Wars theme park (sfchronicle.com)

Verdade seja dita, sou fã de Star Wars e gosto do muito do Walt Disney World. Só visitei a Disneylândia na Califórnia uma vez contra as 5 vezes que fui ao Walt Disney World em Orlando. Principalmente para andar várias vezes no Star Tours – The Adventure Continues, que ainda está em funcionamento, inclusive com a adição de passeios do Último Jedi e de Batuu. Mas apesar de ter aproveitado muitas vezes essa pequena área de Star Wars no Hollywood Studios, nunca pensei que um dia poderia literalmente visitar uma galáxia muito, muito distante, na Flórida.

Califórnia ou Flórida?

Em 24 de junho, a área teve uma segunda inauguração quando o período exclusivo para reservas terminou e todos os convidados da Disneylândia puderam conhecer esse novo mundo em Star Wars. Essa nova área na Disneylândia tem três entradas: perto do Fantasyland, em Frontierland, atrás da Big Thunder Mountain e via Critter Country, passando pelo Hungry Bear Restaurant. É composto por três áreas: uma sede da Primeira Ordem mais próxima de Fantasyland, uma cidade e mercado central e um acampamento de Resistência mais próximo da Critter Country.

O Star Wars: Galaxy’s Edge tem um equivalente quase idêntico que inaugurou no dia 29 de agosto no Disney’s Hollywood Studios em Orlando, Flórida. Esta é a primeira área temática que está totalmente integrada ao Play Disney Parks, o aplicativo móvel permite que o visitante tenha um envolvimento ainda maior com a área.

Entrada do Star Wars Galaxy's Edge
Crédito: Star Wars: Galaxy’s Edge -WDW News Today (wdwnt.com)

No planeta Batuu, especificamente no Posto Avançado do Pináculo Negro (Black Spire Outpost), é possível experimentar logo na chegada uma mistura de Resistência e Primeira Ordem. Os bancos são cobertos por formações rochosas de pedra. Lixeiras são recipientes altamente detalhados, com personagens de Guerra nas Estrelas de todos os lados. Assim sendo, são os detalhes que fazem parecer que você está em um dos filmes, especialmente quando se entra na nova aérea vindo do quintal de Andy, na Toy Story Land ou do Grand Boulevard perto do Muppets 3D.

Esse novo mundo de Star Wars traz à vida esse posto avançado, uma parada para comerciantes bem como aventureiros e contrabandistas que viajam ao redor do “Outer Rim”. E uma série de livros e quadrinhos colocam esse novo mundo no período que se passa entre os Episódios VII-IX da saga.

As atrações em Star Wars: Galaxy’s Edge

Atualmente, o Galaxy’s Edge tem dois duas atrações principais:

Millennium Falcon: Smugglers Run

No primeiro, você assume então o controle da nave mais veloz da galáxia, entrando na famosa cabine de comando da Millennium Falcon. O passeio é um um simulador de voo de imersão em 3D. Assim sendo, nele você pode assumir a posição de piloto, engenheiro ou atirador, e cada papel é crucial para os sucesso da missão.

O passeio é para um tripulação de seis pessoas e perto do final da fila, um funcionário entregará então um cartão com código de cores com sua atribuição de função. É administrado aleatoriamente, mas você pode tentar trocar com outra pessoa da sua equipe antes de embarcar.

O piloto que fica do lado esquerdo controla o movimento horizontal, enquanto o piloto do lado direito conduz a nave para cima e para baixo. ambos têm que trabalhar em conjunto para pilotar a Millennium Falcon. Os atiradores, que estão na fila do meio, apertam os botões para disparar os lasers e outras armas. Os engenheiros corrigem qualquer dano que acontece durante o passeio. Dependendo de como a equipe trabalha em conjunto, os engenheiros podem sentar e relaxar ou então ficarão constantemente consertando problemas na nave.

O Millennium Falcon: Smugglers Run usa tecnologia de vídeo em tempo real que responderá à maneira como todos usarem os controles da cabine. É um passeio intergalático personalizado, cada passeio é assim diferente dependendo da atuação de cada equipe. Por exemplo, se você colidir com uma parede, é isso que você verá pela janela do cockpit”.

Star Wars: Rise of the Resistance

Já a segunda e mais nova atração, a Star Wars: Rise of the Resistance é uma atração enorme, dividida em 3 atos, com vários sistemas de condução que são certamente diferentes de tudo que você já experimentou no Walt Disney World. O primeiro ato se passa dentro do sistema de cavernas de Batuu durante a fila com um pre-show no final. Em seguida, no segundo ato, você entra em um simulador de voo dentro de uma nave em fuga que é capturada pela Primeira ordem. E o ato final culmina em um passeio imersivo dentro de um Star Destroyer quando você e feito prisioneiro e precisa escapar.

A história da atração é a seguinte: Com a Primeira Ordem desesperada para extinguir as chamas da Resistência, a missão está certamente fadada a guinadas e reviravoltas surpreendentes. Sua nave é então capturada por um imponente Star Destroyer da Primeira Ordem, repleto de legiões de stormtroopers e até mesmo Kylo Ren, você precisará de toda a ajuda que conseguir. Felizmente, uma equipe camuflada de combatentes da Resistência,incluindo Rey e BB-8, está a postos para que você tenha uma possibilidade de fuga… com uma oportunidade para a Resistência vencer.

Os personagens em Star Wars: Galaxy’s Edge

Embora os passeios certamente sejam o maior atrativo para os visitantes dos parques temáticos, o Galaxy’s Edge tem muito mais a ver com imersão. Nele, os visitantes podem criar seu próprio sabre de luz ou droide. Os hóspedes podem explorar ainda mais os recursos secretos da terra e interagir com ela usando o aplicativo Play Disney Parks em seu smartphone ou tablet.

O Galaxy’s Edge não possui meet-and-greets ou shows oficiais dos personagens da Disney, mas rostos familiares estão por toda parte em Batuu. Os visitantes podem encontrar Rey, Kylo Ren bem como Stormtroopers, Chewbacca e outros, todos tratando de seus negócios como visitantes do planeta. Aliás, existe até um novo personagem criado especialmente para a terra, uma espiã da Resistência chamada Vi Moradi, que convoca convidados para ajudá-la em suas missões para se infiltrar na sede da Primeira Ordem.

Vi Morandi personagem do Galaxy's Edge
Crédito: Star Wars: Galaxy’s Edge | Walt Disney World Resort (go.com)

Mas o que realmente dá vida a Batuu são seus habitantes. Seja vestido como simples aldeões, membros da Resistência ou soldados da Primeira Ordem, eles foram assim treinados para interagir com os visitante. Cada pessoa dentro da área tem uma história particular. Portanto, não tenha vergonha de conversar com eles. Você aprenderá tudo sobre a vida deles em Batuu. Portanto, pergunte a eles onde eles moram, por que eles estão no Planeta ou o que eles acham da Resistência e da Primeira Ordem apar

Curiosidades de Star Wars: Galaxy’s Edge

Star Wars: Galaxy’s Edge estará aberto durante o Extra, Extra Magic Hours para os hóspedes dos hotéis Disney Resort bem como de outros hotéis selecionados. De 1 de setembro a 2 de novembro, o benefício Extra, Extra Magic Hours é oferecido todas as manhãs no Disney’s Hollywood Studios das 6h às 21h.

Antes de terminar essa parte do post, aprenda um pouco da língua de Batuu. Você ouvirá os moradores usarem estas frases comuns:

  • “Bright suns” = “Good morning” – ” Bom dia”
  • “Rising moons” = “Good evening” – “Boa tarde”
  • “Refresher” = “restroom” – “banherio”
  • “Hydrator” = “water fountain” – “bebedouro”
  • “Credits” = “money” – “dinheiro”
  • “Data pad” = “cell phone” – ” telefone celular”
  • “Only the ancients know” = “I don’t know” – “eu não sei”
  • “Til the Spire” or “May the Spires keep you” = “Goodbye” – “adeus”

Star Wars:Galaxy’s Edge Bebidas e Comidas

O posto avançado remoto leva esse nome devido aos antigos pináculos petrificados e suas árvores altas ao redor dos vales e planícies de rio. Como visitante, você poderá por exemplo, visitar um mercado de rua, fazer compras nas barracas de comida e saborear guloseimas como o Blue Milk ou ir até a Cantina de Oga para tomar uma bebida.

Experiências selecionadas oferecem reservas, incluindo a Cantina da Oga, a Oficina de Savi bem como o Depósito de Droids. As reservas estão disponíveis por até 180 dias no aplicativo My Disney Experience ou no DisneyWorld.com. Embora as reservas não sejam necessárias, eles são altamente recomendados, pois há disponibilidade limitada de visitas. Os cancelamentos podem ser feitos até o dia anterior à reserva sem penalidade, mas se no dia você não comparecer a reserva será cobrada.

Cantina da Oga
Interior da Cantina do Oga
Crédito: Oga’s Cantina at Star Wars: Galaxy’s Edge (blogmickey.com)

A Cantina de Oga Garra , é o local ideal para os adultos beberem mocktails e outras bebidas. Apesar de não possuir muitas opções de lanches, não deixe de provar o Batuu Bits, uma mistura de aperitivos doces e picantes. Dentro da cantina a maior parte do espaço é para ficar de pé. E como atração extra, tem o capitão Rex, que anteriormente era do Star Tours, tocando como DJ na cantina. Ele tem uma vibe divertida com a sua música alienígena funky tocando em segundo plano. Às vezes, até os barmen cantam junto suas músicas.

Para entrar na cantina você tem que fazer uma reserva. As reservas estão disponíveis para datas até 180 dias antes de você viajar. É necessário então um depósito no cartão de crédito de US $ 10 por pessoa para cada reserva na Cantina. Os visitantes devem, portanto, fazer reservas para o número exatos de pessoas em seu grupo ou família, como fariam em qualquer outra experiência gastronômica do parque.

No entanto, há um limite máximo de duas bebidas por pessoa para consumir dentro da Cantina e os visitantes serão limitados a 45 minutos de permanência. Os visitantes devem ter 21 anos ou mais para consumir álcool; é necessário um documento com foto válido para isso.

Docking Bay 7 Food and Cargo
Restaurante Docking Bay 7 Food and Cargo
Crédito: Docking Bay 7 Restaurant at Star Wars Galaxy’s Edge (disneyfanatic.com)

Este é o local para os que gostam de sabores exóticos. O cozinheiro desse restaurante é o Chef Strono “Cookie” Tuggs, que aliás, viajou pela galáxia depois de ter trabalhado no castelo de Maz Kanata em Takodana. Os itens do menu incluem carne assada, salada de macarrão com camarão assim como costela de porco defumada, frango frito e kafta vegetariana.

Ao contrário de alguns restaurantes de parques temáticos, o Docking Bay 7 não parece simplesmente uma cafeteria temática. Em vez disso, este restaurante imita perfeitamente um destino orgânico de Star Wars. O interior do local é fiel ao tema do hangar completo com barris para sentar bem como grandes caixotes para famílias inteiras se sentarem.

Ronto Roasters
Interior do restaurante Rondo Roasters
Crédito: Endor Express

O ex-droid de fundição 8D-J8 agora é que cozinha carnes saborosas no Ronto Roasters. Um motor de podracing reciclado funciona como churrasqueira nesta experiência gastronômica. Lá são servidos café da manhã, almoço e jantar, aliás, uma das especialidades da casa são os wraps, como o Ronto (carne de porco assada, linguiça de porco grelhada, molho de pimenta e salada picante embrulhada em pão pita) e o Espasmódica (que pode ser servido doce ou picante).

Milk Stand
Estande de venda do Leite Azul e Verde
Crédito: Disney Food Blog

Não deixe de provar o famoso leite azul fresco da fazenda do Tio Owen, ou o leito verde da ilha Ahch-To. Aliás, neste estande ele vem direto da Bubo Wamba Family Farms. Os leites parecem uma mistura de vitamina com raspadinhas geladas, e são certamente bastante refrescantes e diferentes de qualquer leite que você já provou. Ao contrário do Disneyland® Resort, o Milk Stand em Star Wars: Galaxy’s Edge na Walt Disney World tem versões alcoólicas de leite azul e verde.

Kat Saka’s Kettle
Estande de Pipoca da Kat Saka no Galaxy's Edge
Crédito: Disney Food Blog

Dentro do Black Spire Outpost, a vila no planeta Batuu, onde o Galaxy’s Edge está situado você encontrará pipoca com sabores no Kat Saka’s Kettle. Uma das opções é o Outpost Mix, uma mistura de pipoca doce, picante e salgada. O Kettle também serve os “Grãos Azuis com Manteiga”, que é basicamente pipoca colorida com manteiga. Além disso, o Kat Saka’s Kettle é o lar do popular balde de pipoca Droid “Mouse” MSE-6. Aliás, você também encontrará o popular “Bottled Orb Soda” aqui (bebidas da Coca-Cola em embalagens especiais exclusivas do Galaxy’s Edge).

As compras e produtos no Star Wars: Galaxy’s Edge

De acordo com os engenheiros da Disney, sabemos que eles fizeram viagens a Istambul e Marrakesh para se inspirar na criação do mercado do Black Spire Outpost, uma coleção de lojas e barracas de comerciantes. Várias delas tem robôs animados como lojistas, como o Toydariano que preside a loja de brinquedos.

Dok-Ondar’s Den of Antiquities
Loja de produtos de Star Wars Dok Onda
Crédito: Dok-Ondar’s Antiquities (disneyphotoblography.com)

O negociante Ithoriano Dok-Ondar vende itens raros e únicos bem como várias antiguidades e souvenirs de toda a galáxia. Talvez em nenhum lugar dentro do Galaxy’s Edge seja mais temático do que no Den of Antiquities de Dok-Ondar, uma loja de souvenirs de artefatos Jedi e Sith, bem como um museu de curiosidades e exposições exóticas de todo o universo de Star Wars. O espaço redondo oferece uma visão de 360° de easter eggs do universo de Star Wars para os olhos dos fãs. Aliás, alguns dos objetos mais interessantes estão montados nas paredes e na varanda acima do nível dos olhos. Embora seja uma loja, é um destino e uma atração por si só. Então passeie e não deixe de fazer uma compra com Dok-Ondar.

Savi’s Workshop – Handbuilt Lightsabers
Interior do Savi's Workshop onde você construir seu próprio sabre de luz
Crédito: Savi’s Workshop Custom Handbuilt Lightsaber Experience – YouTube

Não importa se você é um jedi adulto ou um pequeno padawan, você ficará sem dúvida, emocionado durante essa experiência. Dentro da oficina de Savi, você poderá então personalizar seu próprio sabre de luz sob a orientação de um dos mestres, que possui amplo conhecimento no folclore Jedi. Mas lembre-se de manter seu sabre guardado quando estiver fora da oficina, você deve se referir aos sabres de luz como “sucata” para que a Primeira Ordem não suspeite de você.

Construir um sabre de luz na oficina de Savi custa US $ 199,99 por pessoa, mais impostos. As reservas já estão disponíveis e estão disponíveis para datas de até 180 dias prévios a sua viagem. Um depósito no cartão de crédito de US $ 199,99 será necessário então para cada reserva. Sabres de luz personalizados não são reembolsáveis. O número de convidados na reserva deve refletir assim quantas pessoas estarão construindo e comprando um sabre de luz. Os visitantes podem trazer uma pessoa adicional com eles para observar a experiência de construção e o(s) acompanhante(s), portanto, não devem fazer parte da contagem de convidados na reserva. Essa experiência leva aproximadamente 20 minutos.

Droid Depot
Prateleiras do Depósito dos Droids
Crédito: Inside ‘Droid Depot’ at Star Wars: Galaxy’s Edge | MouseInfo.com

Prepare-se para construir seu próprio droid astromecânico! Sem dúvida alguns dos personagens mais amáveis ​​do universo Star Wars são os dróides. Quem não gostaria de levar para casa o seu R2-D2 ou BB-8? Escolha os chips de personalidade bem como as peças que estão disponíveis numa correia transportadora para construir sua própria série R ou BB … então veja como elas interagem com vários elementos por todo o Galaxy’s Edge!

Construir um droid no Droid Depot custa US $ 99,99, mais impostos. As reservas também estão disponíveis para datas de até 180 dias prévios a sua viagem . É necessário então um depósito no cartão de crédito de US $ 99,99 para cada reserva para criar um droid personalizado. Dróides personalizados não são reembolsáveis. Os visitantes podem trazer uma pessoa adicional com eles para observar a experiência de construção. O (s) hóspede(s) acompanhante(s) no entanto, não devem fazer parte da contagem de convidados na reserva. Essa experiência leva aproximadamente 15 a 20 minutos. Observe que é proibido usar um dispositivo de controle remoto para operar um dróide nos parques temáticos, e portanto, o dróide precisará ser carregado durante a sua visita aos parques.

First Order Cargo e Resistance Supply

No primeiro você vai encontrar equipamentos, uniformes e outros suprimentos da Primeira Ordem. Já no segundo você encontrará uniformes da resistência, pins, jaquetas, ferramentas bem como, material de treinamento e muito mais.

Street Market Stalls – Barracas da Rua do Mercado
O corredor sinuoso do mercado Market Row do Galaxy's Edge
Crédito: The Black Spire Marketplace (disneyphotoblography.com)

Quando Star Wars: Galaxy’s Edge foi anunciado pela primeira vez, uma das atrações que mais chamou a atenção pelos seu detalhes e design foi a área do mercado Merchant Row. Dentro desse corredor temático você encontra uma série de pequenas lojas, semelhantes aos souks do Oriente Médio, espalhadas em ambos os lados de um caminho sinuoso. Dentre as lojas estão:

Toydarian Toymaker – Este personagem de “Guerra nas Estrelas: A Ameaça Fantasma” é o dono desta barraca que vende brinquedos.

Barraca de criaturas – Você encontrará “criaturas” únicas para levar para casa.

Black Spire Outfitters – roupas apropriadas para viajantes do espaço para comemorar suas aventuras.

As Jóias de Bith – acessórios, bijuterias e outros tesouros.

Dicas para visitar o Star Wars: Galaxy’s Edge

Agora que você já teve uma prévia do que vai encontrar nessa nova terra da Disney, seguem então algumas dicas sobre como tirar o máximo proveito de sua experiência no planeta de Batuu.

Aprecie todos os detalhes
Hondo Ohnaka e o R2-D5
Crédito: Easter Eggs in Star Wars: Galaxy’s Edge – AllEars.Net

A terra é sem dúvida super imersiva e há pequenos detalhes em todos os lugares. Ao visitar as lojas do Black Spire Outpost, observe tudo, desde o chão até o teto. Existem detalhes do cânone escondidos nos mais diversos cantos. Assim sendo, veja os detalhes das faixas encontradas nas calçadas onde você pode ver onde androides e criaturas alienígenas invadiram Batuu. Preste atenção também nos detalhes da Millennium Falcon quando estiver na fila para a atração Smugglers Run, onde então você poderá olhar para baixo e ver o topo incrivelmente detalhado da nave.

Preste atenção nos sons a sua volta

Não importa onde você esteja dentro de Batuu, você vai ouvir um som ambiente. Sejam os ruídos e bips dos dróides ou os motores da Millennium Falcon, há sempre algo para ouvir. Aproveite o tempo livre para usar todos os seus sentidos enquanto passeia por esse novo planeta. Se o barulho da multidão for alto ou as filas forem longas, você poderá se distrair olhando os detalhes ou ouvindo os sons ao seu redor.

Interaja om os personagens

Certamente, o aspecto mais envolvente do Galaxy´s Edge sejam seus personagens, desde os vendedores até os mais conhecidos personagens de Star Wars. Os Stormtroopers podem te confrontar e perguntar o que você está fazendo no seu datapad (celular), ou então, a Vi Moradi pode tentar te recrutar para se juntar à Resistência. Você pode iniciar uma conversar com qualquer personagem ou morador em Batuu sem preocupação.

Não deixe de visitar Batuu a noite
Batuu a Noite - Star War's Galaxy"s Edge
Crédito: Star Wars: Galaxy’s Edge – WDW News Today (wdwnt.com)

Assim como Pandora no Disney’s Animal Kingdom, o Galaxy´s Edge se transforma completamente quando o sol se põe. As luzes azuis atrás da Millennium Falcon fazem a terra brilhar e ficar ainda mais incrível durante a noite. A churrascaria Ronto Roasters se torna vermelha com o fogo que assa as carnes. E, claro, você TEM QUE usar seu sabre de luz para fazer aquela foto perfeita com tudo iluminado.

Vá com tempo para realmente se sentir dentro de Star Wars

Se você é em um verdadeiro fã de Star Wars, visite o Galaxy´s Edge com tempo, no mínimo uma tarde. Portanto, de uma volta ao redor da terra com calma e preste atenção em tudo. Se distraia traduzindo todos os letreiros bem como os sinais escritos em Aurebesh ( o alfabeto usado para representar a língua Básico em Star Watrs), para descobrir para onde está indo e um pouco mais sobre a história de Batuu.

Star Wars: Galactic Starcruiser Hotel

A Disney Parks inaugurou seu hotel imersivo no Star Wars: Galaxy’s Edge no inicio de 2022. O Star Wars: Galactic Starcruiser não é apenas um hotel, é uma experiência de férias de duas noites no Walt Disney World Resort, na Flórida. Nele os hóspedes literalmente comem, dormem e respiram a saga de Star Wars.

Semelhante a um cruzeiro da Disney, os hóspedes ficarão então totalmente imersos na experiência pela duração de sua estadia. o Galactic Starcruiser Hotel dará assim aos hóspedes a oportunidade de criar suas próprias aventuras de Star Wars, incluindo viagens de ida e volta ao planeta de Batuu através de naves de transporte espaciais.

A imersão começa já na chegada ao hotel, seja de ônibus, carro ou táxi, você é recepcionado por uma tripulação prestativa, que irá encaminhá-lo para um veículo espacial de onde você deixará a Terra para se acoplar no Cruzador Espacial. Já a bordo, você fará um pulo para o hiperespaço e começará sua história Star Wars dentro do hotel.

Em seguida, após serem devidamente recebidos e fazerem o check-in, os convidados atravessarão a galáxia a bordo do “The Halcyon”. Portanto, dentro deste Cruzador Espacial os hospedes dormirão em cabines com vista para o espaço profundo, participarão de atividades como treinamento com sabre de luz, poderão operar os comando de navegação e defesa da nave, visitar a sala de máquinas da nave e poderão viajar até o Posto Avançado do Pináculo Negro em Batuu.

The Halcyon

A nave “The Halcyon” faz parte da linha de naves do planeta Chandrila. Aliás, quem nunca ouviu falar de Chandrila até agora, saiba que o planeta faz parte do cânone de Star Wars como o lugar de nascimento de Ben Solo (também conhecido como Kylo Ren) e o mundo natal de Mon Mothma.

No coração da nave The Halcyon está The Atrium, o saguão principal, onde os hóspedes se deparam com alguns de seus personagens favoritos de Star Wars. Já no Silver C Lounge eles jantarão e beberão junto com alienígenas, androides e personagens dos filmes de Star Wars.

Os preços dos pacotes dessa experiência, definitivamente não serão baratos. E aconselho a não fazer a conversão em reais para não se assustar muito. Os valores apresentados são os seguintes:

Os valores do hotel no site da Disney

Quando foi lançado, o Star Wars Galactic Starcruiser chegou para realmente ser diferente dos outros hotéis da Disney, com uma experiência imersiva de apenas duas noites. Mas a novidade, apesar de elogiada por quem se hospedou nele, acabou tendo baixa ocupação principalmente pelo alto valor cobrado. Por conta disso, infelizmente, a Disney anunciou que vai fechar o Star Wars Galactic Starcruiser. A última data para vivenciar esta experiência será de 28 a 30 de setembro de 2023. Depois disso, ele será fechado permanentemente.

Quer conhecer mais sobre o universo de Star Wars, leia esses posts que escrevi sobre as melhores locações de Star Wars que você pode visitar, da trilogia clássica, da trilogia prequel, bem como da trilogia mais recente. Além disso, saiba mais sobre os parques temáticos da Disney, como o Avenger Campus e o mundo de Avatar no Animal Kingdom e sobre como usar o Genie Service da Disney em nosso site.

2 comentários em “Star Wars: Galaxy’s Edge, tudo o que você precisa saber”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima