Tendência de viagens que você verá em 2023
No ano passado, vimos oficialmente o mundo se abrir novamente. Depois de quase dois anos sendo mantidos em casa, este ano viu um retorno da tendência mais que necessárias de viajar. Fomos aos céus, mares e estradas para explorar mais do que nunca, seja revisitando um velho favorito ou planejando uma viagem para algum lugar novo.
Em 2023, os viajantes darão um passo adiante, buscando se aprofundar nessas experiências, provocando um impacto positivo duradouro nos lugares e pessoas que visitamos. Vamos mergulhar em novas práticas de bem-estar alucinantes com benefícios que vão muito além do check-out e fazer mudanças significativas na maneira como viajamos com a proteção do nosso planeta em mente.
De retiros de transformação e menus adaptogênicos a hotéis modulares, essas são as tendências de viagens que provavelmente guiarão como viajaremos pelo mundo a partir deste ano.
Retiros de transformação
Qual é a tendência?
As forças que nos motivam a viajar podem ser mapeadas em um triângulo semelhante à “Hierarquia das Necessidades” de Maslow. No fundo a viagem aparece como uma necessidade para nos livrar do perigo (a necessidade de Segurança). Em seguida, pode vir a viagem para nos ajudar a alcançar conexões humanas mais profundas (as necessidades de Amor e Pertencimento). Seguidas de viagens para construir nosso conhecimento e status (a necessidade de Estima). Este nível está vinculado à Economia da Experiência. A ideia de que bens ou serviços são valiosos por causa do efeito positivo que podem ter em nossas vidas. Então, o que há no cume da pirâmide? De acordo com um psicólogo americano depois de atendermos a todas essas outras “necessidades”, o objetivo final é a auto-atualização. Em essência, “ser o seu melhor eu”, e isso vai valer muito para as viagens no ano que vem,
Por que isso importará em 2023?
Após um ano de viagens para diversão, relaxamento e reencontro pós-pandemia, 2023 será o ano em que viajaremos para o aperfeiçoamento pessoal. Esteja você procurando superar a dor, identificar a missão de sua vida ou descobrir do que seu corpo é fisicamente capaz, haverá um retiro de transformação que o atenderá. O Healing Holidays é um bom lugar para começar, pois agrega retiros de todo o mundo de acordo com o tipo de experiência que você deseja ter. Por exemplo, na Euphoria na Grécia, você pode se inscrever para um retiro de transformação “emocional e físico” que inclui terapia de dança e sessões de grupo de autoconsciência. No próximo ano, o Heartbreak Hotel no British Peak District convidará mulheres para seu retiro exclusivo “Moving Beyond Betrayal” no outono. No Caribe , o Aerial BVI oferecerá uma série de cúpulas temáticas (abundância, força, amor, presença e sonho) em uma ilha particular.
Hotéis modulares
‘Lisness’, o lazer misturado com negócios
Qual é a tendência?
Os especialistas da Black Tomato notaram uma mudança de paradigma para “Bleisure” – onde os viajantes costumavam abordar viagens de negócios acrescentando alguns dias no final, agora há uma reversão (que eles apelidaram de “Lisness”). O Lisness é impulsionado por viajantes que planejam viagens de lazer com tempo para o trabalho, aproveitando a capacidade de trabalhar com mais flexibilidade, de qualquer lugar. Cada vez mais viagens de clientes estão se estendendo para períodos maiores de até um mês, com uma divisão de lazer/negócios de 75%/25%, permitindo mais descompressão e reintegração à vida normal e uma notável abordagem de lazer para essas viagens híbridas.
Por que isso importará em 2023?
O impacto que a Covid teve na maneira como pensamos e abordamos o trabalho foi enorme. O pensamento tradicional era o trabalho, potencialmente combinado com um feriado. Mas agora, é uma mentalidade intencional de férias em primeiro lugar com trabalho dentro e ao redor. Os principais grupos hoteleiros e operadoras de turismo, por sua vez, precisam adaptar serviços e experiências para acomodar esse padrão. Onde o valor de wifi forte e horários mais flexíveis são, sem dúvida, mais importantes do que nunca. Trata-se de aproveitar destinos que se beneficiam de estadias mais longas, levando a experiências de viagem marcantes por um período mais longo, com mais impacto. São exemplos disso cidades como Costa Rica, Argentina, Chile, Guatemala.
Planejamento de ultra longo prazo
Qual é a tendência?
Durante os anos pandêmicos, era impossível planejar viagens ao exterior com mais de algumas semanas de antecedência. Isto porque os governos estavam sempre mudando os requisitos de entrada, fechando fronteiras e forçando as companhias aéreas a cancelar voos. Em 2022, os viajantes estavam recuperando sua confiança. Mas a partir de 2023, a demanda será aumentada ao máximo, especialmente se a China reabrir ao turismo internacional. Com a competição por estadias nas melhores suítes e hotéis já acirrada, só quem reservar com bastante antecedência terá a garantia do que deseja.
Por que isso importará em 2023?
Haverá muitos novos hotéis e experiências sendo lançados em 2023, mas com os viajantes já pensando além do ano atual. Os itinerários incluirão o primeiro Orient Express Hotel, Minerva, em Roma. Cruzeiros a bordo do novo navio do Grupo MSC Explora II (chegando no verão de 2024). O Six Senses Svart no Círculo Ártico norueguês, Mantis Masai Mara Eco-Lodge da Accor no Quênia , o Rosewood Miyakojima no Japão e o Aman’s Amanvari no Mar de Cortés no México (todos em 2024). O Cheval Blanc Beverly Hills, o Edition Lake Como e o Park Hyatt Riyadh Diriyah Gate na Arábia Saudita estarão na lista de visitas obrigatórias de 2025.
Qual é a tendência?
Muito menos enigmáticos do que parece, com mais alma e credenciais sustentáveis profundas, os hotéis modulares são baseados em princípios sustentáveis e de arquitetura pré-fabricada. As peças de construção são fabricadas em massa, embaladas e enviadas ao destino para serem montadas no local. Embora qualquer coisa modular seja tradicionalmente associada à produção em massa barata, isso mudou quando o grupo hoteleiro Habitas abriu seu primeiro hotel em 2017. Oferecendo um hotel sustentável para moradores da cidade esgotados que queriam combinar férias com um toque leve com uma simplicidade elegante.
Por que isso importará em 2023?
Acreditando nessa tendência, o grupo hoteleiro construiu sua própria fábrica usando a tecnologia de impressão 3D. A fabrica faz peças modulares para hotéis, envia, monta no local e abri para hóspedes em menos de um ano. Quase nenhuma fundação é necessária e, em vez de lobbies chamativos e estruturas pesadas, cada hotel é construído em torno de árvores, rochas e água. Desde Tulum, os hotéis da Habitas abriram em locais distantes do mundo. A mais recente está no vale de Ashar, na Arábia Saudita e a zona rural de San Miguel de Allende. Com planos de abrir mais hotéis em 2023 no México assim como Marrocos, Costa Rica e Butão.
Locações de Séries e Filmes
Qual é a tendência?
Passamos a maior parte de 2020 e 2021 grudados em nossas telas, por isso não é surpresa que nosso amor pela TV esteja presente em nossos planos de viagem para 2023. No próximo ano, muitos viajantes usarão seus programas de TV favoritos como roteiros de viagem. Usando locais de filmagem impressionantes e interessantes como um trampolim para um novo e emocionante destino de férias.
Por que isso importará em 2023?
Dados recentes da Netflix revelaram que 70% dos programas assistidos por seus usuários foram filmados no estrangeiro. E as locações dos programas eram frequentemente escolhidas como seus locais de férias favoritos. Por exemplo, reservas para a França em 2023 já são 20% mais altas do que os níveis pré-pandêmicos, graças ao efeito do sucesso de shows como Emily em Paris . Os locais de filmagem idílicos e ensolarados da série The White Lotus também parece ter inspirado as pessoas a procurarem escapadelas mais luxuosas em destinos como México, Maldivas, Omã, Austrália e Barbados. De acordo com a Expedia, filmes e séries influenciam mais do que as redes sociais na hora de reservar viagens hoje em dia. Dois terços dos viajantes globais já pensaram em fazer isso e, aliás, já reservaram viagens depois de se inspirarem em seu programa favorito.
Um novo tipo de tudo incluído
Qual é a tendência?
Há décadas há esnobismo em torno dos resorts com tudo incluído. Aqueles que se consideram bem viajados muitas vezes torcem o nariz para a ideia de férias em que você não precisa sair do hotel. Onde cafés da manhã, almoços, jantares e happy hours são feitos no mesmo grupo de restaurantes. Mas as marcas inteligentes agora estão dando uma guinada radical no conceito.
Por que isso importará em 2023?
O termo “all inclusive” há muito é desprezado nos círculos de alguns viajantes por suas refeições massantes e repetitivas. Mas um conjunto de hotéis deslumbrantes está dando um novo toque ao conceito. Em Sussex, no hotel de praia The Gallivant as estadias incluem uma refeição de três pratos com alcatra de cordeiro assada na madeira, beignets de queijo Kentish Blue ou caranguejo inteiro com ostras Maldon. Na França, a casa de campo francesa do século XVII, Les Maisons de Campagne, reinventou o conceito oferecendo cerveja á vontade e aulas de ioga incluídas no preço. A marca Ikos leva as coisas a um passo adiante, além dos cinco restaurantes no seu hotel em Maiorca, uma estadia com tudo incluído oferece a chance de reservar restaurantes locais sem nenhum custo extra, dando aos viajantes um gostinho da ilha e apoiando o comunidade local de uma só vez.
Viagens pagas com criptomoedas
Qual é a tendência?
Até agora, a única forma de pagar uma viagem, voo ou estadia em hotel era com moedas “fiduciárias” como dólares ou libras, pontos ou milhas aéreas, mas graças às inovações tecnológicas de fintechs como Revolut e Hayvn, os proprietários de criptomoedas agora podem resgatar Bitcoin e Ether, por exemplo, em feriados.
Por que isso importará em 2023?
A Insider Intelligence estima que quase 13% da população adulta agora possui pelo menos um tipo de criptomoeda e, até o final de 2023, cerca de 3,6 milhões de pessoas gastarão criptomoedas (anteriormente, era apenas sobre investimento e negociação). Esta é uma grande oportunidade para a indústria de viagens e turismo se adaptar às novas mudanças nos gastos do consumidor. No verão de 2022, Soneva Resorts na Tailândia e nas Maldivas começaram a permitir que os hóspedes pagassem por estadias com criptomoedas No outono, a empresa experimental de viagens e iates, Pelorus , começou a aceitar pagamentos em criptomoedas para aventuras no exterior. Certamente mais empresas seguirão o exemplo.
Iates de marcas de hotéis de luxo
Qual é a tendência?
O anúncio de uma nova geração de iates de luxo das principais marcas de hotéis do mundo é esperado há muito tempo, com clientes fiéis ansiosos para embarcar no mar com o conforto e estilo pelos quais seus colegas em terra se tornaram conhecidos. O sonho já se tornou realidade graças à The Ritz-Carlton Yacht Collection – Evrima, o navio mais sofisticado e caro já construído na Espanha, foi lançado em outubro passado. A cadeia de hotéis informou que 9 em cada 10 de seus hóspedes nunca estiveram em um cruzeiro antes. Nessa nova classe de cruzeiro, os hóspedes não encontrarão coisas como cassinos a bordo, pois a ideia é que os hóspedes explorem os lugares que visitam, ao invés de passar o tempo todo a bordo.
Por que isso importará em 2023?
Este é apenas o começo do que podemos esperar do mundo dos cruzeiros/ iates de luxo. No final de 2022, o Four Seasons confirmou o lançamento de um navio de cruzeiro com 95 suítes. Embora os primeiros cruzeiros só comecem em 2025, os clientes poderão comprar passagens a partir do final de 2023. Os primeiros itinerários do Four Seasons Yacht no Mediterrâneo e no Caribe serão centrados em destinos de tirar o fôlego que oferecem experiências em terra altamente personalizadas, bem como aventuras terrestres únicas. A Aman lançará seu iate de luxo de 600 pés em 2025, o Aman’s Project Sama , com apenas 50 suítes e em parceria com a Sinot Yacht Architecture & Design.
Turismo do sono
Qual é a tendência?
Dormir costumava ser apenas um subproduto da viagem; a coisa que fazemos no final do dia, idealmente em uma cama semelhante a uma nuvem. Agora, uma boa noite de sono está se tornando uma das principais tendências de viagens, com uma nova era de “concierges do sono”, camas com inteligência artificial e muito mais.
Por que isso importará em 2023?
Mais e mais marcas de hotéis estão usando o que há de mais moderno em tecnologia de sono. Veja os colchões Bryte, que usam inteligência artificial para ajustar o suporte corporal e a temperatura ambiente para manter o sono profundo, e que agora estão disponíveis em vários hotéis nos Estados Unido. A Hästens, conhecida produtora sueca de colchões, foi ainda mais longe, abrindo o Hästens Sleep Spa Hotel, um hotel boutique de 15 quartos em Coimbra, centro de Portugal, onde tudo, desde a acústica até os colchões feitos foram pensados para proporcionar o sono ideal. Uma ideia semelhante pode ser encontrada no elegante Belmond Cadogan Hotel de Chelsea, onde um serviço “Sleep Concierge” inclui uma meditação do hipnoterapeuta da Harley Street e do especialista em sono Malminder Gill, bem como uma escolha de cobertores pesados e travesseiros especiais, todos recomendados com base nas preferências de sono do hóspede.
Menus adaptogênicos
Qual é a tendência?
Quando Steve Jobs estava morrendo de câncer, ele escreveu uma lista de coisas que havia aprendido sobre a vida. Uma delas era: “Coma sua comida como seu remédio. Caso contrário, você terá que comer remédios como alimento.” Todos nós apreciamos as qualidades nutricionais dos alimentos, mas uma nova era de compreensão está revelando o poder oculto de certas plantas comestíveis e cogumelos para ajudar o corpo a combater o estresse, a ansiedade e a fadiga, por exemplo, graças à presença de ingredientes ativos conhecidos como “ adaptógenos”. Exemplos de ervas adaptogênicas da moda incluem ginseng siberiano, Ashwagandha (ginseng indiano), Tulsi (manjericão sagrado) e bagas de Schisandra.
Por que isso importará em 2023?
Claro, o poder da planta pode ser tomado em forma de pílula, mas novos precedentes estão sendo estabelecidos por marcas de alimentos e bebidas de ponta, como a Three Spirit (que troca álcool por adaptógenos), entregando-os em sua forma crua, cozida ou destilada. Os menus adaptogênicos verão os alimentos aproveitados de maneiras mais específicas, como para melhorar o humor, limpar a mente e até sobrecarregar o sistema imunológico. Em Londres, o bar Sweeties no hotel The Standard tem se interessado por coquetéis adaptogênicos, como por exemplo o Gold Dust Woman é feito com açafrão. Enquanto Los Angeles está à frente quando se trata de misturar smoothies, lattes e chás adaptogênicos (veja Moon Juice , Cafe Gratitude e Kreation). Em breve, também veremos adaptógenos nos menus dos restaurantes (sopa de cogumelo Lion’s Mane ou salada de raiz ártica, alguém se habilita?
Híbrido vôo-viagem trem
Qual é a tendência?
Itinerários híbridos de voos rápidos não são apenas mais ecológicos; eles fazem do ponto A ao B, ou B ao A, parte da aventura. Assim como somos cada vez mais flexíveis e sustentáveis com o que comemos, trocando proteínas animais por alternativas vegetais, agora estamos nos preocupando também de que maneira iremos viajar. Uma maneira mais ecológica de explorar a Europa, por exemplo, é trocar uma passagem aérea de curta distância por uma viagem de trem. Uma boa maneira de fazer isso é com o operador de viagens lentas Byway por tornar as excursões sem voo especialmente atraentes. Eles planejam viagens com vários destinos de trem, ônibus e barco de uma forma que evite as dores de cabeça e nos dê o máximo de nosso tempo em trânsito. Além disso, eles formatam todos os arranjos em um PDF fácil de usar integrado a todos os bilhetes de trem e viagem.
Por que isso importará em 2023?
Viajar devagar e de forma ecológica é cada vez mais essencial, pois empresas e consumidores mostram mais dedicação para reduzir as emissões. Andar de trem pode reduzir nossa pegada em até 90% em comparação com voar a mesma distância. Também é tendência utilizar os serviços e gasta nosso suado dinheiro em negócios éticos. A Byway não está apenas tornando as viagens de trem muito chiques, elas são certificadas como B Corporation. Isso significa que a empresa passou por uma avaliação rigorosa de seu impacto sobre trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente. Outra empresa de viagens responsável que tem status de B Corp e está aprimorando seus itinerários de viagem de trem é a Intrepid Travel. Isso significa que a equipe do B Lab verificou que eles atendem a altos padrões de desempenho social e ambiental, com transparência e responsabilidade.
Viagens rodoviárias elétricas
Qual é a tendência?
Desde que Jack Kerouac escreveu o romance cult americano On the Road, as viagens rodoviárias têm um fascínio único. Mas como eles dependem de carros ou trailers que consomem muita gasolina, eles também têm uma pegada de carbono. Hoje, o surgimento de veículos elétricos com alcance estendido de 720 km ou mais (permitindo que sejam conduzidos por distâncias maiores entre as recargas) significa que eles podem finalmente serem feitos com menos impacto no meio ambiente. Obviamente, você precisa planejar sua rota com cuidado para garantir que haja pontos de recarga disponíveis no caminho, mas as locadoras de veículos estão cada vez mais oferecendo frotas de veículos elétricos para aluguel. Segundo a Hertz, uma das melhores rotas da Europa é o “Grand Tour” Basel-Baden-Zurich-Appenzell na Suíça (com cerca de 1.600 km), que é pontilhada com carregadores de 300 EV.
Por que isso importará em 2023?
A produção em massa do Cybertruck elétrico de aparência futurista da Tesla começará em 2023 e rapidamente se tornará um dos veículos mais legais para fazer um road trip sem impactar o meio ambiente. Não só tem painéis solares no telhado que lhe permitem recarregar as energias no meio do deserto, mas também uma cozinha desdobrável e espaço na parte de trás para dormir. Outro passeio desejável é a nova van elétrica iD Buzz da Volkswagen.
Grupos indígenas darão destaque ao turismo em suas terras
Qual é a tendência?
Embora empresas de viagens atenciosas tenham apoiado as comunidades indígenas há muito tempo , a grande diferença agora é que os povos indígenas estão liderando o caminho na promoção de suas áreas. Além disso, os viajantes estão cada vez mais conscientes da proveniência cultural de suas escolhas.
Por que isso importará em 2023?
Em todo o mundo, simplesmente haverá mais opções de viagens lideradas por comunidades indígenas. Na Austrália, por exemplo, mudanças profundas ocorrem em todos os setores: o povo Kuki Yalanji foi reconhecido como o legítimo proprietário do Parque Nacional Daintree de Queensland. O Canadá teve um projeto semelhante, com uma explosão de ofertas de propriedade das Primeiras Nações. Somente na Colúmbia Britânica, novas cabines voltadas para o mar em Haida House na ilha rica em natureza selvagem e o próximo Nemiah Valley Lodge na região de Chilcotin são apenas algumas das novas propriedades indígenas a seguir essa tendência. Mas esse novo movimento parece verdadeiramente global, como pode ser visto desde a nova vila Gahinga Batwa de Uganda, que fornece um lar permanente para o grupo indígena mais antigo da África Central, até novos grupos liderados por indígenas como o Bonanza Tours, que realiza passeios pela Amazônia peruana a nordeste de Cusco.
Itinerários educativos
Qual é a tendência?
Em vez de visitar um destino e mal arranhar a superfície cultural e histórica, os viajantes querem garantir que suas experiências sejam mais profundas e significativas. E, certamente, aprendendo algo novo no processo.
Por que isso importará em 2023?
Após uma onda de viagens curtas durante pandemia, agora podemos esperar que os viajantes sejam mais seletivos. Valorizando mais as experiências gratificantes que alimentam sua sede de conhecimento e crescimento pessoal em 2023″, diz Adam Sebba, CEO e fundador da The Luminaire. De fato, em uma pesquisa recente realizada pelo provedor de viagens de luxo, quase 90% dos entrevistados classificaram o desejo por ‘experiências de viagens educacionais’. A demanda por roteiros elaborados com o objetivo de adquirir conhecimento aumentou em 2022, e vemos essa tendência só ganhando mais força nos próximos anos. São exemplos dessas jornadas imersivas e educativas para 2023, compreender o estilo arquitetônico tradicional do Japão, passando um tempo com um dos principais arquitetos do país assim como participar da luta para proteger o raro rinoceronte negro no Quênia com acesso interno a uma equipe de veterinários e guardas florestais para aprender mais sobre os esforços de conservação.
Aliás, aproveite para descobrir quais são os melhores destinos para você conhecer em 2023 neste post.