O Ano Novo Chinês é celebrado em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. A passagem de ano Chinês ocorre segundo o calendário lunar que tem 12 meses, e, nos anos bissextos, 13 meses. O Ano Novo Chinês é, sem dúvida, uma das festividades mais populares da China e pode ter vários dias de duração.
O calendário chinês tem como característica relacionar cada ano a diferentes animais. O dragão é o animal do Ano Novo Chinês em 2024 onde o Ano Novo Lunar encerra-se no dia 28 de janeiro de 2025. O próximo Ano Novo Chinês começará em 29 de janeiro de 2025 até o dia 16 de fevereiro de 2026. O ano de 2025 será o ano da Serpente.
A Serpente é o signo do filósofo. Com sua astúcia, o nativo da Serpente é um pensador profundo. Tem a sabedoria inata e conserva sua presença de espírito. Mas precisa ter atenção no relacionamento com os outros e usar essa sabedoria para não ser muito exigente.
As comemorações do Ano Novo Chinês se dividem então em três partes e duram três semanas: o Pequeno Ano (momento de preparação), o Festival da Primavera e no último dia da celebração acontece o icônico Festival de Lanternas.
Na China atual, a celebração do Ano-Novo é um momento em que milhões de pessoas retornam às suas terras natais para passar alguns dias com seus familiares. Portanto, fique atento nas datas para não ter problemas com aeroportos lotados. Além disso, na China, as melhores cidades para ser comemorar o evento são Pequim, Macau, Hong Kong e Shanghai.
Mas para aqueles que não podem viajar para a China para curtir as festas, segue uma lista de alguns outros destinos pelo mundo onde você pode ir para celebrar o Ano Novo Chinês.
Liverpool, Reino Unido
Se você vive ou está apenas visitando o Reino Unido e gostaria de comemorar o Ano Novo Chinês, Liverpool é sem duvida o lugar ideal. A cidade tem uma Chinatown vibrante, localizada ao sul do centro da cidade. Os visitantes entram na Chinatown de Liverpool pelo icônico arco chinês, que é o maior localizado em qualquer Chinatown fora da China e aliás, foi um presente de Shanghai.
Conheça as ruas iluminadas de Chinatown, Bold Street e Liverpool ONE, e assim veja as milhares de lanternas chinesas que são exibidas com toda sua magia e força para celebrar o Festival de Lanternas.
Para opções de hospedagem em Liverpool, clique aqui.
São Francisco, Estados Unidos
A agitada Chinatown de São Francisco, na Califórnia, é certamente uma das mais antigas nos Estados Unidos e conta com uma variedade de restaurantes, casas de chá, karaokês, galerias, lojas de produtos naturais, um mercado de dois andares e o icônico Portal do Dragão.
Se os viajantes tiverem sorte de estar em Chinatown no dia 4 de fevereiro, a Chinese Grand Parade é imperdível. A parada inclui um dragão dourado de 8,5 metros, carros alegóricos, dançarinos e música. A dica é chegar cedo para pegar um bom lugar, pois esta é uma das maiores paradas de Ano Novo Chinês do mundo.
Para opções de hospedagem em São Francisco, clique aqui.
Yokohama, Japão
A Chinatown de Yokohama tem uma história de mais de 160 anos, sendo a maior Chinatown do Japão. Os viajantes podem então explorar as ruas estreitas e coloridas de Yokohama e experimentar delícias como os pãezinhos no vapor e o lámen, favoritos dos amantes da gastronomia.
Logo após se deliciar com a culinária chinesa, siga para o famoso templo de Kanteibyo, um impressionante templo colorido no centro de Chinatown. Além do Ano Novo Chinês em janeiro, o Yokohama também conta com um festival dedicado à primavera de 15 dias, onde a população local bem como os visitantes podem comemorar assistindo à icônica Dança do Leão e à Parada da Celebração.
Para opções de hospedagem em Yokohama, clique aqui.
Melbourne, Austrália
Descubra uma Chinatown movimentada ao passear pelo centro comercial de Melbourne. Além disso, visite o Museu Chinês e mergulhe em muita história e legado, além de provar a deliciosa culinária chinesa em alguns dos muitos restaurantes típicos.
O Ano Novo Chinês é celebrado na Chinatown de Melbourne há 160 anos. Portanto, para fazer parte das festividades, vá para Chinatown no domingo, dia 2 de fevereiro, e seja um dos milhares de espectadores a assistir à fascinante Dai Loong Big Dragon Parade.
Para opções de hospedagem em Melbourne, clique aqui.
Montreal, Canadá
Descubra a Chinatown de Montreal ao visitar a rua De la Gauchetière, localizada entre o Centro Histórico e o centro da Cidade. Embora essa Chinatown em forma de “L” seja talvez uma das menores do mundo, ela é adorada pelos residentes e visitantes de todos os lugares.
Fique de olho no carrinho do doce barba de dragão ou algodão doce chinês ou Longxusu, pois este é o único lugar na América do Norte em que é possível experimentar esse doce bizarro com aspecto de cabelo.
Para opções de hospedagem em Montreal, clique aqui.
Bairro da Liberdade, São Paulo, Brasil
A chegada de um novo ciclo é uma celebração que acontece pelo mundo inteiro. Afinal, quando o mundo inteiro resolve comemorar que estão entrando juntos no ano novo, diferente do nosso aniversário, que é um ano novo apenas para o aniversariante. Contudo, cada cultura passa por essa virada de um jeito.
Em São Paulo, acontece o feriado do Ano Novo Chinês na liberdade. Essa festividade acontece uma vez por ano, mas muitas pessoas não sabem como funciona. Pensando nisso, trouxemos todas as informações para solucionar as dúvidas dos que querem participar desse festival. Dá uma olhada:
Sobre o evento:
O festival do Ano Novo Chinês que acontece no bairro da Liberdade também é conhecido como Festival das Lanternas. Isso porque as lanternas são um dos principais objetos de contemplação da festa.
Essa comemoração é uma tradição da cultura Chinesa criada a dois mil anos atrás, na então dinastia ocidental. É um momento em que as pessoas que são da cultura ou gostam de apreciar, podem assim ir até o bairro e curtir as práticas oferecidas. Lá você encontrará:
- Hora e local ideal para contemplar a lua.
- Lanternas de diversos tipos enfeitando o bairro.
- Enigmas para lazer dos visitantes.
- Danças de leões.
- Comidas típicas.
Durante os dias de celebração, acontecem as mais diferentes atividades para agradar bem como encantar a todos os públicos. As lanternas são as atrações principais do festival. Além disso, no bairro, você encontra iluminações presas na rua e flutuantes. Elas possuem formatos de peixes grandes, dragões ou lótus. É lindo. Não existe separação de cultura na hora de participar e conhecer o festival, desde que a pessoa tenha vontade de conhecer o evento.
Quando e Como ir:
O Ano Novo Chinês começou no dia 21 de janeiro. Na cultura chinesa, indo de acordo com o calendário lunar, o festival acontece no dia 22 de janeiro. Só que em São Paulo, a comemoração começa em Janeiro e continua até Fevereiro.
Como não é uma celebração comum do nosso país, ela não é então considerada feriado nacional. Portanto, a festa acontece nos dias corridos e não há folgas para quem já voltou a trabalhar. O Templo Lo Han oferece ingressos e agendamentos para quem quer garantir seu lugar. O evento com ingresso acontece no dia 4 de fevereiro, das 18h às 19h. Você pode encontrar o credenciamento de ingressos aqui.
Hospedagem:
Booking.comAproveite para conhecer também as maiores festas de Ano Novo ao redor do mundo e tudo sobre o tradicional Festival do Barco Dragão.