Guia Completo para a CCXP, o maior evento geek do Brasil

Compartilhe:

A CCXP (originalmente conhecida como Comic Con Experience) é um evento brasileiro de cultura pop nos moldes da San Diego Comic-Con cobrindo as principais áreas dessa indústria como: vídeo-games, histórias em quadrinhos assim como filmes e séries para TV.

Realizado pela primeira vez em dezembro de 2014 pelas equipes do site Omelete, da Piziitoys bem como pela agência Chiaroscuro Studios. O evento é considerado o maior evento nerd já organizado no Brasil e a maior Comic Con do mundo em público desde 2019. Saiba todos os detalhes do evento bem como onde comprar ingressos e como chegar ao local neste post.

CCXP voltou a ser presencial em 2022 e volta ao São Paulo Expo depois de duas edições virtuais. Um dos maiores eventos geek do mundo, a Comic Con Experience também promete ser a maior edição brasileira de todos os tempos, oferecendo assim tanto o espaço físico que deve acomodar até 300 mil visitantes ao longo dos quatro dias quanto as habituais transmissões ao vivo pelo YouTube.

A programação segue sem precedentes como uma das maiores da história do evento no Brasil, tanto em número de estandes quanto em conteúdo distribuído em painéis, shows e workshops. 

Os brasileiros poderão, como sempre, contar com a presença de grandes astros do cinema como Keanu Reeves, Tenoch Huerta, Kevin Feige, Gwendoline Christie, Katherine McNamara, Jenna Ortega, Hugh Grant, Paul Rudd assim como vários outros artistas. Eles participarão de painéis dos principais estúdios e streamings do momento — HBO Max, Disney+, Netflix, Paramount+, Prime Vídeo, Paris Filmes, Universal Pictures e mais.

Booking.com

O que esperar na CCXP?

Com transmissões ao vivo, palcos maiores e uma arena para podcast, a CCXP tem as mais populares atrações que a tornam, sem dúvida, a maior do que todas as outras convenções de cultura pop do mundo. A expectativa é de que até 300 mil pessoas passem pelo São Paulo Expo durante os quatro dias de evento.

O palco principal, Thunder, ganha um novo layout para dar espaço para as câmeras. O objetivo é mudar o formato pensando no modelo híbrido de transmissão ao vivo do evento.

CCXP Palco Thunder
Crédito: CCXP/Divulgação

A área de Criadores de Quadrinhos e a Tribo Game Arena, por exemplo, vão dobrar de tamanho. Além disso, a seção para criadores de conteúdo vai para uma parte mais central da SP Expo, no pavilhão, com 3.000m². A arena gamer triplica e chega aos 6.000m. Finais de campeonato de eSports estão programadas para acontecer por lá, como o CBCS, do jogo Counter Strike, e o GameChanger FreeFire, que contará com um show do DJ Alok.

No Artists’ Valley, mais de 500 artistas estarão distribuídos em 352 mesas. Alguns quadrinistas que costumam sempre participar do evento tem nomes como Mark Waid, Julian Totino Tedesco, Ana Koehler, Jim Cheung, Marcello Quintanilha, Leandro Assis e Priscila Oliveira.

Palcos e Painéis

  • Palco Thunder – O Palco Thunder recebe os principais painéis e pré-estreias da CCXP, sendo assim um dos espaços mais disputados pelos fãs. A fila para acessar o Palco Thunder se inicia de forma espontânea pelos próprios fãs. A recomendação é que os fãs que queiram acompanhar a programação do Palco Thunder cheguem cedo para garantir seu lugar na fila, uma vez que a mesma costuma a ser iniciada ainda no dia anterior. O Palco Thunder também possui uma fila interna, mas lembramos que o Palco Thunder não é esvaziado após cada atividade, pois isso significaria reduzir a programação pela metade, uma vez que é necessária 1 hora para que o espaço seja esvaziado e novamente preenchido. Por isso, o acesso ao auditório através da fila interna se dá de acordo com a disponibilização de vagas devido a saída espontânea de outro participante que opte por sair do mesmo. Apenas fãs com a credencial Full Experience têm cadeira reservada no Palco Thunder e podem acessar o espaço a qualquer momento, sem filas.
  • Palco Ultra – O Palco Ultra com menor capacidade recebe painéis para eventos direcionados a públicos mais específicos e, portanto, costuma ter filas menores.
  • Palco Omelete – O Palco Omelete by Next promoverá o encontro de fãs com diversos artistas confirmados no evento. Nele devem passar os principais ídolos de todos os palcos, especialmente do Palco Thunder, isto é: quem não conseguiu ver sua celebridade favorita no palco mais disputado da CCXP, vai poder ver bem de pertinho no Palco Omelete by Next.
  • Palco Bentô – A comunidade Otaku poderá curtir um espaço próprio, o Palco Bentô, com apresentações, debates e muito conteúdo sobre o universo da cultura japonesa e leste-asiática, anime, mangá, cosplay e k-drama.

Ativações

Sabe os universos dos filmes, séries, animes, mangás e quadrinhos que você ama? Na CCXP, eles não só coexistem como são reais. Isso porque os maiores estúdios, serviços de streaming e marcas do planeta costumam trazer o melhor da cultura pop em formato de experiências épicas para você.

Portanto, seus mundos favoritos ganham vida e além de conhecê-los de pertinho, você pode participar de ativações divertidas, tirar fotos incríveis e ainda colecionar alguns mimos durante a sua jornada pela CCXP. Confira neste link como funcionaram as ativações da CCXP23

Lojas e Colecionáveis

A CCXP não é apenas a maior evento de cultura pop do mundo, mas também o maior shopping geek do planeta. Os principais estúdios, serviços de streaming e marcas vão trazer seus produtos exclusivos para o festival, fazendo você, sem dúvida gritar um “cale a boca e leve meu dinheiro!”.

Este ano, você vai conhecer o Magic Market by Mercado Livre, uma nova área que nasce com a proposta de trazer um shopping temático diferente a cada edição e, logo na sua estreia, vai nos fazer viajar no tempo para receber o primeiro mercado medieval da CCXP.

Algumas atrações da CCXP são tão incríveis que só precisam ficar paradas para deixar o público de queixo caído. São os colecionáveis que você encontra na CCXP. São figuras de ação, dioramas bem como estátuas em tamanho real que são o mais puro estado da arte.

Um anúncio que já virou tradição é a presença da Iron Studios que vai trazer alguns do colecionáveis apresentados na San Diego Comic-Con e, além de fazer parte do pacote Full Experience, serão vendidos exclusivamente na CCXP24 ao lado de muitas outras novidades como Minicos e parcerias com marcas estrangeiras que vão trazer figuras raríssimas.

Artists’ Valley

É muito simples descrever o Artists’ Valley, ele é o coração da CCXP não só por estar literalmente no centro do pavilhão, mas também por reunir artistas consagrados do mundo inteiro que vêm expor suas obras para uma galera que adora quadrinhos, graphic novels e muita cultura pop.

CCXP - Artist's Valley
Crédito: CCXP/Divulgação

Se você é um desse apaixonados, confira aqui o line-up junto com o mapa das mesas, para que você possa ficar de olho em quais artistas estarão nesta edição.

Cosplay Universe

Aos cosplayers de primeira viagem, aos mestres dobradores de EVA e a todos que andam pelas ruas da CCXP, o Cosplay Universe não é apenas uma área, é um chamado. Nele, as possibilidades são infinitas e você ainda conta com uma estrutura completa de camarins, espelhos, armários individuais, assistência e reparos para fazer a magia acontecer.

A saudade de ver nossos personagens favoritos andando pelo pavilhão era tanta que o evento divulgou algumas novidades para este ano. Como por exemplo, o Cosplay Universe vai ganhar um palco próprio e o Desfile Cosplay promete tomar conta do pavilhão inteiro.

Além disso, para fechar a CCXP com chave de ouro, os melhores cosplayers do Brasil vão se enfrentar no maior e mais disputado Concurso Cosplay do país, valendo um carro zero quilômetro, colecionáveis Iron Studios e ingressos para a próxima CCXP. A grande final costuma acontecer aos domingos, no Palco Creators.

Palco Creators

Um palco criado com apenas um propósito: reunir o maior número de criadores de conteúdo ao vivo em um crossover jamais visto. Em 2023 ele foi comandado pelo comediante Ed Gama, esse multiverso da loucura digital teve atrações pra todo mundo, começando pelo Gato Galáctico e a Turma do Cueio que abriram o Creators todos os dias até os shows de Carol Biazin, Far From Alaska e Vitão.

Esse verdadeiro multiverso da loucura digital apresenta atrações para a família inteira que vão desde programas de humor até shows de música épicos, trazendo o melhor da internet pra fora da internet. E, antes que eu perca sua atenção para um vídeo do tik tok, já deixo avisado que ainda sairão muitos anúncios até o final do ano. Confira aqui o line-up.

Tribo Game Arena

Esse é o palco para batalhas épicas de eSports, porque a tribo dos gamers costuma aparecer em peso na CCXP. Além disso, pela primeira vez na história da CCXP, em 2023, Gaules e sua turma comandaram não apenas uma arena, mas a maior Game Arena da América Latina.

CCXP - Tribo Game Arena
Crédito: CCXP/Divulgação

Vai ter muita gameplay emocionante, painéis irados, convidados especiais, transmissão ao vivo de campeonatos de esport e muitos outras atrações que ainda serão divulgadas. Um lugar para todos os tipos de gamers.

Magic Market

Essa novidade que estreou no ano passado e que virou um sucesso imediato. Portanto, se o assunto é celebrar o passado então tá valendo, porque o Magic Market é isso: uma pequena viagem no tempo até a era medieval bem dentro da CCXP. Então, coloque a sua melhor armadura, atravesse o pavilhão, siga pelo portão do castelo e venha explorar o mercado medieval cheio de lojinhas com produtos épicos.

Palco Omni

Se você achava que era impossível caber mais novidades dentro do pavilhão, está chegando um novo lugar favorito na CCXP. O Palco Omni chega para reforçar o compromisso do maior festival de cultura pop do mundo em trazer aos fãs experiências mais voltadas para a nossa comunidade. Inspirado na palavra latina “omni”, que significa “tudo” ou “todos”, o Palco Omni é uma homenagem à universalidade e à diversidade das nossas paixões. É um palco mais intimista, que irá reunir conteúdos especiais de quadrinhos, colecionáveis e produções audiovisuais, masterclasses e muitas outras coisas.

Fotos e Autógrafos

Já imaginou ficar assim frente a frente com seus ídolos? Com a volta das sessões de Fotos & Autógrafos, essa possibilidade é certamente muito real. Saiba então que existem duas maneiras de garantir a sua sessão: comprando pacotes individuais ou com as entradas Full e Epic Experience. Com a credencial Full, você tem direito a uma foto e um autógrafo com quatro dos artistas convidados para o evento.

O que posso levar para a CCXP?

  • Carregadores de celular e power banks;
  • Casacos e capas de chuva;
  • Câmeras semi-profissionais;
  • Óculos;
  • Alimentos industrializados e lacrados;
  • Frutas cortadas e sanduíches armazenados em embalagens transparentes, mas que não podem ser rígidas. No máximo cinco itens.
  • Garrafinha plástica ou copo de água (squeezes estão proibidos);
  • Sucos de caixinhas;
  • Refrigerantes em garrafinhas de até 600ml;
  • Mochila ou bolsa.

Dica de principiante: o que não pode faltar na sua mochila?

Se essa é sua primeira vez no evento presencial, separamos uma lista de dicas para que você tenha uma boa passagem pelo evento. Não deixe de levar:

  • Uma mochila média ou grande: a CCXP é um evento de bastante consumo e em um lugar gigante, ou seja, é bom ir preparado para andar. Ter uma mochila em mãos acaba sendo útil para levar itens necessários e também guardar compras e brindes adquiridos lá dentro;
  • Um casaco e um calçado confortável: O clima em SP costuma ser imprevisível. Ao todo, são mais de 115 mil metros quadrados para caminhar com estandes, painéis, workshops e outras atividades;
  • Uma garrafa de água: manter-se hidratado é muito importante para aproveitar o evento sem maiores problemas;
  • Um lanchinho reforçado: se o seu objetivo é conhecer todos os espaços da feira, fique atento aos horários. A maior parte das atrações têm fila e a área dedicada à praça de alimentação fica longe das ativações principais.
  • Esteja preparado(a) para as filas: em especial no sábado e no domingo, quando o evento costuma ficar mais cheio. Vale escolher bem as programações preferidas e se preparar para enfrentar longas filas;
  • Uma pasta para guardar as ilustrações: É muito frustrante comprar uma ilustração no Artists’ Valley e chegar com ela toda amassada em casa.
  • Mais de uma máscara: o governo de São Paulo voltou a exigir o uso de máscara nos transportes públicos e a CCXP tem vários locais fechados.
  • Um power-bank e conserve a bateria do seu celular: são muitas as oportunidades de fotos dentro da CCXP. A dica aqui é levar uma bateria externa para aproveitar os espaços “instagramáveis” ao máximo;

Mapa oficial da CCXP23

Crédito: (CCXP/ SITE OFICIAL/Reprodução)

Baixe o mapa completo aqui.

Fique por dentro da programação de todos os dias

A programação da CCXP24 já está disponível no site do evento bem como aplicativo oficial do evento, disponível para download de forma gratuita e compatível com os sistemas Android e iOS.

Dentro do app da CCXP24 será possível acompanhar as informações oficiais do festival e tudo o que estiver acontecendo dentro do evento. Aliás, nele será possível conhecer as programações dos palcos: Palco Thunder by Cinemark Club, Palco Ultra, Palco Omelete by next, Palco Bentô, Artists’ Valley by Chiaroscuro Studios, Palco Creators, Tribo Game Arena e Arena Podcast.

Quais são os artistas confirmados para a CCXP 2023?

Os grandes convidados dos maiores estúdios costumam fazer participações durante a CCXP em painéis durante todo o evento. Em 2023, só a Warner, por exemplo, anunciou George Miller, Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth para FuriosaDenis Villeneuve, Timothée Chalamet, ZendayaFlorence Pugh e Austin Butler para Duna 2 e James Wan bem como Jason Momoa, Patrick Wilson e Yahya Abdul-Mateen II para Aquaman: O Reino Perdido

Apple trouxe muita gente do time de Monarch – Legado de Monstros, como Kurt Russell; a Netflix trouxe ninguém menos que Zack Snyder e o elenco de Rebel Moon; o Prime Video trouxe a equipe da série de Fallout

Lana Parrilla, a Rainha Má de Once Upon a TimeTyler Hoechlin, o Clark Kent/Superman nas séries do Arrowverso, Anthony Daniels, o C-3PO de Star Wars assim como o Bruce Dickinson, da banda Iron Maiden, passaram pelo Palco Thunder da CCXP23.

Já para as CCXP24, até o momento, já temos confirmados nomes como Matt Smith, de ’A Casa do Dragão’, Giancarlo Esposito de séries como “Breaking Bad”, “The Boys” e “The Mandalorian” e o o roteirista Chris Claremont.

Qual o melhor dia para ir na CCXP?

Após dois anos sem eventos presenciais, a Comic Con Experience separou uma grande lista de atrações para a edição de 2023. Normalmente, a quinta-feira costuma ser o dia menos cheio e o sábado o dia mais lotado. Mas todos os dias costuma ser recheados de atividades, vai depender muito do seu gosto dentro do vasto mundo das nerdices. Para este ano, o destaque especial fica para o dia 2 de dezembro, sábado, com programação da Netflix, HBO Max, Prime Video e Paris Filmes.

Os horários de funcionamento para cada dia são:

  • Unlock CCXP (03 e 04/12/2024): horário a definir
  • Spoiler Night (04/12/2024): das 18h às 21h [acesso restrito a convidados]
  • Quinta-feira (05/12/2024): das 12h às 21h
  • Sexta-feira (06/12/2024): das 12h às 21h
  • Sábado (07/12/2024): das 11h às 21h
  • Domingo (08/12/2024): das 11h às 20h

Quando começa e quanto tempo dura a CCXP?

Neste ano, a Comic Con Experience Brasil começa no dia 05 de dezembro, quinta-feira, e segue até o dia 8 de dezembro, domingo. O Unlock CCXP, o evento de negócios da feira, será no dia 04 de dezembro — neste dia, de noite, também ocorre o Spoiler Night, com os “spoilers” do evento.

Ao mesmo tempo, alguns podem ter até seis dias de CCXP. Na terça e quarta-feira, o pavilhão terá o evento Unlock e a tradicional Spoiler Night. O primeiro aborda a parte corporativa, bastidores e a indústria criativa do mercado do entretenimento. Já o segundo é reservado para a imprensa e fãs que adquiriram o ingresso Epic Experience – eles têm a chance de ver o espaço e as surpresas do evento antes do público geral.

Onde comprar os ingressos para a CCXP?

A dica é sempre comprar o ingresso no lançamento do primeiro lote que costuma ser vendido nos meses de agosto e setembro por um preço mais barato. Quanto mais perto do evento menor a chance encontrar ingressos para os dias mais movimentos. Até a atualização deste post ainda tinham disponíveis os ingressos comuns do terceiro lote para a quinta, sexta e domingo. O ingresso comum para sábado, 2 de dezembro, já estavam esgotados.

A venda das credenciais é feita no site oficial do evento. Os preços variam a depender da credencial escolhida, com valor mínimo de R$ 190. Os ingressos para o 2ª lote de ingressos já estão à venda.

Como chegar no São Paulo Expo?

O pavilhão São Paulo Expo fica na Zona Norte de SP a 850 metros do metrô Jabaquara e a 10 minutos do Rodoanel Mário Covas. O local conta com estacionamento pago.

Crédito: Marcelo Paixão/CCXP/Divulgação

Quem vem pelo metrô Jabaquara pode pegar um transfer até o pavilhão. Veja o horário de funcionamento dos transfers:

  • 04/12, quarta-feira: das 15h às 23h
  • 05/12, quinta-feira: das 7h às 23h
  • 06/12, sexta-feira: das 7h às 23h
  • 07/12, sábado: das 7h às 23h
  • 08/12, domingo: das 7h às 23h

O que comer na CCXP?

Dentro do pavilhão do São Paulo Expo terá uma área dedicada à comidas e bebidas. O Outback, por exemplo, terá um restaurante oficial dentro do evento, com ativações inéditas e um cardápio exclusivo. Outros estabelecimentos também terão espaços dedicados para os nerds e geeks brasileiros.

É PERMITIDA A ENTRADA COM ALIMENTOS NA CCXP?

Será permitida a entrada de alimentos no evento caso estejam em suas embalagens originais lacradas. Caso seja um alimento não industrializado, este deverá estar em uma embalagem de plástico fechada (plástico insulfilme, papel alumínio, sacola de plástico).

Alimentos permitidos:

  • Sanduíches, frutas cortadas
  • Água em garrafas ou copinhos de plástico (exemplo: água mineral)
  • Sucos de caixinhas, refrigerantes em garrafinhas até 600ml também são permitidos.

Não são permitidos:

  • Potes do tipo “tupperware”
  • Squeezes
  • Objetos que ofereçam risco à segurança, tais como garrafas de vidro, latas e bebidas alcoólicas.

O público passará por uma revista na entrada com a remoção de objetos não autorizados no acesso à CCXP23. Além disso, não será permitida a entrada de pessoas que se recusarem a se desfazer dos objetos não autorizados, ou que apresentem qualquer comportamento inadequado e contrário à ordem pública.

Qual é a maior Comic-Con do mundo?

Apesar da Comic-Con ter nascido nos Estados Unidos, a edição brasileira é sem dúvida a maior e mais completa do mundo. 

Em 2024, a expectativa é de que até 300 mil pessoas passem pelo São Paulo Expo durante os quatro dias de evento — o que já aconteceu na edição de 2019. As edições em San Diego e Nova Iorque recebem entre 280 mil e 200 mil visitantes por ano.

Onde se hospedar para a CCXP

 

Resolva aqui a sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima