Berlim
Alemanha
QUANDO FUI
Continuando a série de roteiros rápidos pela Europa passamos para a próxima cidade, Berlim. Sai no início da manhã de Lisboa no final de setembro de 2011 em direção a capital da Alemanha, aonde cheguei por volta das 14 horas, lembrando que Berlin está no (GMT +2) com 5 horas a mais do que o Brasil. Passei 3 dias visitando a cidade, e o período do ano não poderia ter sido melhor, início da primavera, com dias mais longos, ensolarados e temperaturas amenas.
Também fui de TAP neste trecho, num voo direto que levou cerca de 3 horas e 30 minutos até o aeroporto de Schoenefeld. O aeroporto fica mais distante do centro de Berlim, no antigo lado oriental da cidade, sendo aeroporto usado pela TAP e a easyJet. Apesar de mais distante, Schoenefeld é o que oferece transporte público melhor e mais fácil, via o trem suburbano S-Bahn.
O Airport Express parte do aeroporto Schönefeld a cada 30 minutos. As linhas R7 (direção Dessau Hauptbahnhof) e RB14 (direção Nauen Bahnhof) da S-Bahn (trem suburbano) levam sem baldeações a duas estações em Mitte, o bairro mais bacana de se hospedar em Berlim: estação Alexanderplatz e estação Friedrichstrasse. O trajeto até a região de Mitte leva menos de 30 minutos no Airport Express e uns 40 minutos nos outros trens. A passagem custa 3,10 euros em ambos; compre o bilhete que contempla as zonas A, B e C. Atenção: não esqueça de validar na maquininha! Esse mesmo bilhete pode ser usado novamente em um período de até duas horas em viagens de trem urbano (S-Bahn), metrô (U-Bahn), ônibus (bus) ou bonde (tram). O passe de um dia (Tageskarte) também pode ser utilizado e sai por 7 euros para as zonas A, B e C.