Sobre o Evento:
O Festival Meio do Outono, Zhongqiu Jie (中秋节) em chinês, também é chamado de Festival da Lua ou Festival Mooncake. Aliás, o festival é o segundo mais importante da China depois do Ano Novo Chinês. Também é comemorado por muitos outros países asiáticos, como Cingapura, Malásia e Filipinas.
Na China, o Festival Meio do Outono é uma celebração da colheita de arroz assim como de várias frutas. Durante o festival, as cerimônias são realizadas tanto para agradecer pela colheita quanto para encorajar a luz que dá a colheita a retornar novamente no próximo ano. É também um momento de reunião para as famílias, um pouco como o Dia de Ação de Graças. Os chineses o celebram reunindo-se para jantares, adorando a lua bem como acendendo lanternas de papel e comendo bolos da lua.
Quando e como ir
O Festival do Meio do Outono tradicionalmente cai no 15º dia do oitavo mês do calendário lunar chinês, que é em setembro ou início de outubro no calendário gregoriano. Como, tradicionalmente, as quatro estações têm três meses lunares, o dia 15 do mês 8 é “meio do outono”, daí a data lunar do festival. Em 2023, o Festival Meio do Outono cai no dia 29 de setembro (sexta-feira). Aliás, os chineses têm um feriado de 2 dias, 29 e 30 de setembro.
O festival que também é conhecido como Festival da Lua, acontece na noite em que a lua estará mais cheia e brilhante. Alguns dos melhores lugares para se apreciar o festival são o Beihai Park em Pequim ou o Oriental Pearl TV Tower em Shangai. Já no Victoria Park em Hong Kong, você também pode ver a dança do dragão de fogo Tai Hang. Mas, se você estiver nos Estados Unidos, a Chinatown de Chicago tem uma das mais bonitas celebrações do festival da lua.
Curiosidades
De acordo com a lenda do Festival Meio do Outono, uma fada donzela chamada Chang’e vive na lua com um lindo coelho. Na noite do festival, as pessoas colocam uma mesa sob a lua com bolos lunares, lanches, frutas e um par de velas acesas. Alguns acreditam que ao adorar a lua, Chang’e (a deusa da lua) pode realizar seus desejos. Portanto, o povo chinês acredita que a lua cheia é um símbolo de paz, prosperidade e reunião de família.
Além disso, as lanternas são uma parte intrínseca do festival. As pessoas fazem suas lanternas e então carregam elas para contemplar a lua e as penduram em árvores ou casas. Logo após, as pessoas soltam suas lanternas pelo céu ou visitam exibições públicas de lanternas, por isso é até conhecido como festival das lanternas. Mas, não confundir com o Festival das Lanternas que acontece após o Ano Novo Chinês.
As lanternas têm sido associadas ao festival desde a Dinastia Tang (618–907), possivelmente por causa de sua simbolização tradicional de sorte, luz e união familiar. As lanternas do festival meio do outono têm muitas formas e podem se assemelhar a animais, plantas ou flores. Uma tradição é escrever enigmas em lanternas para que as pessoas possam resolvê-los com amigos ou familiares.
Hospedagem
Para os melhores hotéis para se hospedar em Pequim, clique aqui. Em Xangai, clique neste link. Em Hong Kong, neste link. E em Chicago, clique aqui.
Conheça outros eventos diferentes e divertidos separados por mês na nossa página EVENTOS PELO MUNDO.